Muitas receitas de pão sem glúten e sem lactose que encontramos na internet são com uma infinidade de ingredientes e que normalmente não temos em casa para fazer a receita.
RECEBA EM
PRIMEIRA MÃO
Entre na lista VIP e garanta acesso antecipado
às receitas da Chef Susan Martha antes de todo mundo!
Enviado com sucesso!
Eu desenvolvi esta receita de pão de batata com um toque de alecrim para facilitar a sua vida, ela é inteiramente feita no liquidificador sem complicações e sem mistérios.
Esta receita leva poucos ingredientes e você pode se deliciar com um pão sem glúten e sem lactose macio, que fatia com facilidade e que ainda pode ser congelado.
PÃO DE BATATA DOCE DE LIQUIDIFICADOR
- Tempo Total: 1 hora
- Rendimento: 12 fatias 1x
Descrição
Receita simples de pão de batata-doce rico em fibras e que com apenas 2 fatias você já se sente satisfeito!
Ingredientes
- 4 ovos
- 1/2 xícara de batata-doce cozida com casca ou no micro-ondas
- 4 colher de sopa azeite de oliva extra virgem
- 1/2 xícara de água
- 1 colher de chá rasa de sal
- 1 colher de sopa de alecrim (opcional)
- 1/3 xícara de fécula de batata
- 3/4 xícara de farinha de coco
- 1 colher de sopa de fermento biológico seco instantâneo
Modo de Preparo
- A primeira coisa que você precisa fazer é cozinhar a batata-doce, para isso descasque e pique grosseiramente uma batata-doce média. Coloque em um prato de sopa e cubra com outro prato de sopa para levar ao micro-ondas de 2 à 4 minutos na potência máxima até que fique bem macia.Se você não usar micro-ondas você deve cozinhar a batata-doce com casca para evitar que ela fique aguada. Quando espetar o garfo e ela estiver macia, estará pronta.
- Depois de cozida esmague com um garfo, não precisa ficar um purê liso. Esta etapa é apenas para você conseguir medir 1/2 xícara com mais facilidade.
- No liquidificador adicione os ovos, a batata-doce que já deve estar de morna a fria, a água e o azeite.
- Bata bem até que a batata-doce seja dissolvida formando uma massa bem líquida.
- Agora adicione o alecrim, a fécula de batata, o sal e a farinha de coco. Bata bem até que a massa fique homogênea.
- Finalize adicionando o fermento biológico, misture bem utilizando uma espátula ou uma colher. Não ligue o liquidificador para misturar para não estragar o fermento.
- Unte uma forma de pão (22 cm de comprimento por 8 cm de largura e 6 cm de altura) com um pouco de óleo vegetal e salpique um pouco de farinha de coco para facilitar a retirada do pão depois de assado.
- Despeja a massa dentro da forma e leve para algum lugar quentinho da cozinha até dobrar de volume, aproximadamente 45 minutos de crescimento.
- Leve para assar em forno preaquecido a 180º C por aproximadamente 45 minutos. Para garantir que o pão está assado você deve sentir que ele está firme. Para ter certeza você pode espetar um palito e se ele sair limpo é porque o pão já está assado.
- Você deve deixar o pão amornar antes de retirar ele da forma.
- Espere esfriar por completo antes de cortar. Nesta etapa o pão ainda continua cozinhando no calor residual.
- Espere o pão esfriar por completo antes de cortar, se não ele fique abatumado, tenha paciência.
Notas
- Substitua o azeite por qualquer outro óleo.
- Você pode usar qualquer leite vegetal no lugar da água.
- Você não precisa aromatizar com nada esta receita e você pode substituir o alecrim por orégano, chimichurri, cúrcuma, páprica, etc.
- Substitua a fécula de batata por polvilho azedo.
- A farinha de coco é a farinha campeã de reclamações, ela varia muito de marca pra marca e pode absorver mais ou menos água. Nesta receita estou usando a farinha de coco caseira e por isso a massa fica mais mole.
