Descrição
Este biscoito faz croc-croc a cada mordida e ainda tem um sabor delicioso que lembra pizza!
Ingredientes
Scale
- 1/2 xícara de farinha de arroz
- 1/4 xícara de fécula de batata
- 1/4 xícara de polvilho azedo
- 2/3 de farinha de amendoim
- 1/3 xícara de farinha de linhaça ou chia
- 1 colher de chá de goma xantana
- 1 colher de chá rasa de sal
- 2 colheres de sopa de orégano (opcional)
- 1/3 xícara de óleo de girassol
- 1/3 xícara de água
- 1 dente de alho esmagado (opcional)
Modo de Preparo
- Em uma bacia adicione todos os secos: a farinha de arroz, a fécula de batata, o polvilho azedo, a farinha de amendoim, a farinha de linhaça, a goma xantana, o sal, o orégano ou o tempero da sua preferência.
- Depois de misturar os secos adicione o óleo e o alho, eu gosto de colocar o alho misturado no óleo pra ser mais fácil de espalhar na massa os sabores.
- Misture com a ponta dos dedos e vá adicionando a água aos poucos, no começo vai parecer que não está dando certo, que a massa não vai se unir, mas não se preocupe que é assim mesmo, ela fica um pouco farelenta no começo.
- Coloque água até que você obter uma bola de massa unida, não farelenta e modelável.
- Preaqueça o forno a 180ºC e forre uma forma de 20 x 30 centímetros com papel manteiga untado com um pouco de óleo.
- Modele os biscoitos usando aproximadamente 2 colheres de chá de massa para cada biscoito salgado vegano. Pegue um pouco de massa, aperte com a mão até formar uma bolinha e depois achate a bolinha pressionando entre as palmas da mão.
- Coloque os biscoitos sobre o papel manteiga untado, não precisa ser muito afastado, pois estes biscoitos não crescem e não espalham na forma.
- Leve para assar em forno preaquecido a 180º C por aproximadamente 35 minutos ou até que a parte inferior esteja dourada e os biscoitos crocantes. Assim que os biscoitos saem do forno ainda não estão mega crocantes, mas assim que esfriam eles endurecem. Se você testar um e perceber que ainda está mole coloque mais 5 minutos no forno, alguns fornos demoram mais para assar.
- Deixe esfriar sobre uma grade ou coloque em um prato forrado com papel toalha. Quando esfriarem por completo coloque-os em um vidro e feche bem. Eu gosto de colocar sempre um plástico na tampa, assim garanto que o ar não entra no vidro e os biscoitos ficam crocantes do começo ao fim.
Notas
- Substitua a farinha de arroz por farinha de trigo sarraceno.
- Substitua a fécula de batata por amido de milho.
- Substitua a farinha de amendoim pela farinha de oleaginosas da sua preferência, amêndoas, castanhas, macadâmias, etc. Para fazer a farinha em casa é só processar as oleaginosas no liquidificador.
- A farinha de linhaça feita em casa é sempre a melhor opção, basta bater os grãos no liquidificador até virar farinha. Quando você compra a farinha já moída muitas vezes está rançosa e amarga, pois oxida muito rápido.
- Substitua a goma xantana por goma guar ou CMC na mesma proporção.
- Substitua o orégano por alecrim, chimichurri, páprica, ervas de Provence, etc
- Coloque a água aos poucos, talvez você precise um pouco menos, talvez um pouco mais, cuidado para não exagerar e não ultrapasse 1/2 xícara.