É difícil que não goste de chocolate, eu amo! Estava pensando em qual receita nova criar e percebi que já fazia algum tempo que não compartilhava uma receita de bolo de chocolate sem glúten e sem lactose por aqui.
RECEBA EM
PRIMEIRA MÃO
Entre na lista VIP e garanta acesso antecipado
às receitas da Chef Susan Martha antes de todo mundo!
Enviado com sucesso!
Como eu ganhei um pacotão de farinha de Teff da Teff Brasil, esta é a minha farinha queridinha do momento. Inspirada na receita de Bolo de Fubá Fofinho (uma das mais populares aqui do blog) decidi criar a versão sem farinha de milho e com chocolate.
O resultado claro é um bolo de chocolate sem glúten e sem lactose super fofinho e muito mais nutritivo!
BOLO DE CHOCOLATE SEM GLÚTEN E SEM LACTOSE SUPER FÁCIL DE PREPARAR
Eu me inspirei na receita de Bolo de Fubá Fofinho que é feito no liquidificador, mas percebi que pra essa receita era mais fácil misturar todos os secos, depois todos os molhados e juntar tudo.
O motivo para você não misturar tudo em uma única bacia é que é mais garantido que tudo se misture de maneira uniforme se você dividir os secos e os molhados e depois juntar os dois.
Se o seu liquidificador possuir um copo bem grande você consegue bater toda a massa nele, mas se o copo do seu liquidificador for pequeno, eu sugiro que você siga o método que expliquei acima.
MAS O QUE É TEFF AFINAL?
Se você nunca ouviu falar da farinha de Teff saiba que você não é o único. Muitas amigas que cozinham com frequência não conhecem e nem nunca ouviram falar sobre o Teff.
O Teff é originário da Etiópia e é parte da cultura gastronômica local. A receita mais tradicional com farinha de Teff é um pão achatado conhecido como Injera.
O Teff é tão importante na Etiópia que o governo baniu a exportação a fim de que ele continue acessível aos habitantes do país, por isso a maioria do Teff é plantado nos EUA, Holanda, Austrália e Índia.
O Teff é a semente de um tipo de grama, possui um sabor suave e tem um grande impacto nutricional. É uma fonte excepcional de cálcio (mais até do que leite de vaca), rico em proteínas (mais do que quinoa) e ferro.
O Teff é considerado um supergrão por trazer inúmeros benefícios à saúde. Além de ser rico em proteínas, cálcio e ferro, também é fonte de cobre, bário, fósforo e tiamina. Além disso não contém glúten e pode ser consumido por celíacos.
ImprimirBOLO DE CHOCOLATE SEM GLÚTEN E SEM LACTOSE
- Tempo Total: 55 minutos
- Rendimento: 12 fatias 1x
Descrição
Quem disse que bolo de chocolate não pode ser saudável? Este bolo além de ser fofinho e saboroso é super nutritivo e traz benefícios para sua saúde!
Ingredientes
SECOS:
- 1 xícara de farinha de Teff
- 1/2 xícara de farinha de quinoa
- 3/4 xícara de polvilho doce
- 1 xícara de açúcar mascavo
- 1/3 xícara de cacau em pó 100%
- 1 colher de sopa de fermento em pó
- 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio (opcional)
- Pitada de sal
- 1 colher de sopa de açúcar confeiteiro (opcional para decorar)
MOLHADOS:
- 3 ovos
- 1 xícara de leite de coco
- 3/4 xícara de óleo de girassol
- 1 colher de sopa de vinagre de maçã (opcional)
Modo de Preparo
- Esta é uma receita muito rápida, por isso preaqueça o forno a 180º C e unte uma forma com um pouco de óleo e polvilhe um pouco de cacau em pó. Eu estou usando uma forma redonda com furo no meio de 22 cm de diâmetro e 8 cm de altura, mas você pode assar este bolo de chocolate sem glúten e sem lactose em uma forma de 20 x 30 cm.
- Misture todos os secos em uma bacia.
- Misture todos os molhados em outra bacia.
- Junte os secos e os molhados mexendo com um fuet (batedor de arame) ou uma colher de pau. A textura da massa é mais fluída, não se preocupe que é assim mesmo.