- Tempo de preparo: 15 minutos
- Tempo de cozimento: 45 minutos
CONFIRA O MODO DE PREPARO ILUSTRADO ABAIXO:
- A primeira coisa que você precisa fazer é cozinhar a batata-doce, para isso descasque e pique grosseiramente uma batata-doce média. Coloque em um prato de sopa e cubra com outro prato de sopa para levar ao micro-ondas de 2 à 4 minutos na potência máxima até que fique bem macia.
- Se você não usar micro-ondas você deve cozinhar a batata-doce com casca para evitar que ela fique aguada. Quando espetar o garfo e ela estiver macia, estará pronta.
- Depois de cozida esmague com um garfo, não precisa ficar um purê liso.
- Esta etapa é apenas para você conseguir medir 1/2 xícara com mais facilidade.
- No liquidificador adicione os ovos, a batata-doce que já deve estar de morna a fria, a água e o azeite.
- Bata bem até que a batata-doce seja dissolvida formando uma massa bem líquida.
- Agora adicione o alecrim, a fécula de batata, o sal e a farinha de coco. Bata bem até que a massa fique mole e homogênea.
- Finalize adicionando o fermento biológico, misture bem utilizando uma espátula ou uma colher. Não ligue o liquidificador para misturar para não estragar o fermento.
- Unte uma forma de pão com um pouco de óleo vegetal e salpique um pouco de farinha de coco para facilitar a retirada do pão depois de assado.
- Despeja a massa dentro da forma e leve para algum lugar quentinho da cozinha até dobrar de volume, aproximadamente 45 minutos de crescimento.
- Eu gosto de deixar a massa crescendo dentro do forno desligado. Para criar uma “estufa” coloco uma bacia com água quente e mantenho a porta do forno fechada.
- Depois de 30 minutos crescendo retiro a água e o pão de dentro do forno para pré-aquecer na temperatura de 180º C. Deixo pelo menos 20 minutos aquecendo para que o forno consiga atingir a temperatura correta. Você deve colocar o pão somente depois de aquecido para que ele asse corretamente e não fique abatumado.
- Asse por aproximadamente 45 minutos à 180º C.
- Para garantir que o pão está assado você deve sentir que ele está firme. Para ter certeza você pode espetar um palito e se ele sair limpo é porque o pão já está assado.
- Você deve deixar o pão esfriar por completo antes de retirar ele da forma. Nesta etapa o pão ainda continua cozinhando no calor residual. Esta etapa é importante para que o pão não fique abatumado, então tenha paciência.
- Depois de completamente frio retire o pão da forma. Você pode fatiar ele com facilidade, pois ele fica super macio e maleável.
- Se você não consumir em até 3 dias você pode fatiar ele por completo e congelar em uma saco plástico sem amontoar demais as fatias, assim quando você quiser é só retirar as fatias que for consumir do freezer. Você pode descongelar no micro-ondas, sobre uma frigideira ou dentro da torradeira. É pratico e muito delicioso.
DICAS:
- Substitua a batata-doce por aipim, inhame, batata salsa ou o tubérculo da sua preferência.
- Para deixar o pão levemente adocicado retire o alecrim e use 2 colheres de sopa de mel ou melado e aromatize com 1 colher de sobremesa de canela em pó.
- Se você não tiver forma de pão use forminhas de silicone enchendo apenas até a metade para que o pão não transborde.
- Se você estiver usando uma forma que costuma grudar sugiro que unte-a com bastante óleo (manteiga seria ainda melhor) e polvilhe farinha com gosto (de trigo também seria melhor). Ou asse sobre papel manteiga untado, aí você não precisa se preocupar se o pão vai sair ou não da forma.
- Se quiser você pode adicionar azeitonas, atum, cebola, tempero verde e fazer um pão turbinado. Para isso misture à massa 2 colheres de sopa de azeitonas picadas, 2 colheres de sopa de atum drenado, 1 colher de sopa de cebola picada e tempero verde a gosto.
Confira as outras receitas de pães saudáveis de liquidificador do Amor Pela Comida
PARA ACOMPANHAR:
Espero que você tenha gostado desta receita e se tiver dúvidas ou sugestões é só deixar um comentário abaixo. Não esqueça de quando fizer esta receita em casa bater uma foto e postar nas redes sociais com a #amorpelacomida, eu vou adorar ver e curtir a sua criação.
