Muitas pessoas tem medo de fazer feijão em casa pois acham que existe muito mistério envolvendo esta preparação. Na verdade existe um passo a passo a ser seguido, mas ele não é difícil.

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Esta versão é feita com feijão vermelho, mas você pode usar o feijão que preferir. Esta opção também é sem carnes defumadas e enriquecida com aveia e óleo de coco, deixando ainda mais saudável e nutritiva.

feijão vermelho - amorpelacomida

 

INGREDIENTES:

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  • 1 kg de feijão vermelho ou o feijão da sua preferência
  • 3 colheres de sopa de óleo de coco ou a gordura da sua preferência
  • 1/2 cabeça de alho picadinho
  • 2 cebolas médias picadas
  • Pimenta, cominho em pó, sal, chimichurri e tempero verde a gosto
  • 1 xícara de aveia em flocos médios ou a aveia que você tiver em casa (use sem glúten caso seja intolerante)

MODO DE PREPARO

DEMOLHAGEM:

  • Para cozinhar o feijão é importante você deixar ele de molho de um dia pro outro coberto com água em uma bacia grande, com aproximadamente 2 colheres de sopa de vinagre de maçã ou qualquer outro elemento ácido como o limão.
  • Este processo elimina as substâncias indesejadas da semente (fitatos/anti-nutricionais) que causam má digestão, gases e outros desconfortos na hora da digestão. Portanto não pule esta etapa.
  • Deixe de 8-6 horas tampado e refrigerado. Lembre que o feijão vai hidratar e aumentar de volume, então cubra com pelo menos o dobro de água do volume da semente.
  • O ideal é trocar a água pelo menos 1 vez na demolhagem.  Dispense a primeira água e cubra com água fresca, mais um pouco de vinagre e volte para geladeira até a hora de cozinhar. Calcule 1 colher de chá de ácido pra cada litro de água.

feijão vermelho - amor pela comida

 

PRÉ-COZIMENTO:

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  • Dispense a água da demolhagem e lave bem as sementes sob água corrente.
  • Coloque em uma panela de pressão e cubra com água fresca.
  • Deixe cozinhar até começar a ferver. Cubra apenas com a tampa, não precisa pegar pressão agora.

 

  • Você vai perceber uma espuma se formando sobre a água, todos estes gases e substâncias indesejadas poderiam estar atrapalhando a sua digestão e absorção dos nutrientes, mas desta maneira você evita que o façam mal.
  • Quando formar uma espuma densa desligue o fogo e escorra o feijão, lavando-o sob água corrente.

COZIMENTO:

  • Depois de retirar a primeira água do cozimento cubra com aproximadamente 3 dedos de água fresca além do volume do feijão.
  • Tempere com um pouco de sal, pimenta e cominho em pó. Eu costumo colocar pouco sal no feijão para evitar a hipertensão e capricho nos demais temperos, mas lembre que você pode temperar como mais gostar.
  • Tampe a panela e deixe cozinhar até que atinja a pressão. Depois que atingir conte de 10-15 minutos e desligue. Caso o feijão seja de grão menor você pode cozinhar apenas 5 minutos e verificar. Tudo vai depender se você gosta dele mais mole ou mais firme e também quanto tempo ele ficou de molho, quanto mais tempo de molho mais rápido ele cozinha.
  • Para acelerar o processo de retirar a pressão da panela eu uso um garfo apoiado sobre a panela. Cuidado para não se queimar, o vapor é muito quente! Quando não houver mais vapor saindo e a panela já estiver sem pressão abra e verifique a integridade dos grãos.

panela pressão

 

TEMPERANDO O FEIJÃO:

  • Em uma panela derreta o óleo de coco e adicione o alho. Quando o alho começar a ficar amarelinho como na foto abaixo adicione a cebola.

alho amor pela comida

 

  • Adicione a cebola e deixe-a murchar mexendo esporadicamente para não queimar.

alho e cebola amor pela comida

 

  • Para ativar os temperos e fazer com que eles exalem ainda mais sabor é importante ativá-los fritando-os juntamente com a cebola e o alho.
  • Use os temperos secos que preferir.

como temperar feijão de maneira saudável e deliciosa - amor pela comida

 

  • Mexa esporadicamente até que a cebola e o alho já estejam bem murchos, depois adicione a aveia e mexa bem.