- Transfira a massa para uma forma untada e polvilhada com cacau em pó e leve para assar em forno preaquecido a 180º C por aproximadamente 35 minutos. Faça o teste do palito, quando ele sair limpo está pronto. Se você estiver assando em uma forma de 20 x 30 cm ele vai assar mais rápido, fique atento, quando começar a cheirar bolo faça o teste do palito.
- Espere o bolo esfriar para depois retirar da forma, você pode decorar polvilhando um pouco de açúcar confeiteiro por cima ou faça uma cobertura cremosa de chocolate ou ainda a cobertura clássica do bolo de cenoura.
Notas
- A farinha de Teff pode ser substituída por fubá fino. Eu nunca testei esta substituição mas recebi dois comentários, um deles foi positivo e disse que todos adoraram e o outro foi que o sabor do fubá ficou um pouco marcante para um bolo de chocolate. A decisão é sua 😉
- Substitua a farinha de quinoa por farinha de amaranto.
- Troque o polvilho doce por araruta.
- Substitua o açúcar mascavo por açúcar demerara.
- O bicarbonato de sódio é opcional, mas é ele que deixa o bolo com uma cor mais escura e intensa.
- O ovos não são substituíveis nesta receita.
- Substitua o leite de coco pode ser qualquer leite vegetal, se você substituir por água o bolo fica seco.
- Eu costumo usar óleo de girassol nas minhas receitas, mas você pode usar qualquer óleo.
- O vinagre de maçã é opcional, mas quando combinado com o bicarbonato de sódio ajuda a deixar o bolo mais fofinho e crescido.
- Tempo de preparo: 20 minutos
- Tempo de cozimento: 35 minutos
A massa deste bolo de chocolate sem glúten e sem lactose fica mais fluída porque é uma massa sem goma xantana, mas não se preocupe que é assim mesmo. Quando o bolo assa as fibras da farinha de Teff e da farinha de Quinoa vão absorver essa umidade e transformar em um bolo fofinho e perfeito!
DICAS EXTRAS PARA O BOLO DE CHOCOLATE SEM GLÚTEN E SEM LACTOSE
- Este bolo de chocolate sem glúten e sem lactose dura uns 3 dias fora da geladeira e uns 7 dias refrigerado. A textura do bolo continua a mesma depois de refrigerado, se você morar em uma cidade muito quente já coloque ele logo na geladeira para garantir uma melhor conservação.
- Você pode congelar este bolo cortando em fatias e colocando em um recipiente adequado ao freezer. Eu costumo colocar em saquinhos plásticos, tome o cuidado para não sobrepor as fatias se não depois que congelam elas grudam juntas. Congelado dura até 3 meses e você pode descongelar no micro-ondas colocando cada fatia sobre um papel toalha por 15 segundo de cada lado da fatia. Se você não usar micro-ondas pode descongelar na geladeira de um dia para o outro ou colocar alguns minutos em forno baixo.
- A combinação de bicarbonato de sódio com algum elemento ácido (limão ou vinagre) ajudam a deixar o bolo mais fofinho e mais bem crescido. A cor do cacau fica mais intensa quando tem bicarbonato de sódio na massa.
- Você vai perceber como este é um bolo que traz bastante saciedade, você come um pedaço e fica satisfeito por bastante tempo.
- Ao invés de você substituir a farinha de teff por fubá faça logo a receita original do Bolo de Fubá Fofinho que com certeza é um dos meus bolos preferidos da vida!
CONFIRA OUTRAS RECEITAS DE BOLO DE CHOCOLATE SEM GLÚTEN E SEM LACTOSE
CONFIRA OUTRAS RECEITAS FÁCEIS DE BOLOS SEM GLÚTEN E SEM LACTOSE
Espero que você tenha gostado desta receita de Bolo de Chocolate sem glúten e sem lactose e se tiver dúvidas ou sugestões é só deixar um comentário abaixo. Quando você fizer esta receita em casa você pode bater uma foto e me enviar pelo Facebook ou pelo Instragram no @amorpelacomida pra que a gente possa conversar sobre a sua criação!
Para aprender a dominar as Farinhas Sem Glúten e aprender como substituir a farinha de trigo das receitas clique aqui!
Ah, e se você ainda não é inscrito no Amor Pela Comida no YouTube inscreva-se e fique sempre por dentro das novidades!