Opções salgadas para a hora do lanche sempre fazem muito sucesso aqui em casa e esta torta salgada vegana foi aprovada por todos. Ela leva um ingrediente não tão comum em receitas de torta, o abacate, é ele que faz o papel do “ovo” nesta receita, conferindo umidade, gordura e liga.
RECEBA EM
PRIMEIRA MÃO
Entre na lista VIP e garanta acesso antecipado
às receitas da Chef Susan Martha antes de todo mundo!
Enviado com sucesso!
Mesmo que você esteja torcendo o nariz porque não gosta de abacate eu juro que o sabor dele é imperceptível. Quando faço receitas assim “diferentonas” eu gosto de perguntar a opinião de mais pessoas, pra garantir que realmente está bom e esta receita de torta salgada vegana acabou em poucos minutos.
RECEITA SIMPLES DE TORTA SALGADA VEGANA
Se você me acompanha a algum tempo sabe que minhas receitas preferidas são as de liquidificador, acho muito simples, práticas, e o principal, com menos chance de erros na execução.
Esta receita de torta salgada vegana pode ser feita inteiramente no liquidificador, mas confesso que ele deve ser um pouco mais potente.
Neste ano que passou fiz diversos trabalhos de food styling para a Oster e fiquei imensamente feliz quando ganhei meu Osterizer Clássico de presente de Natal. Ele tem 600W de potência, a lâmina é mega afiada e tem um design muito diferenciado.
Mas se você não tem um liquidificador tão “parrudo” você pode primeiro bater os líquidos e depois misturar as farinhas com uma colher de pau, dá um pouquinho mais de trabalho mas também funciona.
TORTA SALGADA VEGANA PERFEITA PARA FESTAS E ANIVERSÁRIOS
Esta torta salgada vegana é a versão mais saudável daquela torta clássica de liquidificador que toda tia faz para festa de aniversário. Na minha família a especialista nesta torta é a minha prima Claudia que faz uma maravilhosa de palmito.
Na família do meu marido o sabor tradicional desta torta é com a atum com tomate, azeitonas e cebola, inclusive quando testei esta receita de torta salgada vegana pela primeira vez usei atum no recheio. Eu sei que atum não é vegano (claro), mas toda vez que vou testar uma receita salgada acabo usando pra agradar o marido 😉
Inclusive já publiquei por aqui uma versão sem glúten e sem lactose (mas com ovos) desta torta clássica. Clique aqui para conferir a receita que fiz especialmente pro maridão!
RENDIMENTO TORTA SALGADA VEGANA
Esta é uma receita pequena de torta salgada vegana, ela rende apenas 9 pedaços. Você deve assar em uma assadeira de 20 x 20 centímetros ou então em 9 forminhas pequenas de silicone.
Se quiser fazer em uma forma de 20 x 30 centímetros você deve dobrar a receita e se quiser fazer ainda maior, em uma forma de 30 x 40 centímetros você deve triplicar a receita.
DURABILIDADE TORTA SALGADA VEGANA DE LIQUIDIFICADOR
Como eu disse antes, esta é uma torta que rende apenas 9 pedaços e aqui em casa (4 pessoas) nós comemos tudo no mesmo dia. Mas se você estiver cozinhando só pra você você pode cortar em fatias e congelar por até 3 meses. Lembre-se que você não deve sobrepor as fatias, pois elas grudam.
Como esta é uma receita mais úmida, que leva abacate e vegetais na massa ela estraga mais rápido. Por isso se você não for comer no mesmo dia ou no dia seguinte o ideal é manter refrigerada, assim você garante a segurança alimentar.
Você pode refrigerar esta torta por uns 3 dias e para aquecer basta colocar alguns segundos no micro-ondas, em uma frigideira antiaderente ou por alguns minutos no forno preaquecido.
Se você não se importar também pode comer gelada, eu acho que fica muito boa gelada mesmo pra acompanhar uma boa salada verde.
ImprimirTORTA SALGADA VEGANA DE LIQUIDIFICADOR SEM GLÚTEN
- Tempo Total: 40 minutos
- Rendimento: 9 pedaços 1x
Ingredientes
- 1/3 xícara de abacate maduro
- 1/4 xícara de azeite de oliva extra virgem
- 1/3 xícara de água ou substitua por qualquer leite vegetal
- 1 colher de chá rasa de sal
- 1/3 xícara de araruta
- 3/4 xícara de farinha de arroz
- 1/2 colher de sopa de fermento em pó
- Suco de 1 limão (aproximadamente 30 ml)
- Pitada de cominho (opcional)
- Pitada de pimenta vermelha desidratada (opcional)
- Tempero verde fresco a gosto (opcional)
INGREDIENTES RECHEIO TORTA SALGADA VEGANA
- 1/3 de xícara cebola roxa cortada em cubos pequeno
- 1/4 de xícara de tomate cereja picado
- 1/3 xícara de azeitonas verdes picadas
Modo de Preparo
- Adicione no liquidificador o abacate, o azeite, a água, o sal, o cominho, a pimenta, o suco de limão e o tempero verde fresco. Bata até formar uma creme liso.
- Adicione a araruta e bata novamente.
- Se o seu liquidificador for potente como o meu você pode adicionar a farinha de arroz no copo e bater até ficar uma massa cremosa. Ajude com uma espátula limpando a farinha que acumular nas laterais do copo. Se o seu liquidificador for mais fraquinho transfira o creme para uma bacia e adicione a farinha de arroz mexendo bem com uma colher de pau até virar uma massa consistente e cremosa (observe a textura correta da massa no vídeo).
- Adicione a cebola, o tomate e as azeitonas na massa e mexa com uma espátula.
- Finalize com o fermento em pó e transfira a massa para uma assadeira de 20 x 20 centímetros ou 9 forminhas de silicone.
