Eu nunca imaginei que fosse possível fazer um brownie vegano tão gostoso e que em nenhum momento parecesse que era sem leite e ovos. Muitas pessoas me pedem receitas que além de serem sem glúten e sem lactose, também sejam sem ovos.
RECEBA EM
PRIMEIRA MÃO
Entre na lista VIP e garanta acesso antecipado
às receitas da Chef Susan Martha antes de todo mundo!
Enviado com sucesso!
Eu ainda sinto um pouco de dificuldade em retirar os ovos porque eles ajudam muito na textura e na estrutura da receita, mas desta vez depois de alguns testes saiu um brownie vegano delicioso!
O brownie vegano ou o brownie tradicional nada mais é que um bolo denso de chocolate, não muito crescido, macio e com o interior mais “puxentinho” se é que posso definir assim.
O brownie tradicional tem por característica ser crocante na superfície, mas excluindo o glúten, trocando o açúcar por melado e não usando chocolate em barra essa é uma missão impossível.
Mas de todas as características do brownie tradicional essa é a única que esse brownie vegano não tem.
RECEITA DE BROWNIE VEGANO SIMPLES DE PREPARAR
Esta é uma receita muito rápida de preparar, inclusive demora mais tempo pro forno preaquecer do que pra você misturar todos os ingredientes, por isso preaquecer o forno e untar a forma são as duas primeiras etapas, só depois disso você deve separar os ingredientes para a receita.
Depois de preaquecer o forno a 250ºC e untar uma forma de 20 x 20 centímetro, você vai separar em uma bacia todos os ingredientes secos, em outra bacia misturar os ingredientes molhados e por fim colocar os secos sobre os molhados aos poucos, mexendo até que vire uma massa homogênea. Simples assim!
TEXTURA DA MASSA DO BROWNIE VEGANO ANTES DE ASSAR
Depois que você misturar os secos e os molhados você vai perceber que a massa está homogênea, grossinha e um pouco elástica.
Mas conforme você vai misturando a massa ela vai engrossar ainda mais depois de alguns instantes, não se preocupe, é assim mesmo!
A massa fica grossa e elástica, é até um pouco chata de espalhar na forma porque ela fica bem grudenta. Isso acontece porque a goma xantana presente na massa começa a agir e aglutinar os ingredientes.
É a goma xantana que faz com que a estrutura deste brownie vegano fique na textura ideal.
A goma xantana é muito usada em preparações sem glúten, pois ela faz meio que o papel do glúten nas receitas, ajudando na estrutura da massa, na liga dos ingredientes e na textura final das preparações.
Você encontra a goma xantana em casa de produtos naturais vendida à granel.
Compre umas 30 gramas, coloque em um vidro hermético e guarde na geladeira por muito tempo. Dá última vez que comprei umas 30 gramas paguei menos que R$1,00, então não se preocupe que ela é baratinha!
Se você não encontrar goma xantana na sua cidade você sempre pode comprar em lojas online.
Recentemente eu testei a receita do Bolo de Fubá Fofinho usando CMC (carboximetilcelulose) e funcionou, algumas pessoas me relataram que trocavam a goma xantana na mesma proporção por CMC e fiquei curiosa pra ver se funcionava mesmo.
O resultado foi que realmente funcionou, porém eu achei que a receita ficou um pouco menos fofinha e mais seca, ainda preciso fazer mais teste pra poder relatar melhor minha experiência substituindo a goma xantana por CMC.
Você encontra CMC para vender em lojas que vendem produtos para confeitaria, pois a CMC é comumente usada na preparação de pasta americana.
Eu não testei usar o CMC nesta receita, mas se realmente você não achar goma xantana na sua cidade e não quiser comprar online essa pode ser uma alternativa.
COMO ASSAR O BROWNIE VEGANO
Esta massa de brownie vegano difere de um bolo tradicional que normalmente assamos à 180ºC. Para esta receita é importante que o forno este preaquecido à 250ºC, o que é extremamente alta para massas de bolo, porém é com essa temperatura elevada que você vai conseguir que o miolo do brownie vegano seja “puxentinho”.
Como o forno vai estar bem quente quando você colocar o brownie vegano dentro você deve ficar atento para não queimar a receita.
O brownie vegano vai ficar de 10-12 minutos no forno, até 15 no máximo se o seu forno não for tão potente e oscilar a temperatura.
