Quando estava na cursando a faculdade de Gastronomia eu ficava maravilhada com tantas receitas novas e com certeza a culinária árabe me surpreendeu. Uma das minhas preparações preferidas é o Babaganoush, uma pasta de berinjela com tahine que tem um sabor defumado delicioso.
RECEBA EM
PRIMEIRA MÃO
Entre na lista VIP e garanta acesso antecipado
às receitas da Chef Susan Martha antes de todo mundo!
Enviado com sucesso!
O nome pode parecer estranho e a pronúncia correta é “babaganúche”. Por mais estranho que pareça esta é uma pasta muito saudável e que pode ser consumida como aperitivo, no pãozinho, na salada e eu gosto do babaganoush até puro.
COMO ESCOLHER A BERINJELA PARA O PREPARO BABAGANOUSH
Independente da receita que você escolha fazer utilizando berinjela o importante é escolher as berinjelas que possuem uma casca mais lisinha e brilhante. Quando a berinjela começa a ficar um pouco enrugada é porque ela já está ficando velha.
Na foto acima a berinjela já está um pouco velha, quando comprei estava com a casca lisinha, mas como acabei demorando pra preparar a receita ela acabou enrugando na geladeira.
Nem sempre encontramos berinjela íntegras no mercado, mas se encontrar berinjelas como na foto acima saiba que elas ainda estão adequadas para o preparo do babaganoush.
Observe atentamente a integridade da casca, se não possui ponto de bolor no caule, amassados e principalmente furos. Se você comprar uma berinjela com furos saiba que algumas vezes existe um morador dentro dela (bichinho) e para o babaganoush você não deve cortar a casca.
Quando fui comprar mais algumas berinjelas para preparar a receita do babaganoush aqui pro blog as berinjelas estavam bem feias. Consegui encontrar apenas duas com a casca bem lisa, mas esqueci de procurar por furos e por isso acabei com esta berinjela que pode ter um bichinho dentro.
Algumas vezes o bichinho já saiu de dentro da berinjela, algumas vezes ele ainda está dentro. Se sua berinjela tiver furos use-a para outra preparação. Corte a parte que o bichinho andou e use o restante da berinjela.
BABAGANOUSH UMA RECEITA SIMPLES DA CULINÁRIA ÁRABE
Talvez na sua cidade não tenha nenhum restaurante árabe, aqui onde moro tem apenas 1 que serve a culinária tradicional. Eu amo a comida árabe pois é uma culinária bem aromática com sabores simples, mas intensos.
O babaganoush nada mais é que uma pasta de berinjela assada que leva alho, azeite, limão e tahine. Se você nunca ouviu falar de tahine ele é uma pasta feita apenas com gergelim. O sabor do tahine é um pouquinho amargo e você usa uma quantidade pequena no babaganoush.
Se você não encontrar o tahine com facilidade você pode fazer o babaganoush sem ele. Não vai ficar exatamente a mesma coisa, mas também fica gostoso.
Fazer o babaganoush é simples, é só assar a berinjela, retirar a casca, esmagar com o garfo e temperar. Você pode consumi-lo imediatamente ou guardar em um vidro na geladeira por até umas 2 semanas.
O SEGREDO DO PREPARO DO BABAGANOUSH
Pra mim o segredo principal do preparo do Babaganoush é o método de queimar a berinjela na chama do fogão. Eu já vi algumas receitas que assam a berinjela no forno, mas no forno a berinjela não fica com o sabor defumado característico do Babaganoush.
Não tem mistério, basta colocar a berinjela diretamente sobre a chama do fogão até ficar bem preta.
Aproveite para preparar o babaganoush em um dia que seu fogão já estiver sujo, pois ela sempre faz sujeira.
Você coloca a berinjela sobre a chama e vai virando com o auxílio de uma pinça ou pegador de salada. Precisa ficar bem queimada por todos os lado.
