Quando começamos a reeducação alimentar e diminuímos o consumo de glúten e lactose sentimos falta do tradicional pãozinho da padaria, mas este pão de cenoura fácil veio pra alegrar suas manhãs.
Eu já publiquei aqui a receita de Pão de Batata-doce e recebi muitos comentários, muitas pessoas testaram e aprovaram a receita e eu fiquei muito feliz por poder ajudar. Então para você poder variar o sabor do pão e não enjoar desenvolvi mais uma receita super fácil de pão feito no liquidificador.
A inspiração para este pão veio das lindas mini cenouras que minha mãe colheu diretamente da sua horta. Se você gosta de horta orgânica sugiro que assista ao vídeo Tour Pela Horta clicando aqui!
PÃO DE CENOURA FÁCIL DE LIQUIDIFICADOR
- Tempo Total: 45 minutos
- Rendimento: 12 fatias 1x
Descrição
Este pãozinho é simples de preparar, é levemente adocicado e fica super gostoso.
Ingredientes
- 3 ovos
- 1/3 xícara de óleo de girassol
- 2 colheres de sopa de mel
- 3/4 xícara de cenoura ralada
- 1/2 colher de chá de sal
- Canela, erva doce, pimenta síria a gosto (opcional)
- 1/2 xícara de coco seco ralado não adoçado
- 1/4 xícara de quinoa em flocos
- 2 colheres de sopa de farinha linhaça
- 1 colher de sopa de fermento biológico seco instantâneo
- 1/3 xícara nozes e passas brancas (opcional)
Modo de Preparo
- No liquidificador adicione os ovos, o óleo, o mel, a cenoura ralada, o sal e as especiarias caso esteja usando. Bata até liquidificar por completo.
- Adicione o coco ralado, a quinoa em flocos e a farinha de linhaça e bata novamente até obter uma massa homogênea. Limpe as laterais do liquidificador sempre que necessário.
- Depois que você bater a mistura ela deve ficar bem grossa.
- Transfira a massa para uma bacia e adicione as nozes com as passas. Para que as passas não afundem na massa polvilhe um pouco de amido de milho ou outra farinha da sua preferência.
- Depois adicione o fermento e mexa bem até que tudo esteja bem incorporado à massa.
- Unte uma forma de pão (22 cm de comprimento x 8 cm de largura e 6 cm de altura) com um pouco de óleo e polvilhe um pouco de farinha para facilitar a remoção do pão da forma depois de assado. Eu usei farinha de coco, mas pode ser qualquer farinha.
- Coloque a massa na forma e leve para um local quentinho da cozinha para que o pão possa crescer.
- Deixe crescer até dobrar de volume, aproximadamente 1 hora.
- Leve para assar em forno preaquecido a 180º C por aproximadamente 25 ou 30 minutos.
- Retire da forma depois que amornar e só fatie depois que o pão estiver completamente frio.
Notas
- Eu sei que é chato ralar a cenoura, ainda mais que ela vai ser batida depois no liquidificador, mas dessa maneira você garante que vai acertar a medida correta e assim obter a textura certa da massa.
- Substitua o óleo de girassol por óleo de coco derretido ou azeite de oliva.
- Troque o mel por melado, agave ou açúcar mascavo.
- Substitua a quinoa em flocos por 1/3 xícara de aveia sem glúten em flocos.
- Você pode fazer a farinha de linhaça em casa, basta bater as sementes no liquidificador até virar farinha. Fazendo a farinha em casa você garante que ela não está rançosa.
- Sirva com o acompanhamento que mais gostar.
- Dura uns 3 dias fora da geladeira ou aproximadamente 5 dias refrigerado.
- Tempo de preparo: 15 minutos
- Tempo de cozimento: 30 minutos
Eu sei que é chato ralar a cenoura sendo que ela vai ser batida depois no liquidificador, mas dessa maneira você garante que vai acertar a medida correta e assim obter a textura certa da massa.
CONFIRA O PASSO A PASSO ILUSTRADO DO PÃO DE CENOURA FÁCIL
- No liquidificador adicione os ovos, o óleo, o mel, a cenoura ralada, o sal e as especiarias caso esteja usando. Bata até liquidificar por completo.
- Adicione o coco ralado, a quinoa em flocos e a farinha de linhaça e bata novamente até obter uma massa homogênea. Limpe as laterais do liquidificador sempre que necessário.
- Depois que você bater a mistura ela deve ficar com a textura como na foto abaixo:
- Transfira a massa para uma bacia e adicione as nozes com as passas. Para que as passas não afundem na massa polvilhe um pouco de amido de milho ou outra farinha da sua preferência.
- Depois adicione o fermento e mexa bem até que tudo esteja bem incorporado à massa.
- Unte uma forma de pão com um pouco de óleo e polvilhe um pouco de farinha para facilitar a remoção do pão da forma depois de assado. Eu usei farinha de coco, mas pode ser qualquer farinha.
- Coloque a massa na forma e leve para um local quentinho da cozinha para que o pão possa crescer.
- Como moro em um local mais frio gosto de colocar o pão dentro do forno (desligado) e colocar uma bacia com água quente para criar um ambiente quentinho como uma estufa.
- Deixe crescer até dobrar de volume, aproximadamente 1 hora. Depois retire o pão do forno e ligue para preaquecer em temperatura média (180º C) por pelo menos 20 minutos. Enquanto o forno aquece mantenha o pão em um local quentinho da cozinha (eu costumo colocar dentro do micro-ondas).
- Depois do forno preaquecido coloque o pão dentro e asse por 25 ou 30 minutos. Você vai sentir o cheirinho de pão fresco quando ele estiver pronto. Se ficar na dúvida faça o teste do palito, se sair limpo está pronto.
