Muitas mães me procuram e pedem receitas sem ovos, vou confessar que essa não é a minha especialidade, mas sempre me esforço pra poder atender todos os pedidos. Eu amo receitas fáceis e essa receita de biscoito salgado vegano é simplesmente muito simples de preparar. Você precisa de poucos ingredientes e não vai precisar usar nenhum utensílio doméstico, apenas o forno pra assar 🙂
RECEBA EM
PRIMEIRA MÃO
Entre na lista VIP e garanta acesso antecipado
às receitas da Chef Susan Martha antes de todo mundo!
Enviado com sucesso!
BISCOITO SALGADO VEGANO MUITO SIMPLES DE PREPARAR
Basicamente você mistura todos os ingredientes secos, adiciona o óleo e depois dá o ponto da massa adicionando a água aos poucos. Esta receita de biscoito salgado vegano rende 24 biscoitos pequenos (aproximadamente 2 colheres de chá de massa em cada biscoito).
Eu assei em uma forma de 20 x 30 centímetros forrada com papel manteiga. Se você tiver um forno grande você pode dobrar a receita, assar em duas formas e assim obter um maior rendimento.
BISCOITO SALGADO VEGANO CROCANTE
E se você gosta de biscoitos crocantes esta é a receita ideal pra você! Eu sempre gosto mais dos biscoitos crocantes do que daqueles que mais macios, principalmente em receitas salgadas.
Este biscoito salgado vegano é daqueles que quando você morde faz “croc-croc“, uma delícia e ainda tem o sabor que lembra pizza, acho que não tinha como ficar mais gostoso 😉
BISCOITO SALGADO VEGANO SABOR PIZZA SEM GLÚTEN E SEM LACTOSE
- Rendimento: 24 biscoitos pequenos 1x
Descrição
Este biscoito faz croc-croc a cada mordida e ainda tem um sabor delicioso que lembra pizza!
Ingredientes
- 1/2 xícara de farinha de arroz
- 1/4 xícara de fécula de batata
- 1/4 xícara de polvilho azedo
- 2/3 de farinha de amendoim
- 1/3 xícara de farinha de linhaça ou chia
- 1 colher de chá de goma xantana
- 1 colher de chá rasa de sal
- 2 colheres de sopa de orégano (opcional)
- 1/3 xícara de óleo de girassol
- 1/3 xícara de água
- 1 dente de alho esmagado (opcional)
Modo de Preparo
- Em uma bacia adicione todos os secos: a farinha de arroz, a fécula de batata, o polvilho azedo, a farinha de amendoim, a farinha de linhaça, a goma xantana, o sal, o orégano ou o tempero da sua preferência.
- Depois de misturar os secos adicione o óleo e o alho, eu gosto de colocar o alho misturado no óleo pra ser mais fácil de espalhar na massa os sabores.
- Misture com a ponta dos dedos e vá adicionando a água aos poucos, no começo vai parecer que não está dando certo, que a massa não vai se unir, mas não se preocupe que é assim mesmo, ela fica um pouco farelenta no começo.
- Coloque água até que você obter uma bola de massa unida, não farelenta e modelável.
- Preaqueça o forno a 180ºC e forre uma forma de 20 x 30 centímetros com papel manteiga untado com um pouco de óleo.
- Modele os biscoitos usando aproximadamente 2 colheres de chá de massa para cada biscoito salgado vegano. Pegue um pouco de massa, aperte com a mão até formar uma bolinha e depois achate a bolinha pressionando entre as palmas da mão.
- Coloque os biscoitos sobre o papel manteiga untado, não precisa ser muito afastado, pois estes biscoitos não crescem e não espalham na forma.
- Leve para assar em forno preaquecido a 180º C por aproximadamente 35 minutos ou até que a parte inferior esteja dourada e os biscoitos crocantes. Assim que os biscoitos saem do forno ainda não estão mega crocantes, mas assim que esfriam eles endurecem. Se você testar um e perceber que ainda está mole coloque mais 5 minutos no forno, alguns fornos demoram mais para assar.