Minha dica é cronometrar o tempo no celular e não sair do lado do forno.
Eu coloquei no timer para soar o alarme depois de 10 minutos, com 10 minutos no meu forno está quase pronto, aí coloquei mais 2 minutos e quase passou, ou seja, para o meu forno o ideal é 11 minutos e quando testei com 15 minutos ele queimou e acabou amargando.
Um bom sinal para você observar é o cheiro, quando começou a cheirar bolo de chocolate é que muito provavelmente está pronto.
Se começar a cheirar chocolate queimado é porque já passou!
Eu sei disso porque no primeiro teste achei que ainda estava faltando tempo de cocção e acabei deixando um pouco mais dentro. O resultado foi que ele começou a queimar por cima e acabou ficando um pouco amargo.
COMO SABER SE O BROWNIE VEGANO ESTÁ PRONTO
Como eu mencionei antes quando o cheiro de bolo de chocolate estiver no ar a chance do brownie vegano estar pronto é grande. Eu sei que existem muitos tipos de fornos e você deve conhecer o seu.
Se o forno que você tem em casa costuma demorar mais para assar do que o indicado na receita, provavelmente vai demorar mais nesta receita também.
Para esta receita o teste do palito pode ser feito, porém ele deve sair um pouco sujo, não muito, mas limpo com certeza ele não deve sair.
Mas para garantir que o brownie vegano está no ponto certo você deve tocar levemente a superfície do brownie.
Quando você apertar a massa a superfície deve estar sequinha e nenhum pouco grudenta, mas você deve sentir que o interior ainda está mole, seu dedo deve afundar um pouco.
Confira o vídeo para observar melhor quando eu testo para ver se o brownie vegano está assado.
COMO ARMAZENAR O BROWNIE VEGANO
Como esta é uma receita sem ovos, sem leite e com bastante açúcar e gordura ela dura uns 5 dias fora da geladeira, eu duvido que você vai demorar tanto pra comer, pois ele é simplesmente delicioso!
Nesta receita estou usando o óleo de coco que solidifica abaixo de 25º C, se você morar em uma cidade fria a textura do brownie pode mudar um pouco depois que ele esfriar, ficando mais firme.
Se você decidir guardar na geladeira com certeza ele vai endurecer, mas para que ele volte a ficar macio e “puxentinho” é só colocar alguns segundo no micro-ondas ou se você não usar micro-ondas, um pouquinho em forno baixo.
Caso decida usar outro óleo que não seja o de coco, minha sugestão é para que você mantenha o brownie vegano na geladeira.
A receita funciona com outro óleo, mas a textura fica mais mole, afinal outros óleos solidificam em temperaturas bem mais baixas que o óleo de coco.
Por isso quando você mantém o brownie feito com outro óleo na geladeira, ele fica com uma textura parecida com a textura do brownie vegano feito com óleo de coco que é mantido fora da geladeira.
ImprimirBROWNIE VEGANO SEM GLÚTEN
- Tempo Total: 27 minutos
- Rendimento: 9 porções 1x
Descrição
Você não vai acreditar que esta receita não leva ovos, leite, glúten, nem mesmo chocolate derretido e fica simplesmente incrível! Perfeito para quem quer uma sobremesa deliciosa mas tem restrições alimentares.
Ingredientes
INGREDIENTES SECOS:
- 3/4 xícara de farinha de trigo sarraceno/mourisco (105 gramas)
- 1/2 xícara de cacau em pó 100 % (45 gramas)
- 2/3 xícara de polvilho doce (80 gramas)
- 1 colher de chá rasa de goma xantana
- 1/4 colher de chá de bicarbonato de sódio
- Pitada de sal
- 1/3 xícara de castanha picadas (50 gramas opcional)
INGREDIENTES MOLHADOS:
- 3/4 xícara de melado (240 gramas)
- 1/2 xícara de água (120 ml)
- 1/2 xícara de óleo de coco derretido (120 ml)
- 1 colher de chá de essência de baunilha (5 ml – opcional)
Modo de Preparo
- Preaqueça o forno a 250ºC e unte uma forma pequena com um pouco de óleo, eu usei uma forma de 20 x 20 centímetros.
- Em uma bacia misture os secos formando um mix de farinhas.
- Em outra bacia misture os ingredientes molhados.
