Se você é do time que prefere salgado mais do que doce esta receita é perfeita pra matar sua fome e te deixar saciado por bastante tempo. Esta torta salgada de atum não leva nenhuma farinha e usa feijão cozido como base da receita.
RECEBA EM
PRIMEIRA MÃO
Entre na lista VIP e garanta acesso antecipado
às receitas da Chef Susan Martha antes de todo mundo!
Enviado com sucesso!
Isso mesmo, você leu direito, feijão cozido, eu usei o feijão vermelho, mas pode ser qualquer um desde que o grão esteja cozido “al dente“, nem muito mole, nem muito duro.
TORTA SALGADA DE ATUM COM FEIJÃO COZIDO NA MASSA
Eu gosto muito de usar os grãos cozidos em minhas receitas, meus preferidos são o grão-de-bico, a lentilha e o feijão.
Quando você usa os grãos integrais cozidos nas receitas eles fazem o papel da farinha, mas atenção, sempre que usar grãos no lugar da farinha a receita precisa ter ovos.
Se você tentar substituir os ovos em receitas com grãos cozidos a textura final sempre vai ficar abatumada, lembrando mais um pudim duro ou até mesmo uma textura de brownie.
E falo isso por experiência própria, todas as vezes que tentei adaptar a receita com grãos para fazer sem ovos ficou abatumado.
O feijão cozido tem a característica de deixar as receitas bem macia, esta torta salgada de atum fica macia, úmida na medida certa e é uma opção proteica e rica em nutrientes.
Além do feijão e dos ovos ela ainda leva amaranto em flocos na massa.
O amaranto é um alimento funcional, ou seja, além de matar sua fome ele traz benefícios para sua saúde.
É um dos poucos alimentos de origem vegetal que contêm proteínas com balanço ideal de aminoácidos essenciais, ou seja, proteínas de alto valor biológico e que o nosso organismo não produz.
COMO COZINHAR FEIJÃO PARA UTILIZAR NA TORTA SALGADA DE ATUM
Eu gosto de ter sempre os grãos cozidos porcionados e congelados no freezer.
Para isso faço sempre o mesmo procedimento, deixo os grãos de molho de um dia para o outro na geladeira com um pouco de vinagre.
Costumo trocar a água do molho pelo menos 1 vez.
No dia seguinte descarto a água do molho e coloco os grãos na panela com água fresca.
Assim que começa a ferver vai subir uma espuma, esta espuma são os anti-nutrientes do grão saindo, quando você deixa de molho sai uma parte dos anti-nutrientes, mas se você ainda retirar essa primeira água da cocção é ainda melhor.
Quando sobe essa espuma eu escorro os grãos, lavo rapidamente a panela e os grãos e aí sim coloco pra ferver na pressão.
O tempo de fervura vai depender do tamanho do grão e de quanto tempo ele ficou de molho, normalmente depois de 10 ou 15 minutos de pressão o feijão já está “al dente“.
Se você quiser aprender na íntegra todo passo a passo de como cozinhar o feijão clique aqui!
É sempre importante usar grãos cozidos “al dente“, se os grãos estão muito molengas eles adicionam umidade extra para a massa e você acaba estragando a estrutura da receita.
Mas não se preocupe, caso isso aconteça você pode adicionar umas colheradas extras de amaranto ou farinha de arroz para enxugar essa umidade em excesso.
TROCANDO O RECHEIO DA TORTA SALGADA DE ATUM
Se você não é muito fã de atum ou quer simplesmente variar o sabor, você pode usar a base desta torta com outros recheios, eu mesma em meu primeiro teste usei apenas vegetais e ficou muito gostoso.
Como meu marido amo torta salgada de atum decidi agradar ele e usei a combinação preferida dele: atum, cebola, azeitona e tomate.
Nesta receita você pode aproveitar os ingredientes que tem na geladeira para fazer o recheio que preferir, o mais importante é não exagerar demais na quantidade de recheio, você deve usar aproximadamente umas 2 xícaras dos ingredientes que preferir.
Lembre-se que vegetais muito aguados podem estragar a textura da receita se usados em excesso, portanto não ultrapasse 1/3 de xícara de vegetais como tomate, abobrinha, palmito e chuchu.
E no caso do tomate use-o picado sem as sementes ou opte por tomate cereja.
Confira algumas sugestões de recheios:
- 1 xícara de brócolis picado + 1 xícara de couve-flor + 1/4 xícara castanha de caju picada
- 1/2 xícara de cogumelos em conserva + 1/2 xícara tomate seco + 1/2 xícara tofu picado em cubos + 1/2 xícara de sementes de girassol
- 1/2 xícara de vagem picada + 1/2 xícara de couve-flor picada + 1/2 xícara de cebola picada + 1/2 xícara de cenoura ralada
- 1/2 xícara de berinjela refogada + 1/4 xícara de tomate + 1/2 xícara cebola picada + 1/4 xícara alcaparras + 1/2 xícara de tofu ralado
- 1 xícara de frango cozido desfiado + 1/2 xícara de cebola picada + 1/2 xícara de milho
TORTA SALGADA DE ATUM FIT SEM FARINHA
- Tempo Total: 55 minutos
- Rendimento: 15 pedaços 1x
Descrição
Receita que mata a fome e te deixa nutrido e satisfeito por muito tempo. É feita rapidamente no liquidificador e não leva nenhuma farinha na massa.
