Analisando os posts aqui do blog percebi que nunca tinha compartilhado uma receita de pão de aveia fit. Como as receitas de pães são as receitas mais acessadas por aqui, gosto de criar novas opções para quem ama testar receita de pão!

Publicidade

Eu amo usar aveia nas receitas, acho que o sabor e a estrutura que ela confere para as massas sempre deixa tudo mais gostoso. A aveia contém mais fibra solúvel que qualquer outro grão, resultando em uma digestão mais lenta e uma sensação prolongada de saciedade, por isso você vai comer este pão e ficar sem fome por muito tempo. Esta fibra solúvel é conhecida como beta-glucanos, e é comprovado que ela ajuda a diminuir o colesterol.

Pão de aveia fatiado na tábua de madeira sobre mesa branca

RECEITA DE PÃO DE AVEIA FIT SEM GLÚTEN?

Talvez você não saiba, mas a aveia é naturalmente sem glúten. Quando compramos aveia no supermercado percebemos que na embalagem diz que “contém glúten”, porém existem várias marcas que vendem aveia sem glúten.

A aveia é contaminada pelo glúten porque é processada em fábricas que processam alimentos com glúten, e o glúten contamina até pelo ar. Se você tiver problemas com o glúten compre sempre aveia em embalagens lacradas de fábrica e certifique-se que está escrito “sem glúten” na embalagem.

Publicidade

Nem sempre você consegue encontrar aveia sem glúten em cidades do interior, mas já é comum encontrar aveia sem glúten em cidades maiores nos supermercados (na seção de produtos sem glúten) e também em lojas de produtos naturais.

Pão de aveia fatiado sobre tábua de madeira escura e mesa branca

Se você não for celíaco eu recomendo que você compre a aveia “contaminada” que é mais barata e fácil de encontrar, mas se você tiver restrições com o glúten e não encontrar na sua cidade você pode comprar online, basta pesquisar no Google “comprar aveia sem glúten” que diversos sites e marcas irão aparecer.

PÃO DE AVEIA FIT COM 5 INGREDIENTES

Todo mundo tem sal e água em casa, né? Por isso não estou contando eles como ingredientes da receita, mas claro, eles são essenciais 😉

Esta é uma receita de pão bem simples, e apesar de ser uma receita sem glúten este pão não precisa de goma xantana. A goma xantana é frequentemente usada em receitas sem glúten porque ela ajuda na liga e na estrutura da receita, permite mais estabilidade e flexibilidade para as massas.

Publicidade
Pão de aveia fatiado na tábua de madeira sobre mesa branca

Nesta receita de pão de aveia fit você não precisa da goma xantana porque a combinação da aveia com o polvilho doce garantem uma estrutura estável e flexível para a massa.

Além da aveia e do polvilho doce você vai precisar apenas de fermento biológico seco para pães, azeite e mel. Se você for vegano ou não quiser usar o mel você substituí-lo por qualquer açúcar.

COMO POSSO SUBSTITUIR OS INGREDIENTES DO PÃO DE AVEIA FIT?

Bom, na verdade eu preferia que você não trocasse nenhum dos ingredientes, porque é um pão bem simples e cada ingrediente está fazendo uma parte importante na receita.

Único ingrediente que realmente pode ser substituído sem problemas é o mel, pois qualquer açúcar irá desempenhar o mesmo papel na receita.

Sempre que você faz uma substituição você cria uma receita nova e se você não tiver muita experiência pode acabar estragando a receita.

As farinhas sem glúten se comportam de maneira diferente na receita, cada uma absorve a água de maneira diferente e tem características únicas.

Se você quiser aprender como substituir as farinhas sem glúten das receitas e também como substituir a farinha de trigo das receitas tradicionais clique aqui!

Pão de aveia integral fatiado sobre tábua de madeira marrom

 

Imprimir
clock clock iconcutlery cutlery iconflag flag iconfolder folder iconinstagram instagram iconpinterest pinterest iconfacebook facebook iconprint print iconsquares squares iconheart heart iconheart solid heart solid icon
Pão de aveia fit com 5 ingredientes sem glúten, sem ovo, sem leite, vegano

PÃO DE AVEIA FIT


5 Stars 4 Stars 3 Stars 2 Stars 1 Star

4.7 from 22 reviews

  • Autora: Chef Susan Martha
  • Tempo Total: 50 minutos
  • Rendimento: 12 fatias 1x

Descrição

Este pão tem uma textura macia e flexível, lembra muito a textura do pão caseiro da vovó!


Ingredientes

Scale
  • 2 xícaras de farinha de aveia sem glúten (210 gramas)
  • 1 xícara de polvilho doce (120 gramas)
  • 1 colher de sopa de fermento biológico seco instantâneo para pães (12 gramas)
  • 1 e 1/2 colher de chá de sal (7,5 gramas)
  • 1 colher de sopa de azeite (15 ml)
  • 2 colheres de sopa de mel (45 gramas – para deixar esta receita vegana substitua o mel por melado, agave ou qualquer açúcar)
  • 1 e 1/3 xícaras de água morna (320 ml)

Modo de Preparo

  1. Em uma bacia misture a aveia, o polvilho doce e o fermento biológico. Depois de misturar estes três ingredientes adicione o sal e mexa novamente.
  2. Adicione o azeite, o mel e mais ou menos 1 xícara de água morna e mexa bem.
  3. Espere 10 minutos e adicione mais 1/3 de xícara de água morna. Se a massa ainda estiver muito grossa adicione um pouco mais de água de colherada em colherada. A textura é grossinha e elástica, na dúvida confira o vídeo.
  4. Coloque a massa do pão em uma forma de 22 cm de comprimento, 6 cm de altura e 8 cm de largura, se sua forma for daquelas bem grandes, dobre a receita.
  5. Para nivelar a massa na forma aperte gentilmente a superfície com as mãos molhadas.
  6. Deixe o pão descansar em um cantinho da cozinha.
  7. Assim que você colocar o pão para descansar ligue imediatamente o forno para preaquecer a 180º C. Este pão cresce muito rápido (uns 15 minutos), por isso assim que ele chegar no topo da forma coloque-o para assar.
  8. Asse o pão por aproximadamente 40 minutos em forno aquecido a 180º C.
  9. Depois de pronto deixe esfriar até você conseguir encostar na forma, quando você conseguir encostar retire-o da forma e deixe esfriar por completo sobre uma grade ou prato forrado com papel toalha. Não corte o pão quente que você vai destruir a textura!

