Quando estamos escolhendo as carnes de frango no mercado um dos cortes mais baratos é a coxa junto com a sobrecoxa, mas nem sempre parece ser a opção mais apetitosa para colocarmos no carrinho. Você pode achar que a carne tem muito osso, muita pele e acaba ficando sem vontade de preparar.
Os cortes de frango mais econômicos precisam de um tempero especial para elevar os sabores e transformar o simples em extraordinário. O tempero certo aliado com o método adequado de cocção fazem a coxa e a sobrecoxa se destacarem e você vai perceber que um simples frango vira a a atração principal da mesa.
INGREDIENTES:
- 3 coxas com sobrecoxa (aproximadamente 1,5 kg)
- Suco de 1 limão (use dois limões se gostar do frango mais cítrico ou se o limão estiver com pouco suco)
- 1 colher de sopa de gengibre picado (troque por alho picado se preferir)
- 1 colher de chá cheia de cominho em pó
- 1 colher de chá de pimenta caiena (esta pimenta é super picante, diminua a quantidade se não estiver acostumado)
- 3 ramos de alecrim fresco (ou use 1 colher de sobremesa de alecrim seco)
- Aproximadamente 1 colher de sobremesa de sal
- 1 abóbora paulista (ou use batata-doce, cenoura, beterraba, etc)
- 2 cebolas grandes
MODO DE PREPARO:
- Em uma tábua com uma faca bem afiada separe a coxa da sobrecoxa. Observe onde é a junção dos ossos e corte bem no meio. Você vai precisar de um pouquinho de força, mas quanto mais você treinar o corte, mais fácil vai ficando.
- Depois de separar a coxa da sobrecoxa tempere com todos os temperos menos o sal.
- Misture bem com as mãos para distribuir uniformemente os temperos na carne.
- Para que o tempero penetre mais na carne você pode fazer cortes na pele até chegar no osso. Este passo é opcional e você pode fazer antes de começar a temperar a carne.
- Tempere cada pedaço de frango com um pouco de sal e misture bem com as mãos. Depois de espalhar o sal por todos os pedaços misture novamente com as mãos para incorporar os sucos e temperos que estiverem na bacia.
- Deixe o frango no tempero por pelo menos 30 minutos para apurar os sabores.
- Enquanto o frango está mariando no tempero ligue o forno e preaqueça por pelo menos 20 minutos em temperatura média-alta (250ºC).
- Fatie a abóbora palista com casca e tudo (lembre de lavar muito bem), retire as sementes e disponha em uma forma grande. Não precisa untar a forma.
- Descasque e corte as cebolas em meia lua (fatias não muito finas).
- Coloque o frango e as cebolas sobre as abóboras. Gosto de deixar as cebolas por cima para ficarem mais douradas e firmes, se você colocar embaixo do frango elas ficarão mais macias.
- Cubra com papel alumínio com o lado brilhando virado para o frango e leve para assar em forno preaquecido (250ºC) por 20 minutos.
- Depois de 20 minutos retire o papel alumínio, aumente a temperatura do forno para o máximo (320ºC) e deixe assar por mais 20 ou 30 minutos, até ficar dourado.
- Agora é só se deliciar com uma casquinha crocante de frango e com uma carne super suculenta e saborosa.
- A abóbora pega o gostinho do tempero da carne, por isso você não precisa temperá-la, a cebola assada fica docinha e suave, fica ainda mais gostoso se você pingar algumas gotinhas de suco de limão.
- Esta é uma refeição para 4 pessoas, saudável, simples e econômica.
Espero que você tenha gostado desta receita e se tiver dúvidas ou sugestões é só deixar um comentário abaixo. Não esqueça de quando fizer esta receita em casa bater uma foto e postar nas redes sociais com a #amorpelacomida, eu vou adorar ver e curtir a sua criação.
Ah, e se você ainda não é inscrito no Amor Pela Comida no YouTube inscreva-se e fique sempre por dentro das novidades 😉
4 Comentário
Adoro as receitas
Obrigada Rosa, fico feliz que está gostando das receitas! Beijos
Olá Susan Martha! Eu aqui visitando e degustando suas maravilhosas receitas. Esse frango me deixou engolindo seco. Abraços.
Espero que teste a receita em casa!