A sobremesa preferida do meu marido é musse de chocolate e eu tenho certeza que muitas pessoas tem a mesma opinião.

Publicidade

Claro que o musse tradicional é uma delícia, mas não é muito saudável. Normalmente leva leite condensado, creme de leite e muito chocolate.

Para que pessoas com intolerâncias também possam desfrutar desta sobremesa tradicional eu desenvolvi esta versão de musse de chocolate vegano que é sem glúten, sem lácteos e sem ovo.

Publicidade

Se você acha que este musse de chocolate vegano é aquele de abacate batido com cacau, não se preocupe, não é, e também não tem nada a ver com aquele sabor.

Eu particularmente não gosto do abacate como base para o musse de chocolate vegano, portanto escolhi um ingrediente muito saudável e que permite que o musse fique com uma consistência perfeita!

Musse de chocolate vegano sem abacate muito nutritivo e saboroso. É perfeito para quem ama chocolate e está de dieta, você nunca vai adivinhar qual é o ingrediente secreto

Publicidade

INGREDIENTE SECRETO DO MUSSE DE CHOCOLATE VEGANO

Para deixar o musse de chocolate vegano com aquela textura cremosa ideal eu escolhi um ingrediente alternativo, a abóbora!

Isso mesmo, abóbora, mas não se preocupe todos que provaram não conseguiram identificar o sabor da abóbora no musse, ou seja, a sobremesa já entrou para minha lista de sobremesas saudáveis favoritas.

Você pode usar qualquer abóbora, eu usei a abóbora paulista, mas pode ser a abóbora cabotiá ou abóbora de pescoço.

E o segredo para incrementar o sabor é assá-la no forno, se você cozinhar ela na água ela perde sabor e o pior, adiciona água para receita, o que estraga a textura final do musse.

Portanto esta receita deve ser feita com ela assada e não cozida.

Para assar a abóbora é muito simples, basta cortá-la ao meio, retirar as sementes e fazer cortes para que ela asse por igual.

Se você preferir você também pode furar a abóbora com um garfo. Depois é só colocar em uma forma e cobrir com papel alumínio com o lado brilhante voltado para a abóbora.

Asse a abóbora em forno preaquecido à 220º C por 40 minutos com o papel alumínio e depois mais 40 minutos sem papel alumínio.

Eu sei que é chato esperar tanto tempo pra cozinhar um alimento, mas confie em mim, o sabor da abóbora assada é maravilhoso, muito diferente do sabor da abóbora cozida na água.

Abóbora assada no forno muito simples de preparar e o sabor fica delicioso!

Estes pontos mais dourados e caramelizados são os mais saborosos, mas se o seu forno não tiver fonte de calor vindo de cima fica mais difícil conseguir esta coloração.

Mas mesmo que não fique assim dourado não tem problema, asse a abóbora até ficar macia, teste com um garfo para certificar-se.

Para aproveitar que o forno vai estar ligado por bastante tempo você pode encher a forma com mais de uma abóbora.

O que sobrar você pode congelar e usar em sopas, purês, escondidinhos, para engrossar molhos, fazer biscoitos, etc. Eu meço 1 xícara de abóbora e congelo em um saco plástico adequado para o freezer, dura até 3 meses.

Imprimir
clock clock iconcutlery cutlery iconflag flag iconfolder folder iconinstagram instagram iconpinterest pinterest iconfacebook facebook iconprint print iconsquares squares iconheart heart iconheart solid heart solid icon
Musse de chocolate vegano sem abacate muito cremoso, saboroso e simples de preparar!

MUSSE DE CHOCOLATE VEGANO


5 Stars 4 Stars 3 Stars 2 Stars 1 Star

5 from 2 reviews

  • Autora: Chef Susan Martha
  • Tempo Total: 40 minutos
  • Rendimento: 10 porções 1x

Descrição

Este musse de chocolate vegano faz muito sucesso em festas de aniversário e reuniões de família. Ninguém consegue adivinhar que a base dele é abóbora e quando você conta ninguém acredita!


