As receitas de pão são sempre a mais acessadas aqui do blog, mas algumas pessoas dizem que não conseguem encontrar todos os tipos de farinha sem glúten na cidade onde moram. Pra resolver este problema decidi fazer a receita de pão mais simples de todas, criei uma receita de pão com farinha de arroz e polvilho doce.

Publicidade

A farinha de arroz é a farinha sem glúten mais comum de encontrar em cidades do interior e o polvilho doce é facilmente encontrado em todos os supermercados.

RECEITA DE PÃO COM FARINHA DE ARROZ RÁPIDA E FÁCIL

Esta é uma receita de pão com farinha de arroz muito fácil de preparar. Eu sou fã de receitas simples e práticas, ninguém mais tem tempo para fazer receitas com muitas etapas e por isso gosto de simplificar.

Receita de pão com farinha de arroz sem glúten, sem ovo, sem leite. Receita de pão vegano rápido e fácil!

Como eu quero que você teste a minha receita de pão com farinha de arroz eu desenvolvi uma receita que você só precisa mexer tudo com uma colher de pau, esperar o pão crescer e colocar para assar.

Publicidade

Se você não quiser nem gastar calorias mexendo a massa você pode preparar esta receita de pão com farinha de arroz na batedeira planetária.

Acho que naquelas batedeiras mais simples a massa pode ser um pouco pesada e vai acabar forçando o equipamento.

RECEITA DE PÃO COM FARINHA DE ARROZ SEM GLÚTEN, SEM OVO, SEM SOJA, SEM LEITE

Além desta receita ser muito simples ela ainda é adequada para todas as restrições alimentares. Muitas pessoas que acessam o blog buscam por receitas inclusivas, por isso sempre revezo as receitas e tento agradar a todos.

Eu aprendi com a minha mãe que receita de pão não precisa levar ovo, desde que ela me ensinou a receita dela de Pão Vegano Rápido eu consegui entender a lógica de como criar novas receitas de pão.

Publicidade
Receita de pão com farinha de arroz sem glúten, sem ovo, sem leite. Receita de pão vegano rápido e fácil!

Esta receita de pão com farinha de arroz é parecida com a receita original dela, mas esta versão não leva aveia.

Em muitas cidades do interior a aveia sem glúten não está disponível, ou quando está é muito cara. Ou seja, esta é uma receita inclusiva até no preço, é super baratinha!

RECEITA DE PÃO COM FARINHA DE ARROZ E FERMENTO BIOLÓGICO

Pra mim receita de pão é sempre com fermento biológico, prefiro usar o fermento seco instantâneo, mas você sempre pode usar o fermento fresco.

Mas se você tem pressa e não quer esperar o pão crescer você sempre pode usar o fermento químico em pó no lugar do fermento biológico.

Receita de pão com farinha de arroz sem glúten, sem ovo, sem leite. Receita de pão vegano rápido e fácil!

Eu acho que o sabor da fermentação faz toda a diferença em receitas de pão, mas algumas pessoas já me relataram que não podem consumir o fermento biológico, então é sempre uma alternativa usar o fermento químico.

Você sempre pode substituir o fermento biológico pelo fermento químico, mas lembre-se de levar para assar imediatamente.

O pão com farinha de arroz e fermento químico vai crescer dentro do forno, coloque o fermento sempre por último na receita.

PRECISO USAR A GOMA XANTANA?

Eu sei que a goma xantana causa muita polêmica e o erro que mais vejo é quando ela é usada em excesso.

A goma xantana faz meio que o papel que o glúten faria nas receitas por isso sempre que você encontrar ela nas receitas você não deve excluir e não colocar nada no lugar.

A goma xantana serve como estabilizante, emulsificante e espessante, mas quando usada em excesso não permite a expansão do ar dentro da massa, vira tipo uma cola dura e o pão não cresce.

Sempre que medir a goma xantana use colheres medidoras niveladas e se não tiver colheres medidoras use sempre menos. Quando falamos em goma xantana, menos é mais!