Ah, e se você ainda não é inscrito no Amor Pela Comida no YouTube inscreva-se e fique sempre por dentro das novidades 😉
71 Comentário
Vou fazer o pão de batata
Faz sim Vilma, você vai gostar 🙂 Beijos
Olá! Posso substituir a farinha de coco ou aveia por outra?
Oi Thais, esta duas farinhas são as que mais absorvem água na receita. Se você quiser usar outra farinha vai precisar diminuir a quantidade de água da receita, talvez a receita não fique tão fofinha.
Veja como é fácil fazer farinha de coco:
https://www.amorpelacomida.com.br/como-fazer-farinha-de-coco-e-leite-de-coco/
Beijos
Susan, e se eu quiser trocar a batata doce por abóbora paulista, posso?
Pode sim Bruninha, sem problemas 😉
Beijos
Susan, obrigada pela receita do Pão de batata doce, super prática e muito deliciosa, fiz ontem Amei… Já está no meu caderno de receita 😉 🙂
Bjs
Oi Graci, fico feliz que essa receita entrou pra sua coleção 😉
Obrigada por testar e aprovar a receita 😀
Beijos
Muito Obrigada pela dica…
Olá Susan, tudo bom? Gostaria de saber qual dica você nos dá para substituir os ovos nessa receita.
Oi Edu, essa receita precisa da estrutura que os ovos proporcionam à massa, acho que não vai funcionar se substituir por outro ingrediente. Infelizmente se você é vegano ou tem alergia ao ovo essa receita não é pra você 🙁
Vou fazer testes pra achar uma boa receita de pão sem ovos 😉
Até mais :*
AMEI ESTA RECEITA DE PAO .PORQUE tem a opção de trocar os ingredientes ,exp…a batata por inhame ,etc ,gostei muito, só não corro para a cozinha agora pq não tenho o fermento de pão ..rsrs ..PARABENS ..
Oi Odete, que bom que você aprovou a receita e gostou que passei as substituições 😉
Compra o fermento da próxima vez que for no mercado pra poder testar a receita, tenho certeza que você vai se deliciar 😀
Beijos e obrigada por prestigiar meu trabalho
Ótima receita!!!!
Comi esse pão na casa de minha sobrinha e gostei tanto que já estou providenciando o material pra fazer também! Ela colocou fatias na frigideira e regou com azeite oliva para acompanhar prato de abobrinha em tirinhas num refogado de tomate, cecola e manjericão e queijo parmesão. Ficou delicioso!!!!!
Obrigada! So não encontrei como fazer a fecula de batata, posso trocar a farinha de coco por integral?
Vou fazer deve ficar uma delicia. Obgda. <3
Que bom que gostou Rose, testa ela e me conta como ficou 😉
Beijos
Oi Mari, fiquei babando aqui na sua descrição, deve ter ficado delicioso mesmo! 😀
Testa sim a receita em casa, tenho certeza que todos vão aprovar 😉
Beijos
Oi Maria, a fécula de batata você pode trocar por amido de milho, araruta ou polvilho doce. A farinha de coco e a fécula de batata tem densidades diferentes, por isso você não pode trocar uma pela outra. Espero que todos gostem na sua casa 🙂
Beijinhos
Bom Dia.Esse pão é de batata doce ou abobora, na foto parece abobora?
Oi Claudia, esta batata-doce é laranja mesmo, é uma variedade diferente que minha mãe planta na horta dela, eu trouxe a muda do Uruguai.
Mas se você quiser fazer este pão com abóbora pode testar que também vai dar certo 😉
Se você gosta de horta este é o vídeo com do Tour Pela Horta-> https://www.youtube.com/watch?v=RQPGK4zga8Y
Beijos
Olá! Susan, posso substituir a fécula de batata por farinha de arroz, que é o que tenho em casa?
