Bolo de Abacaxi com Coco é um verdadeiro clássico da confeitaria, pra mim é a combinação perfeita. Eu adoro o sabor docinho e refrescante do abacaxi com a textura do coco em flocos. E claro, este bolo de abacaxi com coco é muito simples, primeiro misture os secos, bata no liquidificador os molhados e por fim misture os secos e os molhados, só isso!
Este bolo de abacaxi com coco é feito com um ingrediente inusitado, o amendoim torrado. Eu sei que você pode estar achando estranho colocar amendoim na massa, mas ele confere uma maciez extra pra receita e um leve sabor de amendoado. Se você preferir substitua pela oleaginosa da sua preferência, mas eu amo o sabor do amendoim e também o preço, que é bem mais em conta que as castanhas, amêndoas, etc.
Esta receita de bolo de abacaxi com coco é densa e nutritiva, ela trás as fibras do coco e do abacaxi, uma boa dose de proteínas do ovo e do amendoim e também a gordura boa do óleo de coco e também do coco em flocos. É um bolo simples, perfeito pro café da tarde e pra comer acompanhado de um bom chá de hortelã.
ImprimirBOLO DE ABACAXI COM COCO SEM GLÚTEN E SEM LACTOSE
- Tempo Total: 0 hours
- Rendimento: 12 fatias 1x
Descrição
Este bolo é perfeito pro café da tarde, é macio, saboroso e o contraste de sabores vai agradar seu paladar.
Ingredientes
INGREDIENTES SECOS:
- 1/2 xícara de polvilho doce
- 1 xícara de coco ralado em flocos integral não adoçado
- 1 xícara de farinha de arroz
- 1/2 colher de sopa de fermento em pó
INGREDIENTES MOLHADOS:
- 1 xícara de suco de abacaxi
- 1/2 xícara de amendoim torrado
- 3 ovos
- 1/4 xícara de óleo de coco
- 1/2 xícara de açúcar mascavo
- Pitada de sal
- 1 colher de chá de essência de baunilha (opcional)
Modo de Preparo
- Preaqueça o forno a 180º C e unte uma forma média com um pouco de óleo e farinha de arroz. Estou usando uma forma redonda com furo no meio de 22 centímetros de diâmetro por 8 centímetros de altura, mas você pode assar em qualquer forma média que tiver em casa.
- Em uma bacia adicione todos os secos, misture com uma colher e reserve.
- Para fazer o suco de abacaxi corte 1 abacaxi em pedaços (usei o pérola) e bata no liquidificador com menos de 1/4 xícara de água. Quando virar suco é só medir 1 xícara (240 ml).
- No liquidificador adicione os ingredientes molhados, o suco de abacaxi, os ovos, o óleo de coco, o açúcar, o amendoim, uma pitada de sal e a baunilha. Bata bem até virar uma massa líquida e homogênea.
- Agora é só adicionar os líquidos aos secos já misturados, mexer bem até que todos os ingredientes se misturem de forma homogênea.
- Coloque a massa na forma já untada e leve para assar em forno preaquecido a 180º C por aproximadamente 30 minutos ou até que você faça o teste do palito e ele saia limpo. Atenção, este bolo é um pouco mais úmido por causa do abacaxi, se por um acaso o palito não sair 100% limpo mas você perceber que o bolo já está firme ele já está pronto. Se você espetar o palito e ele sair com massa ainda meio líquida deixe mais um pouco no forno.
- Deixe esfriar por completo antes de retirar da forma, enquanto ele esfria fora do forno ele ainda termina de cozinhar no calor residual. Passe a faca na lateral da forma e também no meio para garantir que o bolo desgrudou por completo.
Notas
- Substitua o polvilho doce por araruta ou amido de milho.
- Substitua a farinha de arroz por farinha de painço ou de sorgo.
- Bata os pedaços de abacaxi no liquidificador e depois meça 1 xícara. Tente não adicionar água para deixar o sabor mais concentrado.
- O amendoim tem um sabor mais predominante na receita, por isso se preferir um sabor mais neutro substitua o amendoim por amêndoas ou sementes de girassol.
- Substitua o açúcar mascavo por qualquer açúcar da sua preferência.
- Tempo de preparo: 20 minutos
Depois de misturar os ingredientes secos com os molhados você vai obter uma massa homogênea como na foto abaixo:
Este bolo é um pouco mais úmido por causa do abacaxi, se por um acaso você fizer o teste do palito e não sair 100% limpo mas você perceber que o bolo já está firme ele já está pronto. Se você espetar o palito e ele sair muito grudento deixe mais um pouco no forno.
DICAS:
- Conserve este bolo por 2 ou 3 dias fora da geladeira ou por até 5 ou 6 dias na geladeira. Nos dias de mais calor o bolo pode estragar mais rápido por causa da umidade do abacaxi, portanto se você não tiver com quem dividir é melhor colocá-lo diretamente na geladeira em um pote intercalando as fatias com papel toalha, se o papel toalha umedecer é só trocar e colocar uma folha nova de papel toalha.