- Asse em forno preaquecido a 180º C por aproximadamente 20-25 minutos ou até que você espete um palito e ele saia limpo.
- Sirva morno ou em temperatura ambiente.
Notas
- O abacate não pode ser verde e duro, precisa realmente estar maduro e você deve primeiro amassar e depois medir.
- O azeite pode ser substituído por qualquer outro óleo.
- Você pode substituir a araruta por polvilho doce, adicione 1 colher de sopa extra de água para corrigir a textura.
- Substitua a farinha de arroz por farinha de aveia, use aveia sem glúten se necessário.
- O suco de limão é opcional e pode ser substituído por 1 colher de sopa de vinagre de maçã.
- Substitua o cominho em pó pelo seu tempero preferido, pode ser páprica, cúrcuma, chimichurri, etc.
- Usei cebolinha, salsinha e coentro chinês, um pouco de cada 😉
- Se usar o tomate salada retire os grãos e não exagere na quantidade, se você exagerar a textura da massa será prejudicada.
- Tempo de preparo: 20 minutos
- Tempo de cozimento: 20 minutos
Veja a textura da massa da torta vegana antes de assar abaixo:
A massa ficou mais verdinha porque bati os temperos verdes junto na massa. Se quiser uma cor mais amarelada apenas misture os temperos frescos picadinhos no final.
RECHEIOS ALTERNATIVOS PARA A TORTA SALGADA VEGANA
Você pode usar a sua criatividade e aproveitar os vegetais que tem na geladeira. Apenas não ultrapasse 1 xícara, 1 xícara mais 1/4 de xícara de recheio.
Esta é uma massa pequena portanto não exagere no recheio. Se você exagerar no recheio a massa não será suficiente para manter a torta estável.
Cuidado com recheios muito aguados como tomate, chuchu e abobrinha, use no máximo 1/4 xícara para que a umidade dos vegetais não interfira na textura da massa.
COMBINE:
- 1/4 xícara de cenoura ralada + 1/4 xícara de ervilha + 1/2 xícara de tofu picado
- 1/2 xícara de brócolis + 1/4 xícara de tomate + 1/4 xícara de vagem
- 1/2 xícara de espinafre + 1/2 xícara de cebola + 1/4 xícara de azeitonas pretas
- 1/2 xícara de couve-flor + 1/4 xícara de alcaparras dessalgadas + 1/4 xícara de milho
SE VOCÊ NÃO FOR VEGANO OU NÃO TIVER RESTRIÇÕES ALIMENTARES:
- 1/2 xícara de atum drenado + 1/3 xícara de cebola picada + 1/4 xícara azeitonas pretas (meu sabor preferido)
- 1/2 xícara de frango desfiado + 1/4 xícara de milho + 1/2 xícara de mussarela ralado
- 1/4 xícara de gorgonzola + 1/4 xícara de nozes + 1/2 xícara de cebolas caramelizadas
DICAS EXTRAS
- No meu primeiro teste usei apenas algumas folhinhas de coentro e a massa não ficou assim tão verdinha, se quiser mascarar a cor você pode adicionar 1 colher de sopa de cúrcuma ou páprica doce e adicionar o tempero verde fresco picadinho apenas no final.
- É indispensável que o abacate esteja maduro, para aprender a como escolher o abacate ideal clique aqui!
- Se você assar em forminhas de silicone demora um pouquinho mais pra ficar pronto, 25, 30 minutos.
- Você pode decorar o topo da massa com sementes de abóbora e de girassol, elas dão um crocante extra e adicionam mais nutrientes.
- A massa não pode ficar muito mole, por isso é muito importante medir com precisão os ingredientes. Se a massa ficar molenga a torta salgada vegana vai se desmanchar com facilidade e não vai ficar com uma textura tão gostosa.
- Quando você troca a araruta por polvilho doce a massa fica mais firme, o polvilho doce absorve um pouco mais os líquidos da receita. Para conferir mais dicas e aprender a dominar as farinhas sem glúten clique aqui!
CONFIRA OUTRAS RECEITAS VEGANAS DO AMOR PELA COMIDA
Espero que você tenha gostado desta receita de Torta Salgada Vegana e se tiver dúvidas ou sugestões é só deixar um comentário abaixo. Quando você fizer esta receita em casa você pode bater uma foto e me enviar pelo Facebook ou pelo Instragram no @amorpelacomida pra que a gente possa conversar sobre a sua criação!
Para aprender a dominar as Farinhas Sem Glúten e aprender como substituir a farinha de trigo das receitas clique aqui!
Ah, e se você ainda não é inscrito no Amor Pela Comida no YouTube inscreva-se e fique sempre por dentro das novidades!
8 Comentário
Ficou Boa, fiz duas vezes já! Mas no final quando saboreio fica um pouco amargo… E normal? Achei que é o abacate, provei individual e não estava.
Provavelmente é o abacate sim, se ele não estiver maduro no ponto certo ele pode amargar, tanto se ele está maduro demais, quanto se está um pouco verde. Infelizmente é difícil obter uma padronização quando estamos usando ingredientes naturais e que sofrem alterações de safra. Minha sugestão é para que você capriche nos temperos e este gosto será mascarado 😉
Beijos
Ainda não fz a receita. Gostaria de saber se posso substituir a farinha de arroz normal pela farinha de arroz integral. Obrigada
Pode, mas a massa vai ficar um pouco mais pesada. Beijos
O abacate pode ser substituído por inhame? Para fazer a função de ovo?
Não recomendo, são ingredientes bem diferentes, mas você sempre pode fazer testes
Ficou muito ruim a minha, não sei o que deu errado: (
As vezes se o abacate está um pouco passado ele acaba conferindo um gosto estranho para a receita