Muitas pessoas tem dificuldade em excluir o tradicional pãozinho da alimentação, é um alimento que estamos habituados a consumir desde jovens e temos um certo apego emocional. A boa notícia é que você não precisa abrir mão do pão para ter uma alimentação mais saudável e equilibrada, nesta receita você vai aprender a fazer um Pão Caseiro Fácil e delicioso que vai matar seu desejo de comer pão, satisfazer seu paladar e nutrir seu corpo.
RECEBA EM
PRIMEIRA MÃO
Entre na lista VIP e garanta acesso antecipado
às receitas da Chef Susan Martha antes de todo mundo!
Enviado com sucesso!
Esta é mais uma receita feita no liquidificador, e se você já acompanha o blog a algum tempo sabe que eu amo receitas práticas, e mais uma vez esta é uma receita em três etapas, primeiro misturar os secos, depois bater os molhados no liquidificador e por fim misturar os secos e os molhados e deixar o pão crescer.
Quando eu era criança minha mãe sempre fazia pão em casa e quando ia pra casa da minha vó era ainda mais gostoso, porque ela fazia pão de milho, daqueles que ficam bem furadinhos, com uma textura macia e um pouco úmida.
Esta receita de pão caseiro fácil trás todos as características que remetem ao tradicional pão caseiro, mas é muito mais saudável e simples de preparar.
Esta massa de pão caseiro fácil leva grão-de-bico cozido, que é rico em proteínas, fibras, vitaminas e sais minerais.
Eu simplesmente amo a versatilidade que ele proporciona à diversas receitas e aqui no blog você pode conferir receitas de massa de pizza, biscoito, empadão, salgadinho crocante e muito mais.
Como o grão-de-bico dá um pouco de trabalho para cozinhar minha sugestão é cozinhar logo uma quantidade maior, dividir as porções medindo 1 xícara de grãos e congelar em sacos plásticos.
Se você ainda não sabe como cozinhar grão-de-bico é só clicar aqui!
Mas se você ficar com muita preguiça pode usar aquele grão-de-bico enlatado ou embalado à vácuo.
ImprimirPÃO CASEIRO FÁCIL
- Tempo Total: 40 minutos
- Rendimento: 12 fatias 1x
Descrição
Este pão caseiro lembra aquele pão da vovó. A textura é flexível, cheia de furinhos e o sabor é simplesmente delicioso, com certeza é um dos meus pães preferidos da vida!
Ingredientes
- 3/4 xícara aveia em flocos finos (85 gramas)
- 3/4 xícara araruta (90 gramas)
- 1 colher de sopa de farinha de linhaça (13 gramas – opcional)
- 1 colher de sopa de açúcar mascavo (10 gramas)
- 1 colher de sopa de fermento biológico seco instantâneo (12 gramas)
- 1/2 colher de chá de sal (2,5 gramas)
- 1 colher de chá de goma xantana
- 3 ovos (150 gramas)
- 1/2 xícara de água ou use leite vegetal (120 ml)
- 1/3 xícara de óleo de girassol (80 ml)
- 1 xícara de grão-de-bico cozido al dente (150 gramas)
Modo de Preparo
- Em uma bacia grande coloque todos os ingredientes secos e misture com um fuet (batedor de arame) ou colher de pau e reserve.
- Bata no liquidificador os ovos, a água, o óleo e o grão-de-bico cozido.
- Misture a massa de grão-de-bico com os ingredientes secos até obter uma massa homogênea.
- Coloque a massa em uma forma de pão untada e enfarinhada, eu estou usando uma forma média de silicone que mede 22 cm de comprimento, 6 cm de altura e 8 cm de largura.
- Deixe a massa descansando em um local quentinho da cozinha.
- Tenha um pouco de paciência, a massa deve dobrar de volume, e isso demora em média 1 hora. Quando estiver nos últimos 15 minutos de crescimento preaqueça o forno a 180º C.
- Quando o forno já tiver aquecido e o pão crescido coloque a forma dentro do forno e asse por aproximadamente 30 minutos.
- Deixe amornar para retirar o pão da forma e é sempre bom deixar o pão sobre uma grade para esfriar de maneira mais uniforme.
- Espere o pão esfriar por completo para depois cortar. Sirva com seu acompanhamento preferido.
Notas
- Opte pela aveia sem glúten caso seja intolerante ou troque por quinoa em flocos, como a quinoa absorve um pouco mais de água use aproximadamente 3 colheres de sopa extra de água para ajustar a textura.
- Substitua a araruta por polvilho doce.