Ingredientes

Scale
  • 2 e 1/2 xícaras de abóbora assada (650 gramas)
  • 500 ml de leite de coco
  • 1/2 xícara de cacau em pó 100% (45 gramas)
  • 1/4 xícara de polvilho doce (30 gramas)
  • 1 xícara de açúcar mascavo (170 gramas)
  • Pitada de sal (opcional, mas realça os sabores)
  • 1 colher de chá de canela (opcional)
  • 1/2 colher de sopa de essência de baunilha (7,5 ml – opcional)
  • 20 gramas de chocolate 85% ralado para decorar (opcional)

Modo de Preparo

  1. Bata no liquidificador a abóbora, o leite de coco, o cacau e o polvilho doce. Se o seu liquidificador não for tão potente deixe o cacau para misturar depois, meu liquidificador tem 550W de potência e deu conta do recado.
  2. Transfira o creme para uma panela e adicione o açúcar, o sal e a canela.
  3. Ligue a penela em fogo médio baixo e mexa constantemente por aproximadamente 10-15 minutos. Você vai perceber que o musse de chocolate vegano vai ficar mais grosso, consistente e quando você raspar o fundo da panela vai formar um caminho.
  4. Quando o musse de chocolate vegano estiver na consistência ideal desligue o fogo e adicione a baunilha, se você adicionar no começo ela evapora.
  5. Para acertar em cheio na textura confira o vídeo do o passo a passo.
  6. Transfira para uma travessa ou sirva em potes individuais de sobremesa.
  7. Leve para geladeira por umas 3 horas ou se estiver com pressa coloque no freezer por aproximadamente 1 hora.
  8. Depois de frio decore com raspas de chocolate.

Notas

  • Use o leite vegetal da sua preferência.
  • Substitua o polvilho doce por amido de milho ou araruta.
  • Substitua o açúcar mascavo por qualquer açúcar ou adoçante da sua preferência.
  • Tempo de preparo: 25 minutos
  • Tempo de cozimento: 15 minutos
  • Categoria: Sobremesa
  • Métodos: Liquidificador
  • Cozinha: Vegana

Informações Nutricionais

  • Rendimento em Porções: 10 porções
  • Calorias: 225
  • Açúcares: 18,3 gramas
  • Sódio: 1%
  • Gorduras Totais: 13,7 gramas
  • Gorduras Saturadas: 11,6 granas
  • Gorduras Insaturadas: 1 grama
  • Gorduras Trans: 0%
  • Carboidratos: 9%
  • Fibras: 18%
  • Proteínas: 6%
  • Colesterol: 0%

A textura deste musse de chocolate vegano é perfeita, ninguém consegue perceber que ele é feito à base de abóbora!

Musse de chocolate vegano cremoso e delicioso!

Para deixar o musse de chocolate vegano mais atraente ao paladar decore com raspas de chocolate por cima ou até mesmo granulado 😉

Musse de chocolate vegano com um ingrediente secreto que não é abacate! Ninguém que provou descobriu :)

OUTRAS DICAS PARA O PREPARO DO MUSSE DE CHOCOLATE VEGANO

  • Ao invés de aromatizar com baunilha você pode aromatizar o musse de chocolate vegano com 2 colheres de sopa da bebida alcoólica da sua preferência, use rum, conhaque, whisky ou qualquer licor que tenha em casa.
  • Você pode adicionar 1/2 xícara da oleaginosa picada da sua preferência, nozes, castanhas, amendoim ou a que você gostar mais.

Musse de chocolate vegano com um ingrediente secreto que não é abacate! Ninguém que provou descobriu :)

  • Você pode adicionar 1 colher de sopa de café solúvel junto com 1/2 colher de sopa de canela em pó e transformar este musse de chocolate vegano em musse de capuccino.
  • Este musse de chocolate vegano pode ser usado para rechear e cobrir bolos ou em tortas musse. Você também pode usar a receita como base para outras sobremesas cremosas de travessa.