Olá Adrianna! Pode sim, talvez a massa fique um pouco mais pesada, mas vai funcionar 😉
beijos
Boa tarde. Gostaria de agradecer! Deu certa a receita e uma delicia. A única troca que eu fiz foi a farinha de arroz.obrigada. bjo
Oi Bianca, que bom que deu certo o pãozinho 😀
Você trocou por qual farinha a farinha de arroz?
Beijos e obrigada por testar a receita 😉
Olá, gostei da receita, parabéns, só queria deixar uma pequena observação, a aveia possui glúten também, que é o centeio, seria melhor você alterar apenas isso, pois uma pessoa com doença celíaca que não souber dessa informação poderá passar mal, beijos
Oi Jamile, a aveia é naturalmente sem glúten e já encontramos diversas marcas sem glúten para vender no mercado, mas vou anotar sua observação na receita 😉
Obrigada
Oi, o meu pão ficou horrível. Acho que coloquei muita farinha de coco e ficou enjoativo e não cresceu nada. 3/4 de xícara eu coloquei 12 colheres de sopa. Tá errado, não é? Vc pode me dizer seriam quantas colheres. Help. Grata
Oi Selma, panificação e confeitaria a gente precisa medir bem direitinho mesmo. Se você colocou muita farinha ele com certeza mudou a textura e deve ter ficado duro. Eu medi agora na cozinha e 3/4 de xícara deu aproximadamente 8 colheres de sopa, mas o melhor mesmo é usar xícaras e colheres de medida, assim você evita os erros.
Quanto ao sabor enjoativo pode ser que sua farinha de coco estava velha, não tem nada pior que o gosto de coco rançoso (eu odeio!). Antes de usar qualquer farinha sempre cheire, veja se não tem pontos de bolor ou até mesmo bichinhos e se ficar na dúvida experimente um pouquinho. As farinhas devem ser bem armazenadas de preferência em vidros herméticos. Eu sugiro que você faça em casa sua farinha de coco, é mais barata e saborosa (bem diferente da comprada no mercado), você pode conferir como fazer farinha de coco aqui: https://www.amorpelacomida.com.br/como-fazer-farinha-de-coco-e-leite-de-coco/
Sinto muito que sua receita deu errado 🙁 Mas não desista, eu mesmo com toda experiência que tenho também cometo erros na cozinha, os erros sempre ajudam você aprender um pouco mais e assim evitar futuros desastres 😉
Beijos
Muito obrigada pela resposta. Só me responda mais uma dúvida. Eu tenho as xícaras de medida, só que 3/4 não tenho, só tenho 1/4. Existe a xícara de 3/4 ou eu tenho que usar essa de 1/4 três vezes para dá 3/4. Desculpa, se estou burra. Bjs
Oi Selma! Não se preocupe, se tem dúvida tem que perguntar mesmo, só assim que a gente aprende 😉
Isso mesmo você pode usar a xícara de 1/4 três vezes (3 medidas), assim você terá a medida exata.
Fique à vontade para me perguntar, depois me conte como ficou a sua receita tá 🙂 Um beijo!
Valeu chef Susan. Conto sim. Vc é dez. Muito obrigada. Aproveitando, coloca uma receita light de pasta de alho para colocar no pão e ir no forno. Eu conheço aquela tradicional que é com maionese. Bjs .
Nossa Selma eu amo pão de alho também! Esses dias fiz umas torradinhas usando apenas azeite de oliva, mas acabou queimando um pouco o alho e não gostei muito. Como sugestão você poderia fazer uma pastinha usando biomassa de banana verde batida com um pouco de azeite e alguns dentes de alho picados. Use 1/3 xícara de biomassa com 1/4 xícara de azeite e 2 ou 3 dentes de alho picados, só bater tudo junto no liquidificador e temperar com sal e orégano. Para fazer biomassa de banana acesse o link: https://www.amorpelacomida.com.br/como-fazer-biomassa-de-banana-verde/
Beijos
Adorei essa receita pela praticidade, mas e se substituir os ovos por aquela “babinha” de linhaça triturada? Tenho intolerância ao ovo e queria muito fazer esse pão.
