Eu adoro bolo de fubá, mas fazia bastante tempo que não fazia um em casa. A farinha de milho é uma farinha pesada e por isso pra você conseguir fazer em casa um bolo de fubá fofinho você vai precisar usar mais açúcar e mais óleo na receita.
RECEBA EM
PRIMEIRA MÃO
Entre na lista VIP e garanta acesso antecipado
às receitas da Chef Susan Martha antes de todo mundo!
Enviado com sucesso!
Talvez você não saiba, mas a quantidade de açúcar interfere na maciez do bolo, o açúcar ajuda a dar mais umidade e deixar a textura mais fofinha. O grande problema com o açúcar é que ele não é amigo da Reeducação Alimentar, eu não estou dizendo que você não deve consumir, mas a quantidade deve ser controlada.
BOLO DE FUBÁ FOFINHO COM AÇÚCAR DEMERADA
O açúcar deixa tudo mais saboroso e principalmente viciante. Este bolo de fubá fofinho fica tão gostoso que você vai ficar pensando nele mesmo que você não esteja com muita fome. E se você nunca se pegou pensando no doce que tem na cozinha, muito provavelmente você nunca passou por episódios de compulsão alimentar.
Eu já contei por aqui que sofria com a compulsão alimentar (clique aqui pra ler a respeito), inclusive se você quiser dicas para vencer a compulsão alimentar é só clicar aqui!
Hoje eu consigo controlar a compulsão, mas quando tem algo doce muito delicioso na cozinha eu preciso fazer um esforço extra. O açúcar é muito viciante e é por isso que a maioria das minhas receitas de bolo levam apenas 1/2 xícara de açúcar. Com 1/2 xícara de açúcar o bolo vai ficar docinho, mas se você começou a reeducação alimentar a pouco tempo vai achar que está faltando açúcar.
Nosso paladar fica viciado na sensação de comer um doce bem doce, dá tipo um “barato” quando comemos alguma sobremesa muito deliciosa e é por isso que é tão difícil abandonar o açúcar.
Abrir mão de comer doces é algo gradual, e eu emagreci mesmo comendo bolos, biscoitos e afins, mas claro, sempre caseiros e com ingredientes funcionais.
O importante mesmo é comer comida de verdade (aprenda o que é comida de verdade clicando aqui!), os alimentos industrializados é que realmente atrapalham o emagrecimento.
Depois de falar tudo isso você já deve ter desistido de preparar esta receita de Bolo de Fubá Fofinho, né? Mas achei melhor dar esta explicação pra você não achar que só porque é sem glúten e sem lactose você pode comer a vontade sem peso na consciência.
Claro que uma fatia por dia não tem problema, o grande segredo da reeducação alimentar é poder comer de tudo mas encontrar o limite e evitar exageros, desenvolvendo assim uma consciência alimentar (aprenda como emagrecer naturalmente com a consciência alimentar clicando aqui!).
COMO CONGELAR E ARMAZENAR O BOLO DE FUBÁ FOFINHO
Este bolo de fubá fofinho pode ser congelado e assim você não vai ter que se preocupar em comer tudo antes que estrague.
Na geladeira este bolo de fubá fofinho dura aproximadamente uns 6 dias, fora da geladeira no máximo 3 dias e congelado ele dura até 3 meses.
Todos os bolos que tem aqui no blog podem ser congelados e a vantagem de ter o bolo congelado é que você não vai abrir a porta da geladeira e ver ele parado lá esperando pra ser comido.
Aqui em casa moramos apenas eu e meu marido, por isso sempre congelo tudo pra evitar que estrague.
Pra congelar é simples, corte fatias do bolo e coloque em sacos plásticos próprios para o congelador, cuidando pra não sobrepor as fatias.
Quando as fatias ficam muito juntas elas colam umas nas outras e aí você só vai conseguir separá-las utilizando uma faca, por isso é melhor dividir as fatias em mais saquinhos.
Quando você quiser comer um pedaço é só pegar uma fatia no freezer e descongelar no micro-ondas sobre um papel toalha aproximadamente 15 segundo de cada lado.
Se você não usa o micro-ondas é só deixar de um dia para o outro na geladeira, ou em temperatura ambiente sobre um papel toalha.
TEXTURA BOLO DE FUBÁ FOFINHO
Ah, e não se preocupe pois a textura do bolo de fubá fofinho continua a mesma mesmo depois de congelado. Como esta receita de bolo não contém farinha de trigo ela também não endurece quando está na geladeira, eu até prefiro comer o bolo de fubá fofinho gelado.