Este processo vai demorar cerca de 10 a 15 minutos, vai depender do tamanho da berinjela que você estiver usando.
O ponto correto é quando a casca já está bem carbonizada e começa a escorrer uma aguinha da berinjela sobre o fogão. Quando escorrer esse líquido a berinjela já está bem cozida por dentro.
Observe a foto abaixo próximo a chama do fogão, aquela aguinha é a que estou falando. Perceba que o fogão fica bem sujinho mesmo, não tem jeito. Depois é só passar um desses produtos de limpeza mais pesada e fica tudo limpinho.
MAS NÃO FAZ MAL A SAÚDE QUEIMAR OS ALIMENTOS NA CHAMA DO FOGÃO?
Quando fiz esta receita de babaganoush lá no Stories do Instagram (@amorpelacomida) uma pessoa veio me perguntar se não fazia mal colocar os alimentos diretamente sobre a chama do fogão. Confesso que nunca nem tinha parado pra pensar nisso, pois aprendi desta maneira na faculdade.
Não vejo porque mudar algo que já é feito assim a muitos anos, mas pesquisando achei um artigo da BBC dizendo que teoricamente o gás do fogão poderiam agravar problemas respiratórios existentes, mas que o risco de dano à saúde era pequeno.
O artigo relatava não sobre o babaganoush e sim sobre o gás do fogão, mas de qualquer maneira a casca carbonizada será eliminada e você vai utilizar a polpa que não ficou em contato com a chama do fogão.
Se você ficar muito preocupado com isso você sempre tem a opção de não fazer a receita, ou então procurar alguma outra que seja feita no forno. Mas te garanto que no forno nunca vai ficar com o mesmo sabor de defumado.
ImprimirBABAGANOUSH RECEITA ORIGINAL
- Tempo Total: 20 minutos
- Rendimento: 8 porções 1x
Descrição
Esta pasta é defumada, nutritiva e combina com várias preparações. Você pode comer no pão, na salada, com palitinhos de vegetais, servir na tábua de frios, é uma delícia!
Ingredientes
- 3 berinjelas médias
- 2 dentes de alho pequenos picados
- 2 colheres de sopa de tahine
- 3 colheres de sopa de azeite extra virgem
- Suco de 1 limão cravo
- Sal a gosto
Modo de Preparo
- Higienize as berinjelas e coloque-as diretamente sobre a chama do fogão. Vire as berinjelas com o auxílio de um pegador ou uma pinça. Elas devem ficar bem queimadas por todos os lados. Este processo demora em média de 10 a 15 minutos.
- Quando começar a sair um líquido das berinjelas é porque estão bem cozidas por dentro.
- Deixe amornar para ser mais fácil de manuseá-las.
- Com o auxílio de um garfo ou um faca retire a casca carbonizada separando-a da carne da berinjela. Não lave a berinjela! Você pode ir lavando as mãos se necessário. Se sobrar alguns pontos da casca não tem problema, o sabor de defumado fica ainda mais intenso.
- Coloque a polpa da berinjela em uma bacia com o alho picado. Você não precisa picar a berinjela, se você mexer apenas com o garfo ela já vai se desmanchar. Eu particularmente gosto dela “pedaçuda”, mas você pode passar no processador se quiser ela mais uniforme.
- Depois é só temperar com sal, azeite, limão e o tahine. Coloque o tempero aos poucos e vá experimentando os sabores.
- Você pode colocar um pouco mais de tahine, um pouco mais de azeite e até uma pimentinha preta moída na hora. Se gostar pode até colocar algum tempero verde picado, mas a versão tradicional não leva.
- Depois de pronta é só armazenar em um vidro na geladeira por até uns 15 dias.
Notas
- Se preferir use o limão tahiti, mas coloque aos poucos e vá testando para não ficar muito azedo.
- Coloque o sal aos poucos e vá experimentando para não exagerar.
