Assim que eu publiquei a receita de Panetone sem glúten e sem lactose eu recebi vários comentários perguntando se era possível substituir os ovos, mas como já falei algumas vezes por aqui, quando a receita tem mais de dois ovos é difícil substituí-los sem estragar a textura da massa. Por este motivo decidi criar um Panetone Vegano.
RECEBA EM
PRIMEIRA MÃO
Entre na lista VIP e garanta acesso antecipado
às receitas da Chef Susan Martha antes de todo mundo!
Enviado com sucesso!
Eu fiz vários testes para chegar na textura ideal e por isso minha sugestão é que você siga a receita do panetone vegano a risca, sem fazer substituições.
Eu sei que você quer sempre substituir os ingredientes para usar o que tem em casa, mas como o panetone vegano é uma receita especial eu vou indicar todas as substituições que não interferem muito na textura.
Eu comecei a desenvolver esta receita pensando em criar um bolo de frutas, fiquei bem satisfeita com o primeiro teste e percebi que a receita tinha potencial para virar um panetone vegano.
PANETONE VEGANO OU BOLOTONE?
Esta receita de panetone vegano é deliciosa, fica macia e úmida, mas infelizmente não lembra em nada aquela textura de panetone tradicional.
Quando a receita não leva ovos e farinha de trigo fica muito difícil conseguir chegar naquela textura.
A textura deste panetone vegano está mais para “bolotone”, mas apesar da textura não ser a esperada o sabor deste panetone vegano é perfeito, lembra muito o sabor do panetone tradicional.
Essa massa de panetone vegano leva fermento biológico, essências de rum e essência de panetone.
Quando combinamos estes sabores com as frutas secas você vai ter a sensação de estar realmente comendo um verdadeiro panetone.
PANETONE VEGANO ÚMIDO E MACIO
Acho que uma das coisas mais importantes de qualquer panetone é a maciez e a umidade.
Provavelmente você já comprou um panetone seco e não tem nada mais desagradável quando você morde um pedaço esperando uma textura e por fim não tem nada a ver com o esperado.
As receitas de panetone industrializadas levam uma grande quantidade de gorduras trans, emulsificantes e estabilizantes que fazem com que seja possível alcançar aquela textura leve, macia e úmida.
Mas nesta receita de panetone vegano você só vai precisar de 1/4 de xícara de óleo, eu escolhi o de girassol que é rico em vitamina E e por isso antioxidante, mas você pode trocar por óleo de coco para deixar a receita ainda mais saudável.
O que proporciona maciez e umidade para esta receita de panetone vegano é a combinação de tâmaras, banana, suco de laranja e sementes de girassol.
Ingredientes naturais, saudáveis e nutritivos, para você comer sem peso na consciência.
RECEITA DE PANETONE VEGANO SEM AÇÚCAR
Apesar de eu ter decorado o panetone vegano com açúcar de confeiteiro, a decoração é totalmente opcional. A massa deste panetone é adoçada apenas com frutas, sem nenhum açúcar refinado.
Usei tâmaras, banana e suco de laranja e a combinação de sabores ficou ótima!
RECEITA FÁCIL DE PANETONE VEGANO
Esta é uma receita que leva vários ingredientes, mas realmente cada um deles foi escolhido para uma função.
Mas apesar disso esta é uma receita bem simples, você vai demorar mais para separar os ingredientes do que para preparar a massa.
O método é bem simples, misture os ingredientes secos, bata os ingredientes os molhados no liquidificador, junte os dois e deixe crescer. Depois que a massa cresceu é só levar para assar.
Espere sempre o panetone vegano esfriar para depois cortar, se você cortar ele ainda quente a textura vai ser prejudicada.
FERMENTAÇÃO DA MASSA DE PANETONE VEGANO
Como falei anteriormente esta é uma receita que leva fermento biológico e toda vez que você usa este tipo de fermento nas massas você precisa esperar o fermento agir antes de levar ao forno.
Não é como o fermento para bolo que assim que assim que você coloca na massa, você já leva a receita ao forno.
O fermento biológico é um ingrediente vivo, ele se alimenta do açúcar presente na receita e começa a soltar gases dentro da massa.
Esses gases da fermentação é que vão deixar a massa mais fofinha, por isso é importante ter paciência para esperar o fermento se desenvolver.
A fermentação ocorre mais rapidamente em temperaturas mais elevadas, por isso eu gosto de colocar a massa do panetone vegano para crescer dentro do forno micro-ondas desligado, junto com 1 xícara de água fervida.
O vapor liberado dentro do ambiente fechado cria um tipo de estufa e assim o panetone cresce mais rápido.
Mas o “mais rápido” pode demorar até 1 hora, a fermentação é um processo mais lento mesmo, por isso é bom você testar esta receita de panetone vegano em um dia que não tiver nenhum compromisso.
