Eu simplesmente amo grão-de-bico de todas as formas e já criei várias receitas usando ele. Mas para que você acerte as receitas você precisa aprender como cozinhar grão-de-bico da maneira correta.

Publicidade

O grão-de-bico cozido tem sabor neutro e confere uma textura incrível para massas de pães, bolos e biscoitos, confira no final do post várias receitas saudáveis e deliciosas 😉

PRIMEIRO PASSO PARA APRENDER COMO COZINHAR GRÃO-DE-BICO

Sempre que você cozinhar grãos integrais você precisa deixar de molho de um dia para o outro, este passo é essencial para você aumentar a digestibilidade dos grãos e eliminar os anti-nutrientes.

Os anti-nutrientes são substâncias que atrapalham a digestão e absorção dos nutrientes e é por isso que grãos que não são deixados de molho costumam dar muitos gases. Por isso antes mesmo de aprender como cozinhar grão-de-bico, você precisa aceitar que o processo de deixar de molho é fundamental.

Publicidade
Grão-de-bico cozido

Para deixar os grãos de molho basta colocá-los em uma bacia grande e cobrir de água. Para auxiliar ainda mais na retirada dos anti-nutrientes você deve adicionar 1 colher de sopa de vinagre na água. Qualquer vinagre funciona.

Se o dia estiver muito quente você precisa deixar os grãos de molho dentro da geladeira, se for inverno ou o dia estiver frio não precisa, pode deixar os grãos sobre a bancada mesmo. Eu gosto de trocar a água do molho algumas vezes e a cada troca eu adiciono água limpa e mais vinagre. Esta etapa não é essencial, mas eu acho que ajuda no processo de eliminar os anti-nutrientes.

  1. Retire os grão do pacote e coloque em uma bacia grande (eles absorvem bastante água).
  2. Cubra com aproximadamente 3 dedos de água em temperatura ambiente.
  3. Adicione 1 colher de sopa de vinagre ou limão.
  4. Se o dia estiver quente mantenha os grão de molho na geladeira, se o dia estiver frio você pode deixar a bacia sobre a bancada.
  5. Troque a água do molho depois de umas 4 horas, escorra os grãos e cubra com água limpa e mais vinagre. Esta etapa não é essencial, mas eu acho que ajuda na digestibilidade do grão.
  6. Deixe os grãos de molho por pelo menos 8 horas, o ideal é mais de 12 horas.
  7. Na hora de cozinhar os grãos SEMPRE descarte a água do molho.
Grão-de-bico cozido dentro de uma bacia

COMO COZINHAR GRÃO DE BICO DA MANEIRA CORRETA

Agora que você já sabe que deixar os grãos de molho é essencial para aumentar a digestibilidade dos grãos e eliminar o desconforto abdominal eu vou te dar mais uma dica que aprendi com a minha mãe:

  • Leve os grãos para cozinhar e assim que a água ferver descarte a primeira água da cocção.

Pode parecer estranho incluir esta etapa extra já que os grãos já ficaram de molho, mas você vai ver que assim que a água começa a ferver os grão liberam uma espuma branca que fica boiando na superfície (confira a foto abaixo).

Publicidade

Se você ainda não assistiu ao vídeo do passo a passo sugiro que você assista para perceber como a espuma é densa. E não precisa se preocupar que eliminar esta água não quer dizer que você está eliminando os nutrientes do grão.

Na verdade quando você descarta a primeira água da cocção você está eliminando os anti-nutrientes que atrapalhariam a sua digestão e que provavelmente causariam gases na sua barriga.

Panela de pressão fervendo grão-de-bico com espuma branca na superfície

COMO COZINHAR GRÃO-DE-BICO COM PRESSÃO E SEM PRESSÃO

Eu sempre cozinho grão-de-bico em grande quantidade, já que este processo de como cozinhar grão-de-bico é longo eu prefiro cozinhar 1 kg de grão cru e assim tenho os grãos congelados por bastante tempo.

Como cozinho em grande quantidade eu costumo usar a panela de pressão que é uma das maiores panelas que tenho em casa, mas se você não tiver panela de pressão em casa não tem problema, é possível cozinhar os grãos em qualquer panela.

