Acho que pudim é uma das sobremesas mais tradicionais de toda família, minha vó fazia um que levava 12 ovos e 1 kg de açúcar (sim, muitos ovos, muito açúcar, mas ficava divino! hehehe), minha mãe faz um no micro-ondas e eu pra não ficar fora da tradição desenvolvi uma receita muito simples de pudim sem leite condensado que leva apenas 3 ingredientes.

Publicidade

Eu sei que pra quem tem intolerância à lactose sente falta de comer receitas tradicionais, eu inclusive fiz esta receita de pudim sem leite condensando no último Natal pra poder agradar o sogro do meu irmão que é intolerante.

Eu sempre penso que quando uma receita merece estar na Ceia de Natal é porque ela é realmente boa, então fique tranquilo que esse pudim sem leite condensado vai surpreender seu paladar!

Pudim sem leite condensado, sem lácteos, com apenas 3 ingredientes muito cremoso!

O que eu mais gosto neste pudim sem leite condensado é a textura, ele é muito cremoso, tipo a textura daqueles flans industrializados quem vem no potinho com uma caldinha.

Publicidade

E essa textura é possível porque ele é assado em fogo baixo e em banho-maria. O banho-maria é uma técnica muito simples, você vai fazer uma espécie de “banheira” com água quente e colocar a forma do pudim sem leite condensado dentro coberto com papel alumínio.

É muito importante você seguir a risca a técnica de assar o pudim em banho-maria e em fogo baixo, 150º C pra ser mais precisa.

Se a temperatura mínima do seu forno for 180º C, minha dica é usar uma colher de pau para deixar a porta do forno entreaberta, ou então assar por menos tempo.

Com o forno à 150º C ou usando a colher de pau na porta você vai assar por 1 hora e depois esquecer ele dentro do forno por mais 1 hora.

Publicidade

Caso você asse à 180º  C com a porta fechada deixe 40 minutos e depois esqueça dentro por mais 1 hora com o forno desligado.

Pudim sem leite condensado, sem lácteos, com apenas 3 ingredientes muito cremoso!

Provavelmente você já tem em casa todos os 3 ingredientes necessário pra essa receita, ovos, açúcar e leite. Neste caso estou usando leite de coco, mas pode ser qualquer tipo de leite vegetal ou se você não for intolerante à lactose você pode usar o leite de vaca.

Eu já testei com leite de arroz e funcionou super bem, mas tenha em mente que quanto mais gordura tiver o leite mais cremoso e aveludado fica o pudim sem leite condensado.

Imprimir
clock clock iconcutlery cutlery iconflag flag iconfolder folder iconinstagram instagram iconpinterest pinterest iconfacebook facebook iconprint print iconsquares squares iconheart heart iconheart solid heart solid icon
Pudim sem leite condensado, sem lácteos, com apenas 3 ingredientes muito cremoso!

PUDIM SEM LEITE CONDENSADO COM 3 INGREDIENTES


  • Autora: Chef Susan Martha
  • Tempo Total: 70 minutos
  • Rendimento: 12 pedaços 1x

Descrição

Este pudim nem parece que não tem leite condensado, fica cremoso, aveludado e satisfaz sua vontade de comer um pudim tradicional.


Ingredientes

Scale
  • 6 ovos (300 gramas – com ovos caipiras fica ainda melhor)
  • 400 ml de leite de coco
  • 1 xícara de açúcar demerara (200 gramas)
  • 5 colheres de sopa de açúcar demerara (62 gramas) + 2 colheres de sopa de água (30 ml) para fazer o caramelo
  • 1 colher de sopa de extrato ou 1 colher de chá de essência de baunilha

