Eu sempre estou testando novas combinações de farinhas sem glúten para fazer receitas de pães mais nutritivas. Eu amo a combinação de aveia com polvilho doce, pois permite fatias estáveis e tem o sabor neutro. Desta vez decidi agregar mais valor nutricional e por isso desenvolvi um pão de quinoa e aveia flexível, saboroso e simples de preparar.
Tanto a aveia quanto a quinoa trazem benefícios para a saúde, ambas são ricas em fibras que ajudam você a ficar sem fome por mais tempo, têm baixo índice glicêmico e a quinoa ainda é rica em proteínas e aminoácidos essenciais.
Ou seja, este é um pão de aveia e quinoa pra comer sem culpa.
PÃO DE QUINOA E AVEIA FEITO À MÃO SEM PRECISAR SOVAR
Eu acho que uma mas melhores vantagens de você fazer pão sem glúten em casa é que sempre vai ser mais barato do que você comprar ele pronto.
Muitos pães sem glúten industrializados usam farinhas com menos benefícios pra saúde e sem falar que o cheirinho de pão fresco é um dos melhores que exitem.
Além disso pães sem glúten não precisam ser sovados, ou seja, é só misturar todos os ingredientes do pão de quinoa e aveia com uma colher de pau, colocar na forma, esperar crescer e depois assar, simples assim!
ACERTANDO A QUANTIDADE DE ÁGUA DA MASSA DO PÃO DE QUINOA E AVEIA
Mesmo que você não tenha tanta habilidade com receitas de pães você vai acertar este, basta medir direitinho os ingredientes e observar com atenção a textura da massa no vídeo.
As farinhas sem glúten podem absorver mais água ou menos água conforme o clima do dia.
Por isso este pão de quinoa e aveia pode ter algumas variações na quantidade de água necessária para dar o ponto correto da massa.
Eu adicionei 1 e 1/4 xícaras de água mais 1 colher de sopa, eu sei que você pode estar achando estranho que essa 1 colher de sopa extra faça tanta diferença, mas faz.
Com menos água a massa fica menos flexível e cresce um pouco menos, com água em excesso ele pode crescer rapidamente e depois de assado afundar um pouco no centro.
No meu primeiro teste acredito que usei umas 2 colheres de sopa extra de água e acabei com um pão que meu marido costuma chamar de “pão do sorriso”, um pãozinho saboroso, porém com uma curvatura pra baixo no topo.
Não tem nenhum problema se acontecer isso com o seu pão, desde que você não exagere demais na água ele ainda vai ficar com uma textura gostosa.
Como esta é uma receita de pão de quinoa e aveia sem glúten e sem ovo, a estrutura da massa é um pouco mais delicada, mas lembre-se de assistir novamente o vídeo enquanto você está fazendo o pãozinho que vai dar tudo certo.
Observe a textura da massa do pão de quinoa e aveia na foto abaixo, é uma massa grossa, mas não seca.
RECEITA SIMPLES DE PÃO DE QUINOA E AVEIA
A grande maioria das receitas de pão aqui do blog são feitas no liquidificador ou ainda mais simples como esta, que você precisa apenas misturar tudo com uma colher de pau.
Você vai adicionar todos os ingredientes secos na bacia, misturar rapidamente para virar um mix de farinhas e depois adicionar a água morna aos pouco, só isso!
Uma dica importante é cuidar para o sal não entrar em contato diretamente com o fermento biológico, mas fora isso é só mexer bem os ingredientes secos antes de colocar a água e pronto.
Uma vez que você aprende a textura final da massa antes de assar você pode ter mais liberdade para criar suas próprias receitas de pães sem glúten em casa, mas atenção, cada farinha sem glúten absorve água de forma diferente e confere características específicas para a receita.
VOCÊ SABIA QUE EXISTE UMA METODOLOGIA POR TRÁS DAS RECEITAS SEM GLÚTEN?
Muitas pessoas se apaixonam por minhas receitas porque elas realmente funcionam, mas o que muitas pessoas não sabem é que existe uma lógica por trás de cada escolha que faço na hora que estou criando uma receita nova.
Quando começamos a cozinhar sem glúten realmente é uma grande confusão, são muitas farinhas e as vezes queremos usar aquelas que temos em casa pra fazer determinada receita.
Não sei você, mas eu já errei muito!
E não foi por falta de pesquisa, porque vasculhei a Internet toda pra conseguir achar uma explicação lógica que me explicasse os porquês das farinhas sem glúten.
Achei muitas informações duplicadas e que pela minha experiência estavam erradas.
