A receita de cuca alemã tradicional é a receita que mais me remete às lembranças de infância na casa da minha Oma Marta. Sempre que íamos visitar ela, ela preparava uma fornada de cuca alemã enrolada com vários recheios. Meu recheio preferido sempre foi a de käschmier, a cuca alemã enrolada com queijinho e felizmente eu consegui aprender a receita de cuca alemã tradicional da minha família com a Hildegard Schulze.
RECEBA EM
PRIMEIRA MÃO
Entre na lista VIP e garanta acesso antecipado
às receitas da Chef Susan Martha antes de todo mundo!
Enviado com sucesso!
A Hildegard é sobrinha da minha Oma Marta, apesar dela ser minha prima de 2º grau sempre chamei ela de tia Hildegard.
RECEITA DE CUCA ALEMÃ TRADICIONAL ENROLADA COM RECHEIO DE KÄSCHMIER
No interior do Rio Grande do Sul o Käschmier é um queijinho tradicionalmente feito pelos colonos que criam vacas leiteiras. Nesta última viagem ao RS aprendi sobre o qual é a medida de uma colônia, que são 25 mil metros quadrados.
Os lugares que foram colonizados por imigrantes costumavam ser divididos nestes pedaços de terra que eram suficientes para atividades agrícolas e o sustento de 1 família.
Felizmente você não precisa ir até a “colônia” para conseguir comprar este queijinho (käschmier), pois é possível substituir por ricota amassada com um garfo.
RECEITA DE CUCA ALEMÃ TRADICIONAL QUE VEIO COM OS IMIGRANTES
A família da minha Oma Marta (avó em alemão) veio da Alemanha em busca de melhores oportunidades aqui no Brasil.
Eu não sei exatamente quantos anos essa receita de cuca alemã enrolada já está na minha família, mas só a tia Hildergard já faz ela a 47 anos!
Ela aprendeu a receita de cuca alemã tradicional com a mãe dela, irmã da minha Oma. Eu acredito que a receita já está na minha família a mais de 70 anos.
E a receita é simplesmente perfeita, fica macia, saborosa, aromática e o recheio de käschmier é meu preferido!
A única diferença que percebi quando comparei a receita da cuca da tia Hildegard com a receita de cuca da minha Oma Marta é que a cuca da minha Oma os aromas das especiarias eram mais intensos.
Eu lembro que minha Oma gostava de comprar o pau de canela inteiro para ralar ela mesmo, por ser mais barato que a canela moída e também por ser bem mais aromática.
Sempre que você rala as especiarias na hora os óleos essenciais perfumam ainda mais a receita de cuca alemã tradicional.
Por isso se você é como eu que gosta muito de especiarias, sugiro que sempre compre a noz moscada inteira e a canela em pau para ralar em casa.
RECEITA DE CUCA ALEMÃ TRADICIONAL COM FAROFA
A cobertura da cuca alemã enrolada é feita com uma farofa crocante, deliciosa e aromática. O “streusel” como é conhecida a farofa é uma das minhas partes preferidas da receita.
Nesta receita de cuca alemã tradicional da tia Hildegard o “streusel” é feito com farinha, açúcar, canela e nata.
Eu nunca tinha feito farofa com nata, e pude comprovar que é mais uma opção que fica maravilhosa!
A nata é um creme de leite fresco bem gordo, tem entre 20 e 50 % de gordura, é vendido na parte refrigerada do mercado, normalmente próximo a manteiga.
Se você não encontrar nata na sua cidade você pode trocar ela por manteiga ou banha.
MAS O QUE É EXATAMENTE UMA CUCA ALEMÃ ENROLADA COM FAROFA?
Se você não é da região Sul do Brasil talvez nunca tenha ouvido falar da receita de cuca alemã tradicional, mas a cuca nada mais é que um pão doce fermentado com fermento biológico, coberta com farofa.
Minha mãe conta que que quando ela era criança nem sempre a cuca tinha recheio, apenas a farofa.
