Com certeza um dos meus cereais preferidos é a aveia porque ela confere uma textura maravilhosa para as receitas e o sabor é neutro e delicioso. Você vai perceber como esta receita de pão de aveia e ovo é simples e rápida de preparar e encaixa perfeitamente na sua reeducação alimentar.

Publicidade

Para fazer este pão de aveia e ovo em casa você só precisa misturar os ingredientes secos, adicionar os molhados aos centro e mexer tudo com uma colher de pau. Não precisa sovar a massa e nem colocar a mão na massa, em 10 minutos você coloca o pão pra crescer.

Receita de pão de aveia e ovo sem farinha de trigo, muito simples e rápida de preparar!

RECEITA DE PÃO DE AVEIA E OVO ADAPTADA

Eu já compartilhei aqui no blog algumas receitas de pães que levam aveia na massa, eu realmente acho que ela confere uma textura maravilhosa para os pães e esta receita que você confere aqui foi adaptada do Pão de Aveia Fit que fez muito sucesso aqui no blog.

Publicidade

Muitas pessoas testaram a receita do Pão de Aveia Fit (clique aqui para conferir a receita) e amaram, inclusive muitas pessoas me contaram que chegavam até a triplicar a receita de tanto que gostaram do resultado.

Mas algumas pessoas não conseguiram acertar a receita porque exageraram na quantidade de água e como esta receita de Pão de Aveia Fit não leva ovo a estrutura é mais delicada.

Para evitar este erro decidi dar um “twist” na receita de Pão de Aveia Fit e assim criei esta versão de Pão de Aveia e ovo que é igualmente fácil de preparar, mas leva alguns ingredientes a mais que garantem uma estrutura mais forte para a massa.

Por isso esta receita de pão de aveia e ovo leva além do ovo que ajuda na estrutura e na liga também um pouco de goma xantana. A goma xantana mesmo em pequena quantidade faz muita diferença na estrutura, textura e liga da receita.

Publicidade

Receita fácil de pão de aveia e ovo que levam sementes e castanhas que ajudam a dar maior valor nutricional para a receita.

PÃO DE AVEIA E OVO COM SEMENTES E CASTANHA

Eu adoro colocar sementes e castanhas dentro da massa de pães, elas ajudam a dar mais fibra, gorduras boas e conferem mais saciedade para a receita, ou seja, você come uma pequena quantidade e já se sente satisfeita.

Mas nesta receita de pão de aveia e ovo as sementes e a castanha do Pará são opcionais, se você não quiser colocar não tem problema, a receita vai funcionar da mesma forma.

Receita de Pão de aveia e ovo sem glúten e sem lactose super rápido de preparar e perfeito pa dieta!

RECEITA DE PÃO DE AVEIA INTEGRAL SEM FARINHA DE TRIGO

O ingrediente em maior quantidade nesta receita é a aveia em flocos finos, se na sua casa você só tiver a aveia em flocos grossos basta bater rapidamente no liquidificador. Se você usar a aveia em flocos grossos a textura do não não fica tão gostosa.

Esta receita de pão de aveia e ovo não leva farinha de trigo e se você usar a aveia sem glúten certificada a receita é sem glúten e sem lactose. Se não encontrar aveia sem glúten na sua cidade basta digitar no Google e pesquisar “onde comprar aveia sem glúten”.

Apesar de não levar farinha de trigo esta receita de pão de aveia e ovo é super flexível, não esfarela, o sabor é neutro e combina com diversos acompanhamentos.

Receita de pão de aveia fit com ovo sem farinha de trigo muito fácil de preparar. É saboroso, flexível e não esfarela.

