Tem receitas que a gente tem mais vontade de comer em determinadas épocas do ano e pra mim só penso em panetone lá por novembro.
RECEBA EM
PRIMEIRA MÃO
Entre na lista VIP e garanta acesso antecipado
às receitas da Chef Susan Martha antes de todo mundo!
Enviado com sucesso!
Mas acredite, eu recebi pedidos de receita de panetone sem glúten e sem lactose já em março e os pedidos vem se intensificando agora que chegamos ao último trimestre do ano.
Na verdade eu não ia compartilhar nenhuma receita natalina até chegarmos na metade de novembro, mas percebi que muitas pessoas gostam de planejar a festa de Natal com bastante antecedência.
Então essa semana foi dedicada aos testes para criar uma receita gostosa de panetone sem glúten.
TEXTURA DO PANETONE SEM GLÚTEN
Pra começar já devo logo dizer que esta receita não fica com aquela textura do panetone da Bauducco.
Eu sei, eu também gostaria que ficasse igualzinho, mas infelizmente o panetone sem glúten e com ingredientes mais benéficos para a sua saúde acaba ficando mais com uma textura mais parecida com a de bolo do que a de pão.
Mas em defesa do meu panetone sem glúten posso dizer que a lista de ingredientes é bem mais nutritiva, sem emulsificantes, estabilizante e vários nomes estranhos.
Talvez o único nome estranho que você não conheça é o Psyllium.
O psyllium é uma fibra que tem uma grande capacidade de absorver líquidos.
Ele é conhecido por ser um laxante natural, auxiliado no bom funcionamento do intestino. Também ajuda a reduzir o colesterol, diminuir a sensação de fome e desintoxicar do organismo.
Nesta receita de panetone sem glúten o psyllium permite que os ingredientes permaneçam estáveis na receita, confere uma textura mais macia e permite uma boa estrutura para a massa.
Se você não encontrar psyllium na sua cidade você pode substituir por 1/2 colher de chá de goma xantana.
O resultado não é exatamente o mesmo, mas funciona.
Eu testei com a goma xantana pra tirar a prova, mas preferi a textura com o psyllium.
Mas se mesmo assim você não encontrar a goma xantana pode substituir por CMC, você encontra o CMC em lojas especializadas em produtos para confeitaria. Use a mesma medida que a goma xantana.
Toda vez que você usa CMC no lugar da goma xantana a textura fica mais seca e um pouco mais firme.
Eu só indico mesmo esta opção caso você more em uma cidade do interior que não encontre nem o psyllium e nem a goma xantana.
Mas mesmo que você more no interior sempre existe a possibilidade de comprar psyllium ou goma xantana online.
FARINHAS PARA O PANETONE SEM GLÚTEN
Eu escolhi para esta receita as farinhas sem glúten que mais uso em minhas receitas, a farinha de arroz, o polvilho doce e a aveia em flocos finos.
Estas farinhas são mais acessíveis e fáceis de encontrar, se você não for celíaco opte pela aveia “contaminada” pelo glúten que é mais barata e você encontra em qualquer supermercado.
A farinha de arroz tem um sabor neutro e confere uma boa estrutura para a massa, se quiser deixar o panetone sem glúten mais nutritivo você pode substituí-la por farinha de trigo sarraceno.
Eu testei com a farinha de trigo sarraceno, mas como ele tem um sabor mais dominante eu achei que ele roubou um pouco o sabor do panetone.
O polvilho doce permite mais elasticidade para a massa, ajuda também na liga da massa e permite uma textura mais fofinha.
Se quiser você pode substituir o polvilho doce pela araruta, que é um amido de fácil digestão.
A aveia em flocos é a “farinha” que uso em maior proporção, assim como o arroz o sabor é suave e por ser rica em fibras também ajuda na estrutura da massa.
Ela oferece uma boa estrutura sem pesar a receita, use sempre na versão “flocos finos”. Se tiver apenas aveia em flocos grossos bata os flocos rapidamente no liquidificador.
Quando os flocos são maiores eles acabam deixando a massa mais “pedaçuda” e pesada.