Receita de pão com farinha de arroz e fermento biológico muito simples e rápido de preparar. Só leva farinha de arroz e polvilho doce!

Um pouquinho de nada além da quantidade indicada já pode estragar sua receita, então meça com atenção.

Se você não encontrar goma xantana na sua cidade você pode substituir por CMC (carboximetilcelulose).

O nome é estranho, mas você encontra com facilidade em lojas especializadas em produtos para confeitaria e panificação, ela é frequentemente usada em receitas com pasta americana.

Substitua a goma xantana por CMC na mesma proporção. A principal diferença que percebo quando uso CMC no lugar da goma xantana é que a receita fica um pouco mais seca, a goma xantana confere mais viscosidade.

Mas se você realmente não encontrar a goma xantana a CMC é uma alternativa.

Receita de pão com farinha de arroz fofinho muito rápido e fácil. Pão vegano rápido
Imprimir
clock clock iconcutlery cutlery iconflag flag iconfolder folder iconinstagram instagram iconpinterest pinterest iconfacebook facebook iconprint print iconsquares squares iconheart heart iconheart solid heart solid icon
Receita de pão com farinha de arroz sem glúten, sem ovo, sem leite. Receita de pão vegano rápido e fácil!

RECEITA DE PÃO COM FARINHA DE ARROZ


  • Autora: Chef Susan Martha
  • Tempo Total: 55 minutos
  • Rendimento: 12 fatias 1x

Descrição

Este é um dos pães mais simples, rápidos e baratos de todos que já testei, fica flexível e o sabor é bem neutro.


Ingredientes

Scale
  • 2 xícaras de farinha de arroz (260 gramas)
  • 1 xícara de polvilho doce (120 gramas)
  • 1 colher de sopa de açúcar (12 gramas)
  • 1/2 colher de sopa de fermento biológico seco instantâneo (6 gramas)
  • 1 e 1/2 colheres de chá rasa de sal (7,5 gramas)
  • 1 colher de chá rasa de goma xantana
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva (30 ml)
  • Aproximadamente 1 e 1/2 xícaras de água morna (+/- 360 ml)

Modo de Preparo

  1. Em uma bacia grande adicione a farinha de arroz, o polvilho doce, o açúcar, o fermento e a goma xantana e mexa bem para misturar os secos.
  2. Adicione o sal e mexa novamente com uma colher de pau, você deve cuidar para o sal não entrar em contato diretamente com o fermento, pois ele inibe a fermentação.
  3.  Adicione o azeite de oliva e a água aos poucos, mexendo sempre com uma colher de pau.
  4.  A massa é um pouco pesada, você vai precisar fazer uma forcinha pra incorporar bem os ingredientes e conseguir uma massa uniforme.
  5.  Eu usei um pouco mais de 1 xícara e meia de água morna para atingir o ponto ideal da massa, mas tudo vai depender a umidade das farinhas que você estiver usando e até mesmo do tempo e da temperatura do dia. Por isso coloque a água aos poucos.
  6. Transfira a massa para uma forma de média de pão, a forma que estou usando mede 22 cm de comprimento, 6 cm de altura e 8 cm de largura, se sua forma for daquela bem grandes, dobre a receita.
  7. Deixe crescer até dobrar de volume, aproximadamente 30 minutos. Lembre-se de preaquecer o forno a 200º C quando o pão estiver na metade do crescimento.
  8. Quando o pão alcançar o topo da forma leve para assar em forno aquecido a 200º C e asse por aproximadamente 45 minutos. Você precisa sentir cheiro de pão fresco.
  9. Assim que conseguir encostar na forma sem se queimar retire o pão da forma e deixe esfriar sobre uma grade ou papel toalha.
  10. Não corte o pão quente, como esta é uma massa com bastante polvilho doce se você cortar ele quente o pão vai ficar abatumado, parecido com a textura do pão de queijo.
  11. Sirva com seu acompanhamento preferido!

