Talvez você nunca tenha ouvido falar da farinha de Painço, muito menos de Pão de Painço. E se você está se perguntando se o painço que eu estou falando é aquele mesmo que você dá pro passarinho, você acertou!
O painço tem muitos benefícios para a saúde, é sem glúten, tem mais proteína que o feijão e é rico em magnésio. Além disso também tem triptofano, um aminoácido precursor da serotonina, um neurotransmissor que acalma, tranquiliza, dá prazer e saciedade, ou seja, tudo de bom!
PÃO DE PAINÇO COM FARINHA DE PAINÇO DESCASCADO
Eu vou confessar que já comprei farinha de painço feita com a casca e o sabor é muito amargo, não tive nem coragem de testar nas receitas porque só de experimentar um pouco já amargou toda a boca.
Por isso é fundamental que a farinha de painço escolhida seja feita com os grãos descascados. Quando descascados a farinha de painço é suave e tem um gostinho gostoso e bem neutro.
Como sei que todo mundo adora um lanchinho saudável decidi criar uma receita de Pão de Painço.
RECEBA EM
PRIMEIRA MÃO
Entre na lista VIP e garanta acesso antecipado
às receitas da Chef Susan Martha antes de todo mundo!
Enviado com sucesso!
PÃO DE PAINÇO FÁCIL E RÁPIDO
Muitas pessoas tem medo de não acertar as receitas de pão vegano sem glúten, mas eu juro que se você começar a testar minhas receitas esse medo vai desaparecer rapidinho. Essa semana mesmo recebi uma foto de uma pessoa que fez um pão vegano pela primeira vez e acertou em cheio!
Esse pão de painço vegano é mais um daqueles pães que você mistura todos os secos e depois adiciona a água para ajustar a textura da massa.
Nas receitas de pães veganos sem glúten a espessura da massa é fundamental, ela não pode ser muito mole se não o pão “desanda”.
Como gosto sempre de dar opções de substituições de ingredientes a quantidade de água pode variar, dependendo da farinha que você substituir pode precisar de mais água ou menos água.
Se você quer evitar erros e aprender de uma vez por todas como cada farinha sem glúten funciona eu gostaria de lhe indicar meu novo curso Dominando as Farinhas Sem Glúten. Neste curso online eu ensino tudo sobre 23 farinhas sem glúten, como substituí-las e como transformar receitas com farinha de trigo em receitas sem glúten. Se você quiser conferir mais a respeito clique aqui!
ImprimirPÃO DE PAINÇO SEM GLÚTEN VEGANO – RECEITA COM FARINHA DE PAINÇO
- Tempo Total: 55 minutos
- Rendimento: 12 fatias 1x
Descrição
Pãozinho simples de preparar e cheio de benefícios para a sua saúde, o sabor é neutro, a fatia é estável e não esfarela!
Ingredientes
- 1 xícara de Farinha de Painço
- 1/2 xícara de quinoa em flocos
- 3/4 xícara de polvilho doce
- 1 colher de sopa de fermento biológico seco instantâneo
- 1 colher de sopa de açúcar mascavo
- 1 colher de sopa de Psyllium
- 1 colher de chá rasa de sal
- 1 colher de sopa de azeite de oliva
- 1 xícara de água morna + aproximadamente 1/3 de xícara de água morna
Modo de Preparo
- Em uma bacia adicione a farinha de painço, a quinoa em flocos, o polvilho doce, o fermento biológico, o açúcar, o psyllium e mexa rapidamente até transformar em um mix de farinhas.
- Adicione o sal no mix de farinhas e mexa novamente. Você até pode misturar o sal na etapa anterior, mas cuide para que o fermento biológico não entre em contato direto com o sal porque ele pode estragar a fermentação.
- Adicione o azeite de oliva e a água morna aos poucos mexendo com uma colher de pau.
- Mexa bem a cada adição de água e analise a textura, lembre-se que ela não pode ficar muito mole se não o pão vai afundar no centro. Mas se ficar muito dura o pão não cresce direito, confira atentamente a textura no vídeo para garantir que você acerte!
- Transfira a massa para uma forma de média de pão, a forma que estou usando mede 22 cm de comprimento, 6 cm de altura e 8 cm de largura, se sua forma for daquela bem grandes, dobre a receita.
- Deixe crescer por aproximadamente 30 minutos em um cantinho da cozinha, eu gosto de colocar dentro do forno micro-ondas desligado junto com uma xícara de água quente. Assim cria uma espécie de estufa e o pão cresce mais rápido.
- Leve para assar em forno preaquecido a 180º C por aproximadamente 40 minutos ou até que sua casa esteja cheirando pão fresco e o pão mais douradinho.
- Quando o pão estiver assado e você conseguir encostar na forma sem se queimar retire-o da forma e deixe esfriar sobre uma grade ou papel toalha. Se você cortar ele quente você vai estragar a textura e ele vai ficar abatumado.
- Sirva com seu acompanhamento preferido eu servi com manteiga de amendoim, se você quiser aprender como preparar a manteiga de amendoim em casa clique aqui!
