Na minha casa eu sempre tenho um lanchinho saudável pra comer entre as principais refeições e eu simplesmente amo biscoito doce.
Antes de começar a reeducação alimentar os biscoitos doces eram uma das minhas maiores tentações, mas a grande maioria dos biscoitos doces industrializados são pouco nutritivos e cheio de ingredientes estranhos que atrasam o emagrecimento e prejudicam a nossa saúde.
É muito importante você ler o rótulo de qualquer produto industrializado que encontra no mercado (aprenda a ler o rótulo aqui!).
Depois que você começar a ler ingredientes impronunciáveis você vai entender que comer comida de verdade é sempre o melhor caminho para emagrecer naturalmente (aprenda a diferença entre comida de mentira e comida de verdade aqui!)
Hoje eu passo longe do corredor dos biscoitos (eu chamo de corredor das tentações, hehehe) e sempre estou testando novas receitas na minha cozinha pra satisfazer minha vontade sem precisar enfiar o pé na jaca com produtos alimentícios que não trazem nenhum benefício para minha saúde.
E claro, eu amo fazer biscoitos, mas eles precisam ser rápidos e fáceis de preparar.
Esta receita de biscoito doce é muito simples e deliciosa, precisa de poucos ingredientes e ainda por cima é muito barata!
Rápido, fácil e barato, essa com certeza é uma combinação infalível pra qualquer receita, e além de tudo isso ela é saudável e nutritiva, rica em vitamina E, um poderoso antioxidante que deixa nossa pele mais linda 🙂
O que eu mais gosto neste biscoito doce é a textura, quando fresquinha ela fica crocante por fora e macia por dentro.
Depois de alguns dias ela fica macia de um jeito que agrada muito o paladar, não é um macio “molenga”, é um macio que ainda mantém um pouco da textura, acho que a textura que mais se assemelha é a de um pão de mel.
Nossa, deve ficar incrível banhar estes biscoitos no chocolate!
A base desta receita é feita com sementes de girassol, que quando tostadas se assemelham muito aos sabor das castanhas, mas com a vantagem de serem muito mais baratas.
Aqui onde moro eu encontro as sementes de girassol (ou pepitas de girassol) por R$18,00 o quilo.
ImprimirBISCOITO DOCE FUNCIONAL
- Tempo Total: 40 minutos
- Rendimento: 18 biscoitos médios 1x
Descrição
Este biscoito tem um sabor delicioso, não fica super crocante, mas a textura é muito boa, além disso mata sua fome.
Ingredientes
- 2 xícaras de sementes de girassol (385 gramas)
- 3/4 xícara de açúcar mascavo (128 gramas)
- 2 ovos (100 gramas)
- Aproximadamente 3/4 xícara de farinha de arroz (100 gramas)
- Pitada de sal
- Aromatize com canela, raspas de noz moscada, raspas de limão, etc
Modo de Preparo
- Preaqueça o forno à 150º C por aproximadamente 10 minutos.
- Espalhe em uma forma grande (20×30 cm) as sementes de girassol e assim que o forno estiver preaquecido coloque-as de 10 à 15 minutos ou até que comecem a dourar e liberar um aroma delicioso de castanhas. Se não tiver uma forma grande você pode fazer em duas etapas. Esta etapa faz diferença no sabor do biscoito e também na textura, então não deixe de tostar as sementes 😉
- Depois de tostar as sementes deixe-as esfriar por alguns minutos, não precisa esfriar por completo, quando estiverem mornas já está bom.
- Depois de mornas coloque-as no liquidificador e bata no modo “pulsar” até que virem uma farinha grossa. Não se preocupe se sobrem algumas sementes inteiras.
- Transfira a “farinha” de girassol para uma bacia e adicione o açúcar, os ovos, o sal, aromatize conforme sua preferência e mexa tudo com as mãos.
- A massa vai ficar bem grudenta, é normal, comece adicionando 1/2 xícara de farinha de arroz, misture bem, lave as mãos e tente fazer uma bolinha com a massa. Se for possível fazer a bolinha sem que a massa grude muito nas mãos você já atingiu a consistência desejada.
- Se a massa ainda estiver muito grudenta adicione mais 1/4 xícara de farinha de arroz, mexa bem, lave as mãos e tente modelar novamente uma bolinha. Provavelmente com 3/4 xícara de farinha de arroz você conseguirá a consistência desejada. (Veja no final do post porque a farinha de arroz pode variar a quantidade).