Quando você deixa os grãos de molho de um dia para o outro eles cozinham muito mais rápido e por isso depois de descartar a primeira água da cocção você deve morder um grão para analisar o quanto ele está duro.

Se você fizer este processo de deixar de molho e descartar a primeira água você vai perceber que após estas etapas o grão já está quase no ponto correto, ou seja, você já consegue morder, mas ainda está um pouco duro.

Por isso você não precisa cozinhar os grãos na pressão, você pode colocar eles novamente pra ferver e depois que começarem a ferver você pode conferir a textura do grão a cada 5 minutos.

Como já estava usando a panela de pressão desde o princípio eu fechei a tampa para pegar pressão, mas assim que a panela pegou pressão eu já desliguei o fogo e eliminei a pressão sob água corrente.

Verifique a integridade dos grãos mordendo um para analisar a textura. Lembre-se que enquanto os grãos esfriam eles continuam cozinhando, por isso os grão não podem ser muito molengas.

Grão-de-bico cozido dentro de xícara medidora com bacia de alumínio

COMO COZINHAR GRÃO-DE-BICO PARA CONGELAR

Já que você está tendo todo essa trabalho para cozinhar o grão-de-bico eu acho que o ideal mesmo é cozinhar uma quantidade maior pra você congelar e usar ele em várias receitas ao longo dos meses.

Pra facilitar o armazenamento eu gosto de medir 1 xícara de grãos cozidos (150 gramas) e colocar dentro de um saquinho adequado para o freezer.

Desta maneira quando vou testar uma receita o grão-de-bico já está mensurado na quantidade ideal, ou seja, muito prático!

Você pode congelar o grão-de-bico tranquilamente por 3 meses, eu já congelei por até mais tempo, mas 3 meses é uma boa margem de segurança.

Para descongelar é só pegar uma porção de grão-de-bico congelado, colocar em um recipiente e cobrir com água quente. Depois de alguns minutos você vai perceber que os grãos parecem que acabaram de sair da panela.

Se você não quiser congelar os grãos eles duram aproximadamente uns 7 dias refrigerados.

Grão-de-bico cozido em porções de 1 xícara armazenados dentro de sacolas plásticas

RENDIMENTO DA RECEITA DE COMO COZINHAR GRÃO-DE-BICO

Se você não tiver muito espaço no seu freezer você pode cozinhar apenas 500 gramas de grão-de-bico cru, mas como falei anteriormente prefiro cozinhar sempre em grande quantidade.

1 kg de grão-de-bico cru rende 15 xícaras de grão-de-bico cozido, ou aproximadamente 2.250 kg.

Por isso por mais que o grão-de-bico seja um pouco mais caro que outros grãos ele rende bastante e eu acho que vale super a pena!

Imprimir
clock clock iconcutlery cutlery iconflag flag iconfolder folder iconinstagram instagram iconpinterest pinterest iconfacebook facebook iconprint print iconsquares squares iconheart heart iconheart solid heart solid icon
Aprenda dicas de como cozinhar grão de bico com benefícios pra saúde. Método infalível!

COMO COZINHAR GRÃO-DE-BICO


  • Autora: Chef Susan Martha
  • Tempo Total: 55 minutos
  • Rendimento: 2.250 kg 1x

Descrição

Aprenda como cozinhar grão-de-bico da maneira correta sem que os grãos causem desconfortos abdominais.


Ingredientes

Scale
  • 1 kg de grão-de-bico cru
  • Água para deixar de molho e para cozinhar
  • 3 colheres de sopa de vinagre

Modo de Preparo

  1. Coloque os grãos em uma bacia bem grande, cubra com 3 dedos de água e adicione 1 colher de sopa de vinagre.
  2. Troque a água do molho pelo menos 1 vez, eu costumo trocar 3 vezes e a cada troca adiciono 1 colher de sopa de vinagre.
  3. Escorra a água do molho, coloque o grão-de-bico hidratado na panela e cubra com 1 dedo de água.
  4. Leve a panela para ferver e assim que levantar fervura e uma espuma densa se formar na superfície desligue o fogo.
  5. Escorra a primeira água de cocção dos grãos, lave os grãos sob água corrente e passe uma água na panela para remover qualquer espuma.
  6. Teste a integridade dos grãos para analisar o tempo de cozimento necessário.
  7. Volte os grãos pré-cozidos para a panela limpa e cubra com 3 dedos de água em temperatura ambiente.
  8.  Ligue o fogo e espere a água ferver. Verifique se os grãos estão cozidosal dente a cada 5 minutos de fervura.
  9. Quando os grãos estiverem cozidos no ponto certo escorra a água e transfira os grãos para uma bacia até que esfriem por completo.
  10. Depois de frios armazene em sacos adequados para o congelamento em porções de 150 gramas (1 xícara).
  11. Congele por até 3 meses ou mantenha refrigerado por até 1 semana.