Imprimir
clock clock iconcutlery cutlery iconflag flag iconfolder folder iconinstagram instagram iconpinterest pinterest iconfacebook facebook iconprint print iconsquares squares iconheart heart iconheart solid heart solid icon
Receita fácil de pão de aveia e ovo para dieta sem glúten e sem lactose

PÃO DE AVEIA E OVO


  • Autora: Chef Susan Martha
  • Tempo Total: 40 minutos
  • Rendimento: 12 fatias 1x

Descrição

Este pão é flexível, saboroso, não esfarela e demora menos de 10 minutos para preparar!


Ingredientes

Scale

INGREDIENTES SECOS

  • 2 xícaras de aveia em flocos finos (240 gramas)
  • 1 xícara de polvilho doce (120 gramas)
  • 1 colher de sopa de açúcar mascavo (15 gramas)
  • 1 colher de sopa de fermento biológico seco instantâneo (10 gramas)
  • 1/4 de colher de chá de goma xantana

INGREDIENTES MOLHADOS

  • 1 ovo (50 gramas)
  • 1 xícara de água morna (240 ml)
  • 1 colher de chá de sal (8g)

INGREDIENTES OPCIONAIS

  • 1/3 xícara mix de sementes e castanhas (opcional)

Modo de Preparo

  1. Em uma bacia média adicione todos os ingredientes secos e misture rapidamente formando um mix de farinhas.
  2. Faça uma cavidade no centro dos ingredientes secos e adicione os ingredientes molhados, não adicione a água toda de uma vez, adicione ao poucos.
  3. Mexa rapidamente com a colher de pau e vá incorporando os ingredientes secos na mistura de ingredientes molhados. Conforme for ficando pesado adicione mais água até terminar.
  4. Depois de misturar todos os ingredientes finalize com os ingredientes opcionais e mexa rapidamente.
  5. Transfira a massa para uma forma de 22 cm de comprimento com 8 cm de largura e 6 cm de altura, se sua forma for maior você deve dobrar a receita.
  6. Deixe a massa crescer em um cantinho sem vento da cozinha até dobrar de volume, aproximadamente 45 minutos de crescimento.
  7. Leve para assar em forno aquecido a 180º C por aproximadamente 30 – 35 minutos, você vai sentir o cheirinho delicioso de pão fresco quando o pão estiver pronto.
  8. Depois de retirar o pão de dentro do forno espere 5 minutos e retire o pão de dentro da forma. Deixe esfriar por completo sobre uma grade ou prato forrado com papel toalha e só depois corte o pão.
  9. Sirva com seu acompanhamento preferido.

Notas

  • Substitua o polvilho doce por araruta.
  • Para os ingredientes opcionais fiz um mix de sementes e castanha do Pará. Eu usei 1 colher de sopa de sementes de abóbora, 1 colher de sopa de sementes de girassol, 1/2 colher de sopa de sementes de chia e 2 colheres de sopa de castanhas picadas.
  • Decore o pão com flocos de aveia e um pouco das sementes que usar dentro do pão.
  • Tempo de preparo: 10 minutos
  • Tempo de cozimento: 30 minutos
  • Categoria: Pão Caseiro
  • Métodos: Feito à mão
  • Cozinha: Sem Glúten

Informações Nutricionais

  • Rendimento em Porções: 12 fatias
  • Calorias: 226
  • Açúcares: 0,8 gramas
  • Sódio: 8%
  • Gorduras Totais: 5%
  • Gorduras Saturadas: 1,2 gramas
  • Gorduras Insaturadas: 1,1 gramas
  • Gorduras Trans: 0%
  • Carboidratos: 13%
  • Fibras: 19%
  • Proteínas: 14%
  • Colesterol: 5%

Receita fácil de pão de aveia e ovo para dieta sem glúten e sem lactose

DICAS EXTRA PARA O PÃO DE AVEIA E OVO

  • Este pão abaixa um pouquinho depois de assado, o que acontece é que as fibras da aveia e a elasticidade do polvilho doce formam uma estrutura bem elástica, então a massa estica com o calor do forno, mas acaba baixando um pouco quando esfria.
  • Este pão dura uns 2 ou 3 dias fora da geladeira e ele fica macio do começo ao fim, mas no primeiro dia é onde ele tem a melhor textura. Você pode manter este pão de aveia e ovo na geladeira por uns 7 dias e para que ele volte a ficar macio depois de refrigerado é só colocar sobre uma frigideira, na torradeira ou alguns minutos no forno.