Musse de chocolate vegano com um ingrediente secreto que não é abacate! Ninguém que provou descobriu :)

Você pode usar esta receita para rechear bolos, fica muito gostoso:

Receita de bolo de aniversário saudável, simples, nutritivo e com um delicioso musse de chocolate vegano no recheio e na cobertura!

Espero que você tenha gostado desta receita de Musse de Chocolate Vegano e se tiver dúvidas ou sugestões é só deixar um comentário abaixo.

Quando você fizer esta receita em casa você pode bater uma foto e me enviar pelo Facebook ou pelo Instagram no @amorpelacomida pra que a gente possa conversar sobre a sua criação!

Para aprender a dominar as Farinhas Sem Glúten e aprender como substituir a farinha de trigo das receitas clique aqui!

Para conferir 10 receitas de pães modeláveis que funcionam exclusivas confira meu Curso de Pães Artesanais Sem glúten clicando aqui!

Ah, e se você ainda não é inscrito no Amor Pela Comida no YouTube inscreva-se e fique sempre por dentro das novidades!

36 Comentário

  1. marcia de andrade

    parabens vc e tudo que eu estava precisando,ja tinha visto varias receitas mas como as tuas nao,sao perfeitas amei,nao sou intolerante mas estou deixando a farinha refinada,p ter uma saude de qualidade,tenho um bebe de 4 anos e vegetariano e nao usamos acucar branca.

  2. Oi Marcia, que bom que me achou! 🙂
    Eu também não tenho nenhuma intolerância alimentar, mas deixo pra comer glúten e derivados de leite somente quando saio pra comer fora de casa.
    Eu tento comer menos carne, mas já tentei parar e não consegui, gosto muito do sabor e da textura.
    Se tiver dúvidas é só mandar uma mensagem, beijos e obrigada pelo comentário!

  3. Andre luis mello

    É TAO BOM VER QUE NÃO SOU O ÚNICO QUE SINTO DIFICULDADES DE PARAR DE COMER COMIDAS NAO TAO SAUDÁVEIS….HEHEHEHEH NO MEU CASO, AMO CHOCOLATE DOCE DE LEITE POREM TENTO SER SAUDÁVEL E GOSTO DE PEIXE E FRANGO ORGÂNICOS, NAO VEJO A HORA DE COLOCAR EM PRATICA SUAS RECEITAS…..

  4. Oi André, hoje em dia tem alternativa pra tudo né? Esse musse de chocolate parece a sobremesa autêntica, ninguém acredita que tem abóbora nele.
    Espero que teste e aprove a receita 🙂
    Beijos

  5. Uhulllll que alegria!
    Fico muito feliz que todos aprovaram a receita 🙂
    Obrigada por compartilhar comigo os resultados.
    Beijos e até a próxima

  6. Gisele R Nascimento

    Nossa abóbora?? é muita novidade, amei, estou iniciando nesse mundo sem glúten e confesso que ja joguei muuiittoo ingrediente fora..só tijolo por enquanto, mas vou testar suas receitas e espero em breve comprar seu curso. Obrigada por compartilhar, Sucesso!

  7. Oi Gisele, se você é do time que tá quase precisando abrir uma olaria saiba que eu já passei por isso também heheh.. no começo jogava muita coisa fora porque muitas vezes ficava intragável. Esse musse de abóbora já fez muito sucesso aqui em casa, ninguém adivinhou que era com abóbora e todos amaram o sabor 🙂
    Espero que você pegue o atalho com meu cursos de farinhas, tenho certeza que vai ser muuuito esclarecedor!
    Beijos

  8. Andrea Ferreira

    Olá!
    Adorei a receita, parabéns e obrigada por compartilhar.
    Caso eu queria utilizar.para cobertura de bolo, quanto tempo dura fora da geladeira?