Ingredientes
- 2 xícara de feijão cozido “al dente” (340 gramas)
- 4 ovos (200 gramas)
- 1/4 xícara de azeite de oliva (60 ml)
- 1 colher de chá de sal (5 gramas)
- 1 colher de sopa de orégano (opcional)
- 1 dente de alho (opcional)
- 1/2 xícara de amaranto em flocos (50 gramas)
- 1 colher de sopa de fermento em pó (15 gramas)
RECHEIO TORTA SALGADA DE ATUM
- 2 latas de atum sem óleo/água (260 gramas)
- 1 cebola roxa média picada (100 gramas)
- 1/2 tomate sem sementes picado (40 gramas)
- 12 azeitonas pretas sem caroço picadas (50 gramas)
- 2 colheres de sopa de sementes de abóbora (20 gramas – opcional para decoração)
Modo de Preparo
- Unte uma forma de 20 x 30 centímetros com um pouco de óleo e polvilhe farinha de arroz e preaqueça o forno a 180º C.
- No liquidificador adicione o feijão cozido, os ovos, o azeite, o sal, o orégano, o alho e bata bem até formar uma massa homogênea.
- Transfira a massa para uma bacia e misture o amaranto em flocos.
- Adicione o atum, a cebola, o tomate e as azeitonas na massa e mexa até incorporar os ingredientes à mistura.
- Finalize com o fermento em pó mexendo rapidamente.
- Transfira a massa para a forma previamente untada e leve para assar em forno aquecido a 180º C por aproximadamente 30 minutos. Faça o teste do palito, quando sair limpo está pronto.
- Deixe amornar para depois servir.
Notas
- Eu usei o feijão vermelho, mas serve qualquer feijão.
- Você pode substituir o feijão cozido por grão-de-bico ou lentilha cozidos “al dente“.
- Os ovos não são substituíveis, sem eles a receita não funciona.
- Substitua o azeite de oliva por qualquer outro óleo.
- Use qualquer tempero verde o seco que mais gostar para aromatizar sua torta salgada de atum.
- Eu amo alho, por isso sempre uso para aromatizar as receitas salgadas, mas é opcional, testei sem o alho e continuou muito saboroso.
- Substitua o amaranto em flocos por quinoa em flocos ou farinha de trigo sarraceno.
- As sementes de abóbora da cobertura são opcionais e podem ser substituídas por sementes de girassol. Eu acho uma delícia como ficam crocantes depois de assadas e criam um contraste de texturas.
- Tempo de preparo: 25 minutos
- Tempo de cozimento: 30 minutos
Informações Nutricionais
- Rendimento em Porções: 12
- Calorias: 152
- Açúcares: 0,8 grama
- Sódio: 11%
- Gorduras Totais: 7,8 gramas
- Gorduras Saturadas: 1,5 grama
- Gorduras Insaturadas: 5,8 gramas
- Gorduras Trans: 0%
- Carboidratos: 4%
- Fibras: 11%
- Proteínas: 21%
- Colesterol: 24%
COMO ARMAZENAR A TORTA SALGADA DE ATUM
Como esta é uma receita que leva grão cozidos, vários ovos, atum e vegetais ela dura menos tempo fora da geladeira. Por isso se não consumir toda a torta no primeiro dia você deve armazenar na geladeira por até uns 3 dias.
Caso você não consiga consumir em 3 dias minha sugestão é congelar a torta salgada de atum em pedaços. Aqui em casa somos apenas em 2 pessoas, por isso sempre congelo tudo pra não estragar.
Para congelar esta torta salgada de atum fatie em pedaços, coloque sobre uma bandeja forrada com plástico adequado para o freezer e cubra com outro plástico. Se você armazenar os pedaços todos juntos eles grudam uns nos outros depois de congelados.
Depois de dispor as fatias na bandeja é só colocar no freezer e esperar congelar, depois de congelado retire a bandeja do freezer, guarde os pedaços dentro do saco plástico e volte ao freezer. Desta maneira os pedaços não grudam juntos e fica mais fácil para descongelar.
Para descongelar coloque um pedaço sobre um guardanapo ou papel absorvente e leve ao micro-ondas por uns 30 segundos (15 segundos de cada lado). Se não quiser usar o micro-ondas deixe descongelar de um dia para o outro na geladeira e reaqueça em forno baixo por uns 10 minutos.
CONFIRA OUTRAS RECEITAS DE TORTAS SALGADAS
Espero que você tenha gostado desta receita de Torta Salgada de Atum e se tiver dúvidas ou sugestões é só deixar um comentário abaixo. Quando você fizer esta receita em casa você pode bater uma foto e me enviar pelo Facebook ou pelo Instragram no @amorpelacomida pra que a gente possa conversar sobre a sua criação!
Para aprender a dominar as Farinhas Sem Glúten e aprender como substituir a farinha de trigo das receitas clique aqui!
Ah, e se você ainda não é inscrito no Amor Pela Comida no YouTube inscreva-se e fique sempre por dentro das novidades!