- Deixe esfriar dentro da forma.
- Depois de completamente frio você pode fatiar e aproveitar para se deliciar com este pão de cenoura fácil e super gostoso.
- Sirva como preferir e mantenha por até 3 dias fora da geladeira ou 5 dias refrigerado.
DICAS EXTRAS PARA O PÃO DE CENOURA FÁCIL
- Quando desenvolvi esta receita fiz com fermento químico (para bolo) e ficou um bolo super macio. Quando testei pela segunda vez percebi que a textura estava ótima para transformar em massa de pão, então substitui o fermento químico por fermento biológico seco instantâneo e amei o resultado. Se você preferir fazer esta mesma receita com fermento para bolo também vai dar certo. Se você prefere um sabor mais doce para caracterizar mais como bolo do que como pão, adicione 1/2 xícara de açúcar mascavo no lugar do mel.
- Se você estiver usando uma forma que costuma grudar sugiro que unte-a com bastante óleo (manteiga seria ainda melhor) e polvilhe farinha com gosto (de trigo também seria melhor). Para garantir você pode assar sobre um papel manteiga untado, aí você não precisa se preocupar se o pão vai sair ou não da forma.
- Você não precisa adicionar nenhuma especiaria no pão de cenoura fácil, se preferir pode adicionar ervas como alecrim, orégano ou cebolinha.
- Você também não precisa adicionar nem as passas e nem as nozes a receita já funciona muito bem com a exclusão destes itens. Se preferir você pode adicionar sementes como chia, girassol e linhaça.
Espero que esta receita de Pão de Cenoura Fácil te ajude a ter uma alimentação mais equilibrada e nutritiva.
Se tiver dúvidas ou sugestões é só deixar um comentário abaixo. E quando você testar algumas dessas receitas de pão sem glúten e sem lactose em casa bata uma foto e me envie pelo Facebook ou pelo Instragram no @amorpelacomida pra que a gente possa conversar sobre a sua criação!
Para aprender a dominar as Farinhas Sem Glúten e aprender como substituir a farinha de trigo das receitas clique aqui!
Ah, e se você ainda não é inscrito no Amor Pela Comida no YouTube inscreva-se e fique sempre por dentro das novidades!
25 Comentário
Boa tarde minha amiga. Adorei a receito do bolo de liquidificador. Com certeza vou fazer, pois é muito fácil. Adoro receitas práticas como essa. Bjs
Oi Marlene, eu amo receitas bem práticas assim como você, fico feliz que gostou dessa 😉
Essa receita pode ser pão ou bolo, tudo vai depender do fermento que você usar 😀
Testa e depois me conta o que achou.
Beijos
Tudo mto gostoso e saudável.
Oi Elony, que bom que as receitas lhe agradam, espero que teste-as em breve 😉
Beijos
O coco seco, pode ser natural feito em casa, ralado e coado? Este côco sem aditivo pode azefar o pão?
Oi Ana, você pode ralar o coco em casa sim, eu sugiro que você deixe ele secar um pouco no forno em temperatura baixa (100C) por mais ou menos 40 minutos, ou até que você sinta que ele está mais seco.
Se você usar ele sem secar pode interferir na consistência da massa. Se você preferir usar sem secar sugiro que você ajuste a consistência da massa com um pouco de farinha de arroz, amaranto ou quinoa, aproximadamente umas 2 ou 3 colheres de sopa 😉
Beijos
Como posso fazer esse pão sem a utilização de ovos?
Oi Rose, está receita não funciona sem os ovos, se você substituir por “ovos de linhaça” a massa vai ficar muito úmida e grudentinha.
Mas acho que tenho uma receita perfeita pra você, um pão vegano sem glúten e sem lactose, clique aqui pra conferir a receita -> https://www.amorpelacomida.com.br/pao-vegano-rapido/
Beijinhos e até a próxima!
É lindo como vc é atenciosa com seus seguidores Parabéns
Oi Karina, obrigada pelo carinho!
Sem pessoas que testem minhas receitas de nada adianta meu trabalho 🙂
Se tiver alguma dúvida é só mandar uma mensagem, beijos
Olá Chef Susan.
Esse pão deu água na boca, vou fazer hj.
Por acaso o coco pode ser substituído nessa receita?
Você pode substituir o coco nesta receita por uma farinha de oleaginosas, mas aí vai precisar ajustar um pouco a textura adicionando algumas colheradas de farinha de arroz. Beijos
oi Susan
o coco citado na receita, pode ser aqueles saquinhos que encontramos no supermercado?
É esse mesmo Raquel, beijos
Querida, eu poderia substituir a quinoa pelo que? Amo suas receitas! Obrigada por publicá-las no site.
Você pode trocar por 1/3 xícara de aveia em flocos.
Beijos
Gosto muito das suas receitas, são práticas, muito gostosas.
Obrigada Vera, que bom que elas estão sendo úteis! Beijos
suas receitas sao maravilhosas.
Todas que fiz deram certas.
Sou culinarista, já dei cursos usando suas receitas.
Amo, amo de paixão
Oi Fatima, fico feliz que está acertando todas as receitas! Beijos
Passando aqui só pra agradecer mesmo por tantas receitas maravilhosas e sua prontidão em responder todas as dúvidas!!! Muito obrigada!!!
Obrigada pelo carinho e pela confiança!
Receitas maravilhosas! Gostaria de saber se posso deixar de usar o mel ou qualquer tipo de as ficar nesse pão 🍞
Posso deixar de usar o mel ou qualquer tipo de açúcar?
Recomendo usar açúcar, mel, melado, pois ele serve de alimento para o fermento biológico, sem ele a fermentação é prejudicada e como o fermento come o açúcar durante a fermentação, o pão não fica doce.