Eu amo um biscoitinho crocante para enganar a fome entre as refeições, mas acho caro e nem sempre muito saudável as opções sem glúten e sem lactose que encontramos no mercado.
Eu sei que você deve estar pensando que fazer biscoito em casa dá muito trabalho, mas essa receita é super rápida, muito fácil de fazer e leva poucos ingredientes, então acho que vale a pena testar, não é mesmo?
INGREDIENTES:
- 1 xícara de coco seco
- 1/2 xícara de amendoim torrado (ou substitua por nozes, castanhas, amêndoas, macadâmia)
- 1 ovo
- 4 colheres de sopa de melado (ou substitua por mel, agave ou 1/4 xícara de açúcar de coco)
- 4 colheres de sopa de óleo de coco (meça derretido)
- 1/2 colher de chá de sal
- 1 colheres de chá de pimenta síria ou canela (opcional)
- 1 colher de chá de gengibre em pó (opcional)
MODO DE PREPARO:
- Bata todos os ingredientes no multiprocessador até que forme uma massa uniforme e grudenta.
Se você não tiver multiprocessador você pode liquidificar o amendoim ou a castanha da sua preferência até virar uma farinha. Aí é só transferir a farinha de amendoim para uma bacia e adicionar os demais ingredientes, mexendo primeiro com uma colher e depois com as mãos.
- Forre uma forma com papel manteiga e unte com um pouco de óleo.
- Unte as mãos com um pouco de óleo, pegue uma porção de aproximadamente 1 colher de sobremesa de massa e modele com as mãos formando uma bolinha.
- Depois de formar a bolinha modele apertando a massa entre as mãos para deixar o biscoito fino. Ajuste com os dedos para deixar as beiradas mais redondas.
- Coloque os biscoitos na forma sobre o papel manteiga untado. Estes biscoitos não crescem e nem espalham muito enquanto assam.
- Leve para assar em forno baixo preaquecido à 160ºC de 15-20 minutos. Os biscoitos precisam estar dourados.
- Quando você retirar os biscoitos do forno eles estarão ainda um pouco macios, mas conforme eles esfriam ele endurecem.
- Deixe esfriar os biscoitos preferencialmente sobre uma grade para evitar que suem a parte de baixo. Se você não tiver uma grade própria para isso você pode colocar eles para esfriar sobre a grade do fogão, mas certifique que seu fogão esteja limpo.
- Os biscoitos ficam fininhos e crocantes.
- Se preferir você pode fazer biscoitinhos menores, para isso use 1 colher de chá de massa e modele da mesma forma.
- Armazene em um vidro bem fechado por aproximadamente 1 semana. Para que fiquem crocantes por mais tempo coloque um plástico sobre a boca do vidro e aí sim feche com a tampa, isso evita que o ar entre e amoleça os biscoitos.
DECORANDO OS BISCOITOS
Esta etapa é totalmente opcional, mas vai deixar seus biscoitos com cara de comprados nas melhores panificadoras.
INGREDIENTES:
- 50 gramas de chocolate meio amargo ou amargo (se intolerante procure por opções sem lactose)
- 1 colher de sopa de óleo de coco derretido
- 3 colheres de sopa de coco seco
MODO DE PREPARO:
- Derreta o chocolate em banho-maria ou no microondas em potência baixa por 2 minutos (coloque de 30 em 30 segundos e vá mexendo para não queimar o chocolate)
- Adicione o óleo de coco ao chocolate.
- Mexa bem até que óleo de coco seja incorporado ao chocolate, deixando o chocolate mais mole e brilhante.
- Mergulhe o biscoito molhando apenas um lado da borda.
- Deixe escorrer o excesso de chocolate.
- Mergulhe o biscoito no coco ralado sem cobrir totalmente o chocolate.
- Para firmar o chocolate coloque os biscoitos sobre papel manteiga e leva para a geladeira por aproximadamente 10 minutos ou até que o chocolate endureça.
