Talvez você já tenha acessado vários blogs em busca de como substituir farinha de trigo das receitas tradicionais e provavelmente você encontrou informações bem diferentes e que acabaram confundindo mais do que explicando o que realmente você estava procurando.
RECEBA EM
PRIMEIRA MÃO
Entre na lista VIP e garanta acesso antecipado
às receitas da Chef Susan Martha antes de todo mundo!
Enviado com sucesso!
Mas saiba que você não está sozinha, mesmo eu que sou chef de cozinha, que fiz faculdade para aprender a cozinhar tive a mesma dificuldade que você, pois na faculdade de gastronomia aprendi a culinária clássica, praticamente nada era falado sobre alimentos sem glúten, ainda mais que me formei a mais de 10 anos atrás.
COMO SUBSTITUIR FARINHA DE TRIGO POR FARINHAS SEM GLÚTEN?
Pra começar já vou logo dizer pra você que NENHUMA farinha sem glúten sozinha vai substituir a textura, elasticidade e liga que a farinha de trigo proporciona para as receitas.
E é por isso que você sempre encontra uma combinação de farinhas em receitas sem glúten. As farinhas sem glúten são combinadas para imitar as características que a farinha de trigo proporcionaria para as massas.
MAS A FARINHA DE ARROZ NÃO SERVE PARA SUBSTITUIR FARINHA DE TRIGO?
Talvez você tenha começado a se aventurar pela culinária sem glúten e acreditou que para substituir farinha de trigo você deveria usar a farinha de arroz e que a preparação sairia perfeita.
Pois é, eu também acreditei nesta informação e também me decepcionei. Se você usar apenas a farinha de arroz nas receitas você logo vai perceber que a textura fica farelenta, praticamente se desmancha ao toque e que a massa não tem nenhuma viscosidade. Por ficar meio seca fica até difícil de engolir.
A farinha de arroz é uma farinha que confere sim estrutura para a massa, mas não apresenta nenhuma viscosidade e por isso você encontra muitas receitas sem glúten com farinha de arroz e amido de milho ou polvilho doce.
Os amidos conferem elasticidade e liga para as massas, mas nem sempre são suficientes para manter todos os ingredientes da receita estáveis, e é por isso que utilizamos a goma xantana em muitas receitas sem glúten.
MAS O QUE É ESSA BENDITA GOMA XANTANA?
Eu sei que o nome é estranho, mas a goma xantana serve para estabilizar, emulsificar e espessar a massa, ou seja, meio que faz o papel que o glúten faria na massa.
Ela é sempre usada em pequena quantidade nas receitas e talvez você já tenha cometido algum erros usando a goma xantana, é normal, eu aprendi errando também e logo percebi que excesso de goma xantana destrói qualquer massa!
Quando você não mede a goma xantana com precisão e ela está em excesso na massa, provavelmente seu bolo ou pão não vai crescer e vai ficar abatumado.
O que acontece é que a goma xantana em contato com os líquidos da receita tem um poder muito aglutinante, vira meio que uma cola dura e uma vez em excesso não tem milagre pra salvar a receita.
Por isso eu sempre indico usar colheres de medida niveladas, não pode ser aquela colher que usamos no dia a dia e também não pode estar transbordando. A colher de chá tem 5 ml e a colher de sopa 15 ml.
Normalmente você usa 1/2 colher de chá de goma xantana em receitas de bolo e 1 colher de chá em receitas de pão, mas tudo vai depender das farinhas sem glúten que você estiver usando nas receitas, se a massa tem mais umidade, se leva ovos… é tipo uma fórmula química, precisa estar equilibrada para funcionar.
MAS EU JÁ VI RECEITAS USANDO APENAS 1 TIPO DE FARINHA SEM GLÚTEN E SEM GOMA XANTANA
Pois é, tem muita receita errada e que não funciona espalhada na internet. Mas eu também já fiz receitas com apenas 1 tipo de farinha sem glúten e até mesmo sem nenhuma farinha.
Este bolo de nozes é um exemplo disso, não leva nem farinha, nem goma xantana e mesmo assim dá certo! Mas este é um bolo que leva banana, ovos e as nozes fazem o papel da “farinha” na receita.
-> Clique aqui para conferir a receita 😉
Quando você entende a estrutura das farinhas sem glúten e como elas se comportam nas receitas você consegue ter mais liberdade na cozinha e consegue substituir farinha de trigo das receitas tradicionais.
O que você precisa mesmo é um pouco mais de experiência com as farinhas sem glúten e entender para que serve cada tipo de farinha que você usa nas receitas.
APRENDA A METODOLOGIA QUE EU UTILIZO PARA SUBSTITUIR A FARINHA DE TRIGO DAS MINHAS RECEITAS
Muitas pessoas se apaixonam por minhas receitas porque elas realmente funcionam, mas o que muitas pessoas não sabem é que existe uma lógica por trás de cada escolha que faço na hora que estou criando uma receita nova.
Quando começamos a cozinhar sem glúten realmente é uma grande confusão, são muitas farinhas e as vezes queremos usar aquelas que temos em casa pra fazer determinada receita.
