Eu já criei muitas receitas de pães aqui no blog, algumas acerto na primeira tentativa, mas este pão de inhame precisou de três testes para ficar perfeito. Como sou muito determinada e persistente não desisti, por isso você pode ter certeza que esta é uma receita de pão de inhame equilibrada, bem estruturada e muito saborosa!
RECEBA EM
PRIMEIRA MÃO
Entre na lista VIP e garanta acesso antecipado
às receitas da Chef Susan Martha antes de todo mundo!
Enviado com sucesso!
E além de ser uma delícia ela também é muito simples de preparar, basta misturar os ingredientes secos em uma bacia, processar os ingredientes molhados no liquidificador, aí é só misturar tudo e esperar crescer.
PÃO DE INHAME
- Tempo Total: 2 horas
- Rendimento: 12 fatias 1x
Descrição
Este pão de inhame tem sabor neutro, é flexível e não esfarela. Perfeito para comer entre as refeições, fazer sanduíches e muito mais 😉
Ingredientes
INGREDIENTES SECOS
- 1 xícara de farinha de arroz (140 gramas)
- 1/2 xícara de aveia em flocos finos (use sem glúten se necessário – 60 gramas)
- 1/2 xícara de polvilho doce (65 gramas)
- 1 colher de sopa de fermento biológico seco instantâneo (12 gramas)
- 1/2 colher de chá de goma xantana
INGREDIENTES MOLHADOS
- 3 ovos (150 gramas)
- 3/4 xícara de água em temperatura ambiente (180 ml)
- 1/2 xícara de inhame cozido (120 gramas)
- 1 colher de sopa de açúcar mascavo (15 gramas)
- 1 colher de chá de sal (8 gramas)
DECORAÇÃO
- 1 colher de chá de sementes de chia (opcional)
- 1 colher de chá de sementes de gergelim branco (opcional)
Modo de Preparo
- Em uma bacia grande misture todos os ingredientes secos com uma colher de pau.
- Bata todos os ingredientes molhados no liquidificador até obter uma massa lisa e homogênea.
- Adicione os ingredientes molhados sobre os ingredientes secos e misture com uma colher de pau até formar uma massa grossa e uniforme.
- Transfira a massa do pão de inhame para uma forma de silicone de 22 cm de comprimento, 8 cm de largura e 6 cm de altura, para nivelar a massa pressione com a espátula e depois aperte gentilmente a superfície com as pontas dos dedos molhados até ficar bem retinha.
- Deixe crescer até alcançar o topo da forma, aproximadamente 45 minutos, 1 hora.
- Quando o pão já estiver quase no topo da forma ligue o forno para preaquecer a 180º C.
- Quando o forno estiver aquecido e o pão crescido pincele um pouco de água e cubra com algumas sementes de chia e de gergelim.
- Leve para assar por aproximadamente 45-50 minutos. Depois de assado retire o pão de inhame da forma e deixe esfriar por completo sobre uma grade ou prato forrado com papel absorvente.
- Corte o pão somente depois de frio para não estragar a textura. Sirva com o acompanhamento da sua preferência.
Notas
- Os ovos não são substituíveis.
- Para cozinhar o inhame descasque-o, corte em rodela e depois coloque em um prato fundo. Pingue algumas gotinhas de água e cubra com outro prato. Leve ao micro-ondas por aproximadamente 3 minutos ou até o inhame amolecer. Amasse com um garfo e meça 1/2 xícara, não exagere na quantidade para o pão não ficar abatumado. Se não usar o micro-ondas cozinhe em água com a casca e depois que amolecer descasque e meça a quantidade.
- Você pode substituir a farinha de arroz por farinha de sorgo ou de painço.
- Você pode substituir a aveia em flocos por quinoa em flocos, como a quinoa absorve mais os líquidos da receita você deve corrigir a textura adicionando um pouco mais de água (de colherada em colherada), se não fizer a correção o pão cresce um pouco menos e fica um pouco mais firme.
- O polvilho doce pode ser substituído por araruta.
- A goma xantana pode ser substituída por goma guar ou CMC na mesma proporção, mas não pode ser excluída da receita.
- Tempo de preparo: 15 minutos
- Tempo de cozimento: 50 minutos
- Categoria: Pão Caseiro
- Métodos: Liquidificador
- Cozinha: Sem Glúten
Informações Nutricionais
- Rendimento em Porções: 12 fatias
- Calorias: 107
- Açúcares: 1,5 gramas
- Sódio: 12%
- Gorduras Totais: 1,5 grama
- Gorduras Saturadas: 0,5 gramas
- Gorduras Insaturadas: 0,9 grama
- Gorduras Trans: 0%
- Carboidratos: 7%
- Fibras: 6%
- Proteínas: 6%
- Colesterol: 16%
MEÇA OS INGREDIENTES DO PÃO DE INHAME COM PRECISÃO
Para que você consiga um pão de inhame perfeito você precisa medir os ingredientes utilizando xícaras e colheres de medida niveladas, ou se ainda quiser ser mais preciso você pode medir com a balança. Confira alguns erros comuns:
- Se você exagerar na quantidade de inhame o pão vai ficar pesado, não vai crescer tão bem e depois de assado vai afundar e ficar abatumado. Por isso primeiro cozinhe o inhame, depois amasse com um garfo e aí sim meça a quantidade de 1/2 xícara.
- Se você não medir a goma xantana com uma colher de medida a chance do pão simplesmente não crescer é enorme! Quando a massa do pão de inhame tem goma xantana em excesso o ar não consegue expandir dentro da massa e vira tipo uma cola dura. Você pode esperar o tempo que for e o pão não vai crescer nenhum centímetro e quando assado vai ficar duro que nem pedra.