Quando você usa óleo na massa ao invés de manteiga, o bolo não endurece na geladeira, mas saiba que se você quiser usar o óleo de coco pra deixar a receita mais saudável ele vai ficar mais firme, pois o óleo de coco fica duro na geladeira.
Mas agora chega de explicações e vamos à receita! Esta é uma receita de Bolo de Fubá Fofinho que é feita inteiramente no liquidificador, por isso é muito rápida e fácil.
É só bater todos os ingredientes e finalizar com a goma xantana e o fermento em pó, e sim a goma xantana nesta receita é fundamental (confira o vídeo pra perceber a mágica que acontece depois que você coloca a goma xantana).
ImprimirBOLO DE FUBÁ FOFINHO
- Tempo Total: 55 minutos
- Rendimento: 12 fatias 1x
Descrição
Este é meu bolo de fubá preferido da vida! Sempre que recebo visitas aqui em casa ele é o escolhido, tenho certeza que você vai receber muito elogios quando testar a receita em casa!
Ingredientes
- 3 ovos inteiros (150 gramas)
- 1 xícara de leite de coco (240 ml – você pode usar 200 ml leite de coco + 40 ml água)
- 3/4 xícara de óleo de girassol (180 ml)
- 1 xícara de fubá fino (140 gramas)
- 1/2 xícara de polvilho doce (60 gramas)
- 1/2 xícara de aveia em flocos sem glúten (55 gramas)
- 1 xícara de açúcar demerara (200 gramas)
- Pitada de sal
- 1 colher de chá de canela (opcional)
- 1/2 colher de chá de goma xantana
- 1 colher de sopa de fermento em pó (15 gramas)
- 1 colher de sopa de sementes de chia (15 gramas – opcional)
Modo de Preparo
- Esta é uma receita muito rápida, por isso preaqueça o forno à 180º C e unte uma forma de 22 cm de diâmetro e 8 cm de altura com um pouco de óleo e polvilhe a farinha de milho.
- No liquidificador adicione os ovos, o leite de coco, o óleo, o fubá, o polvilho doce, a aveia, o açúcar, o sal e a canela. Bata bem até formar uma massa líquida. Lembre de sempre limpar as laterais do copo com uma espátula para que tudo se misture bem.
- Você vai perceber que nesta etapa a massa do bolo de fubá fofinho não está lembrando em nada uma massa de bolo tradicional, está muito mais rala e é por isso que é fundamental adicionar a goma xantana.
- Adicione a goma xantana e bata rapidamente, em poucos instantes você vai perceber como a massa fica mais encorpada e agora sim vai estar com cara de massa de bolo, grossinha na medida certa.
- Finalize com o fermento em pó e as sementes de chia e agora misture rapidamente utilizando apenas com uma espátula.
- Coloque na forma previamente untada e polvilhada com farinha de milho e leve para assar em forno preaquecido à 180º C por aproximadamente 40 minutos ou até que você faça o teste do palito e ele saia limpo.
- Deixe o bolo esfriar por completo e depois retire-o da forma passando a faca nas laterais da forma e também no centro.
Notas
- Os ovos nesta receita não são substituíveis.
- Substitua o leite de coco por qualquer leite vegetal.
- Você pode usar qualquer óleo, porém o óleo de coco deixará o bolo mais firme.
- Quanto mais fina for a moagem da farinha de milho/fubá, melhores serão os resultados na receita.
- Substitua o fubá por farinha de Teff.
- Substitua o polvilho doce por araruta.
- Se você não tiver problemas com o glúten use a aveia comum.
- Você pode substituir a aveia por quinoa em flocos, mas a textura ficará mais pesada e menos fofinha.
- Você pode substituir o açúcar demerara por qualquer outro açúcar.
- Substitua a canela por erva-doce ou baunilha.
- A goma xantana é obrigatória e pode ser substituída por goma guar ou CMC na mesma proporção, mas como CMC o bolo fica um pouco mais seco.