  9. Oi Andrea, que bom que gostou da receita! Este musse não derrete tão fácil fora da geladeira, mas eu diria que no máximo umas 4 horas em temperatura ambiente, isso se o dia não estiver muito quente. Beijos

  10. Eu te amo! Foi o primeiro pensamento q me veio na mente ao provar esse musse. Obrigada Susan por compartilhar essa receita deliciosa, maravilhosa e fácil, muito fácil. Testei também a receita do bolo de batata doce, simplesmente maravilhoso, meu cunhado falou q foi o bolo mais gostoso q ele comeu. Sou sua fã bjo

  11. Oi Damaris, só sucesso então na sua cozinha!!! Fico feliz que testou as duas receitas e gostou muito. Esse musse mesmo é dos deuses, pra comer sem peso na consciência. Que bom que seu cunhado gostou tanto do bolo de batata-doce, espero que continue por aqui testando as outras receitas 🙂
    Se você gosta de bolo de fubá vou te indicar meu preferido: https://www.amorpelacomida.com.br/bolo-de-fuba-fofinho/
    Beijos

  12. Chef Susan, que maravilha de site, estou devorando para poder comer mais saudável sem radicalismo e sem seguir uma única linha de alimentação, pois equilíbrio é tudo. Parabéns! Tenho algumas dúvidas nessa receita: como retiro a polpa da abóbora? Raspando com colher e desprezando a casca? E qual cacau utilizar? Alcalino? Nunca sei como empregar os tipos diferentes de cacau… Muito obrigada e siga forme pfv! Um bj

  13. Olá Vivian, que bom que me encontrou! Depois de assada a abóbora solta bem fácil da casca, basta raspar com a colher mesmo e desprezar a casca. Eu costumo comprar sempre o cacau 100%, nem sempre é o alcalino, basta que seja apenas cacau e nada mais na composição. Beijos

  14. Olá

    Fiquei com vontade de experimentar a receita, mas não tem as quantidades em gramas . Uma xícara equivale a quantas gramas ?

  15. Olá! Amei a receita, que abóbora vc usou? Será que dá certo com a cabotia?

  16. Chef Susan está de parabéns e é a salvação dos intolerantes! Gostaria de saber se essa abobora é o mesmo Jerimum de leite ou é o Jerimum caboclo ou se não for nenhum dos dois se pode ser substituída por um deles. Pergubto porque achei o formato mais parecido com abobora menina. Obrigada.

  17. Oi Élida, você pode usar qualquer abóbora assada, mas cada um tem uma pequena diferença no sabor e na textura.
    Aqui essa abóbora é conhecida como Paulista ou Brasileira.
    Beijos

  18. Olá! Será que posso trocar o açúcar mascavo por uvas passas ou tâmara para adoçar? É que minha bebê ainda não come açúcar. Será que dá certo?

  19. Olá,amo suas receitas,quero saber por favor se posso cozinhar a abóbora no vapor? grande abraço ❤️

  20. Oi chef Susan! Amo suas receitas e te agradeço por compartilhar. Como aqui em casa sou a única que consome, te pergunto se posso fazer a receita e congelar uma parte. Cansei de jogar comida fora, por não conseguir consumir no prazo. Abraço

  21. Andressa Matayoshi

    Moro nos EUA e e facil achar um pure de abobora enlatado. Sei que o sabor nao e o mesmo….mas Quercia saber sua opniao sobre essa opcao preguicosa😁

  22. Marianne Dias

    Ola chef Susan Martha, gostaria de saber se ë possivel substituir a abobora assada pela pumpkin puree enlatada? Aonde eu moro usamos muito para fazer pumpkin pie.
    Obrigada!
    Marianne

  23. Débora Russi

    Olá
    Gostaria de saber se posso fazer este mousse de um dia para o outro, obrigada!

  24. inventei de assar a abóbora na Air fryer pelo tempo recomendado pra forno e ficou preta xD . Seje Menas meninas. Mas vou tentar denovo e vai ter q dar ceto






  25. Oi Eline, que coisa! Mas na airfryer você precisa entender que tudo costuma assar mais rápido, sempre que na dúvida, abra ela e olhe pra ver como está. Como a airfryer é um forninho pequeno, o calor fica mais concentrado, acaba que tudo costuma assar mais rápido. Beijos

Escreva Um Comentário

Recipe rating 5 Stars 4 Stars 3 Stars 2 Stars 1 Star