Notas

  • Este pão cresce muito rápido, por isso não tire o olho dele.
  • Este pão abaixa um pouquinho depois de assado.
  • Este pão dura uns 3 ou 4 dias fora da geladeira e ele fica macio do começo ao fim. Você pode manter este pão de aveia fit na geladeira por uns 7 dias.
  • Se você não conseguir comer o pão neste tempo você pode fatiar e congelar. Congelado ele dura até 3 meses.
  • Tempo de preparo: 10 minutos
  • Tempo de cozimento: 40 minutos
  • Categoria: Pão Caseiro
  • Métodos: Feito à mão
  • Cozinha: Vegana

Informações Nutricionais

  • Rendimento em Porções: 12
  • Calorias: 107
  • Açúcares: 2,9 gramas
  • Sódio: 12%
  • Gorduras Totais: 1,2 grama
  • Gorduras Saturadas: 0,2 g
  • Gorduras Insaturadas: 1 grama
  • Gorduras Trans: 0%
  • Carboidratos: 7%
  • Fibras: 6%
  • Proteínas: 4%
  • Colesterol: 0%

DICAS EXTRA PARA O PÃO DE AVEIA FIT

Consistência da massa do pão de aveia dentro bacia de bambu
Textura massa do Pão de Aveia Fit antes de assar
  • Este pão cresce muito rápido, por isso não tire o olho dele. Se por um acaso acontecer do pão crescer demais quase transbordando da forma você pode abaixar a massa com uma colher. Não tenha medo de mexer na massa, não é como em massas de bolo que você mexe e estraga. Eu também fiquei receosa na primeira vez que testei, mas a dica de abaixar a massa veio da minha mãe que tem muitos anos de experiência com massas de pão. O que acontece se a massa crescer muito é que vai ter excesso de ar na estrutura da massa e provavelmente ele vai afundar no centro depois de assar.
  • Este pão abaixa um pouquinho depois de assado, o que acontece é que as fibras da aveia e a elasticidade do polvilho doce formam uma estrutura bem elástica, então a massa estica com o calor do forno, mas acaba baixando um pouco quando esfria.
Duas fatias de pão de aveia sobre tábua de madeira marrom
  • Este pão dura uns 3 ou 4 dias fora da geladeira e ele fica macio do começo ao fim. Você pode manter este pão de aveia fit na geladeira por uns 7 dias e para que ele volte a ficar macio depois de refrigerado é só colocar sobre uma frigideira, na torradeira ou alguns minutos no forno.
  • Se você não conseguir comer o pão neste tempo você pode fatiar e congelar. Congelado ele dura até 3 meses. Para congelar coloque em um saco plástico adequado para o freezer sem sobrepor as fatias, se você amontoar as fatias elas grudam juntas. Para descongelar coloque diretamente na torradeira, alguns segundos no micro-ondas ou alguns minutos na frigideira em fogo baixo.
  • Este é um pão muito flexível e macio, eu acho a textura deliciosa, mas se você não gosta de pães muito macios essa não é a receita pra você.

CONFIRA OUTRAS VERSÕES DESTE PÃO DE AVEIA FIT

Pão de aveia dentro de frigideira pequena sobre tábua de madeira
Pão de aveia integral fatiado sobre toalha branca com xadrez vermelho

Como eu falei anteriormente as receitas de pão fazem muito sucesso aqui no blog e por isso eu fiz uma seleção das minhas 10 receitas preferidas de pão sem glúten e sem lactose. Todas são simples de preparar, nutritivas e com uma textura perfeita!

Clique aqui para conferir 10 receitas de pão sem glúten e sem lactose!

Fotos de pães sem glúten em uma montagem

VOCÊ SABIA QUE EXISTE UMA METODOLOGIA POR TRÁS DAS RECEITAS SEM GLÚTEN?

Muitas pessoas se apaixonam por minhas receitas porque elas realmente funcionam, mas o que muitas pessoas não sabem é que existe uma lógica por trás de cada escolha que faço na hora que estou criando uma receita nova.

Quando começamos a cozinhar sem glúten realmente é uma grande confusão, são muitas farinhas e as vezes queremos usar aquelas que temos em casa pra fazer determinada receita.

Não sei você, mas eu já errei muito! E não foi por falta de pesquisa, porque vasculhei a Internet toda pra conseguir achar uma explicação lógica que me explicasse os porquês das farinhas sem glúten. Achei muitas informações duplicadas e que pela minha experiência estavam erradas.

Por isso decidi transformar minha cozinha em meu laboratório e criei minha própria metodologia. Esta metodologia foi testada, aprovada e que realmente funciona! Eu uso ela sempre quando estou criando uma nova receita.

Pra facilitar sua vida eu criei um super atalho, você não precisa mais errar como eu errei para conseguir fazer as melhores substituições. Eu criei um curso online exclusivo que vai te ensinar:

  • Como substituir a farinha de trigo das receitas tradicionais,
  • Como cada uma das 23 farinhas absorvem a água,
  • Criar um MIX exclusivo de farinhas sem glúten pra você fazer em casa,
  • Como substituir e combinar as farinhas sem erros e muitas dicas e bônus especiais que irão te ajudar a criar suas próprias receitas sem glúten.

Para aprender a dominar as Farinhas Sem Glúten e aprender como substituir a farinha de trigo das receitas clique aqui!

Espero que esta receita de Pão de Aveia Fit te ajude a ter uma alimentação mais equilibrada e nutritiva.

Se tiver dúvidas ou sugestões é só deixar um comentário abaixo. E quando você testar algumas dessas receitas de pão sem glúten e sem lactose em casa bata uma foto e me envie pelo Facebook ou pelo Instagram no @amorpelacomida pra que a gente possa conversar sobre a sua criação!