- Adicione os secos sobre os molhados aos poucos, até que forme uma massa homogênea, grossa e elástica.
- Leve para assar em forno aquecido a 250º C por 10-12 minutos, 15 minutos no máximo. Faça o teste apertando a superfície gentilmente com o dedo, você deve sentir que a superfície está sequinha e o interior ainda mole.
- Deixe esfriar para depois servir.
Notas
- Substitua a farinha de trigo sarraceno por farinha de arroz integral.
- Substitua o polvilho doce por araruta.
- Meça corretamente a quantidade de goma xantana para não alterar a textura final do brownie, use sempre uma colher de medida nivelada.
- Você pode substituir o bicarbonato de sódio por 1 colher de chá de fermento em pó, mas com o bicarbonato o brownie vegano fica mais escuro.
- Você pode substituir as castanhas pela oleaginosa da sua preferência ou até mesmo gotas de chocolate.
- Você pode substituir o melado por mel, agave ou use 1 xícara de açúcar mascavo. Lembre-se apenas que o mel não é vegano.
- Se o melado estiver muito grosso use água quente para dissolver com mais facilidade.
- Se estiver usando açúcar mascavo corrija a quantidade de água para 3/4 xícara.
- Você pode substituir o óleo de coco por qualquer outro óleo neutro da sua preferência, porém a receita fica mais molenga com óleo comum.
- Tempo de preparo: 15 minutos
- Tempo de cozimento: 12 minutos
- Categoria: Brownie
- Métodos: Feito à mão
- Cozinha: Vegana
Informações Nutricionais
- Rendimento em Porções: 16
- Calorias: 239
- Açúcares: 11,7 gramas
- Sódio: 2%
- Gorduras Totais: 11 gramas
- Gorduras Saturadas: 6,3 gramas
- Gorduras Insaturadas: 3,7 gramas
- Gorduras Trans: 0%
- Carboidratos: 12%
- Fibras: 8%
- Proteínas: 4%
- Colesterol: 0%
Quando quente o Brownie Vegano fica mais mole, mas se você quiser servir com uma bola de sorvete que fica uma sobremesa deliciosa.
CONFIRA OUTRAS RECEITAS DE BROWNIE
Espero que você tenha gostado desta receita de brownie vegano e se tiver dúvidas ou sugestões é só deixar um comentário abaixo. Não esqueça de quando fizer esta receita em casa bater uma foto e postar nas redes sociais com a #amorpelacomida, eu vou adorar ver e curtir a sua criação.
Ah, e se você ainda não é inscrito no Amor Pela Comida no YouTube inscreva-se e fique sempre por dentro das novidades!
28 Comentário
Acabei de fazer ficou bem saboroso!
Oi Cris, que bom saber que deu tudo certo e que você gostou!
Obrigada por compartilhar comigo sua experiência com a receita, beijos
Olá! Bom dia 🙂
Pode ser feito com farinha de amendoas?
Não! Você vai estragar a estrutura da receita e vai virar uma gororoba. Beijos
Ficou maravilhosa! Coloquei chocolate 50% cacau e tritura açúcar demerara no lugar do mascavo. Achei leve de açúcar. Então se fosse 100% cacau ficaria amargo para criança.
Oi Serena, que bom que testou e aprovou a receita. Realmente o cacau 100% é mais intenso para o paladar de algumas crianças. Fico feliz que adaptou ao seu paladar e gostou do resultado. Beijos
Oi Susan, tudo bom?Vou fazer essa receita!eu queria saber se quando usa o oleo de coco, a medida dele deve ser ele liquido ou em pasta?pq eu compro o oleo de coco mas ele vem em pasta,preciso derreter ele para a medição de 1/2 xicara?
Beijuus
Sempre derreta o óleo de coco para medir na xícara 😉
Beijos
Imagino que a farinha de arroz integral estragou a receita. Ficou uma massa dura. Não vale a pena a substituição. Você testou com farinha de arroz integral e deu certo? Como ficou?
Olá, a receita funciona tanto com o trigo sarraceno quanto com a farinha de arroz integral, eu já fiz com as duas e a principal diferença é que com a farinha de arroz fica um pouquinho mais seco, mas não fica duro. Eu acho que você não conseguiu medir com precisão a goma xantana, quanto tem goma xantana em excesso na receita a massa parece uma cola dura antes mesmo de assar. Confira como medir a goma xantana da maneira correta no link: https://www.amorpelacomida.com.br/como-usar-goma-xantana/
Beijos
Olá posso substituir o açúcar por algum adoçante?