- Tempo de preparo: 10 minutos
- Tempo de cozimento: 10 minutos
As berinjelas perdem líquido e encolhem no processo, a casca fica bem carbonizada e eu particularmente gosto ela assim. Se preferir com menos sabor de defumado você pode tirar a berinjela um pouco antes do fogo.
A berinjela fica bem macia e se você apenas misturar tudo com um garfo o babaganoush ficará mais pedaçudo, se quiser que a pasta fique mais lisa é só bater tudo no processador.
Consuma com pães, palitos de vegetais, torradinhas, na salada ou como você preferir!
Com este Pão com Farinha de Teff fica uma delícia, confira a receita do pãozinho clicando aqui!
DICAS EXTRAS PARA O PREPARO DO BABAGANOUSH
- A berinjela reduz seu volume no fogo, 3 berinjelas médias rendeu apenas 1 vidro médio. Como ela dura um tempo maior na geladeira você sempre pode dobrar a receita.
- Assim que você abrir o tahine você perceberá que na parte superior existe um óleo separado, mas não se preocupe que isso é normal. Este óleo é do próprio gergelim e para que o tahine volta a textura original é só misturar bem utilizando uma colher.
- Se você comprar o tahine que vem em uma lata, transfira o conteúdo que sobrou para um vidro e armazene na geladeira para futuros usos.
- A acidez do limão serve para equilibrar o amargo do tahine e da berinjela, mas a receita não deve ficar azeda. Coloque sempre os temperos aos poucos e ajuste conforme seu paladar.
- Pique o alho bem pequenininho e se preferir pode até esmagar os grãos, assim você evita de morder um pedaço muito grande de alho cru. O alho cru traz mais benefícios para a saúde, mas se você quiser evitar o “bafo” você pode dourar o alho em um pouco de azeite até que ele fique amarelinho.
SE VOCÊ GOSTA DE PATÊS E ANTEPASTOS TALVEZ VOCÊ GOSTE DESTAS OUTRAS RECEITAS
Espero que você tenha gostado desta receita de babaganoush e se tiver dúvidas ou sugestões é só deixar um comentário abaixo. Não esqueça de quando fizer esta receita em casa bater uma foto e postar nas redes sociais com a #amorpelacomida, eu vou adorar ver e curtir a sua criação.
Ah, e se você ainda não é inscrito no Amor Pela Comida no YouTube inscreva-se e fique sempre por dentro das novidades!
38 Comentário
Excelente. Muito obrigado. Abraços.
Oi Jorge, fico feliz que gostou da receita, obrigada pelo seu comentário!
Beijinhos e até a próxima
Amei a receita, vou tentar fazer essa semana e posto depois o resultado. ?
Oi Célia, que bom que vai testar a receita, espero que goste! Beijos
Algo q imaginava complicado de fazer…mas é simples.nada como apender com que entende e , o mais importante, sabe ensinar.
Que bom que agora você já sabe como fazer o Babaganoush 🙂
Espero que teste a receitas em casa!
Beijos
Ola, sera q se fizer a berinjela na brasa ficaria boa tbm?
Fica bom sim, o importante é deixar a casca bem pretinha! Beijos
Hummmmmmmm parabéns cheff!
Amo suas receitas…
Se puder nos ensinar a fazer o pão também ou nos mandar a receita!????
Oi Daniela, fico feliz que gostou da receita! O pão já foi publicado, confira: https://www.amorpelacomida.com.br/farinha-de-teff-pao/
Beijos
Amei a receita vou fazer, desde criança a gente “assa” o milho, o queijo na chama e fica uma delícia
Tenho certeza que vai amar a berinjela dessa maneira 🙂
Beijos
Olá!
Gostei muito…
Quero receber a receita do pãozinho que foi apresentado junto com berinjela.
Grata
Ele já está disponível neste link: https://www.amorpelacomida.com.br/farinha-de-teff-pao/
😉
Delícia… Amei!