Notas

  • A água deve ser colocada aos poucos para ajustar textura da massa, não pode ficar muito mole, confira a textura da massa no vídeo e não ultrapasse 1 xícara e 3/4 de água.
  • Substitua a farinha de arroz por farinha de trigo sarraceno.
  • Substitua o polvilho doce por araruta.
  • Pode ser qualquer açúcar, mas não adoçante. O açúcar será consumido pelo fermento durante a fermentação.
  • A goma xantana pode ser substituída por CMC ou goma guar na mesma proporção.
  • Substitua o azeite por qualquer outro óleo.
  • Tempo de preparo: 10 minutos
  • Tempo de cozimento: 45 minutos
  • Categoria: Pão Caseiro
  • Métodos: Feito à mão
  • Cozinha: Vegana

Informações Nutricionais

  • Rendimento em Porções: 12
  • Calorias: 241
  • Açúcares: 1,1 g
  • Sódio: 10%
  • Gorduras Totais: 2,7 gramas
  • Gorduras Saturadas: 0,4 g
  • Gorduras Insaturadas: 2,1 gramas
  • Gorduras Trans: 0%
  • Carboidratos: 18%
  • Fibras: 3%
  • Proteínas: 3%
  • Colesterol: 0%

Keywords: pão com farinha de arroz, receita com farinha de arroz, pão sem glúten com farinha de arroz

RECEITA DE PÃO COM FARINHA DE ARROZ FEITO À MÃO

Textura massa receita de pão com farinha de arroz
Textura massa receita de pão com farinha de arroz

Sirva com seu acompanhamento preferido!

Receita de pão com farinha de arroz e fermento biológico fofinho, rápido de preparar, sem glúten, sem ovo, sem leite. Receita de pão vegano rápido

DICAS

  • A melhor textura deste pão é no primeiro e no segundo dia, depois ele fica um pouco mais firme. Você pode aquecer as fatias na torradeira, frigideira ou por alguns minutos em forno baixo, assim ele volta a ficar mais macio.
  • Esta receita de pão com farinha de arroz não leva ovos ou outros ingredientes que fazem o pão estragar mais rápido, por isso pode ser armazenado fora da geladeira por até uns 5 dias.
  • Você pode cortar o pão em fatias e congelar em sacos plásticos adequados para o freezer, tome cuidado para não sobrepor as fatias se não elas grudam juntas. Mantenha congelado por até 3 meses. Descongele no micro-ondas por alguns segundos, direto na torradeira, frigideira em fogo baixo ou no forno baixo por alguns minutos.

VOCÊ SABIA QUE EXISTE UMA METODOLOGIA POR TRÁS DAS RECEITAS SEM GLÚTEN?

Muitas pessoas se apaixonam por minhas receitas porque elas realmente funcionam, mas o que muitas pessoas não sabem é que existe uma lógica por trás de cada escolha que faço na hora que estou criando uma receita nova.

Quando começamos a cozinhar sem glúten realmente é uma grande confusão, são muitas farinhas e as vezes queremos usar aquelas que temos em casa pra fazer determinada receita.

Não sei você, mas eu já errei muito!

E não foi por falta de pesquisa, porque vasculhei a Internet toda pra conseguir achar uma explicação lógica que me explicasse os porquês das farinhas sem glúten. Achei muitas informações duplicadas e que pela minha experiência estavam erradas.

Por isso decidi transformar minha cozinha em meu laboratório e criei minha própria metodologia. Esta metodologia foi testada, aprovada e que realmente funciona!

Eu uso ela sempre quando estou criando uma nova receita.

Pra facilitar sua vida eu criei um super atalho, você não precisa mais errar como eu errei para conseguir fazer as melhores substituições. Eu criei um curso online exclusivo que vai te ensinar:

  • Como substituir a farinha de trigo das receitas tradicionais,
  • Como cada uma das 23 farinhas absorvem a água,
  • Criar um MIX exclusivo de farinhas sem glúten pra você fazer em casa,
  • Como substituir e combinar as farinhas sem erros e muitas dicas e bônus especiais que irão te ajudar a criar suas próprias receitas sem glúten.