A aveia em flocos pode ser substituída pela quinoa em flocos, mas a quinoa absorve mais os líquidos da massa, então você vai precisar ajustar a textura no final com um pouco mais de suco de laranja.
Coloque aos poucos, mas acredito que 1/4 de xícara extra de suco de laranja seja a medida ideal.
A quinoa apesar de muito nutritiva tem um sabor marcante, por isso pode mascarar o sabor do panetone sem glúten.
Como ela é mais densa que a aveia ela também acaba deixando a massa um pouco mais pesada.
FERMENTAÇÃO DO PANETONE SEM GLÚTEN
Esta receita de panetone sem glúten e sem lactose é uma receita muito fácil. É só misturar os ingredientes molhados, misturar os secos, juntar os dois e colocar pra crescer.
Realmente você só precisa de um fuet (batedor de arame) ou uma colher de pau pra fazer esta massa.
Agora o ponto chato desta receita de panetone sem glúten é que demora pra crescer.
Ou seja, você precisa aproveitar o final de semana que você tiver em casa e não for sair para testá-la.
Por ser uma receita que leva mais açúcar, óleo e ovos é uma massa mais densa, estes ingredientes em maior quantidade inibem o crescimento do fermento biológico.
Outro fator a ser considerado é o clima do dia que você testar a receita, eu fiz a receita de panetone sem glúten em um dia frio e chuvoso.
A minha massa demorou 4 horas pra dobrar de volume, eu sei, uma eternidade né? Mas se sua cidade for mais quente com certeza esse tempo diminui pela metade.
Se você não quiser esperar todo esse tempo minha sugestão é que no lugar no fermento biológico você use o fermento químico, porém o sabor da fermentação que é característico do sabor do panetone será perdido.
Caso deseje usar o fermento de bolo você não precisa esperar crescer, é só colocar no forno direto.
DECORAÇÃO DO PANETONE SEM GLÚTEN
Pra dizer a verdade você nem precisa decorar este panetone sem glúten, você pode apenas servir dentro da embalagem que você usou para assar a massa.
Desta maneira fica com aquela cara de panetone tradicional.
Agora se você quiser decorá-lo para servir na Ceia de Natal, pra presentear os amigos ou até mesmo para vender fica bem mais bonito retirar do papel e colocar um glacê de açúcar por cima.
Coloquei algumas frutas que usei também no recheio e para alegrar a foto algumas florzinhas que tirei do jardim.
Se preferir uma decoração mais simples pode polvilhar um pouco de açúcar confeiteiro por cima, também fica mais atraente aos olhos.
SABORES E AROMAS DO PANETONE SEM GLÚTEN
Apesar da textura deste panetone sem glúten não ser idêntica ao panetone tradicional posso dizer que o sabor e o aroma são bem semelhantes.
Claro que precisei usar aromatizantes artificiais para conferir o sabor característico do panetone, porém se você não quiser usar a essência, saiba que é sempre um ingrediente opcional.
Usei duas essências, a de panetone e a de rum. A de panetone realmente é difícil de substituir, mas se quiser pode usar o rum tradicional para aromatizar a massa de panetone sem glúten.
Além destas duas essências usei raspas de 1 laranja, canela em pó e noz moscada, pra mim a noz moscada ralada na hora faz toda diferença para a massa.
Mas como falei, use os aromas e especiarias que mais gostar.
ImprimirPANETONE SEM GLÚTEN E SEM LACTOSE FÁCIL
- Tempo Total: 55 minutos
- Rendimento: 12 fatias 1x
Descrição
Este panetone fica úmido, fofinho, é saboroso e perfeito para quem não pode consumir glúten ou lactose. Demora um pouquinho pra massa crescer, mas vale a pena a espera!