Receita de Pão de Aveia integral sem farinha de trigo que fica flexível e é muito rápido de preparar!

  • Se você não conseguir comer o pão neste tempo você pode fatiar e congelar. Congelado ele dura até 3 meses. Para congelar coloque em um saco plástico adequado para o freezer sem sobrepor as fatias, se você amontoar as fatias elas grudam juntas. Para descongelar coloque diretamente na torradeira, alguns segundos no micro-ondas ou alguns minutos na frigideira em fogo baixo.
  • Se quiser testar uma receita de pão de aveia sem ovo e sem goma xantana confira a receita de Pão de Aveia Fit clicando aqui!

Receita de pão de aveia integral sem glúten e sem lactose feito à mão em poucos minutos, perfeito pra dieta!

CONFIRA OUTRAS RECEITAS DE PÃES QUE LEVAM AVEIA NA MASSA

Pão de aveia fit com 5 ingredientes saudável e nutritivo

Pão de aveia fácil de frigideira integral fitness

Pão de quinoa e aveia fácil e rápido sem glúten, sem leite, sem ovo

Receita de pão vegano rápido e fácil com farinha de arroz, aveia e polvilho doce

Espero que você tenha gostado desta receita de Pão de Aveia e Ovo o e se tiver dúvidas ou sugestões é só deixar um comentário abaixo.

Quando você fizer esta receita em casa você pode bater uma foto e me enviar pelo Facebook ou pelo Instagram no @amorpelacomida pra que a gente possa conversar sobre a sua criação!

Para aprender a dominar as Farinhas Sem Glúten e aprender como substituir a farinha de trigo das receitas clique aqui!

Para conferir 10 receitas de pães modeláveis que funcionam exclusivas confira meu Curso de Pães Artesanais Sem glúten clicando aqui!

Ah, e se você ainda não é inscrito no Amor Pela Comida no YouTube inscreva-se e fique sempre por dentro das novidades!

25 Comentário

  1. Ione Pinheiro Guimarães

    Olá Susan ! Eu fiz o pão de aveia com ovo e, na aparência ficou como o seu, mas ele ficou duro, embora o sabor tenha sido do meu gosto e de quem comeu também. Será que faltou mais água? grata
    Ione

  2. Provavelmente sim, as farinhas sem glúten absorvem água de forma diferente dependendo do clima do dia, da marca.. as vezes 1 ou 2 colheres de sopa deixam a textura perfeita. Compare sempre a textura no vídeo, se a sua massa estiver muito grossa adicione um pouco de água, mas é de colherada em colherada, não exagere na quantidade.. se estiver muito molenga coloque um pouco mais de farinha.
    Outra hipótese é que o ovo estava muito pequeno..
    Beijos

  3. Eudes Oliveira

    boa noite, gostei muito desta receita parabéns vou fazer.
    olha Susan sábado ultimo fiz o bolo de fubá sem glúten ficou muito bom todos na minha casa gostaram.
    por estes dias vou adquirir o curso de farinhas sem glúten.
    quanto aos biscoitos de natal que pretendo fazer, podemos substituir o melaço pra não ficar muito doce ou ele não vai ficar muito doce?

