Esta receita de pé de moleque com leite condensado é uma das minhas receitas preferidas, minha Oma Marta sempre fazia pra receber a gente quando íamos visitar ela e com a ajuda da tia Hildegard agora eu sei como prepará-la e você também pode se deliciar com esta sobremesa saborosa.
RECEBA EM
PRIMEIRA MÃO
Entre na lista VIP e garanta acesso antecipado
às receitas da Chef Susan Martha antes de todo mundo!
Enviado com sucesso!
A receita de pé de moleque é simples, basta misturar tudo na panela e ficar mexendo, mas para acertar o ponto correto você precisa ficar atento a todas as dicas que a tia Hildegard passa no vídeo, portanto assista ao vídeo para acertar a receita em cheio!
PÉ DE MOLEQUE COM LEITE CONDENSADO DA VOVÓ
Como mencionei esta receita é a mesma receita que minha Oma Marta fazia, se você não sabe Oma é avó em alemão. Eu vi ela fazendo a receita algumas vezes, mas na época não anotei o passo a passo.
Felizmente agora com todas as dicas e orientações da tia Hildegard a receita de pé de moleque está eternizada 🙂
Se você nunca provou uma receita de pé de moleque com leite condensado tenho certeza que ela vai surpreender seu paladar.
DICAS PARA ACERTAR A RECEITA DE PÉ DE MOLEQUE
Esta realmente é uma receita simples, mas você precisa prestar atenção enquanto está preparando para conseguir acertar o pé de moleque com leite condensado já na primeira tentativa.
Como descrever a receita e todos os pontos da calda é um pouco difícil eu sugiro que você assista ao vídeo pelo menos duas vezes.
Na primeira você observa a receita de modo geral e enquanto você estiver fazendo a receita você assiste ao vídeo novamente, assim você vai conseguir comparar os pontos da calda e observar bem o modo de preparo.
Eu prometo que com todas as dicas e a experiência passada pela tia Hildegard você vai produzir pés de moleque lindos e saboroso!
Imprimir
PÉ DE MOLEQUE COM LEITE CONDENSADO
- Tempo Total: 30 minutos
- Rendimento: 25 unidades 1x
Descrição
Esta receita de pé de moleque com leite condensado é tradicional da minha família e é uma delícia. A textura é macia e o amendoim bem crocante!
Ingredientes
- 2 xícaras de açúcar refinado
- 1/2 xícara de leite integral
- 2 colheres de sopa cheias de nata ou creme de leite fresco
- 1/2 lata de leite condensado
- 1 colher de chá de fermento em pó
- 2 xícaras de amendoim torrado sem a pele (aprenda a torrar o amendoim aqui!)
Modo de Preparo
- Em uma panela grande adicione o açúcar, o leite, a nata e mexa bem, depois leve ao fogo alto mexendo esporadicamente até ferver.
- Quando a calda começar a ferver adicione o leite condensado e mexa constantemente. Quando começar a ferver com bolhas grandes abaixe o fogo.
- Vire a panela de lado para analisar o ponto da calda, quando começar a desgrudar do fundo da panela está começando a chegar no ponto. Confira o vídeo demonstrativo para ver o ponto correto.
- Quando começar a desgrudar do fundo da panela adicione o fermento em pó, a consistência da calda vai mudar, vai ficar mais encorpada, lembrando a textura de uma massa de bolo fofa.
- Para testar se a calda está no ponto coloque um pouco em um pires e mexa com a colher até esfriar, quando estiver no ponto a calda começa a endurecer no prato. Para que a calda não passe do ponto retire a panela do fogo enquanto faz o teste.
- Quando a calda estiver quase no ponto adicione o amendoim torrado e mexa constantemente em fogo baixo para não queimar.
- Teste novamente o ponto da calda colocando um pouco em um pires, mexa para esfriar e veja se ele está endurecendo, sempre tire a panela do fogo para fazer o teste.
- Vire a panela de lado novamente quando soltar bem do fundo da panela desligue o fogo. Mexa com a colher até esfriar um pouco o pé de moleque antes de colocar na bancada.
- Molhe uma bancada de mármore ou de inox com um pouco de água mas não exagere na quantidade.
- Depois de esfriar um pouco o pé de moleque na panela faça montinhos sobre a bancada molhada usando duas colheres.
- Faça montinhos com rapidez para que os pés de moleque fiquem lisinhos, se demorar muito eles ficam um pouco açucarados
- Deixe esfriar completamente sobre a bancada, aproximadamente 15-20 minutos. Quando frios eles soltam com facilidade da bancada.
- Guarde em um vidro bem fechado por até 30 dias.
Notas
- Por esta ser uma receita tradicional não sugiro que sejam feitas substituições.
- Para aproveitar o restante do leite condensado repita a receita, mas não faça a receita dobrada, é difícil acertar o ponto com mais do que duas xícaras de amendoim.
- Assista ao vídeo para acertar em cheio e ver todas as dicas 😉
- Tempo de preparo: 5 minutos
- Tempo de cozimento: 15 - 20 minutos
- Categoria: Sobremesa
- Métodos: Cozido
- Cozinha: Brasileira
Informações Nutricionais
- Rendimento em Porções: 25
- Calorias: 161
- Açúcares: 21,1 gramas
- Sódio: 1%
- Gorduras Totais: 10%
- Gorduras Saturadas: 1,4 gramas
- Gorduras Insaturadas: 0%
- Gorduras Trans: 0%
- Carboidratos: 8%
- Fibras: 4%
- Proteínas: 7%
- Colesterol: 1%
COMO CONSUMIR O PÉ DE MOLEQUE COM LEITE CONDENSADO
Esta receita de pé de moleque definitivamente não é uma receita para se comer no dia a dia, é uma sobremesa que deve preferencialmente ser dividida com a família e com os amigos.
Eu acredito que se não temos restrições alimentares podemos comer de tudo, mas precisamos ter cuidado para não exagerar no consumo de açúcar.
Este pé de moleque é uma sobremesa deliciosa, mas aprecie-o com moderação 😉
Clique aqui para conferir 10 dicas para ajudar você a mudar sua alimentação e ter mais consciência alimentar.
CONFIRA SOBREMESAS COM AMENDOIM ISENTAS DE GLÚTEN E LACTOSE
APRENDA A TORRAR AMENDOIM
Espero que você tenha gostado desta receita de Pé de Moleque com Leite Condensado o e se tiver dúvidas ou sugestões é só deixar um comentário abaixo.
Quando você fizer esta receita em casa você pode bater uma foto e me enviar pelo Facebook ou pelo Instagram no @amorpelacomida pra que a gente possa conversar sobre a sua criação!
Para aprender a dominar as Farinhas Sem Glúten e aprender como substituir a farinha de trigo das receitas clique aqui!
Para conferir 10 receitas de pães modeláveis que funcionam exclusivas confira meu Curso de Pães Artesanais Sem glúten clicando aqui!
Ah, e se você ainda não é inscrito no Amor Pela Comida no YouTube inscreva-se e fique sempre por dentro das novidades!
2 Comentário
Olá! Fiz o pé de moleque e não deu certo. A minha quantidade parecia muito maior q a de vocês e não deu ponto. Mesmo antes de colocar fermento, parecia uma espuma que subia sem controle. Tirei a metade do líquido e consegui o meu ponto.
No final ficaram ótimos.
Segui o vídeo passo a passo mas não sei o que aconteceu.
Obrigada, beijinho
Oi Jane, como a receita não é minha e não faço com frequência não sei dizer porque isso aconteceu, mas que bom que conseguiu acertar o ponto mesmo assim!