Depois que publiquei a receita do Pão de Aveia Fit de forma recebi um comentário no YouTube que me deixou muito feliz, a Eulina Negromonte me contou que ela estava fazendo este pão em uma versão ainda mais prática, ela fez o Pão de Aveia Fit de Frigideira e disse que agora fazia diariamente.

Publicidade

Quando eu li esse comentário eu sabia que eu precisava testar esta versão adaptada da minha receita original, porque afinal, quem não quer ainda mais praticidade pra fazer um pãozinho sem glúten fresquinho pela manhã, não é mesmo?

Pão redondo dentro frigideira laranja sobre tábua de madeira

RECEITA DE PÃO DE AVEIA FIT DE FRIGIDEIRA ADAPTADA

A receita do pão de aveia de forma segue a proporção de 2:1, ou seja, 2 xícaras de farinha de aveia para 1 xícara de polvilho doce, então para fazer a adaptação bastava manter esta medida.

A Eulina faz este pão em uma versão bem pequena, com 2 colheres de sopa de aveia pra 1 colher de sopa de polvilho doce, ela me contou que a preferiu a textura com araruta no lugar do polvilho doce, mas que ambas ficavam gostosas.

Publicidade

Eu confesso que quando fui testar a receita em casa não lembrava que ela já tinha me passado essa medida nos comentários e por fim eu fiz um pão em uma versão maior.

Por isso, quando consumi o pão de aveia fit de frigideira comi só metade e já fiquei super satisfeita. O bom de consumir aveia é aproveitar a ótima quantidade de fibras, as fibras dão bastante saciedade e você fica sem fome por bastante tempo.

Pão redondo sobre prato verde claro em uma mesa branca com geleia para acompanhar

QUAL A FRIGIDEIRA DEVO USAR?

Para esta receita de pão de aveia fit de frigideira você precisa usar uma panela antiaderente, se não vai grudar tudo e você vai acabar se decepcionando.

Eu tenho 2 frigideiras antiaderentes em casa que já estavam bem velhinhas, por isso comprei essa pequena que na verdade é indicada para ovo e eu sinceramente achei um ótimo investimento, além de ser perfeita para o pão de aveia fit de frigideira ela ainda frita dois ovos em um formato redondinho e perfeito 😉

Publicidade

Mas antes de comprar a frigideira pequena eu testei na minha frigideira velhinha mesmo pra ver se dava tudo certo, a única diferença é que não consegui deixar nesse formato redondinho perfeito pra foto, o pãozinho ficou mais rústico nas beiradas e menos uniforme na espessura, mas por fim deu tudo certo.

Duas fatias de pão redondo com geleia de figo sobre prato verde claro e mesa branca

TEXTURA DO PÃO DE AVEIA FIT DE FRIGIDEIRA

Assim como na versão original de forma esse pão de aveia fit de frigideira é mais borrachudinho por dentro. Isso acontece por causa da combinação de farinhas, tanto a farinha de aveia quanto o polvilho doce conferem bastante elasticidade para massa.

Então se você gosta de pães macios e flexíveis este é o pãozinho ideal pra você. Se você assar ele em uma frigideira maior e deixar a espessura da massa mais fina você vai conseguir uma textura mais crocante, se fizer em uma frigideira menor como essa que eu fiz ele fica firme por fora e macio por dentro.

Pão redondo com passas e nozes com mão dobrando a fatia sobre tábua de madeira

PÃO DE AVEIA FIT DE FRIGIDEIRA DOCE E SALGADO

Eu adoro pães mais adocicados, talvez porque adoro acompanhá-los com geleias e eu aproveitei mais uma dica da Eulina Negromonte que disse que sempre colocava passas na receita dela.

Além das passas eu adicionei um pouco de nozes picadas e um toque de canela, mas claro, se você não gostar de um destes ingredientes pode fazer a versão tradicional, apenas com um toque de sal.

Pão redondo dentro frigideira laranja sobre tábua de madeira em uma mesa branca

Outros adicionais que agregam maior valor nutricional para os pães são as sementes, eu já testei com sementes de abóbora e de girassol e tenho certeza que com um pouco de chia ou de gergelim também deve ficar uma delícia.

Além disso se você quiser dar um toque mais salgado para o pão de aveia fit de frigideira você pode adicionar ervas secas como orégano e chimichurri ou dar uma turbinada com cúrcuma e páprica picante.

Imprimir
clock clock iconcutlery cutlery iconflag flag iconfolder folder iconinstagram instagram iconpinterest pinterest iconfacebook facebook iconprint print iconsquares squares iconheart heart iconheart solid heart solid icon
Pão de aveia fit de frigideira fácil, rápido e muito saboroso!

PÃO DE AVEIA FIT DE FRIGIDEIRA


  • Autora: Chef Susan Martha
  • Tempo Total: 13 minutos
  • Rendimento: 1 1x

Descrição

Pão de aveia super fácil e rápido de preparar, basta misturar tudo com um garfo e depois assar em uma frigideira antiaderente, você terá pão fresco em pouco minutos!