Notas
- Substitua a farinha de painço por farinha de arroz ou farinha de sorgo.
- Substitua a quinoa em flocos por amaranto em flocos.
- Substitua o polvilho doce por araruta.
- Pode ser qualquer açúcar, mas não pode ser adoçante. O açúcar serve de alimento para o fermento e será consumido na fermentação.
- Se preferir substitua o psyllium por 1/2 colher de chá de goma xantana, goma guar ou CMC.
- Você pode usar qualquer óleo ou azeite.
- A quantidade de água pode variar conforme as substituições que você fizer na receita.
- Tempo de preparo: 15 minutos
- Tempo de cozimento: 40 minutos
Sirva com seu acompanhamento preferido eu servi com manteiga de amendoim, se você quiser aprender como preparar a manteiga de amendoim em casa clique aqui!
DICAS EXTRAS
- Você pode congelar este pão de Painço por até 3 meses. Basta cortar em fatias, colocar em um saquinho plástico adequado para o freezer e tentar não sobrepor as fatias. Quando as fatias congelam juntas elas grudam umas nas outras. Para descongelar você pode colocar direto na torradeira, em uma frigideira em fogo baixo, no forno baixo por alguns minutos ou até mesmo no micro-ondas por alguns segundos.
- A melhor textura deste pão é no primeiro e no segundo dia, depois ele fica um pouco mais firme. Você pode aquecer as fatias na torradeira, frigideira ou por alguns minutos em forno baixo, assim ele volta a ficar mais macio.
- Esta receita de pão de Painço não leva ovos ou outros ingredientes que fazem o pão estragar mais rápido, por isso pode ser armazenado fora da geladeira por até uns 4 dias. Vale lembrar que se você mora em uma cidade muito quente ele pode estragar mais rápido.
- Você pode consumir este pão com seu acompanhamento preferido, geleias, patê de atum, patê de grão-de-bico, antepasto de berinjela, patê de linguiça, manteiga de amendoim. Ele também fica ótimo em sanduíches 😉
- Este é um pão menorzinho, ele fica com uns 3 dedos de altura quando assado em uma forma de 22 cm de comprimento, 6 cm de altura e 8 cm de largura. Se sua forma for maior dobre a receita!
VOCÊ SABIA QUE EXISTE UMA METODOLOGIA POR TRÁS DAS RECEITAS SEM GLÚTEN?
Muitas pessoas se apaixonam por minhas receitas porque elas realmente funcionam, mas o que muitas pessoas não sabem é que existe uma lógica por trás de cada escolha que faço na hora que estou criando uma receita nova.
Quando começamos a cozinhar sem glúten realmente é uma grande confusão, são muitas farinhas e as vezes queremos usar aquelas que temos em casa pra fazer determinada receita.
Não sei você, mas eu já errei muito! E não foi por falta de pesquisa, porque vasculhei a Internet toda pra conseguir achar uma explicação lógica que me explicasse os porquês das farinhas sem glúten. Achei muitas informações duplicadas e que pela minha experiência estavam erradas.
Por isso decidi transformar minha cozinha em meu laboratório e criei minha própria metodologia. Esta metodologia foi testada, aprovada e que realmente funciona! Eu uso ela sempre quando estou criando uma nova receita.
Pra facilitar sua vida eu criei um super atalho, você não precisa mais errar como eu errei para conseguir fazer as melhores substituições. Eu criei um curso online exclusivo que vai te ensinar:
- Como substituir a farinha de trigo das receitas tradicionais,
- Como cada uma das 23 farinhas absorvem a água,
- Criar um MIX exclusivo de farinhas sem glúten pra você fazer em casa,
- Como substituir e combinar as farinhas sem erros e muitas dicas e bônus especiais que irão te ajudar a criar suas próprias receitas sem glúten.
Se você tem interesse em aprender mais sobre as farinhas sem glúten eu convido você a conferir meu Curso Online – Dominando as Farinhas Sem Glúten:
CONFIRA OUTRAS RECEITAS DE PÃES VEGANOS
- Pão com Farinha de Teff (opção com farinha de milho)
- Pão Vegano Rápido Receita da minha mãe ?
Espero que você tenha gostado desta receita de Pão de Painço e se tiver dúvidas ou sugestões é só deixar um comentário abaixo. Quando você fizer esta receita em casa você pode bater uma foto e me enviar pelo Facebook ou pelo Instragram no @amorpelacomida pra que a gente possa conversar sobre a sua criação!
Para aprender a dominar as Farinhas Sem Glúten e aprender como substituir a farinha de trigo das receitas clique aqui!
Ah, e se você ainda não é inscrito no Amor Pela Comida no YouTube inscreva-se e fique sempre por dentro das novidades!
4 Comentário
Oi Susan boa tarde, dá pra fazer o pão de painço com painço cozido, ao invés da farinha?
Não, o painço cozido adiciona umidade extra para a receita. Beijos
Boa Tarde Susan, ja fiz ficou fofinho e delicioso. Que Deus te abençoei.
Oi Jane, que bom que testou a receita e gostou do resultado! Obrigada por voltar aqui e contar sua opinião 😉
Beijos