  4. O biscoito de natal não é muito doce, precisa ser melado, mel ou agave pra receita funcionar.
    Fico feliz que gostou do bolo de fubá e que logo vai participar do curso de farinhas sem glúten.
    Beijos

  5. Mônica dos santos Albuquerque

    Olá Susan, fiz o pão de aveia e ovo ficou Muito bom, acho coloquei pouca água ficando um pouco duro, mesmo assim toda família gostou, uma delícia

  6. Mônica dos santos Albuquerque

    Olá Susan, fiz o pão de aveia e ovo ficou Muito bom, acho que coloquei pouca água ficando um pouco duro, mesmo assim toda família gostou, uma delícia

  7. Oi Mônica, que bom que a família gostou da receita! As farinhas sem glúten realmente absorvem água de forma diferente conforme o clima do dia, a marca da farinha e como ela está armazenada. É bom sempre comparar com a textura da massa que você vê no vídeo e se necessário adicionar um pouquinho mais de água para ajustar a consistência. Na próxima você acerta em cheio! Beijos

  8. Bianca Elis

    Eu fiz e ficou bem bom…deu uma afundada no meio, mas ficou bom, macio, sabor delicado e aroma suave. Farei novamente. Obrigada por compartilhar essas delícias sem glúten!

  9. Já fiz várias vezes, acho bem gostoso.
    Agora faço a receita com 2 ovos gostei mais

  10. Oi chef Susan! Eu queria saber se é possível substituir a aveia em flocos finos por farinha de aveia? Obrigada!

  11. Oi, posso substituir a metade da farinha de aveia por farinha de coco?

  12. Rosângela

    Boa tarde, fiz o pão hoje. A parte de cima do pão rachou dentro do forno. Ficou uma casquinha bem dura. Dentro a estrutura ficou macia. Se pincelar com azeite impede que isso aconteça? Ficou com aspecto de ressecado. O clima do local influência?

  13. Pães sem glúten não tem a mesma estrutura de um pão com farinha de trigo, é normal rachar, afinal não tem a mesma elasticidade do glúten.
    Se assar demais a casca fica dura mesmo, mas naturalmente a casca é mais firme, afinal tem mais fibras da aveia e o polvilho doce também ajuda a deixar a casca mais crocante. Outra coisa que influencia na estrutura da casca é se você por um acaso exagerou na goma xantana, em excesso ela deixa tudo mais crocante.
    O clima influencia na quantidade de água na massa, se as farinhas estiverem mais secas pode ser necessário adicionar um pouco mais de água pra ajustar a umidade da massa.
    Beijos

  14. Maria Aparecida

    Olá Susan. Sempre faço as suas receitas, de pães e bolos, e sempre dão certo, mas fiz essa receita e o pão ficou um pouco duro, mesmo acrescentando 2 colheres de sopa de água morna, para ajustar a massa. Observei que não tem óleo na lista dos ingredientes. Será que se acrescentar 1 ou 2 colheres de sopa de óleo pode resolver? Grata.

  15. Este pão leva 1 ovo, e a gema adiciona gordura para massa.
    Você não trocou a aveia por farelo de aveia, né? Aí fica duro mesmo.
    Perceba que a quantidade de goma xantana é bem pequena, 1/4 colher de chá, se exagerou na quantidade o pão pode ficar duro.
    Se quiser usar óleo você pode, mas mesmo sem óleo a massa não fica dura.

  16. Fiz seguindo todos os passos, e não cresceu 🙁

  17. Você não se confundiu e usou farelo de aveia né? Com farelo e aveia não funciona, fica pesado e denso.
    Se exagerar na quantidade de goma xantana a massa não consegue expandir, você mediu usando a colher de medida de 1/4 nivelada?

  18. Olá Susan! Não queria usar qualquer tipo de açúcar na receita, posso substituir por adoçante? Ou simplesmente excluir, ou o que devo fazer? Obrigada!

  19. O açúcar será consumido pelo fermento biológico durante a fermentação do pão.
    Não recomendo a exclusão e nem a substituição por adoçante, pois o fermento não se alimenta de adoçante.
    Beijos

Escreva Um Comentário

Recipe rating 5 Stars 4 Stars 3 Stars 2 Stars 1 Star