- Faça bolinhas com aproximadamente 1 colher de sopa de massa e coloque-as na mesma forma que você tostou as sementes de girassol (não precisa lavar). Se a massa começar a grudar muito nas mãos, é só lavá-las e começar de novo. Esta receita rende aproximadamente 18 biscoitos médios.
- Depois de fazer todas as bolinhas você pode apertá-las com um garfo formando um “X”, mas esta etapa é apenas decorativa e não interfere no resultado final.
- Leve para assar em forno preaquecido à 180º C por aproximadamente 15 minutos ou até que a parte inferior do biscoito esteja dourada.
- Deixe os biscoitos esfriarem sobre uma grade ou em um prato forrado com papel toalha para absorver o vapor.
- Quando estiverem completamente frios transfira os biscoitos para um vidro hermético e guarde por até uma semana.
Notas
- As sementes de girassol sem a casca também são conhecidas como pepitas de girassol. Você encontra já descascadas em lojas de produtos naturais.
- A quantidade de farinha de arroz pode variar, por isso coloque aos poucos até conseguir modelar a massa em bolinhas.
- O sal é opcional, mas realça o sabor.
- Você pode ou não aromatizar a receita, mas com certeza vale a pena escolher um sabor extra para agregar ao biscoito doce funcional.
- Tempo de preparo: 25 minutos
- Tempo de cozimento: 15 minutos
- Categoria: Lanche
- Métodos: Assado
- Cozinha: Sem Glúten
Informações Nutricionais
- Rendimento em Porções: 18 biscoitos
- Calorias: 359
- Açúcares: 6,9 gramas
- Sódio: 1%
- Gorduras Totais: 32,7 gramas
- Gorduras Saturadas: 4,3 gramas
- Gorduras Insaturadas: 27,1 gramas
- Gorduras Trans: 0%
- Carboidratos: 5%
- Fibras: 10%
- Proteínas: 9%
- Colesterol: 7%
BISCOITO DOCE FUNCIONAL COM SEMENTES DE GIRASSOL TOSTADAS
As sementes de girassol tostadas realçam seu sabor e lembram muito o sabor de castanhas, vale a pena fazer esta etapa da receita e conseguir um melhor sabor final.
Depois de mornas coloque-as no liquidificador e bata no modo “pulsar” até que virem uma farinha grossa. Não se preocupe se sobrem algumas sementes inteiras.
Você pode decorar os biscoitos pressionando com um garfo e formando um “X”, mas esta etapa é apenas decorativa e não interfere no resultado final.
Asse o biscoito doce funcional até que a parte inferior esteja dourada.
Guarde os biscoitos em um vidro hermético por até 1 semana!
DICAS:
- Quando desenvolvi esta receita eu conseguir fazer os biscoitos com apenas 1 ovo e usei 1/2 xícara de farinha de arroz, mas na segunda tentativa percebi que com apenas 1 ovo a receita não estava dando a liga necessária para modelar os biscoitos. Como os ovos não são do mesmo tamanho e algumas sementes são mais oleosas que outras, achei mais conveniente adicionar 2 ovos inteiros e ir adicionando a farinha de arroz aos poucos até conseguir modelar as bolinhas. Desta maneira você vai conseguir executar a receita com perfeição e ajustar a textura conforme a qualidade dos ingredientes que estiver usando.
- Esta receita funciona com outras farinhas sem glúten, mas claro, sempre que você substitui um ingrediente você altera a textura final do biscoito. Substitua a farinha de arroz por: farinha de aveia (sem glúten se for intolerante), polvilho doce, amido de milho, araruta, fécula de batata ou farinha de quinoa (pode conferir um certo amargor).
Espero que você tenha gostado desta receita de biscoito doce e se tiver dúvidas ou sugestões é só deixar um comentário abaixo. Não esqueça de quando fizer esta receita em casa bater uma foto e postar nas redes sociais com a #amorpelacomida, eu vou adorar ver e curtir a sua criação.
Ah, e se você ainda não é inscrito no Amor Pela Comida no YouTube inscreva-se e fique sempre por dentro das novidades!
