Sabe quando você sente aquele desejo doido de comer chocolate, mas lembra que não vai fazer nada bem devorar uma barra inteira? Então, este Brownie vai salvar a sua vida! Esta receita é simplesmente deliciosa, aproveite o sabor intenso do chocolate sem culpa e se delicie a cada mordida.
Ah, e antes de você dizer que não gosta de abacate eu te garanto que não da pra sentir nem um gostinho de abacate, então desfrute de todos os benefícios desta fruta mesmo que ela não seja a sua preferida 😉
Esta receita além de ser super saudável é muito fácil de fazer, você só vai precisar de um liquidificador e um fuet ou uma colher de pau. São poucos ingredientes e todos fáceis de encontrar.
INGREDIENTES:
- 1 abacate pequeno maduro – use aproximadamente 1 xícara à 1 1/2 xícara (ATENÇÃO não pode estar preto e com linhas marrons por dentro da fruta se não pode ficar com gosto estranho)
- 1 banana branca bem madura
- 1/2 xícara de mel, melado ou agave
- 4 ovos caipiras
- 1/2 xícara de farinha de coco (se usar a farinha de coco industrializada use 3/4 xícara)
- 1/2 xícara de araruta ou polvilho doce
- 1/2 xícara de cacau em pó 100% ou use o chocolate em pó 50% caso não goste de sabores amargos (cheire e experimente pra verificar se o cacau não está velho, nem mofado e muito menos com bichinhos, isto pode fazer seu brownie ficar amargo)
- 1/4 colher de chá de sal
- 1 colher de chá de fermento em pó
- 1 colher de sobremesa de pimenta síria ou canela (opcional)
Receba Receitas em Primeira Mão
Entre na lista VIP e garanta acesso antecipado às receitas da Chef Susan Martha antes de todo mundo!
Enviado com sucesso!
MODO DE PREPARO:
- Coloque no liquidificador o abacate, a banana, o mel e os ovos.
- Bata bem até que vire um creme homogêneo.
- Transfira o creme de abacate para uma bacia e adicione a farinha de coco, a araruta, o cacau, o sal e mexa bem com o fuet ou misture vigorosamente com uma colher de pau.
- Depois que todos os ingredientes estiverem incorporados finalize adicionando o fermento em pó.
- Transfira a massa para uma forma (20 x 30 cm) untada e polvilhada com cacau em pó, use papel manteiga caso sua forma não seja antiaderente.
- Leve para assar em forno pré-aquecido à 180º C por 25 minutos. Se preferir o brownie com mais consistência de bolo deixe assar por 35 minutos.
- Assim que esfriar retire da forma, corte em 12 pedaços.
- Consuma em até dois dias fora da geladeira ou mantenha refrigerado por até 5 dias.
DICAS:
- Para esta receita o abacate precisa estar bem maduro, caso você queira usar e ele ainda não estiver no ponto, embrulhe-o em um saco e mantenha-o em lugar escuro de um dia pra outro, se ele ainda não estiver maduro deixei mais um dia.
- Para escolher o abacate maduro procure pela coloração verde mais clara e aperte levemente para sentir se ele já está macio. Se estiver macio mas com muitas manchas marrom ele pode já estar passado.
- Quando a banana estiver bem passada e já não for saborosa pra comer in natura ela fica extra doce e perfeita para usar em brownies, bolos e muffins.
- Meça 1/2 xícara de cacau bem certinho para que não fique amargo, em uma das vezes que fiz a receita quis aproveitar que o pacote estava acabando e usei quase 2/3 xícara e ficou mais amargo do que eu gostaria.
- Adicione 1/2 xícara de castanhas, nozes ou amendoim para uma crocância e sabor extra.
- Se você estiver fazendo esta receita pra crianças use o chocolate em pó 50%, assim o sabor do chocolate fica mais suave e o brownie um pouco mais doce.
- Pra deixar com sabor ainda mais intenso de chocolate você pode adicionar 1/2 xícara de chocolate amargo em gotas ou picado.
- Você pode congelar este Brownie em um pote intercalando os pedaços com plástico. Para descongelar é só deixar que descongele na geladeira da noite para o dia seguinte.
Espero que você tenha gostado desta receita e se tiver dúvidas ou sugestões é só deixar um comentário abaixo. Não esqueça de quando fizer esta receita em casa bater uma foto e postar nas redes sociais com a #amorpelacomida, eu vou adorar ver e curtir a sua criação.
Ah, e se você ainda não é inscrito no Amor Pela Comida no YouTube inscreva-se e fique sempre por dentro das novidades 😉
20 Comentário
Adorei as receitas
Oi Silvia, que bom que você gostou, esse Brownie eu faço direto aqui em casa e com castanha do Pará fica ainda melhor! Quando você fizer alguma receita não esquece de bater uma foto pra eu poder ver :*
Fiz o brownie e ficou amargo depois de assado. O abacate estava maduro e de boa qualidade, cuidei para que tudo estivesse de acordo com a receita. O que será que aconteceu?
