Minha mãe tem uma receita de bolo de queijo alemão que ela sempre fazia quando eu era criança e adolescente. Até hoje não sei porque ela parou de fazer, mas sei que fiquei com desejo de comer de novo aquele bolo de queijo alemão tradicional.

Publicidade

Na Ceia de Natal aqui em casa precisa ter Cheesecake (bolo de queijo americano), inclusive eu já ensinei por aqui a receita da Chesecake de Amora e também da Cheesecake de Oreo que fazem muito sucesso sempre que sirvo aos meus convidados.

Mas neste Natal eu gostaria de trazer de volta as receitas tradicionais da minha família e por isso precisei chamar minha mãe na cozinha e fazer a receita com ela anotando os ingredientes.

Publicidade

Você acredita que ela não tinha a receita anotada em lugar nenhum? Ela falou pra mim que sempre fazia de cabeça e que não precisava da receita, mas claro que para eu conseguir passar a receita adiante precisava anotar direitinho os ingredientes e o passo a passo.

Receita de bolo de queijo alemão tradicional que está na minha família a mais de 60 anos!

BOLO DE QUEIJO ALEMÃO TRADICIONAL

Na primeira tentativa fazemos o bolo de queijo alemão mas com um toque brasileiro, usamos o queijo ricota e também no lugar do açúcar usamos uma lata de leite condensado.

Publicidade

RECEBA EM
PRIMEIRA MÃO

Entre na lista VIP e garanta acesso antecipado
às receitas da Chef Susan Martha antes de todo mundo!

Enviado com sucesso!

Ficou muito bom, realmente delicioso, mas eu falei pra minha mãe: “mãe está uma delícia, mas não está igual aquele que você fazia antigamente”.

Receita de Bolo de queijo alemão tradicional Kasekuchen

 

 

É engraçado que as memórias gustativas mais antigas ficam no nosso paladar por anos e anos. Sempre tem aquela receita da vó, da tia prendada na cozinha e até sabores mais estranhos como pra mim é o sabor do queimadinho da torrada.

Você lembra aquela sanduicheira de colocar no fogão à gás? Você colocava um pão francês velho recheado com presunto e queijo (minha mãe sempre colocava orégano), passava manteiga em volta do pão pra não grudar e deixava na chama do fogão em fogo baixo virando de vez em quando para assar por igual. Mas minha mãe sempre conseguia queimar ela um pouco e quando queimava muito raspava fora com a faca o queimado mais grosso.

Receita de Bolo de queijo alemão tradicional, fácil de fazer e muito saboroso!

Em busca deste sabor original eu perguntei pra minha mãe como ela fazia o bolo de queijo alemão bem antigamente, afinal esta é uma receita de mais de 60 anos e eu estava atrás da receita de bolo de queijo alemão original e não essa com um toque de brasilidade.

Foi então que ela me contou que não usava ricota e sim o queijinho de colono, um queijo fresco, levemente ácido e meio granulado. Depois de pesquisar qual era o nome original descobri que ele é comercializado como “queijo Quark“, mas eu conheço a vida toda como apenas por “queijinho”. Inclusive minha Oma fazia um pastel caseiro com este queijinho e açúcar que ficava divino, mas um desses sabores que é difícil esquecer.

Além disso o bolo de queijo alemão tradicional era adoçado com açúcar e não leite condensado. Outro fator importante é que como o queijo tipo Quark é molinho você não precisa nem passar no liquidificador, basta mexer tudo que estes pedaços granulados deixam a textura mais gostosa.

Receita de Bolo de Queijo alemão original

E SE EU NÃO ACHAR O QUEIJO QUARK?

Eu sei que este queijo é mais regional aqui do Sul, então acredito que seja mais difícil de encontrar em todas as regiões do Brasil. A boa notícia é que você pode amassar o queijo Ricota sem sal com um garfo e usar no lugar do queijo Quark.