Oi Manu, infelizmente pra essa receita o ovo dá toda a estrutura para a massa e acho que não vai funcionar se você fizer a substituição pelo gel de linhaça. Já estou desenvolvendo uma receita de pão vegano pra poder atender às necessidades de pessoas intolerantes como você 😉
Beijos
Susan tenho observado em suas receitas de pao que você não usa goma Xanana porque?
Oi Sonia, a goma xantana sempre causa dúvidas e a maioria das pessoas não tem em casa e nem sabe o que é. Para que mais pessoas possam fazer as receitas eu uso outros ingredientes que dão a liga necessária pro pão se manter firme e fatiável mesmo sem a goma xantana.
Beijos
Estou com muita vontade de fazes esses pães sem glutem e lactose,pois para mim o que esta sendo mais difícil é ficar sem comer pão e queijo eu amo esses.Esse então de batata doce me parece otimo pois gosto muito de batata doce,só não fiz nenhum deles ainda por não achar os ingredientes na minha cidade.A aveia sem gluten,amaranto,quinoa,goma xantana,psyllium e a farinha de coco,nem o coco últimamente não tenho encontrado para fazer a farinha conforme suas orientações.Como posso está substituindo-os nas receitas por algo mais acessivél na minha cidade de interior.
Oi Dinalva, sei como é difícil conseguir estes ingredientes mais naturais nas cidades do interior. Minha sugestão é você comprar pela internet,existem bons sites que entregam em todo Brasil, acho que o mais famoso é o Natue (https://www.natue.com.br) e se você compra acima de R$150,00 o frete é grátis. Vale a pena dividir com uma amiga pra vocês testarem assim não precisa comprar uma quantidade grande de cada produto. Se você não for intolerante ao glúten eu sugiro que você use a aveia comum, que é uma boa fonte de fibras e o glúten que ela contém é porque ela é manuseada na mesma fábrica que trabalha com produtos que contém glúten, e o glúten contamina até pelo ar.
Você sabe que eu sempre comi muito pão quando mais jovem, hoje não como quase nunca, acho que ficamos viciados por tantos anos a comer pão que não conseguimos imaginar a vida sem, mas conforme você vai testando outras receitas e introduzindo no lugar do pão você vai perceber que existem outras opções que vão te satisfazer. Uma troca boa é a crepioca, que você pode rechear como rechearia o seu pão 😉
Beijinhos!
Obrigada pela atenção.Eu estou sim intolerante a glúten e lactose,corantes etc com isso pesquiso muito sobre receitas, já gostava de procurar novidades e me aventurar na cozinha e sempre procurando coisas saudáveis, mais naturais, com essas restrições então só fez aumentar as minhas pesquisas.Portanto quando tiver mais novidades sobre glúten,lactose me envie por favor por esse email.
Beijinhos!
ATT
DINALVA
Poxa se você já está com o diagnóstico da intolerância melhor cuidar mesmo com tudo que come, a receita do bolo de cenoura com cobertura de chocolate leva ingredientes que são mais fáceis de encontrar, quem sabe você testa ele pra ver se você gosta 😉
Beijos
Boa noite. fiz a receita com as medidas exatas e ele ficou com uma consistência pastosa, o que pode ter ocorrido? deixei agora para crescer mas acho que não vai dar certo 🙁
Oi Paula, se você observar pelo vídeo explicativo você pode perceber que a massa é mais pastosa mesmo, não muito firme. Única coisa que pode ter modificado um pouco a textura é a quantidade de água da batata-doce, algumas são mais aguadas, outras mais secas. Também interfere se você cozinhou ela com a casca ou no micro-ondas, desta duas maneiras a batata-doce absorve menos água enquanto cozinha. Se você cozinhou ela sem casca na água pode ter absorvido mais água do que deveria e assim modificar o resultado final. Depois você me conta se deu tudo certo e o que aconteceu 😉
Beijinhos
Olá! Ameia a receita, mas a minha tb não deu certo! Quando eu coloquei a farinha de coco , virou um purê duro… parecia purê de batatas, não cresceu e está no forno por mais de uma hora… seguramente não vai virar um pão… parece purê gratinado… Mas gostaria de tentar denovo,.. me poderia mandar a dosagem por gramas… já que estou na Europa… émais difícil me orientar por xícaras… queria muito que funcionasse pra minha filha… obrigada!!!