- Este bolo pode ser congelado, para isso fatie o bolo e coloque as fatias dentro de um saco ou pote plástico que possa ir ao freezer. Tente não sobrepor as fatias para que elas não grudem juntas. Para descongelar retire a porção desejada e coloque de um dia para o outro na geladeira e depois volte as fatias para a temperatura ambiente. Se você preferir descongele as fatias no micro-ondas sobre um papel toalha ou guardanapo, coloque 15 segundos de um lado, vire as fatias e coloque mais 15 segundos do outro lado. Se necessário coloque mais alguns segundos até o completo descongelamento.
- Você pode fazer esta receita com outras frutas, substitua 1 xícara de suco de abacaxi por 1 xícara de suco natural da fruta da sua preferência, utilize suco de morango, laranja, mamão, kiwi, pêssego, etc. Se preferir você pode usar também 1 xícara de banana amassada.
- Se você gostar muito de bolo de abacaxi com coco você pode conferir outra receita feita com farinha de coco clicando aqui!
Espero que você tenha gostado desta receita e se tiver dúvidas ou sugestões é só deixar um comentário abaixo. Não esqueça de quando fizer esta receita em casa bater uma foto e postar nas redes sociais com a #amorpelacomida, eu vou adorar ver e curtir a sua criação.
Ah, e se você ainda não é inscrito no Amor Pela Comida no YouTube inscreva-se e fique sempre por dentro das novidades!
14 Comentário
Olá, amo suas receitas, mas infelizmente na grande maioria das vezes não posso fazer, pois sou vegetariana e quase sempre vai ovos, posso substituir?
Nas receitas que os ovos são uma das bases para que a receita funcione eles nunca podem ser substituídos, de maneira geral quando você encontrar receitas com mais do que dois ovos você nunca pode substituir sem que você estrague a textura e o resultado final.
Muitas pessoas estão me pedindo receitas sem ovos por causa de alergias alimentares, porém quando você tira o ovo muda muito a estrutura da receita e eu ainda sinto dificuldade em criar receitas sem ovos do zero. Esses dias mesmo meu primeiro teste pra fazer a Cuca de Banana com Farofa foi testar sem ovos, o sabor até ficou bom mas a textura ficou muito estranha.
No menu do blog, na aba de receitas, você encontra a divisão “receitas veganas” estas são todas sem ovos e leite. Desculpa não poder te ajudar mais!
Beijos
Amo suas receitas e as de bolo tenho feito e dado supercerto. Mas as receitas de pães sem gluten ainda estou uma negação Não acertei nenhuma. O que pode estar dando errado?
Oi Juliana, existem muito erros que as pessoas cometem quando estão começando, confira o link e veja as dicas e erros mais comuns nas receitas de pães: https://www.amorpelacomida.com.br/pao-sem-gluten-e-sem-lactose/
Beijos
Excelente esse bolo, fiz pra minha esposa e ela adorou ???? Parabéns pela receita.
Oi Clésio, que marido querido!
Fico feliz que testou a receita e ainda agradou a esposa 🙂
Obrigada pelo seu comentário, beijinhos e até a próxima
Olá. Fiz a receita duas vezes. Na primeira confesso que não gostei muito do resultado, pois achei que a farinha de arroz deixou o bolo muito seco. Da segunda vez troquei a farinha de arroz por fsg e acrescentei uma colher de linhaça à massa. Ainda coloquei abacaxis picados no fundo da forma e aí sim: ficou um bolo fofinho e molhado. Obrigada pela receita.
O mix de farinhas sem glúten que você compra pronto possui uma proporção maior de amidos, ou seja, eles conferem mais elasticidade para a massa. A farinha de arroz tem por característica ser uma farinha mais seca mesmo. Uma forma de aumentar a umidade é adicionar 1/4 de xícara extra de açúcar. Beijos
Olá!
Desde que meu médico me mandou evitar glúten, descobri você aqui, e todos os bolos broa que tentei fazer deu certo, menos esse de abacaxi, ficou muito duro… perdeu se praticamente todo o bolo… um pecado… não entendo o que pode ter acontecido…
Talvez você não mediu direito algum dos ingredientes ou assou por tempo demais no forno.
Esta não é uma receita que costuma ficar dura, ela tem amendoim na massa que naturalmente adiciona mais maciez pra massa e ainda as fibras do suco de abacaxi.
Beijos
Oi Susan!
Fiz esta receita substituindo a farinha de arroz pela aveia flocos finos. O bolo ficou bem gostoso e úmido, mas quebradiço. Qual foi o meu erro? Deveria ter colocado mais amido?
Minha sugestão é que você mantenha a proporção original da receita para conseguir o mesmo resultado.
Flocos de aveia sempre deixarão a textura menos uniforme, pois o floco não se desfaz na massa.
Oi Susan…fiz novamente esta receita, mas o bolo embatumou. Ele cresceu bastante, mas quando desliguei o forno e o retirei, murchou rapidamente e quando cortei, o meio ficou embatumado. O que será que fiz de errado??? Fui conferir a receita e percebi que coloquei 1 colher de sopa de fermento e 1 colher de sopa de vinagre de maçã…ou seja, diferente da sua receita sugerida. Confundi com outras receitas… será que foi isso que foi o meu erro???
Você deve ter exagerado na quantidade de suco de abacaxi, veja: https://www.youtube.com/watch?v=CNoT_khrHXg