Ingredientes

Scale
  • 1/2 xícara de farinha de aveia (60 g– use sem glúten se necessário)
  • 1/4 xícara de polvilho doce (30 g)
  • Aproximadamente 1/3 xícara de água (80 ml)
  • Pitada de sal
  • 1/2 colher de chá de fermento em pó (3 g)
  • 1/2 colher de sopa de azeite (7,5 ml – opcional)
  • 2 colheres de sopa de passas (15 g – opcional)
  • 1 colher de sopa de nozes (10 g – opcional)
  • 1 colher de chá de canela (5 g – opcional)

Modo de Preparo

  1. Em um prato adicione a farinha de aveia, o polvilho doce, o sal, o fermento em pó e se estiver querendo dar um toque adocicado para a receita adicione as passas, nozes e a canela.
  2. Mexa bem com um garfo para misturar os ingredientes secos.
  3. Adicione o azeite se estiver usando e a água em temperatura ambiente. Não adicione toda a água de uma vez, misture aos poucos, deixe a aveia absorver a água e depois adicione mais um pouco para ajustar a textura.
  4. A massa deve ser grossa, mas não seca. Observe a textura no vídeo para garantir que você acertou o ponto correto da massa.
  5. Unte uma frigideira antiaderente pequena de 13 cm de diâmetro com um pouco de óleo ou azeite e adicione a massa ainda com o fogo desligado.
  6. Espalhe a massa tentando deixar a espessura uniforme, como a massa é um pouco grudenta demora um pouquinho mais.
  7. Depois de espalhar a massa ligue o fogo e mantenha-o baixo, coloque uma tampa e aguarde aproximadamente 3 ou 4 minutos para verificar se a parte de baixo já está dourada.
  8. Quando a parte de cima já não estiver mais grudenta pegue uma espátula e vire o pão para assar do outro lado. Mantenha tampado para garantir a correta cocção do pão de aveia fit de frigideira.
  9. Deixe assar por mais uns 3 ou 4 minutos do outro lado, está pronto quando os dois lados estão dourados.
  10. Se você cortar ele ainda quente ele ficará mais “puxa-puxa” por dentro, isso acontece por causa do polvilho doce, fica semelhante com a textura do pão de queijo. Se esperar esfriar ele fica mais elástico e menos “puxa-puxa”.

Notas

  • A farinha de aveia pode ser substituída por farinha de arroz mas a textura fica diferente, fica menos flexível e quando frio fica mais duro.
  • O polvilho doce pode ser substituído por araruta.
  • A água deve ser colocada aos poucos, a aveia absorve os líquidos conforme passam alguns minutos e por isso você deve adicionar mais água até chegar na espessura ideal.
  • As passas, nozes e a canela deixam o pão de aveia fit de frigideira mais adocicado, mas é totalmente opcional.
  • O azeite também é opcional, mas adiciona um pouco de sabor e deixa a textura mais gostosa.
  • Tempo de preparo: 5 minutos
  • Tempo de cozimento: 8 minutos
  • Categoria: Pão de Frigideira
  • Métodos: Feito à mão
  • Cozinha: Sem Glúten

Informações Nutricionais

  • Rendimento em Porções: 2
  • Calorias: 187
  • Açúcares: 0,2 gramas
  • Sódio: 4%
  • Gorduras Totais: 5,9 gramas
  • Gorduras Saturadas: 0,9 gramas
  • Gorduras Insaturadas: 4,4 gramas
  • Gorduras Trans: 0%
  • Carboidratos: 10%
  • Fibras: 7%
  • Proteínas: 8%
  • Colesterol: 0%

Keywords: pão de aveia fit de frigideira

Garfo puxando massa de pão para cima dentro prato verde claro
Textura da massa antes de assar

DICAS EXTRAS PARA O PÃO DE AVEIA FIT DE FRIGIDEIRA

  • Este é um pão flexível que fica macio do começo ao fim e pode ser armazenado por até uns 3 ou 4 dias fora da geladeira, porém o ideal é que você consuma de um dia para o outro, se quiser fazer a receita maior para durar mais tempo sugiro que você confira a versão deste pão assado na forma tradicional. Para conhecer a receita original clique aqui!
  • Eu acho que esta receita rende duas porções, corto ele ao meio e como apenas metade, mas tudo vai depender da sua fome, minha mãe comeu um inteiro na janta e adorou.
  • As fibras da aveia vão te deixar sem fome por bastante tempo, elas fazem com que o amido seja liberado mais devagar no sangue e assim você não tem um pico de açúcar no sangue.
  • Quando a receita tem poucos ingredientes eu sugiro que você não faça muitas substituições porque se não você vai descaracterizar a estrutura da receita. Se você quiser fazer substituições por outras farinhas sem glúten sugiro que você conheça primeiro meu curso online, o Dominando as Farinhas Sem Glúten, somente quando você entende como cada farinha se comporta nas receitas é que você vai conseguir fazer substituições que realmente funcionam. Clique aqui para conferir o curso!
Pão redondo sobre tábua de madeira com frigideira laranja ao fundo sobre mesa branca

CONFIRA OUTRAS RECEITAS DELICIOSAS DE PÃES

Pão redondo fatiado sobre tábua de madeira com frigideira redonda ao fundo
Pão de aveia fatiado sobre tábua de madeira marrom em mesa branca
Fatia de pão amarelo com geleia de amora vermelha por cima
Pão bege fatiado sobre tábua de madeira em uma mesa branca
Pão preto com sementes fatiado sobre uma tábua de madeira
Pão bege fatiado sobre tábua de madeira

Espero que você tenha gostado desta receita de Pão de Aveia Fit de Frigideira e se tiver dúvidas ou sugestões é só deixar um comentário abaixo.