As vezes pode demorar mais que 1 hora pra crescer.
O sabor da fermentação é um dos sabores característicos do panetone vegano, mas se você não quiser usar o fermento biológico você pode substituir por 1 colher de sopa de fermento para bolo.
Se optar por esta opção usando o fermento químico você deve levar a massa imediatamente para assar.
DECORAÇÃO DO PANETONE VEGANO
Na receita de panetone sem glúten e sem lactose que já compartilhei por aqui eu usei um glacê de açúcar confeiteiro misturado com limão.
Depois de colocar o glacê decorei com algumas frutas, se você preferir pode fazer o mesmo nesta receita. Você pode conferir a receita do panetone sem glúten e sem lactose clicando aqui!
Desta vez quis fazer algo mais simples, apenas polvilhei um pouco de açúcar confeiteiro por cima e decorei com motivos natalinos. Na verdade você não precisa decorar com nada, pois mesmo puro ele já é muito apetitoso.
Se quiser presentear os amigos e familiares você pode colocar o panetone vegano dentro de uma embalagem plástica, decorar com um laço bem bonito e assim transmitir seu amor com um presente feito por você. Não sei você, mas eu amo receber comida de presente!
DURABILIDADE PANETONE VEGANO
Eu moro no Sul do Brasil e as temperaturas costumam ser bem mais amenas. A durabilidade das receitas depende muito da temperatura do ambiente e também da umidade da massa.
Bolos e pães mais secos, feitos apenas com farinhas, sem frutas, sem verduras, sem leite acabam durando mais fora da geladeira.
Mas receitas mais úmidas com vegetais, frutas, grãos cozidos costumam estragar com mais rapidez.
Eu gosto de dar o seguinte exemplo, se você tirar a banana da casca, esmagar ela e deixar exposta na bancada de um dia para o outro, você vai perceber que no dia seguinte ela já está começando a estragar.
O mesmo acontece com um bolo de banana na bancada.
Eu tenho uma amiga que mora no interior do Mato Grosso, ela me alertou que em algumas receitas mais úmidas que eu dizia que a durabilidade era de uns 2 ou 3 dias fora da geladeira, na cidade dela que é tipo um forno a céu aberto, a receita começava a ficar “gosmentinha” já no dia seguinte.
Por isso agora com receitas mais úmidas sugiro que você coloque a receita na geladeira já no primeiro dia ou se você não conseguir consumir em uns 7 dias congele em porções por até 3 meses.
Se não gostar de comer receitas geladas é só esquentar por uns 10 segundos no micro-ondas ou colocar em forno baixo por uns 5 minutos.
Se quiser presentear os amigos e familiares com este panetone vegano você pode fazer com antecedência, congelar sem nenhuma decoração e um dia antes de você dar o panetone você retira ele do freezer e coloca na geladeira.
No dia seguinte volte para a temperatura ambiente e aí depois decore-o.
ImprimirPANETONE VEGANO FUNCIONAL
- Tempo Total: 55 minutos
- Rendimento: 1 panetone médio 1x
Descrição
Este panetone é perfeito para quem tem restrições alimentares. Ele fica macio, úmido e mata sua vontade de comer panetone de uma forma mais saudável e nutritiva!
Ingredientes
Bata no liquidificador:
- 1 xícara de suco de laranja
- 1/2 xícara de tâmaras sem caroço
- 1/2 xícara de banana amassada
- 1/4 xícara de óleo
- 1/4 xícara de sementes de girassol
- 1 1/2 colher de chá de essência de panetone (opcional)
- 1 1/2 colher de chá de essência de rum (opcional)
Misture os secos em uma bacia:
- 1 1/2 xícara de farinha de aveia
- 1/2 xícara de farinha de sorgo
- 1/2 xícara de polvilho doce
- 1/4 colher de chá de goma guar, goma xantana ou CMC
- 2 colheres de sopa de fermento biológico seco instantâneo
- Raspas de 1 laranja (opcional)
- Pitada de sal
- 1/4 colher de chá de noz moscada ralada na hora (opcional)
Recheio:
- 3/4 xícara de frutas secas polvilhadas com farinha de arroz
Modo de Preparo
- Coloque o suco de laranja em uma panela e adicione as tâmaras. Assim que ferver desligue o fogo e comece a separar os demais ingredientes.
- Misture os secos em uma bacia.
- Separe 1 forma de panetone de 500 gramas ou 4 forminhas de panetone de 100 gramas e coloque sobre uma forma.
- Depois que você separar os ingredientes secos e a forma bata no liquidificador os ingredientes molhados, mas primeiro aqueça novamente as tâmaras para que elas entrem no liquidificador bem quentes, este calor vai ajudar a ativar o fermento e assim o panetone cresce mais rápido.