Notas

  • Se você não deixar o grão-de-bico de molho e levar para ferver, na pressão vai demorar aproximadamente 40-60 minutos. Depende muito do grão.
  • Tempo de preparo: 50 minutos
  • Tempo de cozimento: 5 minutos
  • Categoria: Dia a dia
  • Métodos: Cozido
  • Cozinha: Brasileira

Informações Nutricionais

  • Rendimento em Porções: 15 xícaras
  • Calorias: 252
  • Açúcares: 7,1 g
  • Sódio: 1%
  • Gorduras Totais: 6%
  • Gorduras Saturadas: 0,4 g
  • Gorduras Insaturadas: 0%
  • Gorduras Trans: 0%
  • Carboidratos: 14%
  • Fibras: 33%
  • Proteínas: 27%
  • Colesterol: 0%

Keywords: como cozinhar grão-de-bico

CONFIRA MINHAS RECEITAS PREFERIDAS COM GRÃO-DE-BICO COZIDO

Pão sem glúten e sem lactose feito à base de grão de bico cozido que fica com uma textura igual ao pão caseiro da vovó!
Cuca de Banana com Farofa feita no liquidificador sem glúten, sem lactose muito saborosa e saudável!
Receita de Grão-de-bico assado super crocante!
Biscoito salgado vegano super crocante com grão-de-bico
Receita de bolo de banana invertido com acucar mascavo feito no liquidificador sem farinha, sem glúten, sem lactose

Espero que você tenha gostado de aprender como cozinhar grão-de-bico e se tiver dúvidas ou sugestões é só deixar um comentário abaixo.

Quando você fizer esta receita em casa você pode bater uma foto e me enviar pelo Facebook ou pelo Instagram no @amorpelacomida pra que a gente possa conversar sobre a sua criação!

Ah, e se você ainda não é inscrito no Amor Pela Comida no YouTube inscreva-se e fique sempre por dentro das novidades!

102 Comentário

  1. olga barrozo de godoi

    Amei todas as dicas e receitas. Estou começando agora a utilizar receitas e produtos sem gluten e lactose e por isso adorei td, vou comear a fazer. Obrigada

  2. agradeço muito claro e eficiente,
    seja um dia de paz e serenidade.muita paz
    embora só vou no Youtube quando preciso, e foi muito útil.

  3. Oi Luiz, muito obrigada por avaliar esta receita! Fico feliz que aproveitou as dicas e elas foram úteis 🙂
    Beijos

  4. Alice Conceição

    Estou adorando as dicas! Já deixava de molho no vinagre mais percebia alguns gases após uso dos grãos,experimentei a dica com o feijão na receita de torta ficou sensacional!!!

  5. Oi Alice, que bom que agora você testou uma técnica nova e viu diferença 🙂
    Fico feliz em poder ajudar!
    Beijos

  6. ana cleide da cruz almeida

    muito bom bem explicado vou fazer….
    poderia fazer um grao de bico tipo feijao com caldo…

  7. Mirley Costa

    Gostei muito da dica de como deixar de molho e cozinhar, gostaria de saber se a casca sai fácil e em qual etapa você as retira? Obrigada.

  8. Esta de parabens,agradeco por mim e por muitos que nao sabem desses segredinhos,parece simples, mas nem todos sabemos como fazer.

  9. Darcyléa Bellini Alvim Monteiro

    Muitas das receitas tenho feito com Sucesso. E todos gostam muito .Uso muito grão de bico.Nunca tiro a casca pelas razões que já conhecia. Só me surpreendi com o uso do VINAGRE. Gostaria de saber o motivo de usá-lo.

