A biomassa de banana verde é um verdadeiro coringa para quem busca uma alimentação mais saudável. Você pode adicioná-la à preparações doces e salgadas como cremes, sopas, bolos, biscoitos, molhos, patês, pães, risotos e onde mais que a sua criatividade desejar.
Se você acha que tem gosto de banana você está enganado, ela não tem nenhum sabor e esse é um dos motivos de ela ser tão versátil. Ela serve como espessante, ajuda a dar volume nas preparações e assume o sabor dos alimentos a qual é misturada. É tipo mágica mesmo!
Além de dar volume às receitas ela adiciona vitaminas do complexo A, B, C e sais minerais como fósforo, magnésio, potássio, cálcio e principalmente muita fibra.
Publicidade
ESCOLHENDO A BANANA
É fundamental que a banana seja de fato verde, quanto mais verde melhor e se possível orgânica. A banana verde que está na gôndula do supermercado não serve, pois esta já passou pela estufa onde iniciou o processo de amadurecimento.
RECEBA EM
PRIMEIRA MÃO
Entre na lista VIP e garanta acesso antecipado
às receitas da Chef Susan Martha antes de todo mundo!
Enviado com sucesso!
O ideal é comprar direto do produtor caso sua cidade tenha plantações de banana ou encomendar na quitanda/feira pedindo especificamente por bananas que não passaram pela estufa. Como a procura aumentou nos últimos tempos muitos feirantes já sabem de qual banana verde você está falando.
MODO DE PREPARO:
- A primeira coisa que você vai fazer é colocar água até a metade da panela de pressão e levar para ferver. É necessário que a água esteja borbulhando para que você coloque as bananas dentro.
- Enquanto a água esquenta corte as bananas rente ao cacho sem romper a casca. Utilize uma tesoura de poda ou uma faca afiada.
- Lave com água e sabão as bananas uma a uma com uma escovinha ou esponja e depois enxague.
- Quando a água estiver borbulhando coloque as bananas higienizadas dentro. É necessário que as bananas fiquem submersas na água. Se você estiver fazendo uma maior quantidade e sua panela for pequena faça em duas etapas.
- Adicione uma colher de sopa de óleo vegetal à panela para evitar que a seiva da banana grude na panela.
- Tampe a panela e espere até que ela atinja a pressão. Precisa estar saindo vapor da válvula e a panela produzindo o som característico. Quando a panela atingir a pressão conte 8 minutos e desligue a panela depois desde tempo.
- Não force para o vapor sair mais rápido, deixe que saia naturalmente, demora em média 20-25 minutos.
- Quando não tiver mais pressão na panela abra a tampa e retire as bananas com um pegador para não se queimar.
- As bananas vão mudar de cor, mas isto é normal. Você pode usar qualquer tipo e tamanho de banana, todas funcionam desde que sejam verdes.
- Ferva um pouco de água para ajudar a processar as bananas.
- Utilize um pegador para descascar as bananas ainda quentes. Descasque-as conforme for processando, pois na casca elas se mantém quentes por mais tempo.
- Se a banana que você estiver usando for grande use apenas 3 unidades para não forçar muito o liquidificador.
Coloque as bananas no liquidificador com um pouco de água quente, não tem exatamente uma medida, coloque água até que fique cremosa e homogênea.
- Utilize uma espátula para limpar as laterais do liquidificador se necessário.
- Você também pode fazer no multiprocessador da mesma maneira, adicionando água até ficar cremosa.
- Para armazenar você pode mantê-la na geladeira por uns 3 ou 4 dias ou congelar em formas de gelo, basta colocar a biomassa nas forminhas e levar ao congelador de um dia para outro. Ela dura de 4-6 meses congelada.
- Espalhe a biomassa com uma espátula e deixe as divisões da forma aparecerem pra ser mais fácil de desinformar depois de congelado.
- No dia seguinte retire a biomassa de banana verde congelada da forma e coloque os cubinhos em sacos plásticos para que seja mais fácil retirar apenas a porção necessária e também seja mais fácil de descongelar.
- Para descongelar deixe a porção necessária de um dia para outro na geladeira. Você pode aquecê-la em banho maria para que fique mais cremosa ou descongele-a no microondas em potência mínima.
- Depois de fria quando mantida em geladeira ela fica mais grossa do que quando você acabou de fazer.
Utilize sempre que possível a biomassa em suas receitas, ela possui inúmeros benefícios a sua saúde e não engorda.
O amido que ela possui é resistente portanto não é absorvido pelo corpo. Quando este amido resistente chega ao intestino serve como um excelente prebiótico (alimento para as bactérias boas do intestino), o que melhora a nossa saúde de modo geral.
Você também vai comer uma menor quantidade, a biomassa trás muita saciedade e você não vai sentir fome por bastante tempo.
Ela é ótima para fazer o intestino funcionar como um reloginho, aumentando o volume das fezes e prevenindo o desenvolvimento de doenças como o câncer de intestino. É só vantagem!
CONFIRA ALGUMAS RECEITAS QUE VOCÊ PODE UTILIZAR A BIOMASSA DE BANANA VERDE:
DICAS:
- Se você esquecer de colocar o óleo para ferver junto com as bananas a seiva vai grudar na panela e não sai com detergente. Coloque um pouco de óleo na esponja, esfregue a panela e depois lave com água e sabão.
- A casca da banana vai romper enquanto ferve, isso não interfere na qualidade da biomassa.
- Não use a água que cozinhou a banana para fazer a biomassa, ela deixará sua preparação amarga.
- Lave todos utensílios que utilizou assim que finalizar a biomassa, se você deixar pra depois a biomassa vira tipo uma cola e é bem difícil de tirar.
Espero que você tenha gostado desta receita e se tiver dúvidas ou sugestões é só deixar um comentário abaixo. Não esqueça de quando fizer esta receita em casa bater uma foto e postar nas redes sociais com a #amorpelacomida, eu vou adorar ver e curtir a sua criação.
Ah, e se você ainda não é inscrito no Amor Pela Comida no YouTube inscreva-se e fique sempre por dentro das novidades 😉
6 Comentário
Nossa, li várias postagens sobre a biomassa e você foi a única que deu essa dica do óleo – e ainda uma dica para quem esquecer o óleo rsrs… e fotos passo a passo! Amei, obrigada!
Oi Ana, que bom que gostou de todas as dicas! Depois de fazer biomassa algumas vezes a gente pega a manha 😉
Fico feliz em poder ajudar, beijos
Boa tarde. Tenho uma dúvida quanto a grudar na panela. Ouvi dizer que se passar óleo nas laterais da panela a biomassa não gruda. Isso é verdade? Obrigada.
É verdade sim, o óleo ajuda com que não grude aquele resíduo na panela. Beijos
Olá, Chef.
Gratidão por postar essas receitas saudáveis de maneira tão explicada.
Abçs
Fico feliz em poder ajudar!
Beijos