- Bata a banana, as tâmaras com o suco de laranja aquecido, o óleo, as sementes de girassol e as essências até formar uma pasta grossinha.
- Despeje a mistura sobre os ingredientes secos e mexa com uma colher até incorporar bem e formar uma massa grossa. Com goma xantana a massa fica um pouco mais grossa.
- Transfira a massa para a forma de panetone e deixe crescer até que o panetone vegano chegue no topo da forma. Quando isso acontecer preaqueça o forno a 180º C por uns 15 minutos.
- Quando o forno estiver aquecido a 180º C coloque o panetone vegano dentro e deixe assar por uns 30 – 35 minutos, faça o teste do palito, quando ele sair limpo, está pronto.
- Para que esfrie de maneira mais uniforme deixe que o panetone vegano esfriar sobre uma grade, pode ser a grade do fogão 😉
- Depois que ele estiver completamente frio retire-o da embalagem de papel e decore-o como preferir.
Notas
- Substitua o suco de laranja por de maçã ou água, com água vai ficar bem menos doce.
- Sempre que usar bananas amasse primeiro e depois meça a quantidade solicitada na receita.
- Substitua as sementes de girassol por qualquer oleaginosa.
- As essências de panetone e de rum são opcionais, mas são elas que conferem o sabor tradicional que estamos acostumados.
- Para fazer farinha de aveia em casa é só bater a aveia sem glúten no liquidificador até virar uma farinha grossa.
- Substitua a farinha de sorgo por farinha de arroz.
- Substitua o polvilho doce por araruta.
- Você usa bem pouquinho mesmo de goma guar/xantana/CMC mas faz toda a diferença, se não usar a receita fica quebradiça e se colocar em excesso fica dura e não cresce.
- Se preferir substitua as raspas de laranja por raspas de limão.
- Nas frutas secas usei passas, damasco picado, ameixa picada e cramberry , se preferir transformar em chocotone use chocolate vegano.
- Tempo de preparo: 25 minutos
- Tempo de cozimento: 30 minutos
- Categoria: Receita Natalina
- Métodos: Assado
- Cozinha: Vegana
Informações Nutricionais
- Rendimento em Porções: 10
- Calorias: 182
- Açúcares: 9 g
- Sódio: 1%
- Gorduras Totais: 6%
- Gorduras Saturadas: 0,6 g
- Gorduras Insaturadas: 0%
- Gorduras Trans: 0%
- Carboidratos: 11%
- Fibras: 12%
- Proteínas: 8%
- Colesterol: 0%
A massa do panetone vegano é bem grossa veja abaixo a textura antes de crescer:
Você pode decorar o panetone vegano como preferir, aqui polvilhei apenas um pouco de açúcar confeiteiro, coloquei uma fita decorativa ao redor e uns enfeites natalinos só pra deixar a foto mais bonita e temática 😉
CONFIRA OUTRAS SOBREMESAS NATALINAS
Espero que você tenha gostado desta receita de Panetone vegano e se tiver dúvidas ou sugestões é só deixar um comentário abaixo.
Quando você fizer esta receita em casa você pode bater uma foto e me enviar pelo Facebook ou pelo Instagram no @amorpelacomida pra que a gente possa conversar sobre a sua criação!
Para aprender a dominar as Farinhas Sem Glúten e aprender como substituir a farinha de trigo das receitas clique aqui!
Para conferir 10 receitas de pães modeláveis que funcionam exclusivas confira meu Curso de Pães Artesanais Sem glúten clicando aqui!
Ah, e se você ainda não é inscrito no Amor Pela Comida no YouTube inscreva-se e fique sempre por dentro das novidades!
10 Comentário
Oi chef susan não vou mais poder usar goma xantana ,posso usar no lugar goma guar ou pyssillium? Se puder coloco a mesma quantidade?desde ja agradeço.?
Substitua a goma xantana por goma guar na mesma proporção e para cada 1/2 colher de chá de xantana use 1 colher de sopa de psyllium. Beijos
Muito obrigado por responder.?
O resultado da substituição muda um pouco, não fica exatamente a mesma coisa, mas funciona 😉
Beijos
Adorei a receita, vou fazer hoje mesmo e conto como ficou.
Espero que goste do resultado! Beijos
E o panetone salgado sem glúten e lactose, como faço?
Não sei, fiz uma vez e achei horrível, nunca mais testei.
olá, bom dia.
vc teria as Informações nutricionais dos itens substituídos que vc informa na receita?
Diabético pode comer esse panetone correto?
obrigado
Oi Jane, esse panetone não é adequado para diabéticos, mas esse aqui é: https://amorpelacomida.com.br/panetone-sem-acucar/
Por mais que seja sem açúcar, ainda assim tem uma quantidade considerável de carboidratos.