Quando você fizer esta receita em casa você pode bater uma foto e me enviar pelo Facebook ou pelo Instagram no @amorpelacomida pra que a gente possa conversar sobre a sua criação!

Para aprender a dominar as Farinhas Sem Glúten e aprender como substituir a farinha de trigo das receitas clique aqui!

Para conferir 10 receitas de pães modeláveis que funcionam exclusivas confira meu Curso de Pães Artesanais Sem glúten clicando aqui!

Ah, e se você ainda não é inscrito no Amor Pela Comida no YouTube inscreva-se e fique sempre por dentro das novidades!

28 Comentário

  1. A farinha de aveia e a de milho são farinhas bem diferentes, confere estrutura diferente e absorve água de forma diferente. Você pode testar pra ver se dá certo, eu nunca testei.
    Beijos

  2. Regina Rodrgues

    que audio horrivel com voz de pato.
    parece um robo falando. Melhor sem dizer nada.

  3. Oi Regina, este áudio lendo o texto escrito do blog serve para pessoas que usam a internet mas infelizmente não conseguem ler, apenas ouvir. Você pode simplesmente não apertar o botão para ouviu o áudio ou então assitir/ouvir a receita no vídeo do YouTube 😉 Ahhh e sim, é um robô que está lendo o texto, não sou eu e nem ninguém que eu conheço..

  4. Faço uma versão doce colocando açúcar de coco , coco fresco ralado e mel,fica muito bom.Depoi s que substitui o pão de farinha por este nunca mais tive azia nem queimação.

  5. Que legal saber que esta receita mudou a sua vida! Fico muito feliz em poder fazer parte do seu dia a dia mesmo que de longe 😉
    Beijos

  6. Olá Susan, posso subistituir o polvilho doce por fécula de mandioca ? O polvilho doce não me faz bem!

  7. Lívia Jota Resende

    Bom dia Chef Susan! Gostaria de saber se posso substituir a farinha de aveia ou o polvilho doce por farinha de quinoa. É que tenho a farinha de quinoa em casa e gostaria de utilizá-la. Outra dúvida é: posso acrescentar farinha de linhaça para agregar mais valor nutricional? Muito obrigada e parabéns pelo blog!

  8. Olá Lívia, você até pode substituir a aveia por quinoa desde que ajuste a quantidade de água na massa, mas não pode substituir o polvilho doce porque vai dar super errado. Não indico lotar o pão de linhaça porque a massa vai ficar bem pesada e vai mudar as características originais da receita. Beijos

  9. Amei demais a receita, já fiz duas vezes, mas nas duas o pão não cozinhou tanto por dentro, o que será que pode ter acontecido?

  10. Eu faço muito essa receita para o café da manhã. Coloco uva passa na massa e, depois de pronto, dou uma “americanizada” no pãozinho: passo pasta de amendoim e geleia de frutas. Pensa num lanche bom, meu deus! hahaha Me deu até fome agora! Parabéns Chef Susan, eu adoro as suas receitas!

  11. Olá, Susan! Obrigada por compartilhar essa receita!
    Eu reproduzi a versão “salgada” sem utilizar o azeite e em grelha dupla, porém algo deu errado 🙁
    O pão não ficou macio (quando eu o partia ele se quebrava) e ficou meio embatumado.
    Consegue me ajudar a identificar o que eu posso ter feito errado?

  12. Não pode usar farelo de aveia, precisa ser farinha de aveia.
    Se cortar quente ele ficará com uma textura emborrachada.
    Se exagerar na quantidade de água ficará borrachudo.

  13. Olá chefe,

    Poderia trocar a farinha de aveia pela farinha de grão-de-bico?

  14. Boa noite!
    Fiz muito sucesso com a receita! Indicando tb sem medo…. Sempre quis acertar num pãozinho saudável e gostoso!
    Gratidão….. 🥰

  15. Olá, fiz o receita do pão fit de frigideira usando farelo de aveia o lugar da farinha de aveia e gostei do resultado. Dá para fazer o pão de frigideira com a farinha de teff?

  16. Não recomendo a substituição de farinha de aveia por farelo de aveia, a textura fica bem diferente.
    Você pode usar a farinha de teff em diversas receitas

  17. Oi Susan boa tarde, adoro suas receitas faço todos os dias esse pao de frigideira mais sempre sai empapusado sera que a marca dos ingredientes influência na textura?

  18. fiz o pão de aveia não tinha a frigideira ante aderente ,tentei na panela de inox pincelei azeite e deu tudo certo obrigada

Escreva Um Comentário

Recipe rating 5 Stars 4 Stars 3 Stars 2 Stars 1 Star