Não sei você, mas eu já errei muito! E não foi por falta de pesquisa, porque vasculhei a Internet toda pra conseguir achar uma explicação lógica que me explicasse os porquês das farinhas sem glúten. Achei muitas informações duplicadas e que pela minha experiência sabia estavam erradas.
Por isso decidi transformar minha cozinha em meu laboratório e criei a minha própria metodologia. Esta metodologia foi testada, aprovada e que realmente funciona! Eu uso ela em todas as minhas receitas.
Pra facilitar sua vida eu criei um super atalho, você não precisa mais errar como eu errei para conseguir fazer as melhores substituições. Eu criei um curso online exclusivo que vai te ensinar:
- Como substituir a farinha de trigo das receitas tradicionais,
- Como cada uma das 23 farinhas absorvem a água,
- Criar um MIX exclusivo de farinhas sem glúten pra você fazer em casa,
- Como substituir e combinar as farinhas sem erros e muitas dicas e bônus especiais que irão te ajudar a criar suas próprias receitas sem glúten.
Se você tem interesse em aprender mais sobre as farinhas sem glúten eu convido você a conferir meu Curso Online – Dominando as Farinhas Sem Glúten:
Será um prazer ensinar pra você como substituir farinha de trigo das receitas tradicionais e eu tenho certeza que você vai economizar tempo e dinheiro com receitas que não funcionam.
Você vem? 😉
14 Comentário
Gostaria de participar do curso
Oi Elizete, clique neste link para comprar o curso: https://curso.amorpelacomida.com.br/curso-farinhas-sem-gluten
Se tiver alguma dúvida é só mandar uma mensagem. Beijos
Olá
Estou tirando o glúten a alguns meses e gostaria de aprender lidar com as substituções das farinhas s glúten .
Não posso usar a farinha de arroz
Uso mais a de amêndoa, coco e de grão de bico e os polvilhos.
No curso vou ter essas explicações?
Oi Marcia, eu tenho um curso perfeito pra você que vai solucionar todas suas dúvidas sobre os tipos de farinhas, sobre as combinações dos ingredientes e também como adaptar as receitas originalmente com farinha de trigo. Para conferir mais informações é só acessar o link: https://promo.amorpelacomida.com.br/curso-de-farinhas-sem-gluten/
Se você tiver qualquer dúvida é só entrar em contato no e-mail suporte@amorpelacomida.com.br
Beijos
Sempre lhe acompanho pelas redes socias e gosto muito. Ainda não deu para fazer seus cursos, mas logo que seja possivel vou fazer principalmente paes porque adoro pao
Oi Ednilsa, muito obrigada por acompanhar meu trabalho! Ficarei muito feliz em ter você como minha aluna, beijos
Olá Susan !
Não poderia fazer tb um curso para substituição das farinhas pelas farinhas que são exclusivamente Low Carb?
Tenha certeza que eu me inscreveria 🙂
Pretendo em breve fazer este das farinhas sem glúten, mas o fato é que adotei o estilo de vida Low Carb então a possibilidade deste outro curso me atrai muito…
Pense na possibilidade ok ?!
Gratidão por partilhar estas receitas incríveis que vc disponibiliza !
Comecei a seguir vc tb no Youtube 😉
Olá, sei que muitas pessoas já adotaram a dieta low carb como estilo de vida, mas eu particularmente não gosto muito das texturas das receitas low carb e também não faz muito sentindo me especializar em algo que não pratico no dia a dia. As receitas low carb esporadicamente aparecem por aqui, mas prefiro receitas com amido e açúcar mesmo, acho que segredo está no equilíbrio e não na restrição. Beijos
Ola! Por causa de um problema medico, preciso retirar a farinha de trigo, no caso de bolos ,posso usar alguma fruta, maçã ou banana pra dar textura? Tambem ouvi falar em usar chuchu pra deixar mais nutritivo e molhadinho bolos de darinha de arroz, é verdade? Desde já agradeço muito! Grande abraço!
Oi Alessandra, usar somente a farinha de arroz não vai resolver seu problema, mesmo usando frutas você precisa combinar mais de uma farinha sem glúten para obter melhores resultados. Sugiro que confira meu curso online onde explico como substituir a farinha de trigo na prática e também tudo sobre 23 tipos de farinhas sem glúten e suas substituições, veja o link: https://promo.amorpelacomida.com.br/curso-dominando-as-farinhas-sem-gluten
Beijos
Sempre substituo por farinha de arroz e sempre deu muito certo, aliás, mais saboroso. O bolo de cenoura eu substituo o óleo de soja por óleo de coco e a farinha de trigo por de arroz e o resultado é maravilhoso.
Olá Rogers, eu entendo que você tem a sua opinião e não se importa muito com a textura das receitas, porém eu como especialista na área posso te garantir que apenas farinha de arroz não é a solução da culinária sem glúten. No caso do bolo de cenoura pode ser que funcione bem, pois já exitem as fibras da cenoura ajudando a deixar o bolo mais flexível, mas pode acreditar que nem sempre esta substituição vai funcionar como o esperado.
Olá Querida, a substituição da farinha pela xantana na massa de pizza serve tbm? Abç!
Você nunca usa a goma xantana como se fosse uma farinha, ela sempre é usada em pequenas quantidades nas receitas.
Veja esta massa de pizza: https://www.amorpelacomida.com.br/massa-de-pizza-fit/