Eu amo abacate e Guacamole com certeza é minha receita preferida com esta deliciosa fruta. O abacate trás muita saciedade e possui gorduras do bem que ajudam seu organismo a ficar mais saudável.
RECEBA EM
PRIMEIRA MÃO
Entre na lista VIP e garanta acesso antecipado
às receitas da Chef Susan Martha antes de todo mundo!
Enviado com sucesso!
É rico em vitaminas e antioxidantes lhe deixando nutrido e cheio de energia.
Aproveite esta receita clássica Mexicana que é aromática e refrescante, que vai surpreende seu paladar e lhe deixar satisfeito por mais tempo 😉
INGREDIENTES:
- 2 cebolas roxas pequenas
- Suco de 1 ou 2 limões tahiti
- Pitadas de sal
- 1 pimenta dedo de moça picada, pitadas de pimenta calabresa ou a pimenta que você preferir
- 1 tomate médio (com ou sem semente)
- 1 abacate maduro grande
- 3 c de sopa de azeite de oliva
- Coentro e salsinha a gosto
- Pitada de cominho em pó
MODO DE PREPARO:
- Pique a cebola roxa e coloque em uma bacia média. Esprema o suco de 1 limão sobre a cebola e adicione um pouco de sal. Deixe marinando enquanto você pica os demais ingredientes.
- Pique o tomate e coloque sobre a cebola.
- Adicione a pimenta dedo de moça picadinha ou a pimenta que você preferir.
- Divida seu abacate ao meio com uma faca e retire o caroço. Faça cortes no próprio abacate usando uma faca e tentando cortar em quadradinhos, assim quando você retirar o abacate com a colher ele já vai estar picado.
- Coloque o abacate sobre o tomate e a cebola, mexa e adicione o azeite de oliva, o tempero verde e o cominho.
- Mexa bem e experimente pra corrigir o sal, analise se falta um pouco mais de limão ou algum tempero. Eu costumo adicionar 1 limão no começo e finalizar corrigindo com o suco de mais 1 limão no final se necessário. Tudo vai depender do tamanho do seu abacate ou se o seu limão está mais ou menos suculento.
- Deixe seu Guacamole descansando na geladeira por algumas horas, ele costuma ficar ainda mais gostoso depois que todos os sabores se combinaram.
- Sirva o Guacamole com tortillas, massinhas de pastel tostadas na panela antiaderente ou com Biscoito Salgado Funcional.
DICAS:
- Se você pretende fazer o Guacamole em alguma data marcada, compre seu abacate com 3-5 dias de antecedência. Nem sempre você encontra abacates maduros no mercado.
- Para acelerar o amadurecimento do abacate enrole ele em um jornal e deixei em um local escuro de um dia para o outro. Se o seu abacate estiver muito, muito verde não vai amadurecer, mas sempre ajuda a amolecer.
- Para escolher o abacate aperte ele levemente, você precisa sentir que ele afundou um pouco. Se ele afundar demais veja se ele não está podre. Manchas pretas grandes aparecem quando o abacate está passado.
- Essa receita é ideal pra quando você compra um abacate, não usa e quando percebe ele está começando a passar do ponto. Abra seu abacate e analise se é possível retirar a parte que está passada e usar o restante. Muitas vezes retirando essa parte que já passou do ponto ele está super maduro e no ponto que fica ótimo pro Guacamole. Mas se ele já tiver alguns “veios” marrons e a parte verde já está começando a amarelar, provavelmente ele já não ficará mais tão saboroso, experimente um pedaço dele in natura antes de iniciar a separar os demais ingredientes do Guacamole.
- Se você não gostar de pimenta diminua a quantidade, mas não deixe de colocar. Metade de uma pimenta dedo de moça sem sementes já dá um toque picante bem gostoso.
- Se você não gostar de coentro use algum outro tempero verde pra valorizar sua preparação. Algumas vezes faço o Guacamole só com coentro que é o tradicional, mas gosto de misturar também cebolinha, salsinha e hortelã.
Espero que você tenha gostado desta receita e se tiver dúvidas ou sugestões é só deixar um comentário abaixo. Não esqueça de quando fizer esta receita em casa bater uma foto e postar nas redes sociais com a #amorpelacomida, eu vou adorar ver e curtir a sua criação.
Ah, e se você ainda não é inscrito no Amor Pela Comida no YouTube inscreva-se e fique sempre por dentro das novidades 😉