- Tempo de preparo: 15 minutos
- Tempo de cozimento: 40 minutos
- Categoria: Bolo Simples
- Métodos: Liquidificador
- Cozinha: Sem Glúten
Informações Nutricionais
- Rendimento em Porções: 14 fatias
- Calorias: 183
- Açúcares: 14,6 g
- Sódio: 2%
- Gorduras Totais: 5,6 gramas
- Gorduras Saturadas: 1 g
- Gorduras Insaturadas: 4,3 gramas
- Gorduras Trans: 0%
- Carboidratos: 10%
- Fibras: 8%
- Proteínas: 8%
- Colesterol: 13%
PERCEBA A DIFERENÇA DA TEXTURA DA MASSA DO BOLO DE FUBÁ FOFINHO COM E SEM GOMA XANTANA
Muitas pessoas já testaram esta receita de bolo de fubá fofinho e me concordaram comigo que este é o melhor bolo de fubá da vida! Espero que você possa se surpreender também 🙂
Espero que você tenha gostado desta receita de Bolo de Fubá Fofinho e se tiver dúvidas ou sugestões é só deixar um comentário abaixo.
Quando você fizer esta receita em casa você pode bater uma foto e me enviar pelo Facebook ou pelo Instagram no @amorpelacomida pra que a gente possa conversar sobre a sua criação!
Ah, e se você ainda não é inscrito no Amor Pela Comida no YouTube inscreva-se e fique sempre por dentro das novidades!
67 Comentário
Otimas suas receitas
Oi Rê! Muito obrigada pelo seu comentário, fiquei feliz que gostou das receitas 😉
Beijinhos e até a próxima!
Muito bom o bolo de fubá.Só não usei a chia pois era opcional. Realmente fica bem fofinho mesmo. Já gostava de bolo de fubá ,mais um para fazer ainda mais com essa restrição a glúten e lactose. Esse virou o meu queridinho.
ATT
DINALVA
Oi Dinalva querida! Que bom que esse bolinho de fubá virou seu queridinho!
Sempre bom quando a gente descobre uma receita nova que a gente gosta muito né?
Obrigada por compartilhar comigo os resultados :*
beijinhos
Chef Susan
Amei essa receita de bolo.
Acrescentei 3 colheres de coco ralado e simplesmente ficou divino.
O melhor que já experimenteis. .
Obrigada. Beijos
Oi Nilza, coco é tudo de bom né?
Que bom que você testou e aprovou a receita, fiquei muito feliz com seu comentário!
Obrigada pelo carinho 🙂
Beijinhos e até a próxima!
sera que tem como substituir a goma por outro ingrediente?
Algumas pessoas me relataram que tem bons resultados trocando a goma xantana por CMC, mas eu nunca testei. Sem a goma xantana a receita não funciona, beijos
Adorei a receita! fiz com menos açúcar demerara e coloquei canela e erva doce. Valeu! grata
Que bom que aprovou a receita, este bolo é bem docinho mesmo e funciona com menos açúcar.
Fico feliz que gostou do sabor 🙂
Beijos
Fiz e ficou ótimo
Que bom que gostou desta receita!
Este com certeza é o meu bolo preferido de fubá, sempre fico com vontade de comer ele 🙂
Obrigada por compartilhar comigo a experiência com a receita. Beijos
Boa Noite!
Sem palavras para lhe agradecer!!!
Tenho feito quase todas a receitas e sao maravilhosas!!!
Quero agradecer de coraçao!
Deus abençoe muito mesmo!
grande abraço muito sucesso bjus
Oi Jaima, que legal que está testando várias receitas, fico muito feliz que estão dando certo.
Este bolo de fubá é meu preferido da vida, sempre quero comer ele de novo.
Muito obrigada pelos votos e pela valorização do meu trabalho.
Fico muito feliz em ajudar 😉
Se tiver dúvidas é só mandar uma mensagem.
Beijos
Fiz sem a goma e tô rezando pra dar certo. Eu nao sei o que é esta goma. Vivo em Portugal..havera algum substituto mais conhecido? Obrigada.
Xiiii.. acho que não deu certo né?
Sem a goma a receita perde a estrutura.
A goma xantana pode ser substituída por goma guar na mesma proporção ou por 1 colher de sopa de psyllium.
Depois me conta como ficou..
Beijos
Deu muito certo, mesmo sem a goma. Adorei. Obrigada.
Que bom Sandra, a goma xantana confere uma maior elasticidade para a massa, deixa ela mais estável e macia. Mas fico feliz que deu certo!
Beijos
Ameiiii! Simplesmente deu certo! Nem acredito! Eu até tinha uma receita aqui, mas no outro dia o bolo ficava endurecido… Sua receita é sensacional! Fica fofinho mesmo! Parabéns! Grata por compartilhar!
