Risoto é um dos meus pratos preferidos, ele é cremoso, aveludado, conforta você a cada bocada e você pode usar inúmeras variações de ingredientes para deixar do jeito que você preferir.
RECEBA EM
PRIMEIRA MÃO
Entre na lista VIP e garanta acesso antecipado
às receitas da Chef Susan Martha antes de todo mundo!
Enviado com sucesso!
Para você virar o mestre do risoto você só precisa seguir o método clássico e com certeza você não vai errar. Não se preocupe que o passo a passo é simples e mesmo que você seja iniciante na cozinha vai conseguir executar com perfeição!
Para fazer risoto você precisa usar o arroz Arbório ou Carnaroli, estas duas variações possuem mais amido, este amido será liberado durante o cozimento e é responsável por deixar seu risoto fique cremoso. Seu grãos são mais arredondados e maiores que o tradicional arroz branco. O preço é mais elevado pois a produção nacional ainda é pouco expressiva. Apesar do preço é um grão que rende bastante, pois absorve bastante água durante o cozimento.
Você pode utilizar qualquer sabor para o seu risoto, carne, frango, vegetais, queijo, inove e teste novos sabores sempre que possível. Eu adoro cogumelos e acho que eles ficam perfeitos dentro do risoto, adicionam textura, contrastes e um rico sabor à preparação.
Você sabia que você não deve lavar os cogumelos? Os cogumelos são como uma espoja, absorvem água com facilidade. Você deve apenas cortar as extremidades do cabo com uma faca e se necessário passar um pano úmido para retirar possíveis sujeiras. Na verdade os cogumelos costumam vir bem limpos, apenas o cogumelo paris é que vem com mais sujeira. Para higienizar o cogumelo paris você deve descascá-lo puxando a película de baixo para cima.
Se você não resistir e lavar os cogumelos você vai perceber que quando você começar a fritar eles na panela eles vão liberar toda essa água absorvida. Você acaba não conseguindo um sabor tão intenso e a textura fica mais murcha.
Você pode usar a variedade que mais gostar, nesta receita estou usando um mix de cogumelos Shimeji, Pleurotus Salmão e Eringui. Se acentuar ainda mais os sabores use cogumelos secos. Hidrate em água quente por pelo menos 30 minutos e utilize esta água para hidratar o arroz do risoto.
INGREDIENTES:
- 5 colheres de sopa de manteiga (separe 3 colheres de sopa de manteiga gelada e use apenas na finalização do risoto)
- 5 dentes de alho picado
- 200 g de cogumelos frescos
- 2 cebolas roxas pequenas
- 1 xícara de arroz arbório
- 1 xícara de vinho branco seco (pode ser da marca mais barata)
- Aproximadamente 1 litro de caldo quente (é indispensável que esteja bem quente)
- Sal e pimenta a gosto
- Tomilho e cebolinha verde para aromatizar
MODO DE PREPARO:
- Em uma panela grande e bem quente adicione 1 colher de sopa de manteiga, assim que ela derreter adicione o alho e deixe dourar.
- Quando o alho estiver dourado adicione os cogumelos e frite-os rapidamente, apenas uns 2 ou 3 minutos, depois reserve para adicionar apenas no final da receita.
- Na mesma panela que você fritou os cogumelos adicione mais 1 colher de sopa de manteiga e assim que ela derreter adicione a cebola picada.
- Quando a cebola murchar um pouco adicione o arroz arbório e deixe fritar para que eleve sua temperatura.
- Assim que o arroz fritar adicione o vinho e espere o aroma de álcool evaporar.
- Quando você perceber que não está mais exalando álcool é só começar a adicionar o caldo quente.
- Adicione o caldo aos poucos, de concha em concha, assim que começar a secar o caldo adicione mais.
- Repita este processo por aproximadamente 15 minutos mexendo sempre. Teste o arroz a cada pouco para garantir que não esteja muito mole. Ele deve ficar ainda al dente no meio. Veja na embalagem a indicação de tempo de cocção do arroz.
- Depois de 15 minutos seu risoto já vai estar chegando no ponto correto, então adicione os cogumelos reservados e vá adicionando apenas meia concha de caldo para garantir que ele não fique aguado e nem muito cozido.
- Com aproximadamente 18 minutos seu risoto estará no ponto certo, então finalize com a manteiga gelada para adicionar mais cremosidade e deixar tudo mais aveludado e saboroso.
- Tempere com tomilho e cebolinha verde fresca. Ajuste sal e pimenta e sirva imediatamente. O risoto é um prato que não espera por ninguém, depois de frio perde sua cremosidade e não fica mais na textura desejada.
Confira uma receita mais elaborada de risotos de cogumelo clicando aqui!
Espero que você tenha gostado desta receita e se tiver dúvidas ou sugestões é só deixar um comentário abaixo. Não esqueça de quando fizer esta receita em casa bater uma foto e postar nas redes sociais com a #amorpelacomida, eu vou adorar ver e curtir a sua criação.
Ah, e se você ainda não é inscrito no Amor Pela Comida no YouTube inscreva-se e fique sempre por dentro das novidades 😉
2 Comentário
Uma das minhas receitas preferidas <3
Esta receita de risoto é muito deliciosa mesmo, que bom que você testou e aprovou!
Beijinhos 😉