Por isso decidi transformar minha cozinha em meu laboratório e criei minha própria metodologia. Esta metodologia foi testada, aprovada e que realmente funciona!
Eu uso ela sempre quando estou criando uma nova receita.
Pra facilitar sua vida eu criei um super atalho, você não precisa mais errar como eu errei para conseguir fazer as melhores substituições. Eu criei um curso online exclusivo que vai te ensinar:
- Como substituir a farinha de trigo das receitas tradicionais,
- Como cada uma das 23 farinhas absorvem a água,
- Criar um MIX exclusivo de farinhas sem glúten pra você fazer em casa,
- Como substituir e combinar as farinhas sem erros e muitas dicas e bônus especiais que irão te ajudar a criar suas próprias receitas sem glúten.
PÃO DE QUINOA E AVEIA
- Tempo Total: 55 minutos
- Rendimento: 12 fatias 1x
Descrição
Este pão de quinoa e aveia é super nutritivo, proteico e ajuda você a se manter na reeducação alimentar sem peso na consciência.
Ingredientes
- 1 xícara de farinha de quinoa (130 gramas)
- 1 xícara de aveia em flocos finos sem glúten (110 gramas)
- 1 xícara de polvilho doce (120 gramas)
- 1 colher de sopa de açúcar mascavo (12 gramas)
- 1/2 colher de sopa de fermento biológico seco instantâneo (5 gramas)
- 1 colher de chá de sal (5 gramas)
- 1 colher de sopa de psyllium (6 gramas)
- 1 colher de sopa de azeite (15 ml)
- 1 1/4 de xícaras + 1 colher de sopa de água morna (195 ml)
Modo de Preparo
- Misture em uma bacia a farinha de quinoa, a aveia, o polvilho doce, o açúcar, o fermento, o sal e o psyllium e mexa bem para transformar em um mix de farinhas.
- Adicione o azeite e a água aos poucos, talvez você precise um pouco mais de água ou um pouco menos. Confira a textura da massa no vídeo.
- Coloque a massa do pão em uma forma de 22 cm de comprimento, 6 cm de altura e 8 cm de largura, se sua forma for daquelas bem grandes, dobre a receita.
- Para nivelar a massa na forma aperte gentilmente a superfície com as mãos molhadas.
- Deixe o pão descansar em um cantinho da cozinha, ele deve dobrar de volume e chegar ao topo da forma, o tempo de crescimento dependerá da temperatura do dia, mas deve demorar uns 45 minutos.
- Assim que você perceber que o pão está faltando 1 dedo para chegar no topo da forma preaqueça o forno a 180º C.
- Asse o pão por aproximadamente 40 minutos em forno aquecido a 180º C.
- Depois de pronto deixe esfriar até você conseguir encostar na forma, quando você conseguir encostar retire-o da forma e deixe esfriar por completo sobre uma grade ou prato forrado com papel toalha. Não corte o pão quente que você vai destruir a textura!
Notas
- Você pode substituir a farinha de quinoa por quinoa em flocos, porém com quinoa em flocos você vai precisar de menos água para conseguir a mesma textura da massa.
- Você pode substituir a farinha de quinoa por farinha de amaranto.
- Substitua os flocos de aveia por quinoa em flocos e faça um pão apenas de quinoa.
- Se não for intolerante ao glúten você pode usar a aveia “contaminada” que é mais barata.
- O polvilho doce pode ser substituído por araruta. Não substitua por amido de milho que o resultado não é tão bom, fica mais farelento e lembrando mais bolo do que pão.
- Você pode utilizar qualquer tipo de açúcar na massa.
- Você pode substituir 1 colher de sopa de psyllium por 1/2 colher de chá de goma xantana ou goma guar.
- Substitua o azeite por qualquer óleo da sua preferência.
- Tempo de preparo: 15 minutos
- Tempo de cozimento: 40 minutos
Informações Nutricionais
- Rendimento em Porções: 12
- Calorias: 127
- Açúcares: 1,2 grama
- Sódio: 7%
- Gorduras Totais: 2,1 gramas
- Gorduras Saturadas: 0,4 grama
- Gorduras Insaturadas: 1,7 grama
- Gorduras Trans: 0%
- Carboidratos: 8%
- Fibras: 7%
- Proteínas: 6%
- Colesterol: 0%
E SE EU FIZER O PÃO SÓ COM QUINOA?
Não tem problema, você pode fazer o pão com farinha de quinoa no lugar da aveia em flocos ou até mesmo usar quinoa em flocos. A principal diferença vai ser na taxa de absorção de água, só com farinha de quinoa vai absorver um pouquinho mais e só com quinoa em flocos vai absorver um pouco menos.