Modo de Preparo

  1. Preaqueça o forno à 150º C e coloque 1,5 litro de água para ferver.
  2. Em uma panela pequena adicione 5 colheres de açúcar demerara com 2 colheres de sopa de água, ligue o fogo e espere o açúcar caramelizar até ficar em uma cor âmbar. Fique ao lado da panela, o caramelo queima muito rápido!
  3. Quando o caramelo atingir a cor ideal derrame-o no fundo da forma e espalhe rapidamente.
  4. Bata os ovos, o açúcar, o leite de coco e a baunilha no liquidificador.
  5. Derrame o creme batido na forma já caramelizada e cubra a forma com papel alumínio com o lado brilhante virado pra dentro.
  6. Para o banho-maria é necessário que você use uma forma maior que a forma do pudim para fazer a “banheira”. Coloque esta forma maior no forno preaquecido, coloque a forma de pudim dentro e depois derrame com cuidado a água quente (observe o passo a passo no vídeo caso você não conheça a técnica).
  7. Deixe assar por 1 hora em forno aquecido a 150º C, depois deste tempo verifique se o pudim está com uma consistência de uma gelatina amolecida, não pode estar muito mole se não não vai firmar. Se estiver muito mole deixe mais uns 15 minutos com o fogo ligado.
  8. Desligue o forno e depois deixe mais 1 hora descansando dentro do forno desligado.
  9.  Leve o pudim sem leite condensado para a geladeira de um dia para o outro.
  10. Para desenformar a dica é fazer novamente uma “banheira” de água quente dentro da forma maior e colocar o pudim gelado por alguns segundos dentro. Assim o caramelo derrete e fica bem fácil de soltar da forma. Lembre-se de passar a faca nas laterais e o meio para soltar com ainda mais facilidade.
  11. Sirva gelado.

Notas

  • A base deste pudim são os ovos, por isso use ovos frescos e de preferência caipiras. Se você usar ovos velhos a receita fica com “cheiro de ovo”.
  • Você pode substituir o leite de coco por qualquer leite vegetal.
  • Substitua o açúcar demerara por qualquer outro açúcar ou adoçante.
  • O caramelo não pode ser feito com adoçante porque o adoçante não carameliza. Você pode substituir o açúcar demerara do caramelo por açúcar cristal ou açúcar refinado.
  • Você pode aromatizar com raspas de laranja, limão, canela, etc.
  • Tempo de preparo: 10 minutos
  • Tempo de cozimento: 1 hora

Informações Nutricionais

  • Rendimento em Porções: 12 fatias
  • Calorias: 183 gramas
  • Açúcares: 21,9 gramas
  • Sódio: 2%
  • Gorduras Totais: 9,2 gramas
  • Gorduras Saturadas: 6,8 gramas
  • Gorduras Insaturadas: 1,8 gramas
  • Gorduras Trans: 0%
  • Carboidratos: 8%
  • Fibras: 0%
  • Proteínas: 8%
  • Colesterol: 31%

Keywords: pudim sem leite condensado, pudim sem lactose, pudim de coco, pudim sem lactose

Eu estou usando uma forma redonda com furo no meio de 22 cm de diâmetro e 8 cm de altura, se você tiver uma forma daquelas bem grande de pudim/bolo dobre a receita.

Pudim sem leite condensado, sem lácteos, com apenas 3 ingredientes muito cremoso!

Caso não tenha uma forma com furo no meio não se preocupe, você pode assar o pudim sem leite condensado em qualquer forma que dá certo. Se não quiser desenformar também não precisa, é só servir o pudim sem leite condensado de colheradas.

Pudim sem leite condensado, sem lácteos, com apenas 3 ingredientes muito cremoso!

Espero que você tenha gostado desta receita de pudim sem leite condensado e se tiver dúvidas ou sugestões é só deixar um comentário abaixo. Não esqueça de quando fizer esta receita em casa bater uma foto e postar nas redes sociais com a #amorpelacomida, eu vou adorar ver e curtir a sua criação.

Ah, e se você ainda não é inscrito no Amor Pela Comida no YouTube inscreva-se e fique sempre por dentro das novidades 😉

35 Comentário

  1. Oi, Susan!
    Fiz para meu sobrinho que AMA pudim!!!!
    Estou aguardando a aprovação dele, rsrsrsrs!!

  2. Tomara que ele tenha gostado do pudim!
    Depois me conta que também estou curiosa pra saber a opinião dele 😉
    Beijos

  3. Agostinho Carvalho do Nascimento

    Achei lindo, breve vou colocar em prática. Parabéns.