20 Comentário
Olá Susan, acabei de colocar no forno os biscoitos de sementes de girassol, foi realmente fácil de fazer, usei apenas meia xícara de farinha de arroz, já fiz também o bolo vegano de limão e o bolo de batata doce fit, todos ficaram d elicioforma agradeço muito, você tem me ajudado bastante com suas receitas sem gluten, pois sou celíaca e não gosto de nada comprado pronto, além de serem muito caro, são muito ruim. Muito obrigada, um abraço.
Oi Clarice, que bom que você está testando e aprovando as receitas aqui do blog, depois me conta o que achou dos biscoitos!
Sempre quando a gente faz em casa a gente tem certeza do que está na composição da receita, economiza muito e ainda coloca toda energia positiva e amor pra comida ficar mais gostosa.
Muito obrigada pelo seu comentário, fiquei muito feliz em saber da sua experiência com as receitas.
Beijinhos e até a próxima!
Nossa. Onde moro as sementes de girassol são uma nota. Manda pra mim…rsrs
Sério? Aqui elas custam muito menos que as castanhas então acho que vale super a pena!
Você pode trocar por amendoim que é baratinho e você encontra em todos os lugares.
Beijos
Sempre faço suas receitas e são sempre sucesso! Eu gostaria de saber se posso usar um pouco de cacau em pó e se caso puder, qual a quantidade para não alterar muito a textura? Obrigada pelo carinho se sempre!❤️
Oi Monique, fico muito feliz em saber que você sempre faz minhas receitas e elas dão certo 🙂
Acho que você deve adicionar no máximo 2 colheres de sopa de cacau em pó.. talvez precise um pouquinho a mais de água se não der o ponto. Beijos
Bom dia Chef Susan Martha.
Muito obrigada, pelas receitas que me enviou.
Vou fazer:
Oi Ilga, fico feliz que gostou da seleção de receitas, espero que teste-as em casa 😉
Beijos
Acabei de fazer esse biscoito está no forno agora, segui todas as instruções e deu certo, mas já fiz vários bolos do amor pela comida e todos deram certos e fica muito bom muito obrigada
Oi Lucia, que bom que se aventurou nas receitas de biscoitos, espero que comece a testar outras categorias de receitas aqui do blog e que todas fiquem muito gostosas 🙂
Beijos
Adorei, vou fazer!
Quero saber por quanto da para vender esta receita.
Sempre que você vai precificar uma receita precisa fazer alguns cálculos, você deve calcular o valor gasto nos ingredientes, o valor da sua mão de obra e o valor do seu lucro. Não tem como simplesmente chutar um valor baseado no custo que tenho aqui na minha cidade, pois os produtos naturais variam bastante de preço conforme a região. Beijos
Oi Susan, tudo bem?
Já fiz esse biscoito com uma variedade de ingredientes, faço há meses…rsss…ja usei: cacau 100%, frutas cristalizadas, água de flor de laranjeira, framboesa seca, nibs de cacau….para adocar, açúcar de côco, mascavo, eretritol,uva passa preta e branca batida, Tamara….testei com farinhas de grão de bico, arroz, trigo sarraceno, aveia…já coloquei várias tipos de especiarias…e a versão q mais gostei foi a de hj, que foi, a farinha de semente de girassol, açúcar de côco, meia colher de sopa de psyllium e farelo de aveia q bati no liquidificador em casa e ficou mais rústico….rsss….amo esse biscoito a tarde com um copinho de café bem quentinho….hummm… Obrigada, por compartilhar algo tão delicioso!!!!
Oi Jeruza, que bom que usou esta receita como base para criar outras receitas, fico feliz em poder ajudar 🙂
Beijos
Eu fiz ficaram uma delícia. Com um chazinho então ficou perfeito! Mas as minhas grudaram um pouco na forma. Minhas sementes de girassol quase não deixaram a forma oleosa. Oque posso fazer?
Unte a forma com um pouco de óleo
Ola, chef Susan, fiz o biscoito e ficou muito bom, so que soltou bastante oleo na assadeira. Sera que fiz algo errado?
As sementes de girassol são naturalmente bem oleosas, não tem nada de errado
olá Susan,
Adoro suas receitas! Nesses biscoitos, é possível substituir as sementes de girassol por granola? Obrigada!
Não, você pode trocar as sementes de girassol por castanhas