Ah, e se você ainda não é inscrito no Amor Pela Comida no YouTube inscreva-se e fique sempre por dentro das novidades!

177 Comentário

  1. Michele Leme

    Sensacional , amei o ebook , é perceptível seu amor pela comida !
    Esta super de parabéns!!

    Obrigado pelas receitas .

    Beijos






  2. Oi Michele, muito obrigada pelo seu comentário, fico muito feliz que está gostando das receitas 🙂
    Espero que teste-as em casa, beijinhos e até a próxima!

  3. Bom dia!
    Fiz a receita como você mandou. Mas o meu pão ficou totalmente sem cor, com uma casca endurecida. O que você usou para o seu pão ficar coradinho?
    Obrigada!

  4. Oi Graça, este pão não é pra ficar “cascudo”, algumas vezes o forno à gás costuma deixar as receitas mais ressecadas. O meu forno tem um dourador na parte de cima que ajuda a deixar o pão mais coradinho, mas você pode borrifar água sobre o pão que ajuda a deixar mais dourado.
    Beijos

  5. Oi Andréia, que bom que testou e aprovou a receita, muito obrigada por voltar aqui e contar sua experiência com a receita. Beijos

  6. Silvana Trigo

    Olá! Dá pra usar polvilho azedo ao invés do doce?

  7. O polvilho azedo absorve mais água e deixa um cheiro meio azedo no pão, mas se você ajustar a água pode substituir sim.
    Beijos

  8. Olá Boa noite! Susan fiz hoje esse pão mas achei que ficou um pouco úmido,a textura ficou bem parecido com o do vídeo mas o seu não parece úmido ou é engano meu? onde será que errei? muita água? coloquei 1 1/2 xic.tbm deixei muito tempo na forma quando tirei estava suado.outro detalhe é que quando coloquei no forno pra assar ele abaixou um pouco será pq? obs:a única substituição que fiz foi oleo no lugar do azeite.se puder me ajudar desde ja agradeço! bjs e um abraço.






  9. Susan sobre abaixar um pouco agora que li que é normal ☺

  10. Oi Roberta, provavelmente você colocou um pouco mais de água do que deveria, as vezes 2 colheres de sopa a mais de água são suficientes para alterar a textura final. Eu sei que pode parecer pouco, mas como este é um pão sem ovo e sem glúten a estrutura é mais delicada mesmo. Se você deixa ele crescer por muito tempo ele tende a afundar depois de assado. Eu fiz um post bem completo falando sobre erros mais comuns e dicas para acertar os pães sem glúten, confira no link: https://www.amorpelacomida.com.br/pao-sem-gluten-e-sem-lactose/
    Beijinhos

  11. Fazer pão sem glúten e sem ovos sempre é mais desafiador, é pouco que precisa pra você alterar a textura e o resultado final, mas com um pouco de prática você pega o jeito. Eu demorei pra entender como devia ser a textura, mas depois de vários testes meio que peguei o jeito da coisa hehehe
    😉

  12. Entendi Susan muitíssimo obrigada? tentarei novamente.obrigada tbm pelo link,bjs ??

  13. Maravilhoso! Fiz a primeira vez esta semana e tive que repetir, virou queridinho aqui em casa! Fiz 3 vezes e com certeza já faz parte do nosso cardápio!

  14. Oi Simone! Que alegria saber disso, muito obrigada por vir aqui e contar sua experiência com a receita 🙂
    Espero que continue testando as receitas em casa, beijinhos e até a próxima!

  15. O Polvilho Doce é o amido da mandioca/aipim/macaxeira, você encontra próximo das outras farinhas no mercado em pacotes de 500 gramas e é bem baratinho. Você também encontra à granel em lojas de produtos naturais.
    Beijos

  16. Minha farinha de aveia contém glúten, há algum problema nisso??

  17. Não, se você não tem problema com o glúten você sempre pode usar a aveia “contaminada” porque o resultado será o mesmo.
    Beijos

  18. DAISY MANTOVANI

    Olá Susan
    Voce tem ou conhece alguma receita TESTADA de PÃO com farinha de sarraceno e farinha de arroz integral (sem gluten) para me passar, p.favor. Comprei bastante farinha de sarraceno e não achei nenhuma receita até agora para pão. Agradeceria sua colaboração p. favor.

  19. Priscilla

    Olá Susan! Fiz pão exatamente como a receita e usei toda a água morna, mas não precisou utilizar mais água. Porém esperei os 15 minutos e o pão não cresceu. O que será que aconteceu?!

  20. Não sei onde você mora, mas aqui no Sul está fazendo muuuito frio! Se na sua cidade também estiver fazendo frio o pão demora mais pra crescer, é normal!
    O fermento biológico é vivo e por isso demora mais pra fermentar quando os dias estão gelados. Se a consistência da sua massa ficou parecida com a consistência do vídeo e você mediu os ingredientes com precisão, acho que só faltou mais paciência para você esperar o pão crescer. Em dias frio pode dobrar ou até triplicar o tempo de espera para o pão crescer. Se o fermento biológico que você usou estava válido e em bom estado de conservação acredito que você precisava esperar mais tempo pro pão crescer.
    Confira outras dicas sobre pães sem glúten no link: https://www.amorpelacomida.com.br/pao-sem-gluten-e-sem-lactose/
    Beijos

  21. Oi Jozele, que bom que você testou e aprovou a receita. Obrigada por voltar aqui e compartilhar sua opinião sobre o pãozinho 🙂
    Beijos

  22. Bom dia, gostaria de saber a medida das xícaras pra naoerrar.. e se posso substituir o mel por demerara ou mascavo..

  23. Eu sempre uso a xícara padrão de medida que é de 240 ml, a colher de sopa mede 15 ml e a de chá 5 ml. Nesta receita pode sim substitui o mel por qualquer outro açúcar. Beijos

  24. Yoshiro Nagai

    Prezada Suzan,
    Em primeiro lugar gostaria de parabenizá-la pela maneira como V. coloca suas receitas com muitissimos detalhes e muitas dicas.
    Na receita pão de aveia Fit com 5 ingredientes , estes são colocados em xicaras e frações, gostaria de saber qual a capacidade da xicara em ml.
    Obrigado
    Y. Nag

  25. Eu sempre uso a xícara padrão de medida que tem 240 ml, use sempre medidores para medir as farinhas e assim garantir o sucesso da receita. Sempre que usar xícaras e colheres de medida elas devem ser niveladas e não transbordando.
    1 xícara 240 ml
    1/2 xícara 120 ml
    1/3 xícara 80 ml
    1/4 xícara 60 ml
    1 colher de sopa 15 ml
    1 colher de chá 5 ml
    Fico muito feliz que está gostando das receitas e das dicas, beijos!