- Substitua o açúcar mascavo por qualquer outro açúcar mas não pode ser adoçante.
- Você pode substituir o óleo por qualquer gordura ou azeite.
- O ovos não são substituíveis nesta receita.
- O grão-de-bico não pode ser nem muito mole, nem muito duro, se estiver mole demais você vai precisar usar 1 ou 2 colheres de sopa de farinha de arroz para enxugar a umidade que está em excesso.
- Não pode ser farinha de grão-de-bico, apesar de ser o mesmo ingrediente muda completamente a estrutura da massa.
- Se você estiver usando uma forma grande de pão, dobre a receita.
- Eu gosto de deixar o pão crescendo dentro do micro-ondas desligado junto com uma xícara de água quente, desta maneira cria uma estufa e o pão cresce mais rápido.
- Tempo de preparo: 10 minutos
- Tempo de cozimento: 30 minutos
- Categoria: Pão Caseiro
- Métodos: Liquidificador
- Cozinha: Sem Glúten
Informações Nutricionais
- Rendimento em Porções: 12
- Calorias: 162
- Açúcares: 1,4 g
- Sódio: 6%
- Gorduras Totais: 13%
- Gorduras Saturadas: 1,3 g
- Gorduras Insaturadas: 0%
- Gorduras Trans: 0%
- Carboidratos: 6%
- Fibras: 12%
- Proteínas: 10%
- Colesterol: 16%
Veja abaixo a massa do pão caseiro fácil antes e depois de crescer:
Sirva com seu acompanhamento preferido, eu amo a combinação de geleia de figo com creme de leite. Esta geleia de figo é orgânica e minha mãe fez no fogão a lenha, o que deixa tudo ainda mais saboroso.
DICAS SOBRE A GOMA XANTANA
Muitas pessoas reclamam para mim que não encontram goma xantana na cidade onde moram, e esta é uma receita que funciona sem a goma xantana, porém quando você usa a goma xantana o resultado final é melhor.
Sem a goma xantana a massa fica mais instável, a fatia fica mais mole e fica um pouco mais difícil de espalhar os acompanhamentos sobre o pão, mas mesmo assim ainda é uma boa receita, pois a estrutura da aveia e do grão-de-bico aliados com o poder de aglutinamento da araruta mantém “tudo no lugar”.
Minha sugestão é que se você encontrar a goma xantana com facilidade use para deixar seu pão caseiro fácil ainda mais gostoso, flexível e estável.
Observe abaixo a textura da massa, do lado esquerdo temos a massa com a goma xantana, mais grossa, encorpada e grudenta, do lado direito a massa sem a goma xantana, mais mole e mais líquida.
DURABILIDADE PÃO CASEIRO FÁCIL
Você pode congelar este pão caseiro fácil, para isso fatie-o por completo e armazene as fatias em um saco plástico ou pote adequado para o freezer, tente não sobrepor as fatias para que não grudem juntas.
Você pode descongelá-lo diretamente na torradeira, colocar alguns segundos no micro-ondas ou deixar de um dia para o outro dentro da geladeira.
Este pão caseiro fácil dura de 2 à 3 dias fora da geladeira, mas como a textura não muda quando refrigerado, minha sugestão é colocá-lo já no primeiro dia na geladeira e assim ele dura uns 5 ou 6 dias.
Observe abaixo como o pão caseiro fácil é fofinho!
- Você pode servir este pão com seu patê preferido, geleia, antepasto de berinjela, manteiga de amendoim ou somente com um pouco de azeite de oliva ele já fica muito gostoso.
VOCÊ SABIA QUE EXISTE UMA METODOLOGIA POR TRÁS DAS RECEITAS SEM GLÚTEN?
Muitas pessoas se apaixonam por minhas receitas porque elas realmente funcionam, mas o que muitas pessoas não sabem é que existe uma lógica por trás de cada escolha que faço na hora que estou criando uma receita nova.
Quando começamos a cozinhar sem glúten realmente é uma grande confusão, são muitas farinhas e as vezes queremos usar aquelas que temos em casa pra fazer determinada receita.
Não sei você, mas eu já errei muito! E não foi por falta de pesquisa, porque vasculhei a Internet toda pra conseguir achar uma explicação lógica que me explicasse os porquês das farinhas sem glúten. Achei muitas informações duplicadas e que pela minha experiência estavam erradas.
Por isso decidi transformar minha cozinha em meu laboratório e criei minha própria metodologia. Esta metodologia foi testada, aprovada e que realmente funciona! Eu uso ela sempre quando estou criando uma nova receita.