Ela também conta que a cuca era feita para datas especiais, como o Natal, nem sempre tinham o açúcar disponível para a receita, pois eles moravam em uma região muito humilde.
Mas é claro que quando a receita de cuca alemã tradicional tem recheio ela se torna ainda mais gostosa.
Somente o pão doce e aromático com farofa já é uma delícia, mas o recheio deixa tudo ainda mais especial.
VARIAÇÕES DA RECEITA DE CUCA ALEMÃ TRADICIONAL
Esta receita de cuca alemã enrolada pode ter muitas variações de recheio, o importante mesmo é que você não deve exagerar na quantidade de recheio e não usar recheio úmidos demais.
Se você exagerar no recheio fica mais difícil da massa assar corretamente por dentro, e se o recheio for muito úmido, essa umidade interferirá na estrutura da massa, dificultando também o cozimento interno da maneira correta.
Se usar recheios de frutas frescas o ideal é que estas frutas já tenham passado por um o processo de cozimento, para extrair o excesso de umidade.
SUGESTÕES DE RECHEIOS PARA CUCA ALEMÃ ENROLADA
- Chocolate com castanhas
- Doce de leite
- Banana com doce de leite
- Goiabada com queijo
- Pasta de amendoim
- Doce de coco
- Ameixa seca com pêssego em calda
A Hildegard me explicou que para fazer o recheio de ameixa seca com pêssego o ideal é ferver as ameixas pretas sem caroço com um pouco de água para que fiquem mais macias.
Depois de ferver as ameixas, processe rapidamente e adicione o pêssego picado.
Misture as frutas e depois adicione 1 colher de sopa de amido de milho para ajudar a absorver a umidade em excesso e fazer com que vire um creme mais homogêneo.
ImprimirRECEITA DE CUCA ALEMÃ TRADICIONAL
- Tempo Total: 90 minutos
- Rendimento: 60 fatias 1x
Descrição
Esta receita de cuca alemã enrolada já está na minha família a muitas gerações! Ela fica super macia, é aromática e traz um conforto para o seu paladar 🙂
Ingredientes
INGREDIENTES MASSA
- 2 ovos (100 gramas)
- 1 xícara de açúcar (240 gramas)
- Pitada de sal (opcional)
- 2 colheres de sopa de banha, manteiga ou óleo (opcional – 32 gramas)
- Raspas de 1 laranja ou limão
- Pitada de noz moscada e pitada de canela
- 3 colheres de sopa de fermento seco biológico instantâneo (30 gramas)
- 1 kg de farinha de trigo + um pouco para sovar a massa
- 1 xícara de leite morno (240 ml)
- 2 xícaras de água morna (colocar aos poucos para dar o ponto – 480 ml)
RECHEIO CUCA ALEMÃ ENROLADA
- 500 gramas de käschmier ou ricota amassada com um garfo
- 2 ovos
- Pitada de canela
- 1 xícara de açúcar (240 gramas)
FAROFA CUCA ALEMÃ (STREUSEL)
- 1 xícara de farinha de trigo (165 gramas)
- 1 xícara de açúcar (240 gramas)
- Pitada de canela
- Aproximadamente 3 colheres de sopa de nata/manteiga/banha (45 gramas)
PARA PINCELAR
- 1 ovo batido
Modo de Preparo
MODO DE PREPARO MASSA:
- Em uma bacia grande adicione os ovos, o açúcar, o sal, a banha, a canela, a noz moscada e mexa bem com um garfo até virar uma mistura homogênea.
- Adicione 1 kg de farinha de trigo, o leite morno, o fermento, 1 xícara de água e a segunda xícara de água coloque aos poucos, verifique a consistência da massa no vídeo demostrativo.
- Misture a massa da cuca alemã com as mãos, depois de atingir a consistência grudenta adicione mais um pouco de farinha para conseguir desgrudar a massa das mãos.