CONFIRA OUTRAS RECEITAS DE PÃO SEM GLÚTEN, SEM OVO, SEM LEITE E SEM SOJA

Receita de pão vegano rápido e fácil com farinha de arroz, aveia e polvilho doce
Pão com farinha de teff vegano fácil de preparar e muito rápido!
Pão vegano fácil e rápido com aveia, amendoim, trigo sarraceno e araruta. É sem glúten, sem leite, sem soja e sem ovo!
Receita de pão de milho caseiro simples de preparar e muito barato. É sem ovo, sem glúten, sem leite, vegano e sem soja!

Espero que você tenha gostado desta receita de pão com farinha de arroz e se tiver dúvidas ou sugestões é só deixar um comentário abaixo. Quando você fizer esta receita em casa você pode bater uma foto e me enviar pelo Facebook ou pelo Instragram no @amorpelacomida pra que a gente possa conversar sobre a sua criação!

Ah, e se você ainda não é inscrito no Amor Pela Comida no YouTube inscreva-se e fique sempre por dentro das novidades!

57 Comentário

  1. Oi Susan!
    Pode substituir o polvilho doce por amido de milho?
    Eu moro fora e aqui e dificil diferenciar e achar todos os “starch”.
    Obrigada

  2. Oi Ana, até pode sim, mas eu acho que o amido de milho deixa o pão muito fofo, acaba ficando mais farelento.
    Como o amido de milho absorve menos água que o polvilho doce você vai precisar diminuir a quantidade de água na receita, coloque sempre aos poucos, caso a massa fique muito mole você pode adicionar um pouco mais de farinha de arroz.
    Beijos

  3. Posso fazer com aquele mix de farinha sem glúten que compra pronto?

  4. Pode sim, só veja se no mix já tem goma xantana, se tiver você não coloca mais, se não tiver use a quantidade indicada na receita.
    Beijinhos e até a próxima

  5. Jéssica Canali Lemos

    Eu fiz seguindo os passos bem direitinho e acertei, ficou ótimo! 🙂
    Para quem é aprendiz como eu, ter tudo detalhado e bem explicado como a Susan faz ajuda muitooo!
    Já me senti confiante para dobrar a receita! 😀

  6. Oi Jéssica, que bom que seguiu a receita direitinho e deu tudo certo!
    Quando estamos começando é melhor testar a receita seguindo as indicações, aí é garantido que dá certo 🙂
    Espero que continue por aqui testando as receitas, beijinhos e até a próxima

  7. Fiz varias vezes a receita do pão vegan rápido, mas ele não cresce como no vídeo, gostaria de saber no que estou errando.

  8. Leila Paneto

    Boa noite Susan! Se eu fizer sem a goma xantana, será que dará errado o meu pão?

  9. Com certeza, a goma xantana ou algum de seus substitutos é essencial para garantir a textura, flexibilidade e estrutura da receita.
    Beijos

  10. ana cristina

    ola vi seu sute adorei as dicas ,
    sou alergica e tenho que me alimentar sem ovo ,glúten, leite e seus derivados entao acho que vou estar sempre aqui desfrutando das sua dicas .
    Ha vou fazer essa receita depois digo como foi obrigada
    Ana

  11. posso usar açúcar de coco na receita pão sem glúten ?

  12. Meu pão estava crescendo lindo, ficou bem alto mas quando eu coloquei no forno pra assar ele desceu o centro do pão, o que eu fiz de errado? Estava pré aquecido mas quanto tempo eu deixo pré aquecido? Será que foi nisso que errei?

  13. Quando o pão cresce demais antes de entrar no forno ele pode afundar no centro, porque a massa incorporou mais “ar” do que deveria e a estrutura do pão ficou franca. Outra hipótese é que você errou na quantidade de água, excesso de água também faz o pão afundar no centro, principalmente em receitas sem ovos que a estrutura é mais delicada. Confira dicas para não errar mais as receitas de pão no link: https://www.amorpelacomida.com.br/pao-sem-gluten-sem-erro/
    E também aqui: https://www.amorpelacomida.com.br/pao-sem-gluten-e-sem-lactose/
    Beijos

  14. Adriana mello

    O que posso por no lugar da goma xantana

  15. Ana Beatriz Zermiani

    OII sera que eu consigo fazer o pão sem glutem com fermento natural de arroz ???