Nesta receita não, vai estragar a textura.
Segui a receita exatamente conforme explicado, a íunica substituicao que fiz foi usar xarope de bordo no lugar do melado. O resultado foi ficar BEM fofinho, daquele tipo que despedaça quando corta, sem consistencia e bem diferente das fotos. Fiquei bem decepcionada com o resultado
Olá Carol, quem sabe faltou assar mais um pouco.. umidade em excesso prejudica receitas sem ovos e sem glúten. Se você tem dúvida sobre a consistência da receita você pode observar o vídeo, afinal não tem como “mentir” a textura através de um vídeo demonstrativo. Outra hipótese é que você usou uma goma xantana vencida.. quando a goma xantana está velha ela perde a eficiência e não confere a mesma liga e consistência para a receita. Sempre que comprar goma xantana você deve colocar em um vidro e manter na geladeira.
Eu acho suas receitas maravilhosas, mas sempre desisto de realizá-las porque , quando vou ver, os ingredientes nunca são os tradicionais. Para encontrá-los é complicado e caro. Eu tenho usado a farinha sem glúten da Amninna, normal ou integral, que disponsa o uso de gomas, mix de farinhas, dai também acaba não dando para fazer saus receitas.
Olá Beatriz, mix prontos de farinhas costumam ser pobres em nutrientes, é basicamente farinha de arroz e um ou dois tipos de amido. Estes mix funcionam para receitas básicas de bolo, biscoito, etc, mas quando você usa farinhas mais densas e nutritivas a proporção não é a mesma.
Além disso a quantidade de goma xantana varia nas receitas, nem sempre ela é necessária.
Perceba que sempre que uso uma farinha ou ingrediente mais caro ele está combinado com ingredientes mais baratos.
Como consumo tudo que produzo eu prezo pela variedade dos ingredientes e nutrientes que compartilho com a minha família, minhas receitas vão continuar com farinhas variadas.
Você encontra os ingredientes em lojas de produtos naturais, pesquise em mais de uma loja, os preços variam bastante.
Beijos
Olá! Posso substituir a farinha sarraceno ou mourisco por farinha de aveia?
Trigo sarraceno e trigo mourisco é a mesma coisa. Não recomendo a substituição pela aveia. Beijos
Eu simplesmente sou sua fã! Adoro suas combinações de temperos e especiarias nas receitas! Fiz este brownie e não poderia ser diferente, SUCESSO! Adoro a combinação de laranja com chocolate. Troquei a água por suco de laranja e coloquei um pouco de raspas da casca da laranja. Maravilhoso o resultado. Recomendo para todos restarem. Vou testar hoje com suco de maracujá para ver o resultado.
Beatriz, a Suzan Marques tem um gosto muito refinado que está longe de ser o popular que encontramos em outros lugares na internet. É natural que ia ingredientes sejam algo que não estamos acostumados a comprar. Estou me adaptando com minhas compras direcionando para as receitas que eu quero pois sei que o sabor no final é qualidade garantida. Vale a pena o investimento. 😉
Oi Daniela, é Susan Martha 😉
Hmmm que delícia!
ola Susan, adoro seu trabalho, e suas receitas sempre me salvam quando busco algo novo e saudável, obrigada, Gostaria se saber se a informações nutricionais são do total da receita ou da porção. Um abraço e muito mais sucesso pra você.
Obrigada!
As informações nutricionais são sempre da porção, nunca da receita toda.
Beijos
Bom dia! Estou conhecendo seus conteúdos e estou adorando. Parabéns pelo seu trabalho.
Se puder me responder te agradeço muito!!
Quero fazer pra venda. Como funciona a validade deste Brownie e também daquele com feijão branco? E como posso armazenar pra durar mais tempo sem perder a qualidade?
Recomendo que faça para vender sob encomenda, produtos naturais estragam com mais rapidez, principalmente os que levam vegetais na massa.
Receitas mais úmidas também estragam mais rápido conforme o clima da cidade.
Sugiro que faça um teste.
Receita perfeita! 👏👏👏
Amei! Macio, fofinho e um sabor sem igual.
Só elogios.
Gratidão 🙏🏼
Que bom que amou a receita!