Oi Graci, será que a densidade da farinha de coco aí na Europa é maior que a encontrada aqui no Brasil? Na verdade eu faço a minha farinha de coco em casa, e ela realmente absorve bastante água da receita, mas não a ponto de transformar em purê de batatas. Será que seu fermento estava bom? As vezes pode ter sido mal acondicionado e acabou estragando. Seu pão chegou a dobrar de volume antes de entrar no forno?
Também pode ter sido a qualidade da batata-doce, talvez ela estava mais seca do que a encontrada aqui.. são tantas variáveis né? Mas se você quiser pesar a farinha de coco você pode usar 60 gramas, que é o equivalente à 3/4 xícara.
Se ficar muito duro, corte em cubinhos, tempere com azeite, alho e orégano e leve ao forno baixo até ficar crocante, assim você não joga fora a receita e transforma ela em deliciosos croutons pra comer com a salada 😉
Beijos e desculpa o inconveniente que não deu certo na primeira tentativa.
Até mais 🙂
Simplesmente maravilhoso este pão de batata doce. Já fiz duas vezes, uma versão com cúrcuma e outra com orégano, muito gostosos os dois. Agora vou fazer com alecrim.Como na minha região é difícil encontrar farinha de coco e fécula de batata, usei os substitutos polvilho doce e farinha de aveia .
Oi Shirley, que bom que gostou da receita! É bom ir variando o sabor pra gente não enjoar né? Obrigada por compartilhar comigo os resultados 😉
Beijinhos e até a próxima!
Parabéns! Muito bom esse pão de batata doce.Já fiz 2vezes.A primeira vez que fiz coloquei azeitona,mas coloquei muito orégano,então o sabor da azeitona nem apareceu.Depois fiz com cebola e diminui no orégano fico perfeito.O sabor desse pão fica idêntico a uma torta que a massa é feita com arroz,essa torta é mito boa.Minha dificuldade ´nessas receitas é que minha cidade como é de interior não consigo achar muito dos ingredientes,tenho sempre que pedir alguém para comprar fora para mim.
Espero receber mais receitas sem gluten e lactose práticas
Que bom que você já está incrementando a receita e deixando do seu jeitinho! Com cebola e orégano deve ter ficado maravilhoso!
Eu sei que no interior é difícil encontrar muitas das farinhas sem glúten, acho que a melhor opção é comprar online ou fazer como você está fazendo e pedindo pra alguém comprar pra você.
Beijinhos e até mais!
boa tarde,
uma dúvida.
quando tiramos o pao do forno, para aquecer o forno por 20′ . minha dúvida é onde devemos deixar o pão neste meio tempo? dentro do microondas desligado?
Isso mesmo, ou você pode colocar no micro-ondas pra fazer a estufa, a opção de deixar crescendo no forno é pra quem só tem o forno e não usa micro-ondas. Se quiser você pode deixar ele ao lado do forno enquanto ele esquenta, o fermento de pão não é tão sensível quanto o fermento de bolo.
Beijinhos!
Eu amei o pão. Percebi que a farinha de coco que compro absorve bastante água. Então da segunda vez que fiz, misturei o líquido do liquidificador com os demais ingredientes em um recipiente à parte. Excelente! Obrigada.
Oi Deigma, a farinha de coco absorve bastante água mesmo. Misturar secos e depois adicionar os molhados é sempre mais fácil pra você não exigir muito do liquidificador.
Obrigada pelo seu comentário, adorei que você testou a receita já duas vezes!
Beijinhos e até a próxima 😉
Olá gostaria de saber se em vez do azeite, eu poderia usar a banha derretida?
Olá Maria Bernadete! Pode sim, use a gordura da sua preferência 😉
Beijos
Fiz tudo certinho mas meu pão não cresceu e não ficou macio. Não sou vegana posso acrescentar um ovo.?
Oi Henedina, esta receita já leva 4 ovos pequenos, você não adicionou os ovos na sua massa?
Talvez o problema esteja na batata-doce, você mediu ela corretamente? Qual método você usou para cozinhá-la?