- Deixe esfriar sobre uma grade ou coloque em um prato forrado com papel toalha. Quando esfriarem por completo coloque-os em um vidro e feche bem. Eu gosto de colocar sempre um plástico na tampa, assim garanto que o ar não entra no vidro e os biscoitos ficam crocantes do começo ao fim.
Notas
- Substitua a farinha de arroz por farinha de trigo sarraceno.
- Substitua a fécula de batata por amido de milho.
- Substitua a farinha de amendoim pela farinha de oleaginosas da sua preferência, amêndoas, castanhas, macadâmias, etc. Para fazer a farinha em casa é só processar as oleaginosas no liquidificador.
- A farinha de linhaça feita em casa é sempre a melhor opção, basta bater os grãos no liquidificador até virar farinha. Quando você compra a farinha já moída muitas vezes está rançosa e amarga, pois oxida muito rápido.
- Substitua a goma xantana por goma guar ou CMC na mesma proporção.
- Substitua o orégano por alecrim, chimichurri, páprica, ervas de Provence, etc
- Coloque a água aos poucos, talvez você precise um pouco menos, talvez um pouco mais, cuidado para não exagerar e não ultrapasse 1/2 xícara.
Você deve obter uma bola de massa modelável e não farelenta.
Coloque os biscoitos sobre o papel manteiga untado, não precisa ser muito afastado, pois estes biscoitos não crescem e não espalham na forma.
Assim que os biscoitos saem do forno ainda não estão mega crocantes, mas assim que esfriam eles endurecem. Se você testar um e perceber que ainda está mole coloque mais 5 minutos no forno, alguns fornos demoram mais para assar.
DICAS:
- Esta é uma massa mais delicada pois não contém glúten ou ovos, se quiser deixar a massa mais firme leve-a para refrigerar por 30 minutos e depois modele os biscoitos.
- Você pode adicionar outros sabores e especiarias, eu testei com páprica defumada misturada com alecrim e ficou maravilhoso! Use pimenta, cúrcuma, curry, pimenta síria outras ervas, mas não ultrapasse 2 colheres de copa de tempero. Se você quiser aprender mais sobre como temperar os alimentos adquira meu E-book Guia de Temperos para Iniciantes em Reeducação Alimentar clicando aqui ou na foto abaixo!
- Eu misturei polvilho azedo com fécula de batata, mas para obter um sabor mais intenso de queijo use apenas o polvilho azedo.
- Você pode apertar a superfície do biscoito com um garfo assim você cria um padrão visual mais interessante.
- Cuidado para não exagerar na água, mas caso isso aconteça e a massa fique muito grudenta, adicione um pouco mais de farinha de arroz até que a massa desgrude das mãos. A quantidade de água pode variar conforme as substituições que você fizer na receita.
CONFIRA OUTRAS RECEITAS DE BISCOITO SALGADO VEGANO:
Espero que você tenha gostado desta receita de biscoito salgado vegano e se tiver dúvidas ou sugestões é só deixar um comentário abaixo. Não esqueça de quando fizer esta receita em casa bater uma foto e postar nas redes sociais com a #amorpelacomida, eu vou adorar ver e curtir a sua criação.
Ah, e se você ainda não é inscrito no Amor Pela Comida no YouTube inscreva-se e fique sempre por dentro das novidades!
16 Comentário
Oi boa noite
Fiz o biscoito salgado vegano,gostei achei que ficou bem duro.Eu usei a goma,que acho que é o mesmo do polvilho doce.Eu posso fazer este biscoito sem a linhaça e a chia? Pois não gosto muito do sabor e cheiro da linhaça.Até usei nesta que fiz,mas queria ver sem esse ingrediente se fica bom.
ATT
DINALVA
Oi Dinalva, a goma xantana e o polvilho doce são coisas completamente diferentes. Você mudou a proporção do polvilho doce?
Se você não gosta de linhaça nem de chia você pode trocar por mais farinha de amendoim, então ao invés de usar 2/3 xícara de amendoim você usa 1 xícara.
Este é um biscoito bem crocante mesmo, o amendoim costuma deixar os biscoitos bem croc-croc.. será que você não assou demais no forno? Se eles ficaram por muito tempo no forno podem ter ressecado e ficado duros demais.. Deixe os biscoitos com a tampa do vidro aberto por algumas horas.. acredito que a umidade vá deixá-los mais moles.