Não fica exatamente a mesma coisa, mas como você talvez não conheça a versão original, você nem vai perceber nada de diferente. A versão abrasileirada deste bolo com ricota e leite condensado fica muito saborosa e eu vou te dar as orientações caso deseje testar esta opção em casa.

Receita de Bolo de Queijo alemão original

Imprimir
clock clock iconcutlery cutlery iconflag flag iconfolder folder iconinstagram instagram iconpinterest pinterest iconfacebook facebook iconprint print iconsquares squares iconheart heart iconheart solid heart solid icon
Receita de Bolo de queijo alemão tradicional Kasekuchen

BOLO DE QUEIJO ALEMÃO (RECEITA DE KÄSEKUCHEN)


5 Stars 4 Stars 3 Stars 2 Stars 1 Star

No reviews

  • Autora: Chef Susan Martha
  • Tempo Total: 60 minutos
  • Rendimento: 1 bolo grande 1x

Descrição

Bolo simples, amanteigado e com um delicioso recheio de queijo azedinho. Comer ele ainda morno é uma garfada do paraíso!


Ingredientes

Scale
  • 2 ovos
  • 1 xícara de açúcar refinado
  • 3 colheres de sopa de manteiga derretida
  • 1/2 xícara de leite
  • 3 xícaras de farinha de trigo peneirada (reserve 2 colheres de sopa pro recheio)
  • Pitada de sal
  • 1 colher de chá de essência baunilha (opcional)
  • 1 colher de sopa de fermento em pó

Ingredientes Recheio:

  • 400 gramas de queijo tipo Quark ou substitua por queijo Ricota sem sal amassada com um garfo
  • 200 gramas de creme de leite ou nata
  • 1 xícara de açúcar ou use 1 lata de leite condensado
  • Raspas e o suco de 1 limão tahiti
  • 1 colher de chá de essência de baunilha (opcional)
  • 2 ovos

Modo de Preparo

Comece:

  1. Unte uma forma redonda de 28 centímetros com um pouco de manteiga e polvilhe um pouco de farinha.
  2. Esta é uma receita rápida, por isso você deve lembrar de preaquecer o forno a 180º C por pelo menos 15 minutos antes de colocar o bolo de queijo alemão dentro.

Faça o Recheio do Bolo de Queijo Alemão:

  1. Em uma bacia misture todos os ingredientes do recheio e reserve. Se estiver fazendo a versão abrasileirada desta receita (com leite condensado e ricota) você pode bater o recheio no liquidificador e aí não precisa esmagar a ricota com o garfo, só cortar em pedaços mesmo.
  2. DICA EXTRA: se o recheio parecer muito mole adicione as 2 colheres de sopa de farinha de trigo reservadas da massa. Confira o vídeo para analisar melhor a textura.

Faça a Massa do Bolo de Queijo Alemão:

  1. Em uma outra bacia adicione os ovos, o açúcar a manteiga, a baunilha, o sal e mexa bem.
  2. Depois adicione à mistura a farinha e o leite e mexa até virar uma massa grossinha em homogênea. Você pode fazer na batedeira, mas dá pra fazer com uma colher de pau.
  3. Finalize com o fermento em pó mexendo rapidamente até incorporá-lo na massa.

Leve para assar:

  1. Coloque a massa do bolo de queijo alemão no fundo da forma untada e enfarinhada, você deve espalhar a massa com uma colher puxando a massa também para as laterais da forma. Confira o vídeo para ver melhor como colocar a massa na forma.
  2. Depois de espalhar a massa na forma coloque o recheio de queijo reservado sobre a massa.
  3. Leve para assar em forno preaquecido a 180º C por aproximadamente 40, 45 minutos. As laterais precisam estar douradas, sua casa com cheiro de bolo e o meio do bolo sequinho, mas não duro. Toque a superfície gentilmente para verificar se está no ponto correto (confira o vídeo para ver como faço).
  4. Deixe amornar para depois cortar, conforme ele esfria ele fica mais firme.