Engrosse feijão com aveia - amor pela comida

 

  • Deixe a aveia incorporar à cebola e o alho e absorver os temperos. Coloque um pouco de sal nesta etapa e mexa bem por aproximadamente 3 minutos ou até que fique como na foto abaixo.

tempero feijão - amor pela comuda

 

  • Agora é só adicionar este tempero com aveia dentro do caldo do feijão, mexer, ligar o fogo e esperar o caldo engrossar. Isto vai demorar em média uns 10 ou 15 minutos.

feijão vermelho cozido - amor pela comida

 

  • Corrija o sal, temperos e verifique a textura do feijão.
  • Sirva acompanhado de arroz integral e salada verde.

Aprenda a cozinhar feijao de maneira saudável e muito nutritiva

 

DICAS:

  • Faça sempre uma quantidade maior de feijão para sobrar e congelar, é muito prático preparar uma refeição quando você já tem o feijão pronto.
  • Se você não quiser usar aveia para engrossar você pode pegar de 2-3 conchas de grãos e bater no liquidificador até formar um creme. Depois é só voltar pra panela e seu feijão ficará com o caldo mais encorpado.
  • Chimichurri é um tempero que encontramos facilmente nos supermercados, é uma combinação de diversas ervas secas com cebola, alho e pimenta. Escolha uma marca que não contenha sal e nem glutamato monossódico nos ingredientes.
  • Para fazer uma salada com feijões ou até mesmo um chilli con carne faça o pré-cozimento e depois cozinhe por apenas 5 minutos na pressão. Verifique sempre a textura, é importante que não fique muito mole pra não se desmanchar.
  • A dica de retirar a primeira água do cozimento foi uma dica da minha oma Esther, que mesmo sem conhecimento literário aprendeu que desta maneira o feijão ficava mais digesto. A primeira vez que vi a espuma levantando não acreditei que podia sair tanto, agora faço sempre assim e não tenho mais gases.

Espero que você tenha gostado desta receita e se tiver dúvidas ou sugestões é só deixar um comentário abaixo. Não esqueça de quando fizer esta receita em casa bater uma foto e postar nas redes sociais com a #amorpelacomida, eu vou adorar ver e curtir a sua criação.

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14 Comentário

  1. Olá…trocando a água do molho e a primeira água da fervura o feijão não perde nutrientes??

  2. Olá Ondina, para entender melhor sobre o processo de demolhagem você pode clicar aqui! Segundo minha amiga Rafaela, nutricionista (confira o blog dela aqui) quando descartamos a primeira água da cocção não perdemos nutrientes. Quando acrescentamos a aveia ele é enriquecido com os nutrientes da aveia e para deixar ainda mais nutritivo você pode adicionar vegetais como abóbora, batata doce ou batata baroa. Lembre-se que é muito importante deixar ele de molho pra você conseguir absorver de fato os nutrientes 😉 Espero que eu possa ter ajudado 🙂

  3. Hummmm, gostei da ideia de adicionar aveia! Deve aumentar a cremosidade!

  4. Fica mais cremoso o caldo, mais nutritivo e o sabor não muda em nada! 🙂
    Fico feliz que tenha gostado da dica 😉
    Beijos

  5. Priscilla

    Uaauuu!! Salivei com esses temperinhos. Mandou bem demais, Susan!
    Uma dúvida: posso congelar o feijão já temperado ou é melhor sem os temperos?

    Grata

  6. Oi Priscilla, você pode congelar o feijão depois de pronto e temperado. Espere ele esfriar e armazene em potes adequados para congelar. Se você quiser você pode congelar os grãos sem o caldo e sem tempero pra fazer alguma receita com eles depois, aqui no blog eu já ensinei um Brownie e um Biscoito que levam feijão na massa.

    Estes são os links:

    https://www.amorpelacomida.com.br/brownie-fit-sem-farinha-sem-gluten-e-sem-lactose/

    https://www.amorpelacomida.com.br/biscoito-doce-facil/

    Nas receitas usei feijão branco, mas qualquer variedade de feijão funciona 😉

    Beijinhos e até a próxima!

  7. Filomena Weitzel

    Amei sua explicacao,muito bem detalhado,parabens!!!!

  8. Cristiane Ibirama

    Estou com o feijão no fogo. Curiosa com o resultado! Poderia explicar como utilizar a Barata Baroa? Deve ser no passo dos temperos? Já cozida?

  9. A batata-baroa eu costumo cozinhar ela até que fique macia, mas não molenga, depois descasco e coloco em uma frigideira antiaderente com um pouco de manteiga, aí no fogo baixo vou dourando ela até ficar com aquela cor bem douradinha, costumo usar apenas sal pra temperar, as vezes adiciono um pouco de pimenta preta moída na hora. Fica uma delícia!

  10. Olá, excelente receita, muito útil para mim. Quero apenas fazer uma recomendação de que a aveia também contém antinutrientes, que devem ser eliminados com a demolha prévia. Saudações

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