Também amo essa receita
Vou fazer esse prato pra filha levar num evento, onde a comida deve ser da cozinha árabe!! Amamos berinjela e creio q a sua receita ficará deliciosa!! Obrigada por compartilhar! Viu segui-la no Instagram! Bjoo
Espero que a receita tenha feito muito sucesso!
Olá! Fiz a receita e ficou bem saborosa. Mas, para o meu paladar, senti um pouco de amargor.
Por favor, como corrijo: coloco mais limão?
Agora vou para o seu Instagram!
O tahine é que adiciona amargor para receita, ele é naturalmente amargo. Você pode colocar um pouco menos ou ajustar com um pouco mais de limão. Mas se você tiver colocado tahine demais é difícil balancear com o limão.
Muito boa a receita. A dica do ponto de cozimento com o líquido escorrendo é decisiva.
Quem nao quiser queimar no gás pode usar chama de carvão.
E no lugar do tahine algumas gotas de óleo de gergelim tostado substituem bem e reforçam o sabor defumado
No carvão funciona muito bem mesmo!
Mas o óleo de gergelim não dá a mesma textura e nem o mesmo sabor.. com certeza não fica ruim, mas fica bem diferente do original com tahine 😉
Gostei muito do modo como explica em todos os detalhes. Obrigado! Sucesso Abraço
Obrigada, fico feliz que você gostou!
Tem uma outra maneira de fazer a beringela, que é mais próxima do original na churrasqueira, no carvão ou na lenha, eu sempre que posso aproveito um fogo do churrasco ou da lareira
Sim, na churrasqueira/lenha também funciona
oi td bem?a paz do Senhor Jesus eu sou neta de árabe mais infelizmente aqui em casa hoje somente eu gosto de comida árabe amoooo essa receita é igual do meu vô…só tenho receio mesmo pq as berinjelas hoje em dia são tão bicadas de bicho né….parabéns por fazer a receita original sendo queimada na boca do fogo
Oi Patrícia, precisa olhar bem pra ver se tem os buraquinhos dos bichos, mas mesmo que você não enxergue o bichinho antes, quando você vai raspar a berinjela e tiver bicho, você vai conseguir ver ele.
Beijos
vou tentar. minha mãe fazia e ficava divino eu lembro dela queimando a berinjela no fogão pra ficar com gostinho de defumado. mas na época nunca quiz aprender. que arrependimento. mas que bom que vc postou aqui
Mas esta receita é a mais tradicional, vai ficar como a da sua mãe!
Espero que goste!
Fiz e fucou muito bom!!! Suas dicas são escenciais para o bom resiltado. Parabens por seu trabalho, obrigada.
Muito obrigada, fico feliz que gostou e conseguiu fazer!
Adorei a explicação em detalhes da receita, desde a escolha da beringela até o cuidado com o tahine. Estou comendo um babaganush agora que pedi no delivery. Já comecei a te seguir no instagram e quero passear nas demais receitas por aqui. Parabéns pelo trabalho!
Oi Aline, fico feliz que me achou! Eu amo essa receita, falo sempre, ainda mais que o meu filho pequeno gosta, então é uma boa opção pra oferecer berinjela e tahine pra ele.
Não posso fazer a receita, meu fogão é elétrico. Gostaria muito de experimentar essa receita,mas não tenho como queimar a berinjela.
É no elétrico realmente não dá, mas dá pra fazer na churrasqueira, na sua casa tem? Se tiver dá pra testar um dia que fizerem um churrasco
chef, que receita maravilhosa, fiz como ensinou, realmente o sabor defumado da beringela no fogo é sensacional
Fica bom demais né! Eu comprei a berinjela essa semana pra fazer, mas esqueci de comprar o Tahine, mas mesmo sem o tahine, o sabor defumado com o suco de limão, azeite e alho já fica bem gostoso.
Beijos