  10. Oi Darcyléa, tudo bem? O vinagre ajuda a retirar os anti-nutrientes dos grãos, o que deixa os grãos muito mais fáceis de digerir e você consegue absorver melhor os nutrientes. Beijos

  11. LUCIENE TAVARES DA SILVA

    Amei as dicas, seu video é rapido e instrutivo

  12. Irene Teles

    Obrigada! Amei as dicas p cozinha o grão de bico

  13. Sueli Marcondelli

    Amei o modo como ela ensina, bem prático e de maneira fácil de entender, fora as dicas q também amei !!! Parabéns!!

  14. Oi Sueli, que bom que aproveitou todas as dicas! Fico feliz que conseguiu aprender direitinho!
    Obrigada por ranquear a receita com as estrelinhas, elas ajudam com que mais pessoas se interessem em testar a receita.
    Beijos

  15. Não tem necessidade de dar o choque térmico antes do congelamento?

  16. Você deve esperar o grão-de-bico esfriar pra depois congelar, se quiser acelerar o processo pode lavar ele em água fria para que esfrie mais rápido.
    Beijos

  17. Adorei a dica para cozinhar o grão de bico! E tbm para congelar achei ótima….Obrigada @

  18. Patricia M L Gazza

    Adorei saber”tudo” sobre esse grão,só conhecia como acompanhamento de torradas,salada e em um prato espanhol feito com carnes,com certeza vc mudou meu olhar e despertou meu paladar.Parabens por compartilhar suas vivências, Gratidão

  19. Eu também gosto muito de grão de bico, mas cada vez fica de um jeito. Excelente sua instrução, o processo de molho, a fervura para tirar a espuma, cozimento, embalagem e congelamento, facilita nosso dia-a-dia e de forma saudável. Amei!

  20. Altevir Alcides Hecke

    Obrigado pela dica. Sou vegetariano á 55anos, estou com 80anos. Moro só e faço minha comida e agora vou aprender com grão de bico.

  21. Maria aparecida alves da

    Oi. Gostaria de saber se não se colocar sal para fazer o cozimento do grão de bico??

  22. Olá Susan
    Gostei muito das explicações!
    Continue com este belo trabalho.
    Gratidão

  23. Muito bom a maneira de cozinha gostei muito 👏👏👏☺️

  24. diva dompteur marques

    comprei e não sabia como fazer. só comia em restaurante adorei obrigada.

  25. Ana Figueiredo

    Não gostava de grão de bico até conhecer esta receita, ficou muito gostoso. Recomendo! 😋

  26. Carmem Menegotto Ranzi

    A receita e as dicas mais completas que já vi! Adorei.Vou fazer e seguir passo a passo. Obrigada por compartilhar.

  27. SILVIA MARIA

    As suas dicas para cozimento de grão-de-bico são excelentes.

  28. Marcia Terezinha

    Mto obrigada pela disposição. Vc é ótima.

  29. Divino! Excelentes explicações! Sempre procuro Amor pela Comida. Muito obrigada 🙏

  30. Zeila T S Alegre Araújo

    Sempre faço várias receitas e todas deram certo. Aprendi com você a cozinhar e congelar grão de bico e lentilha.
    Boas festas pra você e sua abençoada família.
    Seu bebê está cada dia mais lindo!

  31. Obrigada pela publicação da receita de como fazer grão de bico.

  32. Patrícia

    Olá! Fiquei com uma dúvida… se for usar a panela de pressão, elétrica ou convencional, desde o início do processo, quanto tempo deve levar para formar aquela camada de espuma acima do grão de bico? Tiro a pressão, troco a água e continuo? Ou seria melhor cozinhar numa panela comum até formar a espuma e depois passar para a pressão?

  33. Na primeira etapa de tirar a espuma você não fecha a pressão, cozinha com a tampa aberta, quando espumar você trocar a água e coloca mais água quente

  34. Adorei suas receitas, as etapas para cozinhar o grão, ótima ideias de congelar.
    Tenho una dúvida em relação a casca do grão de bico, tem alguma dica para remover

  35. Não é necessário remover, mas se você quiser o ideal é colocar sobre um pano de prato, cobrir com outro pano de prato e passar o rolo de macarrão por cima, esse atrito vai fazer com que as cascas se soltem com mais facilidade.