- Se você exagerar na quantidade de farinha o pão vai ficar desequilibrado, vai demorar mais pra crescer e não vai ficar tão flexível, por isso use sempre xícaras de medida niveladas.
- Se você exagerar na quantidade de água o pão vai perder a estrutura, vai crescer muito rápido e depois de assado vai afundar e ficar abatumado.
DURABILIDADE E ARMAZENAMENTO DO PÃO DE INHAME
Sempre que a receita leva algum tubérculo, grãos integrais cozidos, frutas, etc, você acaba diminuindo a durabilidade do pão fora da geladeira. Se você ainda morar em uma cidade bem quente o pão de inhame pode estragar de um dia para o outro.
O pão de inhame pode ser armazenado em um saco plástico fora da geladeira de um dia para o outro, pode durar até 3 dias, mas é sempre melhor não arriscar.
Para aumentar a durabilidade basta colocar o pão de inhame na geladeira e armazenar por até 7 dias refrigerado. Você também pode cortar em fatias e congelar em saco plástico adequado para o freezer sem sobrepor as fatias por até 3 meses.
Na geladeira o pão fica mais firme, mas para que ele volte a ficar flexível basta colocar alguns instantes no micro-ondas, em uma frigideira antiaderente coberto com uma tampa por alguns minutos ou então na torradeira por alguns instantes.
COMO SUBSTITUIR O INHAME DO PÃO DE INHAME?
Pra começar se você nunca comeu inhame saiba que ele tem um sabor bem neutro, na verdade é tão suave que pra mim não tem gosto de quase nada.
O inhame tem uma casca grossa por fora, o interior é bem branquinho e apresenta uma certa viscosidade, ele é um pouco “babento”. Inclusive para descascar o inhame eu costumo usar uma luva porque senti uma certa coceirinha quando descasquei ele sem.
Você pode substituir o inhame por outro tubérculo, porém sempre que você faz substituições de ingredientes você deve estar preparado para obter texturas diferentes e fazer pequenas correções.
Alguns tubérculos são mais fibrosos, outros mais secos, o importante é usar o tubérculo cozido e de preferência cozido no vapor, assim você não adiciona água extra pra receita. Confira algumas sugestões de substituição do inhame abaixo:
- Cará (eu também achei que era a mesma coisa, mas o Google acabou de me dizer que o inhame e o cará são primos 😉 )
- Batata-doce (é mais fibrosa, pode deixar o pão mais pesado)
- Aipim (é mais fibroso, pode deixar o pão mais pesado)
- Batata (costuma ser mais aguada, pode deixar o pão abatumado)
- Mandioquinha (costuma ser mais aguada, pode deixar o pão abatumado)
SUGESTÕES DE CONSUMO DO PÃO DE INHAME
Você sempre pode comer o pão com seu acompanhamento preferido, eu amo pão fresco com manteiga, pra mim não tem nada mais gostoso.
Você pode servir com geleia, melado, pastas e patês. Por aqui já compartilhei algumas opções gostosas pra passar no pão:
- Antepasto de Berinjela
- 3 Patês de Grão-de-bico
- Manteiga de Amendoim Caseira
- Manteiga de Coco Caseira
- Patê de Atum com Limão Siciliano
CONFIRA OUTRAS RECEITAS DE PÃES SAUDÁVEIS SEM GLÚTEN E SEM LACTOSE
Espero que você tenha gostado desta receita de Pão de Inhame e se tiver dúvidas ou sugestões é só deixar um comentário abaixo. Quando você fizer esta receita em casa você pode bater uma foto e me enviar pelo Facebook ou pelo Instagram no @amorpelacomida pra que a gente possa conversar sobre a sua criação!
Para aprender a dominar as Farinhas Sem Glúten e aprender como substituir a farinha de trigo das receitas clique aqui!
Ah, e se você ainda não é inscrito no Amor Pela Comida no YouTube inscreva-se e fique sempre por dentro das novidades!
12 Comentário
Eu gostei muito
Oi Rosangela, obrigada por ranquear o pão com as estrelinhas, ajuda bastante para que outras pessoas também testem a receita 🙂
Fico feliz que testou a receita e gostou do resultado. Beijos
oi suan brigada pelas suas receitas deliciosas… uma pergunta este pão não leva oleo::: e si pode ser sustituido o nhame por abobora:::; brigada!!!:)
Olá Johanna, as gemas são a gordura desta receita, por isso não vai nenhum óleo extra. A abóbora é muito mais aguada que o inhame e por isso vai estragar a textura do pão. Confira a receita do pão de abóbora low carb no link: https://www.amorpelacomida.com.br/pao-de-abobora-low-carb/
Beijos
Olá, estou com dúvidas sobre o inhame. Eu tenho na minha chácara algo bem parecido com inhame a diferença que o meu tem manchinhas rosadas será que é a mesma coisa. Eu cozinhei no fogão e ficou escuro.
Oi Claudia, não sei te dizer se é exatamente a mesma coisa, mas sugiro que você pesquise no Google imagens para verificar se é a mesma coisa.
Beijos
Fiz e ficou excelente… substituí as sementes de gergelim por sementes de abóbora ligeiramente tostadas na frigideira com um pouquinho de sal. Coloquei uma xicara de inhame… e não ficou pesado, pois o inhame estava se desmancha do depois de cozido… Recomendo…
Oi Luiz, que bom que gostou do pão. Mas não recomendo usar mais inhame na receita, pois ela já está equilibrada da maneira adequada. Beijos
Muito lindo o pão, parabéns… Vou tentar fazer.
Se seguir direitinho a receita vai acertar com perfeição!
Beijos
Agradeço muito as receitas sem gluter e sem lactose pois tenho intolerança aos dois vou testá-las mande sempre.um beijo
Fico feliz em poder ajudar!