  26. Tahyana schenkel Gomes

    Parecia perfeito porém de repente murchou e abatumou. Mesmo tostado era um grude por dentro. Adicionei água e estava até ais duro do q no vídeo






  27. Oi Tahyana, que pena que você não teve uma boa experiência. Você usou xícaras e colheres de medida para fazer a receita? Respeitou o limite máximo de água? Pelo que você está comentando parece que você exagerou na quantidade de água, porque ele só fica assim abatumado quando tem água demais na receita. Se você cortou o pão quente você pode ter estragado a receita neste ponto. Este pão precisa estar frio por completo pra ser fatiado. Confira dicas para não errar mais nas receitas de pães: https://www.amorpelacomida.com.br/pao-sem-gluten-e-sem-lactose/
    Beijos

  28. SIRLEI A MOREIRA

    Olá Susan!
    Achei bem legal a receita. Mas, gostaria que não fosse doce. Não sou fã de doce. E, não consumo farinhas brancas. Mas, ficou muito lindo o pão e lembra mesmo o pão fofinho das avós.

  29. Oi Sirlei, este pão não é doce, é neutro. O açúcar que vai na massa serve para alimentar o fermento e ele é consumido na fermentação do pão. Beijinhos

  30. Obrigada pela receita. Sempre faço esse pão aqui em casa. Amamos. Experimentava várias receitas de pão e essa foi a que mais me agradou. Você é ótima, Susan.






  31. Oi Ludmila, que bom que agora encontrou uma receita preferida de pão caseiro 🙂
    Eu também adoro esse pãozinho, a textura é muito gostosa e é muito prático de preparar!
    Muito obrigada pelo carinho e pelo seu comentário, beijosss

  32. JOSIVANE Faria

    Olá Susan, gostaria de saber se dá pra substituir a farinha de aveia por farelo de aveia?

  33. Oi Susan, amei o pão, fiz exatamente como a receita somente troquei o mel por açucar demerara e ficou otimo. Gostaria de saber como vc armazena depois de pronto, coloquei na geladeira e ficou um pouco ressecado.
    Gratidão por compartilhar suas receitas :))

  34. Oi Camila, que bom que acertou a receita!
    Eu sempre deixo as dicas de conservação e armazenamento na própria receita, vou colar aqui porque acho que você não viu:
    Este pão dura uns 3 ou 4 dias fora da geladeira e ele fica macio do começo ao fim. Você pode manter este pão de aveia fit na geladeira por uns 7 dias e para que ele volte a ficar macio depois de refrigerado é só colocar sobre uma frigideira, na torradeira ou alguns minutos no forno.
    Se você não conseguir comer o pão neste tempo você pode fatiar e congelar. Congelado ele dura até 3 meses. Para congelar coloque em um saco plástico adequado para o freezer sem sobrepor as fatias, se você amontoar as fatias elas grudam juntas. Para descongelar coloque diretamente na torradeira, alguns segundos no micro-ondas ou alguns minutos na frigideira em fogo baixo.

  35. Bom dia.
    Fiz a receita na medida certa, porém a massa não ficou exatamente elástica e TB não cresceu.
    Pq será ?
    Mesmo assim ficou simplesmente delicioso..
    Muuuuuito bom.
    Parabéns pela receita.
    Mas gostaria de saber o q deu errado.
    Um abraço.

  36. Oi Elieuza, que estranho que não ficou elástico.. a aveia é rica em fibras solúveis e insolúveis e que combinadas com a elasticidade do polvilho doce fazem com que a massa fique naturalmente elástica. Você usou xícaras de medida para fazer a receita? A xícara padrão de medida tem 240 ml, não pode ser aquela xícara comum do dia a dia. Se você não usou um fermento vencido talvez faltou água na massa, quando a massa fica muito seca ela não consegue expandir direito. Confira este artigo para analisar se você mediu os ingredientes com precisão: https://www.amorpelacomida.com.br/quantos-ml-tem-uma-xicara/
    Beijos

  37. Marcio Bianqueti

    Boa noite, aqui em casa adoramos esse pão mas gostaria de tirar uma dúvida , o valor nutricional informado é para o pão inteiro ou para uma fatia? Obrigado

  38. Oi Marcio, que bom que todos estão gostando desta receita na sua casa. O valor nutricional é da porção, ou seja, da fatia. Beijos

  39. ??Chef, o meu não deu certo! Não cresceu, não ficou macio , ficou com consistência de bolo de aipim e ainda não ficou com a aparência bonita… Ficou pesado e sem gosto. Fiz tudo certinho como na receita?? tava tão empolgada ????