Esse bolo de fubá é um sucesso mesmo! Esse final de semana que passou recebi visita e nem pensei duas vezes, fiz ele pra agradar a todos e consegui, todos amaram! Ele fica fofinho do começo ao fim mesmo que você coloque ele na geladeira. Fico feliz que aprovou a receita, obrigada pelo feedback.
Beijinhos e até a próxima!
Eu fiz hoje Todos que provaram, deram nota 10, exceto a minha filha que não gosta de canela e grãos, pois adicionei sementes. Substitui a xantana por psyllium, que amo muito… rs
Será que posso usar o psyllium em bolo de fubá comum, só com fubá e psyllium. Poderia usar fubá, psyllium e maisena ou polvilho doce?
Que bom que o bolo foi aprovado, as crianças sempre são mais exigentes na hora de comer, mas você pode fazer sem a canela e se ela gostar com erva doce fica muito gostoso.
Fico feliz que teve uma boa experiência com a receita. Beijos e obrigada pelo seu comentário!
Pode sim, o psyllium forma tipo uma cola na massa, como base de medida use 2 colheres de sopa de psyllium em bolos médios.
Beijos
Obrigada você também por responder. Bjs
😉
apaixonada por esse bolo os clientes do meu trabalho estão amandooo
obrigado por compartilhar essas receitas mara.bjs
Oi Ju, esse é meu bolo de fubá preferido de todos! Sempre que faço recebo muito elogios 🙂
Fico feliz que seus clientes estão gostando.
Beijos
Fiz o bolo de fubá e deu super certo,ele fica mesmo bem fofinho! Mais uma vez obrigada por explicar tão bem suas receitas.?
Oi Cris, fica fofíssimo né?
Essa é uma das minhas receitas preferidas da vida, sempre faço quando vou receber visitas aqui em casa, é garantido 🙂
Beijos
Melhor bolo de fubá da minha vida!!! Obrigada pelo conteúdo de qualidade e pela receita maravilhosa!! Fez um sucesso enorme, já vou repetir a receita!! Bjs
Oi Regi, pra mim este também é o melhor bolo de fubá fofinho da vida!
Sempre faço quando vou receber amigos aqui em casa e todos amam 🙂
Obrigada pelo sem comentário, beijinhos
Bom dia , Susan!
Fiz o bolo mais nao ficou bom não.
Usei todos os ingredientes iguais, a única coisa que mudei foi o açúcar que coloquei xylytol na mesma medida.
Ficou com textura de pão,panetone, esponjoso.A textura não ficou legal.Ficou sem gosto e sem doce.Não sou formiguinha, já tomou suco de limão sem açúcar sem estranhar.
A goma xantana usei a qunidade recomendada, enchi e passei o dedo para ficar meia colher mesmo.Será q não seria melhor a receita em gramas?
O q será que errei?
Oi Angela, sempre que você usar xylitol ou qualquer outro adoçante você estará interferindo na estrutura da receita. Os adoçantes costumam deixar o bolo mais seco, menos crescido e no caso do xylitol dá um sabor meio mentolado/gelado de fundo. Eu odeio adoçantes, único que me agradou um pouco mais foi o erythritol, mas nem o xylitol e nem o erythritol adoçam muito. Se você quiser continuar usando adoçantes vai precisar se acostumar com este problema que acontecerá em todas as receitas. Inúmeras pessoas já testaram e aprovaram este bolo quando fizeram a receita sem mudar os ingredientes, eu mesma já repeti muitas vezes este bolo em casa porque é um dos meus bolos preferidos da vida. Minha sugestão é que você teste a receita com açúcar mesmo e diminua o consumo, eu sempre corto em pedaços e congelo, assim não enjoo de comer e não preciso comer logo pra evitar que estrague. Beijos
Ainda não fiz.Mas pelos comentários, vai ser meu próximo teste.
Encantada com seu jeito de responder aos participantes
DEUS a abençoe
Oi Cris, testa este bolinho que você não vai se arrepender! Eu mesma já fiz inúmeras vezes de tanto que amo essa receita, e olha que é bem difícil eu repetir uma receita. Beijinhos
Obrigado pela receita. Realmente fica muito fofinho!!! Usei açúcar de coco e ficou pouco doce (muito bom para “treinar” o paladar para diminuir a ingestão de açúcar). Só uma dúvida: para tornar o sabor de fubá um pouco mais proeminente, poderia substituir o polvilho pela mesma quantidade de fubá ou então acrescentar mais fubá? Um abraço e obrigado novamente pela postagem.