- Transfira a massa para uma bancada enfarinhada e sove por 5 minutos (primeira sova). Se a massa grudar na bancada adicione mais um pouco de farinha.
- Polvilhe a bancada com um pouco de farinha, coloque a massa em cima e depois cubra com um pano de prato limpo. Deixe descansar tampado por 15 minutos.
- Depois de 15 minutos crescendo faça mais uma sova de 5 minutos (segunda sova), se necessário adicione um pouco de farinha para não grudar nas mãos.
- Cubra a massa novamente com um pano e deixe descansar por mais 15 minutos. A massa quase dobra de tamanho no tempo de descanso.
- Separe 3 formas grandes de pão (28 cm de comprimento, 13 de largura e 5 cm de profundidade) e unte com banha ou manteiga.
MODO DE PREPARO RECHEIO KÄSCHMIER
- Em uma bacia adicione o queijo, os ovos, a canela e o açúcar e mexa bem apertando grânulos maiores de queijo. A textura é quase modelável, verifique o vídeo para analisar a consistência.
ABRINDO A MASSA E RECHEANDO A CUCA ALEMÃ ENROLADA
- Depois que a massa quase tiver dobrado de volume faça um rolo liso e uniforme com a massa.
- Com uma faca corte a massa em três partes iguais.
- Para abrir a massa polvilhe a bancada com farinha, coloque a massa em cima e com um rolo de macarrão ou uma garrafa de vidro grossa abra a massa em um retângulo de aproximadamente 0,6 mm de grossura.
- Coloque 1/3 do recheio sobre a massa deixando uma das bordas sem recheio para conseguir fechar a massa. Confira o vídeo demonstrativo para conferir o jeito correto de colocar o recheio.
- Para enrolar a massa a primeira dobra deve ter aproximadamente 4 dedos de grossura, pressione gentilmente para acomodar melhor o recheio na massa e depois dobre mais uma vez até chegar na parte sem recheio.
- Puxe a parte sem recheio sobre a cuca e mantenha a emenda da massa para baixo.
- Coloque dentro da forma untada com a emenda para baixo.
- Repita o processo com os outros dois pedaços de massa.
- Depois de rechear as três cucas você deve deixar crescer pela última vez. Este último crescimento demora aproximadamente 30 minutos. A cuca está crescida quando você pressiona a massa com um dedo e ela começa a voltar sozinha.
MODO DE PREPARO FAROFA
- Em uma bacia misture a farinha, o açúcar e a canela.
- Adicione a nata ou a gordura escolhida aos poucos mexendo com as pontas dos dedos, sem sovar a massa.
- Você deve formar “bolotinhas” de massa, e esta farofa não pode ser muito úmida, se estiver muito úmida adicione mais uma colher de sopa de farinha de trigo. Confira o vídeo demonstrativo para analisar a consistência da farofa.
FINALIZE A RECEITA DA CUCA ALEMÃ COM A FAROFA
- Depois de rechear todas as 3 cucas e colocar dentro das formas bata um ovo com um garfo e com pincele todas as cucas.
- Cubra as cucas delicadamente com a farofa não colocando muita farofa nas bordas.
ASSANDO A CUCA ALEMÃ
- Preaqueça o forno a 180º C, depois de crescida a cuca precisa entrar no forno aquecido.
- Leve para assar por aproximadamente 45 minutos, ou até que a cuca esteja douradinha por fora e sua casa esteja cheirando a pão doce fresco.
- Assim que você retirar as cucas assadas do forno passe a faca na lateral da forma e desenforme sobre uma toalha de mesa.
- Embrulhe as cucas com a toalha de mesa e cubra com uma segunda toalha de mesa. A cuca deve esfriar embrulhadas na toalha.
- Espere esfriar completamente para depois cortar.
Notas
- No vídeo esquecemos a pitada de sal na massa e também de adicionar a banha, mas mesmo assim a massa ficou deliciosa, bem fofinha. A gordura das gemas deixa a massa mais úmida, mas a tia Hildegard disse que a massa fica ainda melhor com a banha.