Ingredientes
Ingredientes Secos:
- 1/2 xícara de farinha de arroz
- 1/2 xícara de polvilho doce
- 3/4 xícara de aveia em flocos finos
- 1/4 xícara de psyllium
- 2 colheres de sopa de fermento biológico seco instantâneo
- 3/4 xícara de frutas secas ou chocolate picado
Ingredientes Molhados:
- 3 ovos
- 1/2 xícara de óleo
- 3/4 xícara de açúcar demerara
- 1/2 xícara de suco de laranja morno
- 1/2 colher de chá de sal
Ingredientes Opcionais:
- 1 colher de chá de essência de panetone
- 1 colher de chá de essência de rum
- 1 colher de chá de canela em pó
- 1/2 colher de chá de noz moscada ralada na hora
- Raspas de 1 laranja (pode ser raspas de limão)
Cobertura Opcional:
- 1/3 xícara de açúcar confeiteiro
- Suco de 1 limão
- Frutas secas
Modo de Preparo
- Misture os secos em uma bacia.
- Misture os molhados em uma bacia e adicione os ingredientes opcionais para aromatizar a massa.
- Adicione os secos aos molhados em três partes para que consiga misturar com mais facilidade.
- Quando você acaba de misturar a massa ainda está um pouco mole, mas em poucos instantes o psyllium começa a agir e enxugar os líquidos da receita, deixando a massa mais grossa e consistente.
- Coloque a massa em uma forma de panetone de 500 gramas ou se preferir asse a massa em uma forma de pão. Para facilitar o manuseio coloque a forminha de papel sobre uma forma.
- Deixe crescer em um cantinho da cozinha até dobrar de volume, tenha paciência que é bem demorado mesmo!
- Quando a massa dobrar de volume preaqueça o forno a 180º C e quando o forno estiver aquecido coloque o panetone sem glúten para assar.
- Asse a massa por aproximadamente 30 minutos, lembre-se de fazer o teste do palito, quando o palito sair limpo está pronto.
- Deixe esfriar por completo antes de cortar ou de retirar o panetone da forminha de papel.
- Para decorar é só misturar o açúcar de confeiteiro com o suco de limão até que você consiga uma espessura grossinha, se ficar muito mole é só colocar um pouco mais de açúcar, se estiver muito duro coloque mais umas gotinhas de limão. Decore com algumas frutas secas.
Notas
- Substitua a farinha de arroz por farinha de sorgo ou farinha de trigo sarraceno.
- Substitua o polvilho doce por araruta.
- Substitua a aveia em flocos por quinoa em flocos, veja no texto as dicas para esta substituição.
- Substitua o psyllium por 1/2 colher de chá de goma xantana ou CMC, a textura vai ficar um pouco diferente e com psyllium eu acho que fica bem mais gostoso.
- Substitua o fermento biológico por 1 colheres de sopa de fermento químico, veja no texto as dicas de como fazer esta substituição.
- Usei um mix de passas pretas e brancas, damasco e ameixa.
- Os ovos não são substituíveis nesta receita.
- Você pode usar açúcar mascavo no lugar do açúcar demerara, mas a massa fica mais escura.
- Substitua o suco de laranja por leite vegetal.
- Você pode usar essência de laranja se não encontrar a de panetone.
- No glacê de açúcar confeiteiro você deve colocar o suco de limão aos poucos para ajustar a espessura, talvez precise um pouco menos.
- Você pode substituir a essência de rum por 2 colheres de rum.
- Tempo de preparo: 25 minutos
- Tempo de cozimento: 30 minutos
- Categoria: Lanche
- Métodos: Feito à mão
- Cozinha: Sem Glúten
Informações Nutricionais
- Rendimento em Porções: 12 fatias
- Calorias: 274
- Açúcares: 17,9 gramas
- Sódio: 5%
- Gorduras Totais: 11,3 gramas
- Gorduras Saturadas: 1,2 gramas
- Gorduras Insaturadas: 9,7 gramas
- Gorduras Trans: 0%
- Carboidratos: 13%
- Fibras: 10%
- Proteínas: 9%
- Colesterol: 16%
Veja a espessura da massa, ela é grossa e consistente.
Este panetone sem glúten e sem lactose fica super macio e tem um sabor delicioso, parece mesmo que você está comendo um panetone original 🙂
DICAS EXTRAS
- Você não pode excluir o psyllium ou a goma xantana/CMC da receita, sem um destes ingredientes a receita não dá certo.