  40. sugestao – substitua agua por soro de kefir, deixa mais fofinho e mais saudavel






  41. Vera Amaral.

    Olá chefe Susan!!! Gostei das suas receitas!! Eu fiz um pão com farinha de arroz integral e aveia ,não cresceu muito mas ficou macio e gostoso. Eu mesma fiz a farinha de arroz.Bati o arroz integral no liquidificador e fiz a farinha depois misturei os outros ingredientes da sua receita e pronto não ficou muito bonito mas ficou gostoso. Um abraço…

  42. Vera Amaral.

    Olá chefe Susan!!! Eu fiz a sua receita mas coloquei farinha de arroz integral que eu mesma fiz em casa,bati o arroz no liquidificador e fiz como vc explica no blog!!! Não cresceu muito mas ficou macio e gostoso. Obrigada pelas receitas maravilhosas. Estou seguindo vc no Instagram. Abraço Vera Amaral






  43. Oi Vera, que bom que conseguiu fazer a substituição e acertou a receita! A farinha de arroz feita em casa sempre prejudica a textura das receitas, por isso eu não indico usar ela nas receitas. Em casa você não consegue a mesma moagem que a farinha de arroz industrializada e as receitas sempre acabam mais abatumadas mesmo. Aqui no blog tem receita de pão com farinha de arroz, confira: https://www.amorpelacomida.com.br/receita-de-pao-com-farinha-de-arroz/
    Beijos e obrigada por classificar a receita com as estrelinhas, ajuda bastante para que outras pessoas testem a receita em casa 😉

  44. Oi Vera, que bom que conseguiu fazer a substituição e acertou a receita! A farinha de arroz feita em casa sempre prejudica a textura das receitas, por isso eu não indico usar ela nas receitas. Em casa você não consegue a mesma moagem que a farinha de arroz industrializada e as receitas sempre acabam mais abatumadas mesmo. Aqui no blog tem receita de pão com farinha de arroz, confira: https://www.amorpelacomida.com.br/receita-de-pao-com-farinha-de-arroz/
    Beijos e obrigada por classificar a receita com as estrelinhas, ajuda bastante para que outras pessoas testem a receita em casa ?

  45. Oi posso acrescentar ovos para ficar mais fácil de acertar a massa?

  46. JAMAIS! Farelo de aveia é a casca da aveia, seu pão vai ficar mais duro que um tijolo!!! Em nenhuma receita que diz farinha de aveia ou aveia em flocos você pode trocar por farelo de aveia.. sempre vai estragar a estrutura da receita e em muitos casos destruir a receita.
    Beijos

  47. Oi Maria do Carmo, que bom que vai testar a receita. Cuidado apenas para não exagerar na quantidade de água 😉
    Beijos

  48. valerio ruan

    Fiz a receita e aqui em casa nos apaixonamos. Tenho Esteatose Hepatica e sempre gostei de pão. Portanto, esta receita me ajuda a manter o habito do pao mas de uma forma muito mais saudavel, me ajudando com o fígado. Super recomendo.

  49. Já fiz a receita duas vezes, na primeira não cresceu nada, ficou dois dedos de pão. Na segunda vez cresceu mais , porém o pão fica com a casca branca e não segura a aveia em flocos por cima. Quero testar uma terceira vez. Se eu acrescentar 1 ovo, seria em que momento da receita e qual a principal mudança ele traria na estrutura do pão?

  50. Oi Dandara, perceba que esta é uma receita pequena e se sua forma for maior que a minha você precisará dobrar a receita. Se o seu forno não possuir calor vindo da parte de cima a chance do seu pão ficar corado é bem pequena, ajuda se você borrifar água nele antes de ir pro forno ou então pincelar ovo batido por cima antes de colocar os flocos de aveia. Se você exagerou na água o pão perde a estrutura, afunda no centro e fica com a parte de baixo mais abatumada. Se quiser testar com ovo faça esta receita: https://www.amorpelacomida.com.br/pao-de-aveia-e-ovo/
    Beijos

  51. Oi chefe Susan! Fiz o pão e ficou lindo e macio mas baixou um pouco enquanto assava , não ficou dourado como o seu da foto assou por 45 minutos, o que devo fazer para ficar dourado?

  52. Se você exagerar na quantidade de água o pão cresce bem mas depois afunda no centro porque com muita água ele perde a estrutura. Diminua a quantidade de água que isso não vai acontecer.
    Meu forno tem um dourador na parte de cima que ajuda a deixar os pães mais corados, mas se o seu não tiver você pode borrifar água no pão antes dele entrar e isso vai fazer com que ele fique mais dourado. Beijos

  53. O que pode ter dado errado quando o pão fica quebradiço?






  54. Olá Flavia, é difícil este pão ficar quebradiço porque ele realmente é bastante elástico. Se você usou farelo de aveia esse foi o erro, com farelo de aveia fica seco, duro e farelento. Beijos

  55. Bom dia,
    Queria experimentar a receita do pão de aveia mas fiquei com uma dúvida. Sou portuguesa e nunca usei polvilho doce, o meu objetivo ao fazer este pão é substituir o pão normal por este para perder peso. É preferível usar o polvilho doce ou a farinha de trigo?

  56. Bom dia mais uma vez,
    Também queria saber se posso substituir o fermento seco por fermento de padeiro fresco pois aqui em Portugal, não sei onde encontrar o fermento de padeiro biológico seco e o fresco é bastante acessível em qualquer lado.
    Obrigada

  57. Olá Ana, eu não sou nutricionista e sim chef de cozinha, não posso indicar o que você deve ou não comer para perder peso. Polvilho doce também é conhecido como tapioca flour. Beijos

  58. Olá, chefe Susan!

    Gostaria de fazer essa receita, mas queria saber se posso substituir o polvilho doce por fécula de batata, pois tenho intolerância ao polvilho e não consigo achar araruta. Obrigada desde já!