Oi Egberto, não pode adicionar mais fubá não, você vai estragar a proporção da receita e estragar o bolo. Para deixar com mais gosto de fubá não use o açúcar de coco que rouba o sabor do bolo e deixa um sabor mais caramelado, use o açúcar demerara que o sabor vai ser mais intenso de fubá. Beijos
Delicioso! Dobrei a receita e deu certinho!
???
Oi Sandra, fico feliz que testou e aprovou a receita do bolo de fubá 🙂 Eu adoro essa receita e sempre fico muito feliz quando as pessoas testam e aprovam o resultado. Beijos
O meu bolo ficou uma delícia!
Oi Luciana, que bom que você testou a receita e gostou do bolo de fubá! Eu sempre fico muito feliz quando as pessoas testam e aprovam essa receita, é uma das minhas preferidas 🙂
Beijos
Eu encontrei essa receita no youtube e fiz, não ficou com gosto de fubá e ficou meio solado mas só no meio… Será que pode ter acontecido isso porque eu substitui os ingredientes?(polvilho por amido de milho) (leite de coco por agua)
Não tenho acesso ao óleo de girassol,posso substituir por azeite extra virgem? A aveia pode ser substituída? Tenho testado suas receitas e amado. Parabéns pelo seu trabalho.
Oi Cristiane, o azeite de oliva confere um sabor residual para o bolo, mas se você já está acostumada você sempre pode substituir o óleo de girassol por azeite ou qualquer outro óleo. Para conferir todas as dicas de substituição você deve conferir o card da receita na parte abaixo do modo de preparo da receita. Lá falo sobre a substituição da aveia e dos demais ingredientes. Beijos
Boa tarde Chef Susan.
Fiz o bolo ficou fofinho, lindo ea primeira vez que fiz, a única coisa que achei estranho e o gostinho amargo que ficou no final será que fiz algo de errado?
Olá Iara, que bom que acertou a textura do bolo. As receitas só ficam amargas quando você usa ingredientes velhos/rançosos, se você ainda tiver as farinhas que usou com você faça o teste e prove um pouquinho delas individualmente. Se tiver algum cheiro estranho, bolor, bichinhos, amarga, etc, é porque deve ser jogada fora. Beijos
Olá, adorei a receita, o bolo é fantástico. Bjs….
Que bom que testou a receita e gostou do bolo 🙂
Beijos
Susan, boa noite!
Eu testei dia receita, primeiro que antes de eu colocar o goma xantana eu achei que o bolo já estava com textura boa, mas mesmo assim eu coloquei…o bolo ficou saboroso, porém, ele ficou um pouco solado, ele cresceu e depois de assado e tirado do forno, ele diminuiu. O que posso ter feito de errado? Ah uma observação, eu não substitui nenhum ingrediente.
Olá Kaline, bolos sem glúten costumam afundar quando não estão assados por completo, ou seja, se você tirou do forno sem fazer o teste do palito talvez foi este o problema.
É necessário medir a goma xantana na colher de medida nivelada para que não ocorram erros, veja: https://www.amorpelacomida.com.br/como-usar-goma-xantana/
Beijos
Maravilhoso!
Também amo esta receita!
Fica maravilhoso. Já fiz algumas vezes e todo mundo adora
Também amo esta receita!
Fico feliz que já é uma das suas preferidas
Pode fazer mingau com o leite de aveia
Pode sim!
Obrigada por esta receita. Fiz exatamente como indicado, ficou muito fofo e saboroso!! Acrescentei pedacinhos de chocolate 70% e nozes picadas e o resultado foi muito bom!!
Hmmm que delícia!
Fico feliz que amou a receita 🙂
Obrigado pelo e-book 🤗😘
Fico feliz que gostou das receitas!
Que bolo perfeito <3
Fico feliz que gostou da receita!
Olá! Nessa receita vc utilizou o leite de coco caseiro, ou usou um vidrinho do industrializado e completou com água?
É que quando fiz esse bolo achei a textura bem grossa antes de usar a goma, pensei que talvez possa ser o tipo do leite de coco.
Usei o leite de coco de vidrinho e completei com água.
Mas as vezes o próprio fubá acaba absorvendo mais os líquidos da receita, depende da moagem dos grãos
Oi Chef! Pq vc não colocou a goma xantana em gramas como os outros ingredientes?
Colher de chá é complicado, nunca fica igual!
Veja o motivo neste post: https://amorpelacomida.com.br/como-usar-goma-xantana/