  36. Falou, falou, falou e eu continuo sem saber quanto tempo pra cozinhar o grão de bico. Muito repetitiva a receita.

  37. Márcia Angélica

    Parabéns, por toda riqueza de detalhes nas explicações das receitas e pelo trabalho de excelência! 👏👏👏👏👏

  38. Parabens! Adoro suas receitas e a forma como vc passa tanto conhecimento pra gente,mto obg!

  39. Amei. Conteúdo muito completo. Tirou todas as dúvidas. Excelente

  40. Realmente cozinhar da forma correta da um certo trabalho, e eu não fazia ideia.
    Mas vou fazer como vc disse cozinhar bastante e congelar.
    Muito obrigado.

  41. Fiz em casa e deu supercerto!! Ficou uma delícia até pra comer sem nada, só assim! 🥰🥰 muito obrigada, Chef Susan! Receitas maravilhosas e muito práticas!

  42. Glaucia Inês Bissolotti

    Adoro suas receitas e dicas, são muito bem explicadas e super úteis.
    *****
    Glaucia
    Curitiba/PR.

  43. Carmela Canoro

    Amei a firma como foi explicado. Não precisei nem assistir ao vídeo. Gratidão

  44. obrigado por ajudar quem não sabe cozinhar 🙂

  45. Fácil explicação.
    Lindo layout
    E o material fica disponível para consulta, conforme prometido, por longo tempo.
    Obrigada

  46. Ozias Rodrigues ambrozzione

    0la ! GOSTEI D MAIS DE COMO COSINHAT O GRÃO D BICO.
    CRESCI NUMA CASA ONDE SEMPRE COMIAMOS GRÃO D BICO.
    A MINHA MAE FALAVA QUE ERA PRA CRESCER COM SAÚDE. ELA SABIA O QUE FALAVA. PARABENS PRA VC ,TRAZER ESSES CONHECIMENTOS A RESPEITO DE UM ALIMENTO EXCELENTE.

  47. Quanto cuidado em explicar! Cuidado se tem panela de pressão, se tem espaço no freezer, muito carinho! Parabéns! Aprendi certinho como cozinhar o grão de bico e nunca mais vou esquecer. Obrigada! 🥰

  48. Fico feliz que agora aprendeu de vez! Ainda mais que o grão-de-bico é tão saudável e nutrutivo, vale a pena incluir na alimentação.
    Beijos

  49. Alexandra

    Bem detalhado, amei a receita e as dicas.

  50. Ai, que perfeição! Amei essa super dicq!
    Salvou minha vida! Muito obrigaaada!😍🫶🏻

  51. Oi Chef Susan!! Muito obrigada peka explicação excelente; como sempre. tenho uma dúvida. Quando jogo fora essa primeira água do cozimento, ainda posso utilizar a nova água do cozimento pra fazer aquafaba? ou em vez de jogar fora essa primeira água com espuma, posso reservar pra fazer a aquafaba? muito obrigada desde já.

  52. Se quiser fazer a aquafaba você vai precisar cozinhar o grão por completo nessa primeira água e depois reservar e reduzir até que fique mais encorpada.
    Faz muito tempo que testei essa receita, não me lembro muito bem, mas eu acho que nem de molho eu deixei, ou deixei pouco… lembro que achei que parecia bruxaria kkkk

  53. Sergio Nunes

    Sou novato, vou fazer orientado pelas suas dicas. Tenho câncer na próstata e vou operar. O grão de bico é para mim um alimento saudável. Se você puder enviar receitas para pessoas com o meu perfil, agradeço. Fica com Deus. Amém!

    “O Senhor é o meu Pastor e nada me faltará”

  54. Selma Marcelino Rêgo

    Adorei a receita! Parabéns, você foi muita clara e objetiva.
    Gostaria de saber se posso cozinhar o grão de bico com sal.

  55. Pode colocar sal sim, mas você também pode temperar depois quando precisar ou até mesmo deixar ele neutro para usar em receitas doces.

Escreva Um Comentário

Recipe rating 5 Stars 4 Stars 3 Stars 2 Stars 1 Star