  59. Sim, mas a fécula de batata absorve mais os líquidos da receita e por isso você vai precisar fazer pequenas correções na quantidade de água da receita. Beijos

  60. Delma Luiz

    Já fiz 2x, e nas duas o pão não cresceu. Tive que aquecer o forno e colocar o pão no forno aquecido pra aquecer. Sou de Curitiba e lu que esse pode ser um dos motivos.
    Outro motivo é que meus medidores são diferentes do seu. Meu medudor ee xícara é de 200ml e não 240. Vou tentar de novo com o mesmo padrão de medidas do seu pra ver o resultado.
    E mesmo com esses cobtratempis, o pão é sucesso. O primeiro que fiz acabou no café da manhã de sábado. Tive que fazer de novo pra semana, mas já terei que fazer hoje de novo
    Muito obrigada






  61. Oi Delma, usar o tamanho correto dos medidores é fundamental em todas as minhas receitas, confira este vídeo onde explico como medir usando a xícara medidora: https://www.youtube.com/watch?v=bWNs_YxzkRc&t=1s
    Aqui em Joinville faz menos frio que Curitiba, mas o ideal não é colocar o pão no forno aquecido pra crescer, porque dependendo da temperatura que você colocou no forno você vai matar o fermento antes dele ter tempo pra crescer. Faça a técnica de colocar em um cantinho da cozinha que não bata vento, ou até em cima da geladeira que é mais quentinho ou então dentro do micro-ondas desligado junto com uma xícara de água quente.
    Outra dica é não exagerar na água porque com água em excesso o pão perde a estrutura e não cresce. Beijos

  62. Olá, sera que posso fazer com a aveia q sobrou do leite de aveia que eu fiz?

  63. Você pode congelar em forminhas de gelo e usar as porções aos poucos em bolos e pães, não ultrapasse mais de dois cubos por receita e use sempre descongelado. Você também pode bater os cubos congelados em smoothies e vitaminas. Beijos

  64. Olá Chef Susan Martha.
    Adoro as suas receitas, estou me divertindo testando algumas delas.
    E a terceira vez que faço este pão e desta última vez ele ficou um pouco borrachudo e esfarela ao cortar. No que eu posso ter errado ? Suspeito que a água está um pouco e fria e talvez eu tenha cortado o pão ainda quente .

    Obrigada






  65. Sempre que cortar o pão quente você estraga a textura e faz com que ele fique mais borrachudo, o amido da massa precisa “firmar” se não fica sempre aquela textura de pão de queijo. Se exagerar na quantidade de água também vai ficar mais “liguento”.
    Beijos

  66. Sílvia Magalhães

    Olá! Sou de Portugal e encontrei esse site há uns dias. Já fiz a receita do pão e ficou delicioso! Parabéns! Também tentei uma segunda vez fazer em doses individuais (pães redondos), mas ficaram muito duros… Tem alguma dica para me ajudar a fazer individuais? Obrigada 🙂

  67. Carla Manteuffel

    Olá, é a a segunda vez que faço esse pão, a primeira vez errei a quantidade de água e não deu certo. Agora segui a risca a receita, o pão cresceu e ficou lindo, mas o gosto é horrível, amargo. Usei mascavo ao invés de mel, mas já fiz isso em outras receitas e não aconteceu. O que pode ser? Usei uma colher de sopa de fermento biológico seco instantâneo, daqueles que vem em sachê, mas uso em outras receitas e não tive problemas, gostaria de saber o que pode ter causado o sabor amargo.






  68. Olá Carla, gosto amargo é quando você usa aveia velha/rançosa, pois aveia e polvilho doce quando estão íntegros nunca ficam amargos. Sugiro que você prove a aveia e analise o sabor, se estiver amarga jogue fora, pois ela vai amargar todas as receitas que você fizer com ela. Beijos

  69. olá Chef Susan!!!
    Essa receita do pao de aveia e maravilhosa! muito obrigada por dividi-la conosco! Tenho uma dúvida: quando faço a receita simples o pão fica ótimo, fofinho, perfeito. Mas quando dobro a receita (dobrando todos os ingredientes) ele parece que fica meio cru por dentro. Será que quando fizer a receita dobrada tenho que deixar mais tempo no forno? A forma que utilizo na receita dobrada e uma de bolo com furo no meio.






  70. Olá Larissa, cada forma assa de maneira diferente, normalmente em formas maiores e mais fundas o tempo de cocção aumenta sim, depende bastante de cada forno.. mas se ficou muito borrachudo quando você dobrou talvez é porque você exagerou um pouco na quantidade de água na massa. Com muita água o pão dá uma afundada no centro e também fica com o centro mais úmido. Beijos

  71. Olá, gostaria de saber se essa receita poderia ser feita utilizando o farelo de aveia no lugar da farinha. Obrigada

  72. Daniela Lima

    CHEF SUSAN MARTHA, fiz o Pão é amei.. ele caiu mto bem pq estou fazendo a dieta sem açúcar por 14 dias… e por isso, optei por faze-lo… e adoreeiiii…

    esse posso comer sem me preocupar, claro nada de abuso rsrs!!!!






  73. Que bom que acertou a receita e gostou do resultado Sandra, espero que teste outras aqui do blog!
    Obrigada por ranquear a receita com as estrelinhas, isso ajuda bastante para que outras pessoas testem a receita em casa.
    Beijos

  74. Olá Chef Susan!
    Gostaria de saber se posso substituir a Farinha de aveia por farinha de aveia integral???

  75. Olá Chef Susan,
    Gostaria de saber se dá certo fazer essa receita em máquina de pão, aquelas que sovam e assam o pão. As receitas da minha máquina de pão tem receitas complicadas com muitos ingredientes 🙁






  76. Elizabethe

    Eu amei essa receita não cresceu
    Mas ficou delicioso

  77. Consegui fazer a receita, mas como não tinha pouvilho doce, usei uma xícara de farinha de amendoim, ficou bom também. Obrigada pelas receitas maravilhosas.

  78. Olá Mariana, fico feliz que gostou, porém não recomendo esta substituição.
    A farinha de amendoim não proporciona liga para massa e adiciona gordura para receita.
    Ou seja, fica completamente diferente da receita apresentada.
    Beijos

  79. Posso substituir a farinha de aveia por farinha de trigo integral???

  80. Fiz o pão e deixei os 40 minutos, porém ainda ficou com uma textura meio molenga, acho que foi porque aos 20 min eu diminui do 180 para o 130, pois estava na parte de cima do forno, e achei que poderia queimar. Outra coisa que pode ter acontecido foi como em outro comentário que li, excesso de água, acresceu um pouco mais pois estava ficando mais rígida que a textura mostrada no vídeo, outra coisa kk pode ter sido falta de fermento, no pacotinho só 10,3 g e a receita pede 12, aí ai, mas não vou desistir!