Notas

  • Se quiser você pode servir com uma geleia de morango ou até mesmo com uma calda de goiabada.
  • Você pode colocar até 1/3 de xícara de passas no recheio.
  • Tempo de preparo: 20 minutos
  • Tempo de cozimento: 40 minutos

Receita de Käsekuchen Bolo de Queijo Alemão tradicional

CONFIRA OUTRAS RECEITAS DE BOLO DE QUEIJO

Receita de Cheesecake de Oreo com cobertura de ganache muito deliciosa

Espero que você tenha gostado desta receita de Bolo de Queijo Alemão e se tiver dúvidas ou sugestões é só deixar um comentário abaixo. Quando você fizer esta receita em casa você pode bater uma foto e me enviar pelo Facebook ou pelo Instragram no @amorpelacomida pra que a gente possa conversar sobre a sua criação!

Ah, e se você ainda não é inscrito no Amor Pela Comida no YouTube inscreva-se e fique sempre por dentro das novidades!

 

14 Comentário

  1. Bom não tenho esse tipo de forma. Posso usar a retangular?

  2. Pode sim, você pode assar o bolo em qualquer forma da sua preferência, mas se a forma for daquelas retangulares bem grandes precisa dobrar a receita. Beijos

  3. Maria Amélia Bittencourt

    Olá Susan,
    Eu já fiz outras receitas aqui do blog e todas são muuuuuito gostosas.
    Eu não posso comer glúten, você pode me dizer como substituir a farinha de trigo?

  4. Há muito tempo procurava está receita… minha mãe fazia sempre, e não consegue mais se lembrar dos ingredientes. Vou fazer para ela para ver se ela se lembra. Ela fazia com passas também é usava o leite que talhava. Na época do leite de saco sempre talhava… ela coava o coalho e congelava, quando juntava uma quantidade boa, fazia o bolo. Usava nata para a parte líquida, mas creio que daria tranquilamente para fazer com esse “kässchmier”. Minha mãe é de origem alemã e meu pai de origem italiana. Cresci no meio dos dois mundos, ora com as receitas das tias e vos italianas e ora com as da mãe. Morro de saudades e me culpo muito por não ter anotado todas as receitas na juventude… obrigada por ter postado!

  5. Oi Silvia, esse queijinho de colono usado na receita o “käschmier”é feito como você descreveu que sua mãe fazia, e nesta receita você pode adicionar passas e claro, com nata sempre fica mais gostoso. Mas mesmo que você não encontre o “käschmier” você pode esmagar a ricota no garfo que fica bem semelhante. Não sei se sua mãe também fazia, mas minha oma sempre fazia cuca de käschmier e eu finalmente aprendi a receita com a Hildegard, que aprendeu da mãe dela, irmã da minha vó.. acho que você vai gostar do vídeo, confira: https://www.youtube.com/watch?v=bHDgkAnfKtA&t=104s
    Se você testar a receita volta aqui pra me contar o que você achou e se é parecida com a receita da sua mãe.
    Beijos

  6. Olá susan!
    Fiquei muito feliz por ter publicado essa receita que nos acaricia as memórias de infância.
    A familia da minha mãe é de origem alemã, então tudo isso é muito familiar, muito emotivo.
    Vou fazer a sua receita, nem lembrava mais dela.
    Obrigada

  7. Fiz hoje essa receita, pra Páscoa, ficou lindo, aí dá não cortei pra provar mas deve estar delicioso

  8. Esse receita é muito semelhante à do Käsekuchen de Panambi, bolo delicioso da nossa pequena alemanha 🙂

  9. Simmm! Meus pais são de Santa Rosa e Horizontina, meu pai tinha um grande amigo que morava em Panambi, o Ronaldo Grams, quem sabe você até conheceu ele..
    Beijos

Escreva Um Comentário

Recipe rating 5 Stars 4 Stars 3 Stars 2 Stars 1 Star