Oi Ruth, o cacau 100% é naturalmente bem amargo e quem sabe ele foi o vilão do seu Brownie. Verifique experimentando um pouquinho de cacau puro pra sentir se ele não está velho, cheire antes de experimentar, as vezes só cheirando você consegue sentir se tem cheiro de mofo, na dúvida é sempre bom peneirar pra ver se não tem nenhum bichinho dentro também. Eu fiz muitas vezes a receita e nunca ficou amargo que não deu pra comer, mas uma amiga minha fez e disse que achou que o dela ficou amargo demais, e por fim era o Cacau 100% que não estava com a qualidade desejada, estava velho. Você pode experimentar trocar pelo cacau 50%, este tem 50% de açúcar e com certeza vai deixar tudo mais suave e docinho. Outra hipótese é que as pessoas toleram níveis diferentes de amargo, doce, salgado e azedo, talvez pra você o amargo esteja forte demais. Uma pena que você não pode desfrutar do Brownie como deve ser 🙁 mas juro que ele é uma delícia, faço quase toda semana, da última vez até congelei pra não comer tudo de uma só vez.
Olá Susan a medida que refere com “X” significa xícara?
Só para confirmar antes de fazer asneira. Obrigada *
Oi Dani, o “X” corresponde sim a xícaras, meça sempre no nível da xícara para garantir as quantidades corretas 😉
Ficou muito bom e consegui deixar igual a da foto. Adorei a receita é um bolo bem saudável. Obs: a maioria das barras de chocolate no mercado, mesmo as com mais teor de cacau, tem glúten. Usei o brigadeiro pronto da Nestle que olhei e afirmava que não tinha glúten.
Oi Reinaldo, que bom que você conseguiu fazer a receita direitinho. Você percebeu que na receita usa cacau em pó e não em barra? Na verdade se você quiser usar gotas de chocolate é opcional, mas na receita original não leva chocolate em barra.
Estes industrializados, mesmo os que não contém glúten, devem ser evitados ao máximo. Observe atentamente o rótulo, se conter nomes estranhos, impronunciáveis ou ingredientes que você não saiba o que é, não compre. A indústria ama colocar palavras e frases que induzem o nosso erro, aí acabamos comprando achando que é saudável, mas não é.
Da próxima vez que fizer a receita procure o cacau em pó 100%, no supermercado ele fica bem próximo ao chocolate em pó 50% (aquele do padre) e outros itens de confeitaria.
Beijos 😉
Olá! Adorei a receita, só gostar de saber os valores nutricionais, principalmente as calorias…. infelizmente preciso perder peso… 🙁
Oi Fabrine, tudo bem?
Ao invés de você se preocupar com as calorias você deve se preocupar com o nutrientes da receita. Caloria por caloria 1 brigadeiro e 1 maçã possuem praticamente a mesma quantidade de calorias, mas isso não quer dizer que trocar um pelo outro é saudável.
Nesta receita você encontra gorduras boas, antioxidantes, fibras, proteínas e um com apenas um pedaço desse brownie você vai se sentir satisfeita, matar seu desejo de comer chocolate, de comer doce e ainda vai fazer bem pra você. É só vantagem!
Faça a receita e se delicie sem culpa 😉
Beijos
Susan, a ? só pode ser branca?
Oi Silvia, qualquer banana funciona, sempre que tiver banana nas receitas pode ser qualquer uma desde que esteja bem madura. A banana branca/prata é menorzinha, se usar a nanica vai precisa diminuir um pouco a quantidade. Beijos
Posso substituir o mel por algum óleo e açúcar? Pra mim, fica difícil prover Mel para receitas assim. Grato.
Jamais! Mel e óleo não tem nada a ver uma coisa com a outra, se você substituir por óleo e açúcar você vai estragar a proporção dos ingredientes na receita e consequentemente o brownie. Se quiser substituir o mel você deve usar melado ou agave. Beijos
O que é AGAVE? Onde posso encontrar? Dá para fazer?
Obrigada…..
Agave é um adoçante líquido natural, como um melado/mel, encontra em grandes supermercados na seção de produtos saudáveis, em lojas de produtos naturais e online. Beijos
A farinha de coco pode ser substituída por outra?
Não
Oi Susan, que legal essa receita! quero fazer…eu posso substituir o mel por adoçante xilitol? meu pai é diabético
Não recomendo, o mel adiciona umidade para a receita, o adoçante além de não adicionar umidade da mesma maneira irá ressecar a massa.
Para esta substituição recomendo testes.