  81. Eu pretendia ter feito um pão totalmente livre de glúten, achei a aveia sem glúten, porém achei que todo polvilho doce não tivesse, só depois que li que o que comprei tinha, pelo menos vai ser um pão com menos glúten que o normal, assim espero! Para não estragar o amido, as próximas receitas de pão vou fazer com aveia comum e a aveia sem glúten vou deixar pra fazer panqueca, para os dias livres de glúten 🙂

  82. Oi Natalie, se você não é celíaca não tem problema usar aveia ou polvilho contaminado pelo glúten.
    Ambos são ingredientes naturalmente sem glúten e a quantidade de glúten é bem pouca.
    Mas se quiser deixar totalmente sem glúten você precisa mesmo ler na embalagens dos produtos, pois muitas empresas trabalham com ingredientes que contém glúten e o glúten contamina até pelo ar.
    Beijos

  83. Não recomendo diminuir a temperatura do forno, ele deve ser assado na temperatura de 1980ºC do começo ao fim. Além disso este pão não costuma queimar com facilidade.
    Quanto ao fermento não tem problema usar menos, desde que espere um pouco mais a massa crescer.
    Beijos

  84. oLÁ tem alguma receita de pão que substitua o ovo pelo GEL DE LINHAÇA? pois ouvi dizer que essa semente substitui exatamente a função do ovo… procurei receita assim e nao achei

  85. O “ovo” de linhaça funciona para dar mais liga aos ingredientes, mas não é semelhante ao ovo tradicional de galinha. Quando usado em excesso as receitas ficarão “gosmentas” e pesadas, nada parecido com a textura obtida com ovos de galinha. Não é necessário usar linhaça para dar uma boa estrutura para receitas sem ovos.
    Confira todas receitas sem ovos neste link: https://www.amorpelacomida.com.br/category/receitas-veganas/

  86. João Couto

    Oi, sou o João Couto e sou de Sapucaia do Sul RS
    Gostei das dicas/receitas e vou iniciar uma delas agorinha mesmo…muito obrigado
    boa tarde pra vc

  87. Ingrid Vieira

    Essa receita é divina, voltei a fazer este pão quase diariamente. Grata demais! Uma dúvida: acha possível colocar apenas uma colher de mel/mascavo, ou isso pode fazer com que o pão não cresça tanto? Tendo sempre a diminuir o açúcar em minhas receitas, mas nessa fico na dúvida. Beijos!

  88. Oi Ingrid, que bom que já virou sua receita preferida!
    Pode sim usar 1 colher de sopa de mel, até sem açúcar nenhum funciona, mas é sempre melhor quando tem pelo menos meia colher de sopa de açúcar na massa.
    Beijos

  89. Olá amei a sua receita eu gostaria de saber se eu posso substituir a água por soro de leite e se posso substituir o polvilho pela tapioca seca batida no liquidificador






  90. Ingrid vieira

    Grata pela resposta e por dividir conosco a receita desse pão dos deuses…

  91. Olá Giovana, não uso soro de leite em minhas receitas então não sei qual resultado ele daria para essa massa, acredito que deixaria ele mais azedo, né? Mas acho que funciona sim.
    Mas não pode ser tapioca, precisa ser polvilho doce, a tapioca já é hidratada e vai estragar a estrutura da massa.
    Beijos

  92. Esse pão é TOP!!!! Fiz várias vezes já. Minha filha de 2 anos adora, nem precisa outra coisa pra comer com ele!

  93. Olá, amei a receita! Já fiz 2 vezes.
    Eu uso fermento biológico fresco em vez do seco… Em que momento eu devo colocá-lo? Depois de todos os ingredientes? Pois ele ativa com a água né?

    Obrigada

  94. Olá! Já fiz esse pão umas 5 vezes mas nunca deu certo. Fica sempre abatumado e não cresce.
    Faço sempre as medidas na balança de cozinha.
    Faço várias receitas e até hoje não consegui fazer um pão sem glúten com textura de pão 😭

  95. Dhyone schinemann

    Primeiramente obrigado pelo cuidado. É realmente impressionante uma receita que contém um dossiê sobre todas as características e detalhes. Da uma gratidão instantânea por ter alguém disposto a tanto. Eu não costumo seguir receitas… é o meu jeito. Aqui eu fiz com o que eu tinha em casa … fiz com -uma xícara de aveia- duas colheres de óleo de oliva- uma pitada de sal- uma colher de açúcar mascavo- meia xícara de polvilho azedo-meia xícara de água morna e uma colher rasa de sopa de fermento seco- ficou ótimo. Não cresceu muito. O gosto ficou muito bom, semelhante ao gosto de um pão de fermentação natural. Att.






  96. Olá Dhyone, você ajustou as proporções da receita e fez uma receita menor, ou seja, o pão cresce menos com uma menor quantidade de massa. O polvilho azedo junto com a aveia deixa a massa mais borrachuda, como a massa do pão de queijo, por isso recomendo o polvilho doce. Mas se você ficou feliz é o que importa! Beijos

  97. Minha mãe achou essa receita aleatoriamente na internet e um belo dia fez lá em casa. Todos amamos. É uma delícia, ela sempre faz, quase toda semana. Recentemente eu fui morar sozinha e também passei a fazer na minha casa. Ou seja, esse pão já virou tradição da família! Obrigada Chef Susan.






  98. Olá!
    Sempre faço e fica uma delícia, porém ele sempre esfarela.O que pode ser?
    Obrigada 😃

  99. Se usar farelo se aveia no lugar da farinha de aveia o pão sempre vai esfarelar.
    Se cortar o pão quente ele tem outra textura, precisa esperar esfriar.
    Se exagerar na quantidade de água o pão afunda no centro e também muda a textura.

  100. Adoro suas receitas faço sempre e dão super certo.
    Fiz este pão e ficou um pouco duro por fora. Mais irei tentar novamente. E se quiser com sabor o quê posso usar?