- Para acertar em cheio o ponto da massa verifique o vídeo explicativo e aprenda todas as dicas com a especialistas 😉
- Para descobrir se a cuca já está bem crescida pressione gentilmente a massa com um dedo, se a massa começar a voltar sozinha é porque está crescida.
- A cuca precisa ser desenformada ainda quente, se não fica muito difícil de retirá-la da forma.
- É muito importante esperar a cuca esfriar antes de cortar, então resista!
- Tempo de preparo: 45 minutos
- Tempo de cozimento: 45 minutos
- Categoria: Pão Doce
- Métodos: Sovado
- Cozinha: Alemã
Informações Nutricionais
- Rendimento em Porções: 60 fatias
- Calorias: 146
- Açúcares: 12,3 gramas
- Sódio: 3%
- Gorduras Totais: 3%
- Gorduras Saturadas: 1,1 gramas
- Gorduras Insaturadas: 0%
- Gorduras Trans: 0%
- Carboidratos: 9%
- Fibras: 2%
- Proteínas: 7%
- Colesterol: 7%
18 Comentário
Oi meu nome é Lenice, tenho 62 anos! Gosto de fazer bolos doces,e gostei da receita de cuca, vou fazer esta receita também!! E parabéns a esta família linda e maravilhosa.
Oi Lenice, que bom que está gostando das minhas receitas, espero que você faça uma cuca maravilhosa na sua casa!
Beijos e obrigada pelo carinho 🙂
Que delíciaaaaaaa!!!! Tentarei fazer neste final de semana. Parabéns pela receiteae família linda!!!
Espero que sua cuca fique perfeita! Beijos
Que linda!!!! Tem várias receitas da infância que acabam perdidas.
Me lembrei da minha mãe. A mesma receita. Até a forma de enrolar a cuca. Mas a minha mãe colocava a manteiga e derretia ela no leite e a água morna. Que saudades boa me deu agora. Minha família tbm era de sta Rosa/ sto Ângelo.
Oi Núbia, a tia também coloca manteiga, mas esqueceu naquele dia que gravamos.. mas ela falou que agora esquece sempre, porque diz ela que a massa fica mais leve e cresce melhor.. sei que mesmo sem a manteiga a massa fica perfeita, esses dias fiz pra matar a vontade. Realmente é uma receita que me lembra boas lembranças em Santa Rosa 🙂
Beijos
Melhor receita de cuca que existe,ja fiz outras duas vezes mas sempre que tenho vo tade de comer uma cuca gostoza corro aqui pra fazer a receita acompanhando o vídeo. Obrigado por compartilhar essa delícia!!!
Oi, Adriana! Fico feliz que encontrou sua receita de cuca preferida! Obrigada pelo seu comentário, ele ajuda com que outras pessoas testem a receita em casa 😉
Beijos
Adorei, cuca é minha paixão ,seja com café ou churrasco.Me faz lembrar minha nona.Ela fazia a cuca na gamela,(bacia de madeira). Parabéns tia e obrigada por compartilhar sua receita.
Essa cuca é tudo de bom!
Olá
Estou fazendo a cuca direto pra vender e graças a Deus tudo dando certo… obrigado
Que alegria! Parabéns!
Oi Susan fiquei maravilhada com a receita amo cuca e já fiz duas vezes maravilhosa!!!!! e também a sua história com família envolvida em preservar e repassar a tradição para outras pessoas. Que linda parabéns.
Obrigada!
oi que maravilha de receita amei muito obrigada por compartilhar Deus te abençoe muito👏👏
Fico feliz que amou a receita!
Não tem mais o vídeo ? Bem assim que minha vó fazia ,mas não lembro o ponto da massa
Tem sim, acabei de atualizar, tinha dado um erro!
Obrigada por avisar 🙂