Outro ponto que muda é o sabor, eu já estou muito acostumada com o sabor da quinoa que é um pouquinho de nada amargo, mas pra mim sinceramente é imperceptível. Se você usar a quinoa combinada com a aveia o sabor fica mais neutro.
Atenção na hora de comprar as farinhas à granel, escolha preferencialmente uma loja com ar condicionado e com boas condições de higiene e armazenamento.
Muitas pessoas reclamam que determinadas farinhas são amargas, mas na verdade a pessoa pode estar comprando uma farinha que já está velha/rançosa/vencida.
Farinhas mofadas sempre ficam amargas e se você perceber algo diferente na farinha prove sempre um pouquinho. Se o sabor estiver ruim ou tiver pontos de bolor jogue fora, se você usar uma farinha rançosa na receita o pão de quinoa e aveia vai ficar amargo.
DURABILIDADE E CONSERVAÇÃO DO PÃO DE QUINOA E AVEIA
Como está é uma receita sem ovos e também é pouco úmida ela dura mais tempo fora da geladeira. Você pode armazenar em um saco bem fechado por uns 3 ou 4 dias fora da geladeira.
A durabilidade depende muito da temperatura da sua cidade, em cidades mais quentes sempre estraga mais rápido.
Na geladeira você pode armazenar por até uma semana.
Ele fica um pouco mais firme na geladeira mas não fica duro, você pode reaquecer na torradeira ou em uma frigideira em fogo baixo para que ele volte a ficar mais flexível.
A melhor textura sempre é no primeiro e no segundo dia fora da geladeira, mas se você quiser manter ele fresco do começo ao fim você pode congelar.
Para congelar basta fatiar o pão e armazenar dentro de um saco adequado para o freezer sem sobrepor as fatias, quando as fatias são congeladas amontoadas elas grudam umas nas outras e fica mais difícil retirar as porções.
Para descongelar basta colocar na torradeira ainda congelado ou preaquecer o forno em fogo baixo e deixar uns 10 minutos aquecendo.
Você também pode descongelar no micro-ondas por alguns segundos ou em uma frigideira antiaderente em fogo baixo.
TEXTURA DO PÃO DE QUINOA E AVEIA
Este pãozinho tem uma textura muito gostosa, é flexível mas sem esfarelar. Isso quer dizer que você pode espalhar o que quiser por cima que a fatia não vai desmontar.
Se você decidir fazer o pão só com quinoa ele fica um pouquinho menos flexível, mas não se preocupe que também é gostoso.
Se você trocar o psyllium pela goma xantana também muita um pouco a estrutura da massa, mas também é praticamente imperceptível.
Se você não encontrar o psyllium não deixe de substituir por goma xantana ou por goma guar, se não achar nem a xantana e nem a guar você pode substituir por CMC, mas com CMC a massa fica mais seca, eu só recomento o uso em últimos casos.
SUGESTÕES DE CONSUMO DO PÃO DE QUINOA E AVEIA
Você sempre pode comer o pão com seu acompanhamento preferido, eu amo pão fresco com manteiga, pra mim não tem nada mais gostoso.
Você pode servir com geleia, melado, pastas e patês. Por aqui já compartilhei algumas opções gostosas pra passar no pão:
- Antepasto de Berinjela
- 3 Patês de Grão-de-bico
- Manteiga de Amendoim Caseira
- Manteiga de Coco Caseira
- Patê de Atum com Limão Siciliano
CONFIRA OUTRAS RECEITAS DE PÃO CASEIRO SEM GLÚTEN, SEM LACTOSE E SEM OVO
Espero que você tenha gostado desta receita de Pão de Quinoa e Aveia e se tiver dúvidas ou sugestões é só deixar um comentário abaixo. Quando você fizer esta receita em casa você pode bater uma foto e me enviar pelo Facebook ou pelo Instagram no @amorpelacomida pra que a gente possa conversar sobre a sua criação!
Para aprender a dominar as Farinhas Sem Glúten e aprender como substituir a farinha de trigo das receitas clique aqui!
Ah, e se você ainda não é inscrito no Amor Pela Comida no YouTube inscreva-se e fique sempre por dentro das novidades!
19 Comentário
Boa tarde. Super amei suad receitas e esplicações. Tenho um grupo de saude e reeducação alimentar. E postei lá. Parabens,era isto que estava procurando.
Oi Rose, que bom que a receita foi útil pra você 🙂
Muito obrigada por compartilhar com seu grupo este pãozinho!