Já percebi também que algumas farinhas de coco absorvem mais água que outras, talvez ela possa ter puxado muita água da receita e aí deixado o pão mais duro.
Outra possibilidade é o fermento biológico estar velho ou vencido, aí o pão não cresce da maneira adequada e por isso também pode ficar duro.
Beijos
tem alguma receita q possa ser feita no microondas, caso queira assar no microondas quanto tempo?
Não, não tem nenhuma assada no micro-ondas, não gosto da textura que o micro-ondas confere para as massas.
Beijos
olá susan. Eu fiz o pão de batata doce de liquidificador, mas ficou com textura de pudim, muito úmido, e tambem não ficou muito firme. Eu assei em 180 graus por 1 hora ou mais. Como eu usei farinha de coco industrializada, a massa ficou mais grossa ao bater a mistura. Então corrigi a textura adicionando água. E no lugar da fécula eu usei polvilho azedo. Vou tentar fazer novamente, como você sugere que eu faça desta vez. Desde já obrigado. Eu amo as suas receitas.
Oi Juliana, a farinha de coco realmente é uma farinha que “dá trabalho”. Todas as vezes que usei ela se comporta de maneira diferente e até por isso estou evitando de usá-la nas receitas porque muitas pessoas acabam errando a receita. Talvez na sua correção você usou água demais, como sugestão teste este outro pão de batata-doce que na minha opinião é mais gostoso: https://www.amorpelacomida.com.br/pao-de-batata-doce-fit/
Beijos
Oi susan…
A receita pode ser feita à mão,,,sem uso do liquitificador ?
Acredito que claro só exigirá mais esforço físico…mas não deve alterar muito.
Não, a batata-doce precisa diluir na massa líquida. Beijos
susan,,,por favor tire uma dúvida.
3/4 de xícara de farinha de coco equivale quanto em gramas ?
Na minha cidade só vendem a granel …
Obrigada
Oi Raquel, 3/4 de xícara de farinha de coco equivale a 67,5 gramas.
Beijos
Boa noite, me inscrevi no curso de pães artesanais e estou muito feliz. Já fiz 3 receitas suas que deram certo, o biscoito de natal – versão doce e salgada, o bolo de banana e maçã. Tenho alergia a clara de ovo e vou substituir por aquafaba. Estava jogando a água do cozimento mas vou juntar pra isso. Amei esse blog porque estou acima do peso e suas receitas estão sendo tudo de bom na minha vida. xau xau S2S2
Olá Lucileia, a aquafaba não faz a mesma função que a clara de ovo em todas as receitas, por isso você provavelmente vai ter problemas na textura das receitas, não vai ficar igual. Sugiro que você teste alguma das receitas de pães do curso e veja se realmente gosta do resultado, se não aproveite os 7 dias de garantia e peça seu dinheiro de volta. O curso de pães não é indicado para pessoas que são alérgica a ovos. Beijos
Boa tarde. Posso substituir a farinha de coco por alguma outra mais simples?
Não recomendo, a farinha de coco absorve mais umidade da receita. Confira este pão de batata-doce sem farinha de coco: https://www.amorpelacomida.com.br/pao-de-batata-doce/
Olá, eu amei a receita, e já testei hoje, troquei a farinha de coco por farinha de arroz, cresceu lindo mas assim que chegou ao forno ele baixou e não cresceu mais (o forno estava pré aquecido 180° conforme recomendado) a única coisa diferente que fiz foi dissolver um pouco do fermento antes com 1 colherinha de café) de açúcar para testar o fermento e na massa cresceu lindo,… Acha que o erro foi aí? Ainda não desenformei, estou aguardando esfriar pra testar. Tomara que não tenha ficado embatumado.
O problema está na substituição da farinha de coco por farinha de arroz, ela não é recomendada.
Se o pão não afundou no centro, deve ter dado certo, sem ficar abatumado.
É comum que pães sem glúten não expandam tanto após entrar no forno e até percam um pouco do volume, pois perdem umidade ao assar.
Veja sobre os erros mais comuns em receitas de pães: https://www.youtube.com/watch?v=68HVcfQzwjQ