Beijos
Oi Susan, boa tarde.Obrigada pela atenção em responder.A goma que te falei não é a goma xantana não.Na minha região temos uma goma que me parece que é o mesmo que o povilho doce e a araruta.Eu usei sim a mesma quantidade sim da receita.Ainda essa semana quero testar fazer com o povilho azedo e o amido de milho(maizena)e acrescentar no amendoin ao invés de usar a linhaça e a chia conforme a dica que vc deu.Será que dará certo usando o povilho azedo com o amido de milho?O povilho azedo tem um cheiro ruim depois de assado os biscoitos não fica com esse cheiro não?
O biscoito de coco com amendoin faço sempre.Eu amo.
Quero experimentar também o bolo de cenoura com a cobertura de semente de girassol.Você deu 2 receita diferente de bolo de cenoura?Qual a melhor?
ATT
SINALVA
Oi Dinalva, eu não conheço nenhuma goma que seja parecido com polvilho doce e araruta. A goma xantana é um pozinho bem fino, lembra a textura do polvilho, mas são coisas bem diferentes. Sem saber ao certo qual é a goma que você está falando não tenho como emitir minha opinião.
Você sempre pode substituir amido de milho, polvilho doce, fécula de batata e araruta um pelo outro que sempre vai dar certo. O polvilho azedo também entra nessa categoria de farinhas leves (amidos) mas como você falou, ele tem um cheiro de “queijo” e por isso uso mais em receitas salgadas.
Quanto às receitas de bolo de cenoura eu gosto das duas, são bem diferentes em textura e sabor, mas ambas são muito gostosas. Faça a que tiver com mais vontade, não vai se arrepender!
Beijos
Olá,Boa tarde
Esse biscoito salgado sabor pizza o que eu poderia substitui pela farinha de arroz? Na minha cidade não tem e a minha acabou.Quero tentar fazer ele de novo pois não gostei muito,acho por que coloquei a linhaça dai vou fazer sem ela como vc recomendou acrescentando na farinha de anendoim.A farinha de arroz integral ou comum tem algum gosto,cheiro. Pois a que eu tinha achei ela escura e com um cheiro,gosto enjoativo.
ATT
DINALVA
Oi Dinalva, ao lado da lista de ingredientes você pode conferir a minha indicação de substituição da farinha de arroz por farinha de trigo sarraceno ou farinha de aveia.
A farinha de arroz é uma das mais neutras, mesmo a integral não tem muito gosto ou cheiro. Talvez a sua estava vencida ou estragada.
Beijos
Acabei de fazer e eles ficaram uma delícia, e super crocantes! Fiquei muito feliz em fazer meus primeiros biscoitos ^^
Oi Maísa, que alegria que você acertou em cheio já na sua primeira receita de biscoito! Parabéns!
Fico feliz que gostou da receita 🙂
Em uma próxima oportunidade aproveite para ranquear a receita com as “estrelinhas”, isto ajuda a receita ser mais popular com quem está procurando por biscoitos 😉
Beijos
Olá, vc sabe quantas calorias tem por biscoito?
Não sei, nas receitas mais antigas eu não calculava as informações nutricionais.
Beijos
Oi Chef amo suas receitas😍, elas sempre funcionam 🙏🏼 e ficam uma delícia😋, posso substituir a farinha de linhaça por 1 ovo, pois eu encontro com mais facilidade aqui😉😘
Sim, mas será necessário ajustar a textura da massa, com ovo ficará mais macio
Eu fiz e ficou muito bom. Muita gratidão pela receita. Estava a procura de uma receita de biscoito sem glúten e sem leite ou derivados. Quando a gente tem que tirar o glúten o mais difícil são as refeições intermediárias. Um biscoito desse salva naquele momento de fone. Deus te abençoe grandemente.
Fico feliz que amou a receita!
posso usar polvilho doce em vez de polvilho azedo ?
Não recomendo, o polvilho azedo é que expande mais e que proporciona todas as características dessa receita.