Cozinhar para mim é uma terapia, adoro estar na minha cozinha criando pratos saborosos para a minha família. Para comemorar datas especiais gosto de caprichar na preparação e gastar um pouco mais de tempo na cozinha. Escolho sempre uma receita que vai surpreender o paladar e deixar todos babando, afinal quem não gosta de receber muitos elogios por uma refeição bem gostosa, não é mesmo?
Esta receita de lombo recheado é uma daquelas receitas que precisa de várias etapas, demora um pouquinho pra fazer, mas quando está pronto o resultado é fantástico! Você com certeza vai saborear um lombo de porco molhadinho e muito aromático 😉
O passo a passo aqui na descrição do modo de preparo é um pouco extenso, mas assista o vídeo que você vai entender direitinho como fazer os cortes e rechear o lombo de porco.
INGREDIENTES:
- 1,5 kg de lombo suíno temperado
- 250 gramas de linguiça colonial picada
- 2 maços de espinafre, escaldados e picados
- 2 cebolas roxas pequenas
- 3 dentes de alho
- 1 pedaço de gengibre pequeno
- 1 pimenta dedo de moça picada
- Salsinha e cebolinha a gosto
- 250 ml de vinho branco seco
- Ramos de alecrim
MODO DE PREPARO:
- Em uma travessa adicione a linguiça, a cebola, o espinafre, o alho, o gengibre, a pimenta dedo de moça e o tempero verde. Misture bem e reserve.
- Com uma faca bem afiada faça um corte em uma das pontas, na parte central na horizontal da carne, deixe mais ou menos um dedo de distância da borda.
- Vire o lombo e corte o outro lado da mesma forma até que as cavidades se encontrem.
- Depois que você tiver uma cavidade central, faça três cortes verticais para ampliar o espaço interno, novamente deixe um dedo de espaço da borda. Comece cortando a parte de cima e depois mantenha a mesma linha e corte a parte de baixo.
- Feche bem um dos lados usando palitos de dente umedecidos.
- Agora que um dos lados está obstruído é só adicionar o recheio aos poucos.
- Você deve forçar o recheio para que ele chegue até a outra ponta, isso pode demorar um pouquinho, mas com certeza seu esforço vai valer a pena.
- Quando você não conseguir mais colocar o recheio dentro é só fechar novamente usando palitos de dente, mas como esta cavidade está mais aberta coloque palitos na parte de baixo e também na parte de cima.
- Preaqueça o forno em 220ºC por 20 minutos antes de colocar a carne dentro.
- Esquente bem uma grelha ou panela de fundo grosso e sele a carne por todos os lados, inclusive na parte onde estão os palitos, isso deixa a carne com uma cor mais bonita e faz uma camada impermeabilizante deixando todos os sucos dentro da carne e deixando a carne bem molhadinha.
- Depois que todos os lados estiverem selados coloque em um refratário e adicione o vinho.
- Coloque alguns ramos de alecrim pra aromatizar o vinho e tampe com papel alumínio com o lado brilhante pra dentro.
- Leve ao forno por 20 minutos de um lado, vire a carne, asse por mais 20 minutos do outro lado e aí retire o papel alumínio deixando mais 20 minutos no forno.
- Depois dessa 1 hora de forno retire o lombo e deixe ele descansando por mais 20 minutos. Só depois desses 20 minutos corte a carne em fatias, decore a travessa e sirva com os acompanhamentos que você mais gostar.
DICAS:
- Fique atento ao tempo de cocção e deixe a carne descansando por 20 minutos. Fazendo isso você garante a maciez e ela fica com certeza muito mais suculenta.
- Você pode usar o recheio que preferir, eu gosto de recheios com um pouco mais de gordura e mais úmidos.
- Você pode rechear o lombo na noite anterior e deixar marinando no vinho durante a noite na geladeira. Mas quando você for assar lembre-se de tirar o lombo algumas horas antes da geladeira pra estar em temperatura ambiente na hora de assar.
- Não coloque em forno frio, a carne não vai assar direito.
- Essa receita serve 6 pessoas e as sobras ficam deliciosas em sanduíches com abacaxi e queijo gratinados ou em sanduíches frios com alface, tomate e mostarda amarela.
- Se sua família for pequena e você achar que vai ser muita comida, não se preocupe, pois o que sobrar você pode congelar pra comer outro dia.
Espero que você tenha gostado desta receita e se tiver dúvidas ou sugestões é só deixar um comentário abaixo. Não esqueça de quando fizer esta receita em casa bater uma foto e postar nas redes sociais com a #amorpelacomida, eu vou adorar ver e curtir a sua criação.
Ah, e se você ainda não é inscrito no Amor Pela Comida no YouTube inscreva-se e fique sempre por dentro das novidades ?