- Depois de endurecer o chocolate guarde em um vidro bem fechado.
Estes deliciosos biscoitos agradam adultos e crianças e são perfeitos para comer com um chazinho de ervas ou um bom café espresso.
Se preferir você pode decorar com amendoim picado ao invés do coco ralado. Mas mesmo que você não queira decorar estes biscoitos já são deliciosos mesmo assim 😉
Espero que você tenha gostado desta receita e se tiver dúvidas ou sugestões é só deixar um comentário abaixo. Não esqueça de quando fizer esta receita em casa bater uma foto e postar nas redes sociais com a #amorpelacomida, eu vou adorar ver e curtir a sua criação.
Ah, e se você ainda não é inscrito no Amor Pela Comida no YouTube inscreva-se e fique sempre por dentro das novidades 😉
12 Comentário
Maravilhosas receitas e é justamente o que eu preciso sem glúten e sem lactose e muito bem explicadinho.
Obrigada!
Ednise
Oi Ednise, fico feliz que tenha gostado das receitas 🙂
Eu gosto de bater várias fotos do passo a passo, assim você pode ter referência do ponto certo que fica a receita.
Quando testar a receita manda uma fotinho pra eu poder ver 😉
Beijos
Humm vou testar ?
Nossa, esse biscoito fica bom demais, viciei! Minha mãe já quer que eu faça pra ela levar pra fazenda um vidro cheio, hehehe 😉
Aposto que o Lorenzo vai gostar também 😀
Beijos
Pode substituir o ovo?
Oi Michele, talvez funcione com “ovo de linhaça”, mas não sei se vai dar a liga necessária 🙁
Pode ser que funcione mas não fique tão crocante.
Beijos
Hum o biscoito de cocô e amendoim é ótimo,muito fácil,gostei muito pois amo amendoim.Porém tive dificuldade em colocar na forma,fazendo as bolinhas tudo bem, mas na hora de aperta-los entre as mãos para achata-los eles ficara grudentos nas mãos com dificuldades de tira-los para colocar na forma.Eu também usei foi óleo de girassol pois na minha cidade não se encontra óleo de cocô.Alguma sugestão para isso não torna a acontecer de grudar?mas o sabor maravilhoso. Obrigada pelas receitas sem glúten e lactose amei pois ti com uma restrição desses.
Oi Dinalva, que bom que testou a receita, eu também amo coco e amendoim assim como você! Para que a massa fique menos grudenta você pode adicionar um pouco mais de coco seco na massa, até dar o ponto de desgrudar das mãos.
A umidade da receita tem a ver com o clima que você mora ou até mesmo se o coco é úmido e adoçado, o melhor é que seja coco seco integral. Eu já testei esta mesma receita sem medir muito bem as quantidades e ela ficou mais seca na hora de enrolar, mas depois de assado ficou menos crocante.
Tente achar o meio termo, nem seca demais e nem grudenta demais a ponto de não conseguir enrolar e achatar os biscoitos.
Beijos e até a próxima!
Ola sera que no lugar do coco seco posso usar u residuo que sobra quando faco leite de coco? Faco leite de coco aqui em casa e o residuo que sobra nao fica igual farinha, fica como como se tivesse ralado o coco bem fininho sera que da pra substituir pelo coco ralado?
Oi Renata, nesta receita acho que vai dar certo, mas não são em todas as receitas que vai funcionar. O resíduo do leite de coco é praticamente só a fibra do coco, este resíduo não tem quase nenhuma gordura e também não tem mais tanto sabor de coco. Lembre-se de secar rapidamente o resíduo antes de colocar no biscoito, se não secar vai adicionar umidade para a massa e vai estragar a estrutura do biscoito. Beijos
quantos ml tem a xícara usada na receita??💕
240 ml, xícara padrão de medida
Veja: https://www.youtube.com/watch?v=bWNs_YxzkRc