  16. Rosa Cristina

    Oi Susan.
    Primeiro, quero agradecer por tantas receitas deliciosas! Faço muitas delas e recebo muitos elogios.
    Estou em busca de uma boa receita de pão vegana e sem glúten e encontrei duas por aqui: uma é essa e a outra está nesse link https://www.amorpelacomida.com.br/pao-vegano-rapido/.

    Percebi que nesta, a receita pede 1 colher (chá) de goma xantana e na do link, a quantidade de goma xantana é de 1/2 colher (chá).

    A que se deve essa diferença na medida de goma xantana de um pão para o outro?

  17. Olá Rosa, por aqui tem muitas receitas de pães veganas. A outra receita que você citou leva aveia na sua composição, e a aveia por si só já promove flexibilidade e liga para a massa, por isso uso uma menor quantidade de goma xantana.
    Beijos

  18. Boa noite Susana.
    Descobri o seu site por mero acaso e como sigo uma alimentação paleo, gostei de muitas das suas receitas. E esta deste pão captou a minha atenção.
    Só tenho uma dúvida: a xícara, que aqui na Europa se chama “chávena” (eu sou portuguesa) leva quantos mls/grs? É que por aqui existem xícaras de variadas capacidades (200 ml, 250 ml, 300 ml… e por aí vai!)
    Grata por tudo o que aqui partilha.
    🙂

  19. Segunda vez que faço a receita e o pão fica duro…o que será que estou fazendo de errado?

  20. Olá! Já fiz várias receitas de seu site e deram certo, amei! Mas a receita deste pão de arroz fiz e ficou solado, pesado, não cresceu, o que será que eu fiz de errado?

  21. Oi Thais, provavelmente a farinha de arroz que você usou absorveu mais água do que o esperado e quando falta um pouco de água na massa o pão não cresce direito. As vezes 1 ou 2 colheres extra de água fazem toda diferença, veja neste post mais dicas sobre pães sem glúten: https://www.amorpelacomida.com.br/pao-sem-gluten-sem-erro/
    De qualquer maneira este pão é um pão apenas com farinha de arroz e polvilho doce, ele não fica super leve justamente pelas características intrínsecas de cada farinha.
    Beijos

  22. Jaqueline Guedes

    Olá! Tudo bem?
    Estou testando a receita. O pão está no forno.
    Dedos cruzados. hehehe
    Fazendo a massa do pão tive a ideia de acrescentar na massa purê de batata doce, aipim, beterraba, abóbora ou moranga…. Será que daria certo com os demais ingredientes da receita?
    Obrigada!
    Jaqueline Guedes

  23. Sempre que você acrescenta vegetais na massa precisa conhecer as características de cada vegetal. Batata-doce e aipim são mais secos, já a beterraba e a abóbora são mais úmidos. Logo vai interferir na receita, pode pesar a massa, precisar de mais líquido, menos líquido.. então só testando mesmo pra saber as quantidades recomendadas de cada ingrediente. Apenas adicionar nesta massa pode destruir a receita.
    Beijos

  24. Tem como substituir o polvilho doce? Pois essa receita é maravilhosa para meu filho diabetico, mas o polvilho faz a glicemia ir para o espaço ??‍♀️”?

  25. Recomendo substituir polvilho doce por araruta, mas é um amido refinado da mesma maneira.
    Perceba que a farinha de arroz também pode elevar a glicemia, então este pão não é adequado para ele.
    Beijos

  26. Bom dia! Uma amiga me indicou suas receitas, pois estou entrando agora na fase glúten free, por orientação médica. Porém nenhuma restrição a lactose. Nesse caso posso substituir a água por leite?! Não só no pão, mas mas receitas de bolo?
    Obrigada.