- Esta panetone sem glúten pode ser congelado, você tanto pode congelar em fatias ou ele inteiro. Para descongelar coloque na geladeira de um dia para o outro e depois volte para a temperatura ambiente. Congelado ele dura até 3 meses. Se preferir você também pode descongelar no micro-ondas. Para congelar não coloque o glacê de açúcar.
- Esta é uma receita mais úmida e portante estraga mais rápido, se você morar em lugar bem quente pode estragar de um dia para o outro, se morar em um local mais frio dura uns 3 dias. Mantenha o panetone sem glúten refrigerado por até 7 dias, quando refrigerado ele fica um pouco mais firme, mas continua muito gostoso.
Se você gosta de receitas Natalinas confira as receitas abaixo:
Espero que você tenha gostado desta receita de panetone sem glúten e se tiver dúvidas ou sugestões é só deixar um comentário abaixo. Não esqueça de quando fizer esta receita em casa bater uma foto e postar nas redes sociais com a #amorpelacomida, eu vou adorar ver e curtir a sua criação.
Ah, e se você ainda não é inscrito no Amor Pela Comida no YouTube inscreva-se e fique sempre por dentro das novidades!
20 Comentário
Amei sua receita!Parabéns! Gostaria de saber quais produtos substituir, além das frutas, para fazer um chocotone.
Abraços!
Que bom que gostou da receita, só precisa mesmo substituir as frutas por chocolate e se quiser intensificar o sabor de panetone pode colocar 1/2 colher de chá extra de essência.
Beijos
Bom dia! A receita parece ótima, mas ainda não fiz. Sabe se posso substituir os ovos por algo de origem vegetal? Muito obrigada.
Os ovo nesta receita não são substituíveis.
Confira a receita de panetone vegano neste link: https://www.amorpelacomida.com.br/panetone-vegano/
Beijos
Olá adorei a receita do panetone sem glúten,sou ciliaca e é muito difícil achar receita fácil de fazer,vou fazer esse pra ver ….VC tem receita de pão sem glúten fácil e que vai fermento biológico?????
Oi Marinês, que bom que gostou da receita, tem mais uma receita de panetone sem glúten aqui no blog, confira o link abaixo:
https://www.amorpelacomida.com.br/panetone-vegano/
Você pode conferir todas as receitas de pão neste link que está aqui abaixo, tem muitas!
https://www.amorpelacomida.com.br/category/paes/
Beijos
Obrigada pelas receitas Chef Susan Martha! Gostaria de saber se posso usar pyssilium na receita do panetone vegano. Obrigada
Você pode usar no panetone vegano 1 colher de sopa de psyllium no lugar da goma guar.
Beijos
Gosto muito das suas receitas bem explicadinhas!
Queria uma receita de pão de mel com embalagem bem rústica pra comercializar junto as amigas.
Oi Zilmar, ainda não tem nenhum receita de pão de mel por aqui, mas é uma boa ideia.
Beijos e até mais!
Susan boa tarde estou começando a fazer pães,tortas e bolos para pessoas celíacas e diabéticas. vc tem algum curso online? peguei uma receita de panetone sua.
Oi Maria, tenho um curso online que ensina tudo sobre as farinhas sem glúten e acredito que vai ajudar você a ter mais liberdade para criar suas receitas, confira: https://promo.amorpelacomida.com.br/curso-de-farinhas-sem-gluten/
Beijos
PARABENS PELA RECEITA muito obrigado por compartilhar. se quiser dobrar a receita , dobro igualmente a goma xantana, o fermento e o oleo:
Que bom que gostou!
Sim você precisa dobrar tudo, veja este vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=8j8muI9d-fM
Tudo que preciso neste momento, obrigada.
Mas já? Natal está longe ainda hehehe
A medida de 3/4 é 3vezes a de 1/4?
Suas receitas são maravilhosas.
Peço receitas com farinha de maracujá e farinha de berinjela 😉
Isso mesmo, você usa a xícara medidora de 1/4 e mede 3 vezes.
Não uso a farinha de berinjela porque pra mim ela estraga todas as receitas.
Farinhas como de berinjela e maracujá devem ser usadas em pequenas quantidades nas receitas e não como base das receitas.
Adorei a receita de panetone. Vou tentar fazer.
Espero que goste!