  4. Além de bonito ele fica bem gostoso, aqui em casa já fiz até pra servir na ceia de natal e todos adoraram!
    Faz que você vai gostar também! Beijos

  5. Alguém já fez??? Dá pra cozinhar o pudim no fogão??

  6. Não Vanessa, esse pudim precisa ser assado no forno, na chama do fogão você não consegue controlar a temperatura direito e este fator com certeza vai mudar muito a textura da receita. O pudim precisa assar em forno baixo em temperatura controlada. Beijos

  7. Boa tarde, sou intolerante à lactose e estava com saudades de comer pudim. Testei esta receita nesta semana, e concluí que sua propaganda do pudim é 100% verdadeira. A textura ficou bem cremosa e aveludada, e não parece que não tem leite condensado. Família inteira a-mou. Inclusive meu tio que também é intolerante comeu e amou. Já acabei de assar outra receita de pudim. Neste momento ela está no forno descansando. E já passei sua receita pro meu caderninho. Parabéns, e obrigada por se preocupar com o nosso bem-estar. Que Deus continue te dando inteligência pra desenvolver receitas que podemos comer sem medo de passar mal.

  8. Oi Karen, que bom que o pudim fez tanto sucesso com a sua família, fico feliz em poder ajudar! Eu fiz essa receita pra servir de sobremesa depois da ceia de ano novo, ele realmente é muito cremoso e aveludado e não parece que não leva leite condensado. Que bom que agora você já achou uma receita gostosa pra matar sua vontade de comer pudim.
    Beijos

  9. Eu fiz saiu super cremoso e aveludado ..amei e sempre irei fazer??

  10. Oi Emily, que bom que virou fã da receita! Eu também sempre faço essa receita quando quero uma sobremesa que agrade as pessoas em momentos especiais 🙂
    Obrigada por voltar aqui e dar sua opinião sobre a receita! Beijos

  11. E se eu não tiver papel alumínado em casa oq eu faço ??

  12. Se você tiver uma forma de alumínio maior que a sua forma de pudim você pode cobrir com ela, mas sugiro que você compre o papel alumínio que é mais garantido. Beijos

  13. Albano da Fonseca Filho

    Para fazer uma versão diet, o que posso usar ao invés do caramelo?

  14. Liliane Affonso Zanelli Motta

    Boa noite, Chef Susan! Tudo bem? Acabei de fazer o pudim com leite de amendoas e virou uma água rala. Porquê será? Será que tem conserto?

  15. Liliane Affonso Zanelli Motta

    Boa tarde, Chef Susan! Descobri o que aconteceu, meu filho desligou meu forno e o pudim não assou. Mas achei uma saída. Assei ele na boca do fogão e deu super certo. Uma delícia. Parecido com o flan mesmo. Obrigada pela receita. Beijos.

  16. Só pode tirar do forno quando você perceber que a consistência dele está tipo de uma gelatina amolecida, se não precisa assar mais.

  17. ROBERTA CRUZ DA SILVA

    Oi chefe Susan, eu gostaria de saber se pode desenformar o pudim no mesmo dia em que faz?Obrigada.

  18. Maressa VF Orsioli

    Fiz para o meu esposo e ele não acreditou q não tinha lácteo kkkk simplesmente AMAMOS essa versão de pudim e vamos repetir mais vezes! Obrigada chef, suas receitas são sempre maravilhosas.

  19. Olá, tudo bem? Pode ser feito com leite zero lactose?

  20. Michel Zarnick

    Seu site é maravilhoso ! Eu encontrei seu blog por acaso e estou curtindo o blog.

  21. fiz o pudim sem leite condensado, ficou maravilhoso! Obrigada!

  22. Bruna França

    testei, e que pudim perfeito, estou apaixonada, mas uma pergunta tem que ser forno de fogão ou pode ser forno elétrico?

Escreva Um Comentário

Recipe rating 5 Stars 4 Stars 3 Stars 2 Stars 1 Star