  27. O leite adiciona gordura para receita, dependendo da receita a mudança na textura será mais perceptível.
    Minha sugestão é sempre testar a receita original e depois fazer mudanças.
    Beijos

  28. marcelonovaesmonteiro0311@hotmail.com

    Ficou ótimo, ótimo mesmo. Eu, minha esposa e minha filha gostamos muito. Obrigado.

  29. Eliana Nascimento

    Bom dia chefe,sou nova com produtos veganos, estou curtindo muito sua página, espero ficar craque igual vc…..bjs e obrigado por nos ajudar….

  30. Sugiro que comece testando as receitas sem fazer modificações, observe atentamente o ponto/consistência da massa no vídeo para garantir que vai acertar as receitas.
    Beijos

  31. Susan, hoje fiz o pão de farinha de arroz.
    O pão ficou perfeito cresceu, e eu fiquei feliz pelo resultado.
    Quando coloquei para assar ele abaixou, assou bem e ficou duro de cortar.
    Fiz a receita exatamente como você publicou.
    O que pode ter dado errado?

  32. É normal que ele encolha um pouco quando asse, ele perde umidade dentro do forno.
    Se por um acaso ele afundou no centro foi excesso de água na massa, veja este vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=ZEE_QM-4R5A
    O pão fica com a casca dura, afinal nesta receita só usamos farinha de arroz e polvilho doce.
    A farinha de arroz deixa a textura da casca mais firme quando usada em maior quantidade, é uma característica da farinha.
    Veja uma aula sobre os erros mais comuns em receitas de pães sem glúten: https://www.youtube.com/watch?v=68HVcfQzwj

  33. Susan, se usar o fermento químico precisa adicionar o açúcar na receita? Dá certo fazer sem?

  34. Mas nas substituições vc fala que pode usar o fermento químico!

  35. Tem razão, mas tive algumas experiências não muito boas com pães veganos e fermento químico, por isso já exclui esta informação da receita e recomendo que você não use o fermento químico.

  36. Natássia

    Fiz a receita conforme estava escrito. Segui todos os passos e a massa até que ficou muito parecida com a massa daqueles “mix” prontos de farinha para pão sem gluten. No entanto, o pão ficou muito duro, acredito que seja pelo fato de usar apenas a farinha de arroz, polvilho e goma xantana como “mix” de farinhas.

    Se for para comer o pão aí da quente, até que o sabor é gostoso.

  37. Precisa mesmo reaquecer para que fique mais macio. Apenas estas duas farinhas não proporcionam elasticidade suficiente para que o pão fique macio sem aquecer. Beijos

  38. Substituindo o fermento seco pelo químico, qual é medida do químico?

  39. Oi, Você consegue fazer um Pão Rústico com farinha de abóbora ????…pq eu já tentei fazer algumas vezes e todas deram errado, usei goma xantana para substituir a falta de glutem nessa farinha. Se conseguir fazer, poderia postar aqui de como conseguiu, por exemplo, com 1kg de farinha de abóbora, como base e referencia….desde já muito obrigado.

  40. Você nunca vai usar apenas 1 única farinha pra fazer qualquer receita sem glúten, é sempre uma combinação de farinhas e normalmente algum espessante como a goma xantana ou psyllium.
    A farinha de semente de abóbora se assemelha um pouco à uma farinha de oleaginosas, mas vale ressaltar que cada ingrediente tem uma característica específica. Você pode tentar usar a farinha de abóbora no lugar da farinha de amêndoas e analisar o resultado.

  41. Não entendi qual fermento exatamente você quer usar, mas recomendo usar o fermento biológico seco, o fermento químico “Royal” não fica tão bom em receitas sem ovos.

  42. Patrícia

    Olá. posso substituir a goma xantana por psilio? é a mesma quantidade?
    a goma xantaba fora da validade já não se pode usar? Obrigada adora as suas receitas 😜😘

Escreva Um Comentário

Recipe rating 5 Stars 4 Stars 3 Stars 2 Stars 1 Star