Beijos e até a próxima
Ola Chefe! Fiz exatamente como explicado! Mas o pão não cresceu nada! Na verdade ficou “embatumado” como dizia minha avó! Utilizei ingredientes de qualidade mas não funcionou! O que pode ter dado errado?!?
Oi Mauro, em dias frios o pão demorar mais pra crescer, é normal.. se o fermento não estiver velho e se você não matou ele com água muito quente, talvez você deveria ter deixado crescer um pouco mais.
Outra hipótese é que você exagerou na quantidade de psyllium/goma xantana, em excesso não tem pão que consiga crescer, você usou xícaras e colheres de medida?
Pães sem glúten precisam estar com a proporção correta de ingredientes para a receita funcionar, se você mediu de qualquer jeito ou usou xícaras e colheres do dia a dia a chance deste ter sido o problema é grande.
Além disso também pode ser que você colocou pouca de água, como esta é uma receita sem ovos a estrutura é mais delicada, se tiver pouca água o fermento não tem força suficiente para expandir na massa que está muito pesada e isso atrasa o tempo de crescimento. Se você mediu errado os ingredientes e colocou pouca água pode ter sido este o problema.
Se mediu corretamente os ingredientes usando xícaras e colheres de medida eu preciso saber um pouco mais sobre como ficou a textura final do pão e como estava a consistência da massa na hora que colocou na forma, assim posso tentar imaginar o que aconteceu.
De qualquer maneira verifique os erros mais comuns e minhas dicas para acertar sempre as receitas de pão no link: https://www.amorpelacomida.com.br/pao-sem-gluten-e-sem-lactose/
Oi! Sempre fico em dúvida sobre as calorias que você indica nas receitas… O valor que você indica é referente a 1 porção ou da receita inteira? Nesse caso do pão de quinoa e aveia, as 127 calorias são da porção inteira ou apenas uma fatia?
Obrigada!
As calorias são para cada porção, se a receita rende 12 porções/fatias quer dizer que cada fatia tem 127 calorias.
Beijos
Amei! Ficou uma delícia ?
Ola! Receita ótima! Já fiz duas vezes lá em casa adoraram! Sendo que na segunda vez fiz com água caldo de fervura da beterraba e ficou lindo! Posso te enviar fotos… Sempre estou de olho nas tuas receitas porque gosto do teu estilo inovador e sempre saudável!
Que ótima ideia Karina! O pão deve ter ficado muito lindo e é claro, ainda mais nutritivo!
Fico feliz em poder ajudar com minhas receitas.
Beijos
Parece muito bom. Nunca fiz um pão sem farinha de trigo e preciso aprender, pois meu irmão não está podendo ingerir gluten e lactose. Entretanto pode comer ovos e carnes sem problema. Nesse caso posso substituir um pouco da água por ovos, na mesma proporção?
Se você nunca fez uma receita de pão sem glúten sugiro que teste a receita original sem modificações, é importante entender a estrutura da receita antes de sair modificando uma receita que você nunca fez na vida. Beijos
Psyllium
Bom dia, nas medidas vc fala em 01 colher de sopa de psyllium, mas em gramatura 2 gramas, pesando 01 colher de sopa equivale a 6 gramas, fiz o pão com uma colher de sopa, e a massa não ficou tão moldável como a sua do vídeo… Faço todas as suas receitas de bolo, principalmente os de batata doce,sempre um sucesso!
Oi Neiva, acho que foi um erro na hora de digitar a receita, 1 colher de sopa tem sim 6 gramas, já corrigi.
Mas de qualquer maneira a massa não fica moldável, ela é pastosa e se você usou a colher de sopa fez certinho.
Beijos
Bom dia chef será que podem ser feito este e os outros pães veganos e sem glúten na maquina de panificação.
Será que fica bom.
Não tenho a máquina de pão pra dizer se funciona mesmo ou não, mas pelo que eu me lembre, quando tinha a máquina de pão, ela sovava a massa. No caso de pães sem glúten a massa não deve ser sovada. Portanto se usar a máquina de pão sugiro que faça a massa na mão e coloque na máquina apenas pra assar.
Beijos
Já fiz esta receita aqui em casa e todos adoraram! Estou pensando em fazer novamente, porém só tenho a aveia em flocos grossos e a farinha; daria para usar algum deles?
Faça este pão: https://www.amorpelacomida.com.br/pao-de-aveia-e-ovo/
Olá. Obrigada pelas ótimas dicas. Você acha que eu poderia substituir o açúcar por xilitol ou outro adoçante culinario? Obrigada
Não recomendo, o fermento biológico não se alimenta de adoçantes