Pra facilitar sua vida eu criei um super atalho, você não precisa errar como eu errei para conseguir fazer as melhores substituições. Nesta metodologia eu ensino como substituir a farinha de trigo das receitas tradicionais, como cada uma das 23 farinhas absorve a água, um mix exclusivo de farinhas sem glúten pra você fazer em casa, como substituir e combinar as farinhas sem erros e muitas dicas que vão ajudar você a ter mais liberdade na cozinha.
CONFIRA OUTRAS RECEITAS DE PÃO CASEIRO FÁCIL DO AMOR PELA COMIDA:
Espero que você tenha gostado desta receita de pão caseiro fácil e se tiver dúvidas ou sugestões é só deixar um comentário abaixo.
Quando você fizer esta receita em casa você pode bater uma foto e me enviar pelo Facebook ou pelo Instagram no @amorpelacomida pra que a gente possa conversar sobre a sua criação!
Para aprender a dominar as Farinhas Sem Glúten e aprender como substituir a farinha de trigo das receitas clique aqui!
Para conferir 10 receitas de pães modeláveis que funcionam exclusivas confira meu Curso de Pães Artesanais Sem glúten clicando aqui!
Ah, e se você ainda não é inscrito no Amor Pela Comida no YouTube inscreva-se e fique sempre por dentro das novidades!
37 Comentário
Boa noite chefe Suzan Martha!
Hj fiz o pão de grão de bico. Ficou simplesmente maravilhoso! Muito obrigada por esta maravilhosa receita! Por compartilhar seus conhecimentos conosco, por ser tao atenciosa e descritivas em suas explicacoes. Parabéns pela sua bela didática em nos ensinar as receitas! Farei as demais receitas de pão e postarei aqui minhas experiências com elas!!! Gratidão!???
Retificando “Susan”
Oi Kelly, você fez meu dia mais feliz! Obrigada pelo carinho e pelo seu comentário tão gentil 😉
Esse pão de grão-de-bico é meu preferido, eu simplesmente amo grão-de-bico e a textura dele fica perfeita!
Espero que goste também das outras receitas de pão, acho que se você gostou desse de grão-de-bico vai gostar muito do de lentilha que fica bem parecido na textura e na maciez.
Beijinhos e até a próxima 🙂
Olá Susan!
Sou vegano, sua receita há o ovo, posso tirar? Pois veja que há inclusão da farinha de linhaça que tem o poder de substituição.
No aguardo.
Oi Cleber, infelizmente não pode tirar o ovo desta receita se não ela não vai dar certo.
Quando na receita original tiver mais de 2 ovos você não deve substituí-los, os “ovos de linhaça” não conseguem fazer o mesmo papel que os ovos tradicionais sem prejudicar a textura da massa. Aqui no blog tem 2 receitas de pães veganos, minhas sugestão é que você teste elas que já foram desenvolvidas sem ovos.
Beijos
Olá, eu fiz o pão de fubá e amei o sabor. Quero muito testar essa receita de grão de bico e queria saber se o pyssulium não pode ser usado no lugar da goma xantana. Ele não daria a mesma estrutura por absorver água?
Você pode substituir 1 colher de chá de goma xantana por 2 colheres de sopa de psyllium.
Beijos
Podia usar medidas mais precisas, em gramas, usar xícaras ou potes como unidade de medida deixa tudo muito subjetivo e propenso a erros
Oi Diego, é só comprar xícaras e colheres de medida, você encontra com facilidade em lojas de utilidades domésticas e lojas que vendem produtos da China. É baratinho 😉
Eu amei a receita da panqueca e deste pao acabei de fazer e ficou igual o seu. Estou apaixonada!!! Obrigada por ensinar.
Oi Nilce, esse é meu pãozinho preferido de todos 🙂
Fico muito feliz em saber que você testou e gostou da receita.
Beijinhos e até a próxima
Olá Chef desde Portugal. Sou Celíaca e não posso usar aveia nem mesmo sem glúten… Poderia substituir por um outro ingrediente? Muito Obrigada Adoro o seu Blog, as suas explicações fantásticas e detalhadas. Muito Grata um beijinho Português
Olá Carla, nas notas da receita eu já deixei a sugestão de substituição, sempre olhe essa parte para ver todas as possibilidades de trocas de ingredientes. Troque a aveia por quinoa em flocos, como a quinoa absorve um pouco mais de água use aproximadamente 3 colheres de sopa extra de água para ajustar a textura. Beijos
Descobri a poucos dias o site, e estou fascinada pelas receitas e pela facilidade de fazê-las.
