Esta receita é tradicional da minha família a mais de 50 anos, ela sempre era feita na época de Natal por uma senhora chamada Hulda Simm, que era prima da minha vó materna.
Minha mãe sempre conta que a “tia Hulda” escondia os Hörnchens para que ela e minha tia não achassem, acho que ela achava tão gostoso que queria comer tudo sozinha! Realmente o Amor Pela Comida vem a muitas gerações 😉
Encontrei a receita original no livro de receitas da minha mãe, que segundo ela também diz que o livro tem mais de 50 anos.
Hoje em dia é muito fácil você achar várias receitas de um mesmo prato procurando no Google, mas antigamente as receitas eram passadas entre os amigos e familiares escrevendo-as em um livro de receitas para que elas não se perdessem.
Como vocês podem ver a receita original era feita com 3 kg de farinha, pra rendem bastante, e também não possui nem a quantidade de fermento e nem o modo de preparo.
Então usei minha experiência gastronômica pra reduzir as quantidades e ajustar a receita.
RECEBA EM
PRIMEIRA MÃO
Entre na lista VIP e garanta acesso antecipado
às receitas da Chef Susan Martha antes de todo mundo!
Enviado com sucesso!
INGREDIENTES MASSA:
- 2 sachês de fermento biológico (20 g)
- 250 ml de leite morno (não pode estar quente demais para não matar o fermento)
- 4 ovos
- 300 g de açúcar (1 xícara e meia)
- Pitada de sal
- 4 colheres de sopa de manteiga amolecida
- Raspas de 2 limões
- Canela, noz moscada e pimenta síria a gosto ou seu mix preferido de especiarias
- Aproximadamente 1 kg de farinha de trigo
INGREDIENTES RECHEIO:
- 6 colheres de sopa de manteiga derretida
- 1 xícara de açúcar
- 500 g de amendoim torrado moído (não muito fino, pulsei algumas vezes no multiprocessador)
- Canela a gosto
MODO DE PREPARO:
- Para ativar o fermento você deve fazer uma esponja utilizando o leite, 1 colher de sopa de açúcar, o fermento e 1/2 xícara de farinha de trigo. Mexa bem e deixe descansar tampado com um pano por aproximadamente de 10-15 minutos até dobrar de volume.
- Depois que o fermento ativar coloque os ovos, o açúcar, o sal, a manteiga e as raspas de limão e as especiarias. Misture bem até que estes ingredientes estejam incorporados ao fermento.
- Acrescente a farinha de trigo aos poucos e mexa com um fuet ou colher de pau até que seja necessário amassar com as mãos na massa.
- Transfira a massa para uma bancada e continue colocando farinha até que ela comece a desgrudar das mãos.
- Quando ela já não estiver mais grudando nas mãos você deve sovar a massa fazendo movimentos em “X” com as duas mãos. Sove bem para ativar e desenvolver a elasticidade do glúten, aproximadamente 15-20 minutos.
- Faça uma bola com a massa deixando a superfície bem lisa.
- Coloque a massa em uma bacia untada com um pouco de óleo e cubra com plástico filme ou um pano e deixe a massa descansar em um canto quentinho da cozinha até dobrar de volume, aproximadamente 1 hora.
- Após esta primeira etapa de crescimento abra a massa na bancada enfarinhada utilizando um rolo de macarrão. Abra fazendo movimentos em formato de “X” para que a massa fique um retângulo uniforme de aproximadamente 0,5 cm de espessura.
RECHEANDO:
- Pincele com a manteiga derretida por toda superfície, menos nas bordas.
- Polvilhe com açúcar e canela.
- Cubra com o amendoim moído espalhando uma camada generosa sobre a massa.
- Enrole a massa como se fosse um rocambole, pressionando bem até o fim.
- Corte fatias de aproximadamente 2 dedos de espessura e coloque sobre uma forma untada.
- Deixe crescer pela última vez por mais meia hora.
ASSANDO:
- Enquanto sua massa estiver crescendo preaqueça o forno à 180º C por pelo menos 20 minutos.
- Leve para assar os Hörnchens por aproximadamente 50 minutos ou até que fiquem bem douradinhos.
SUGESTÃO DE NATAL:
Estes Hörnchens são uma ótima opção pra você presentear seus amigos e familiares, você pode fazer com antecedência pois eles duram bastante tempo se mantidos em local fresco e em um vidro bem fechado.
Compre papel de seda e um plástico com motivos natalinos e cubra a tampa de um vidro de conserva utilizando uma borrachinha de dinheiro. Depois passe um laço com uma fita bonita e seu presente com certeza vai agradar a quem receber.
O formato original dos Hörnchen é a mesma que um Croissant, mas a vida toda eu sempre comi os que a minha tia Ruth costumava fazer, então pra mim eles sempre foram assim redondos e enrolados.
Mas se você quiser pode cortar a massa em triângulos, rechear e dar o formato de croissants.
Espero que você tenha gostado desta receita e se tiver dúvidas ou sugestões é só deixar um comentário abaixo.
Não esqueça de quando fizer esta receita em casa bater uma foto e postar nas redes sociais com a #amorpelacomida, eu vou adorar ver e curtir a sua criação.
Ah, e se você ainda não é inscrito no Amor Pela Comida no YouTube inscreva-se e fique sempre por dentro das novidades 😉
4 Comentário
Quantas unidades rendem em média nesta receita?
Aproximadamente 12 unidades grandes 🙂
Olá chef Sunsan, realmente esta receita dá água na boca. Mas quero saber…é possível substituir a farinha de trigo pelo mix de farinhas sem glúten? Como seria a proporção de farinhas: pesadas, médias e leves? Seria uma boa receita para usar o psyllium junto com a goma xantana, já que é uma receita de pão moldável? Poderia esclarecer qual seria o melhor caminho para uma receita com farinhas mais saudáveis?
Olá Isabela, tudo bem?
Pães enrolados sem glúten são melhores mesmo se você usar o psyllium, dá uma liga mais forte e flexível.
Mas por ser justamente uma receita enrolada e com farinha de trigo, fica difícil dizer qual caminho, pois seriam necessários mais testes para aperfeiçoar a receita. Mas acho que o caminho é usar um mix de 1:1, ou seja, uma parte de farinhas médias para a mesma quantidade de amido, por exemplo, 1 xícara de farinha de arroz + 1/2 xícara de fécula de batata + 1/2 xícara de polvilho doce. Com farinhas com mais fibras e mais proteínas seria necessário mais testes para ajustar a proporção. Não sei se ajudei muito, mas infelizmente receitas desta categoria precisam mesmo de testes. Às vezes é mais fácil encontrar uma receita de pão doce enrolado já sem glúten e tentar fazer algumas adaptações, do que pegar uma receita com farinha de trigo e tentar fazer todas as mudanças. Beijos