  101. Este pão não costuma ficar duro por fora, você não usou o farelo de aveia no lugar da farinha de aveia né? Se usou foi esse o problema.
    Pode adicionar um pouco de sementes, castanhas, frutas secas picadas, etc

  102. Pão delicioso, super fácil e rápido de fazer, apenas substitui o mel por açúcar mascavo e achei que a quantidade de sal é muita, na próxima irei colocar menos, mas ficou fofinho e muito gostoso. Adorei

  103. Receita maravilhosa! Tenho uma quantidade considerável de aveia em flocos finos, e tenho utilizado todas as vezes, colocando um pouco mais de água, o resultado sempre incrível. E certamente a receita original ficará ainda melhor.
    Muito obrigada pelo amor e dedicação, perceptível em cada receita.






  104. Dora Silva

    Boa tarde chef Susan eu sou de Portugal e adoro as suas receitas ,já fiz várias receitas suas e faço as suas receitas de pão ,e queria lhe perguntar se dá para fazer as suas receitas de pão na máquina do pão ????

  105. ALINE FERREIRA

    Pessoal, não sei se já perguntaram, mais gostaria de saber quantas calorias aproximadamente tem esse pão.

  106. Troquei o azeite por óleo de coco e no meu ver ficou bom também.

  107. Débora Alessandra de Souza Cardoso

    Bom dia, fiz ontem ficou perfeito e rápido 🙏 voltei da missa a noite frio aqui no Paraná e fiz rapidinho… Obrigada pela receita.






  108. Maria Aparecida

    Boa tarde
    Fiz o pão e deu super certo.
    Meu filho amou e quer que eu faça novamente.

  109. Ficou bom, mas a massa ficou muito dura antes de assar, acrescentei mais um pouco de água até chegar na textura da foto postada aqui e deu certo a textura.

  110. Parabéns maravilhosa….que sabedoria de Deus para nossa saúde

  111. Olá Suzan, fiz e ficou solado em baixo, até botar no forno tava lindo aí abri pra ver se o gergelim tava queimando e ele murchou depois toso no meio, será pq abri o forno?? Obrigada e Amo suas receitas 🥰

  112. Andréa Braga

    Oi Susan!
    Tentei seguir a receita por duas vezes e o pão ficou duro com a quantidade de água da receita. Não cresceu nada
    O que pode ter sido a causa de uma diferença tão grande em relação à massa que você mostra?

  113. Você não pode usar farelo de aveia no lugar da farinha de aveia, se por um acaso você se confundiu, foi este o problema.
    Pode ser necessário adicionar um pouco mais de água para ajustar a consistência da massa.
    Lembrando que medir os ingredientes com precisão é essencial para todas as receitas!

  114. Olá,
    Gostaria de saber se o dourador deve permanecer ligado do início ao fim do processo de assar?
    Grata.

  115. Flavia Pompeu

    Ola, eu adoro as suas receitas e agora quero me aventurar nos pães. Gostaria de saber se posso fazer esta receita na máquina de pão. Muito obrigada !

  116. Oi Flavia, eu não tenho a máquina de pão, não sei se dá certo, pois pães sem glúten não precisam ser sovados.
    Beijos

  117. Flavia Pompeu

    Olá, voltando aqui para contar que fiz esta receita na máquina de pão de ficou perfeita. Muito obrigada !
    Beijos
    Flávia

  118. Jacqueline Trindade

    Esse pão é maravilhoso! Realmente fica fofinho e delicioso.
    Mto obrigada por compartilhar 😉

  119. Tem algum problema deixar o pão crescer de 20 a 30min? minha forma é pouco coisa maior que sua. Alguma coisa pode dar errado se deixar o pão crescendo mt tempo? por ex 40min? O pronto de crescimento é quando chega no topo da forma?

  120. O ideal é que a massa praticamente dobre de volume.
    Se fermentar demais ela pode perder a estrutura e acabar afundando no forno.

  121. Obrigada por responder. O pão estava no forno quando fiz a pergunta. Deixei 22 min crescendo e a impressão que tive foi q dobrou o tamanho rs Ele afundou um pouco no meio. Mas ficou maravilhoso. Ta frio onde eu moro mas o aquecedor da casa tava ligado tem a questao da altitude e nao estou a nivel do mar isso influencia ne? .. Farei novamente em breve. Parabéns pelo site. Receita Maravilhosa.

  122. Se afundou um pouco pode ser excesso de umidade, talvez umas duas colheres de sopa a mais de água.
    Nesta receita varia bastante este ajuste da água, tem a ver até com a umidade do ar, da farinha.
    Mas se só afundou um pouquinho é que faltou pouco pra acertar com perfeição.
    Na próxima você acerta!
    Beijos

  123. Rosimeire de Freitas

    Por favor, é possível susbtituir o polvilho pelo amido de milho?

  124. Não recomendo, a liga do amido não é tão forte quando a do polvilho e o amido de milho deixar a textura mais esfarelenta.

  125. Fiz o pão, cresceu do jeito que a receita fala, mas quando chegou perto dos 40 minutos fez um buraco no meio da massa, fiquei chateada, achei que tinha acertado, vou tentar de novo!

  126. fiz essa receita hoje e adorei. ficou igualzinho ao da receita. da próxima vez irei diminuir o sal. achei que uma colher teria sido suficiente. muito obrigada pelas dicas. sempre procuro seguir suas receitas.

  127. Lygia Schmitz

    Nós, aqui em casa, AMAMOS este pão. Já o faço há bastante tempo, mas eu nunca havia deixado o meu comentário. Eu sou péssima na cozinha, mas consegui fazer este pão seguindo o passo a passo. Fica sempre perfeito! Obrigada por compartilhar esta receita, porque é sem glúten e maravilhoso 🥰 Mudou a nossa vida!






  128. Susana Dias

    Gostei muito do sabor, mas o meu ficou com um buraco no meio e um pouco amassarocado. Terá sido água a mais?
    Como não tinha polvilho doce suficiente completei com serraceno e também coloquei 1 colher de psylium.

Escreva Um Comentário

Recipe rating 5 Stars 4 Stars 3 Stars 2 Stars 1 Star