Fiz o pão de grão de bico e apesar de murchar um pouco, ficou uma maravilha! Adorei, ficou fofinho e saboroso.
Fiz tb o bolo com farinha de amendoim e substitui a tamara por damascos ficou ótimo.
O patê de grão de bico com gorgonzola tb ficou muito bom.
Vou continuar te seguindo e fazendo suas receitas.
Obrigada por compartilhar suas receitas e experiências com a gente.
Oi Regina, que bom que me achou e já testou várias receitas! Fico muito feliz em ajudar!
Este pão de grão-de-bico murcha um pouco se os grãos estavam muito moles, aí você adicionou umidade extra para a massa. Se você achar a textura diferente da textura do vídeo você pode adicionar umas colheradas extras de farinha para ajustar a espessura.
Espero que continue acompanhando minhas receitas 🙂
Beijos e obrigada pelo seu comentário
Descobri o site há poucos dias e estou amando,ainda não fiz nenhuma receita, mas só de olhar vejo que são excelentes, estava procurando por receitas sem glúten. Parabéns
Que bom que me encontrou, este pão com grão-de-bico é um dos meus preferidos da vida! Espero que comece a testar as receitas em casa 🙂
Beijos
Olá, tenho farinha de grão de bico em casa. Posso usar? O que muda no aspecto que vc comentou?
Não, o grão-de-bico cozido já está hidratado, a farinha de grão-de-bico não.
Sem falar que a farinha de grão-de-bico costuma conferir um sabor residual pra receita que pra mim é bem desagradável.
Beijos
Hummm maravilhoso pão. Estava sem avaliação e tive dúvidas. Mas depois pensei. A receita é da Chef Susan só pode ser boa. E… Hummm delícia mesmo!!!
Oi Sandra, este é um dos meus pães preferidos!
Muitas pessoas não sabem que é possível ranquear as receitas com as estrelinhas.
Obrigada por dar a “nota” pra receita.
Fico feliz que gostou, beijos
Chef Susan, Em primeiro lugar muito obrigada por compartilhar essa receita maravilhosa, meu irmão tem espondilite anquilosante e zerou o glúten de sua alimentação( vem melhorando muito com isso) e faz tempo que não comia pão. Fiz esse pão ele me agradeceu tanto mais tanto, disse que eu era a melhor irmã do mundo, pois fazia muito tempo que ele não comia um misto rsrsr desde então toda semana faço um pão desse pra ele. Vê meu irmão alegre é maravilhoso! Deus abençoe sua vida.
Voltei pra dá 5 estrelas rsrs
Oi Elizangela, para dar 5 estrelas pra receita precisa clicar em cima das estrelinhas hehehe
🙂
Que alegria saber disso Elizangela! Fico muito feliz que seu irmão voltou a ter a alegria de comer um pão gostoso, este pão é um dos meus preferidos 🙂
Beijos
Ola Chef Susan , fiz o pão de grão-de-bico, ficou uma delicia !!! Agora tenho ervilha congelada, gostaria de saber se posso substituir pela ervilha…
Ah, detalhe importante, fiz na minha panificadora…
Agradeço de coração seus ensinamentos.
Pode usar a ervilha seca cozida “al dente” no lugar do grão-de-bico.
Use na mesma proporção.
Beijos
Chef Susan, gosto de variar as receitas; Algumas pedem farinha de seja tostada… Minha duvida é qual farinha poderá substituir a de soja tostada?
Olá Chef Susan, gostaria de substituir o grão de bico por canjica, que foi cozida e está congelada. É possível?
Não recomendo
Para aprender como usar e substituir as farinhas sem glúten sem erros e desperdícios convido você a conhecer meu curso online, o Dominando as Farinhas Sem Glúten. Neste curso você vai aprender como substituir as farinhas de uma receita sem glúten e também como transformar receitas com farinha de trigo em receitas sem glúten. Confira o link para mais informações: https://promo.amorpelacomida.com.br/curso-online-dominando-as-farinhas-sem-gluten-2020/
Maravilhoso
Fico feliz que gostou!
Oi Susan!
Será que esta receita de pão com grão de bico dá pra fazer com polvilho azedo no lugar da araruta?
Não recomendo, use polvilho doce no lugar da araruta
Boa tarde. Sempre faço esse pão e hj tô sem aveia flocos finos pode ser flocos médio ou farelo de aveia? Obrigada
Não pode ser farelo de aveia, precisar ser aveia mesmo.
Para deixar os flocos menores basta processar rapidamente no liquidificador.